eSocial - Tudo que você precisa saber para envio da 1ª fase do eSocial



Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Tudo que você precisa saber para envio da 1ª fase do eSocial


1º Passo: Entenda qual o seu prazo de entrega e o que será entregue nesta etapa


Na primeira fase de entrega do eSocial as empresas do 3º grupo efetuarão a entrega do cadastro do empregador e suas tabelas. Então, basicamente nesta etapa será realizada a entrega dos eventos:

Ahh se você tiver alguma dúvida sobre cada um destes eventos, basta clicar sobre o mesmo que explicaremos um pouquinho de cada um! (sorriso)

Prazo de entrega: O prazo de entrega para essa etapa se inicia em 10/01/2019 e você terá até 09/04/2019 para realizar a entrega desta etapa!

Não deixe para última hora

Uma dica importante! Para essa etapa você terá quase 3 meses para realizar o envio da carga inicial... Mas NÃO deixe para última hora ok?! Em alguns momentos o portal eSocial fica um pouco lento para receber as informações e se você deixar para enviar no último momento poderá ter problemas para conseguir realizar os envios de todas as empresas!
Lembrando que neste grupo estão entrando todas as empresas do Simples Nacional, ou seja, um volume bem alto de empresas sendo enviadas para o webservice da Receita Federal! Então NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA! (piscar o olho)

2º Passo: Uso do certificado digital


Para os envios do eSocial é obrigatória a utilização de certificado digital! Este poderá ser do tipo A1 ou A3.  Vale destacar que não será possível realizar os envios através de código de acesso.
Se você irá utilizar o certificado por procuração, antes de realizar o envio precisará habilitar os envios do eSocial através do portal eCac, pois caso não conceda essa permissão, ao realizar o envio do eSocial ocorrerá o erro 411.

Certificado do tipo A1

Uma dica importante! Indicamos a utilização do certificado do tipo A1, pois você terá menos trabalho na hora de realizar os envios do eSocial! Então se puder, utilize procuração eletrônica e certificado A1, pois isso irá te facilitar nas próximas etapas de entregas do eSocial! (sorriso)

3º Passo: Quais cursos e vídeos que tenho disponíveis para me ajudar e o que preciso saber?


Nesta etapa de envios do eSocial você precisará entender um pouco melhor sobre:

Também indicamos que você assista pelo menos 1 treinamento AO VIVO sobre o eSocial. Clique aqui e veja as datas disponíveis.

Vídeos, Cursos e Materias

Uma dica importante! Semanalmente a UCA (Universidade Corporativa Alterdata) efetua treinamentos e plantões AO VIVO sobre o eSocial com novidades, temas de impacto e tudo o que você precisa saber sobre esses envios! Além dos treinamentos também divulga semanalmente videos do minuto eSocial com temas bem legais! (grande sorriso) Então clique aqui e se inscreva no nosso canal do youtube!

 

4º Passo: Corrigindo as ocorrências do gerente eSocial


Antes de realizar os envios do eSocial, você precisa realizar a correção das ocorrências no gerente eSocial! Isso evitará erros no envio da carga inicial! Para realizar a correção de ocorrências no gerente eSocial, acesse: aba Meu Gerente - eSocial, selecione a ocorrência e clique em "Corrigir"
Nesta etapa é importante que você efetue a correção das seguintes ocorrências:

Ahh se você tiver alguma dúvida sobre alguma ocorrência desta listagem, basta clicar sobre o mesmo que explicaremos como corrigir! 

5º Passo: Já estou pronto! E agora como realizar os envios?


Para realizar o envio da carga inicial siga os passos abaixo:

  1. No Departamento Pessoal, acesse o cadastro da Empresa e na aba eSocial marque a opção:  REAL
  2. Acesse: Obrigações Acessórias - Eventos iniciais
  3. Marque a opção: "Primeira Fase - Eventos iniciais" nas telas seguintes:
    1. Selecione a empresa e clique em "Avançar"
    2. Configure o certificado digital e clique em "Concluir"
  4. Após realizar o envio da carga inicial acesse: Central eSocial - Andamento dos envios para acompanhar os envios!
    Para um passo a passo mais completo clique aqui e veja a dica completa!


6º Passo: Conheça as principais dúvidas ou problemáticas que as empresas do primeiro e segundo grupo tiveram na entrega da carga inicial


Abaixo as 5 principais dúvidas que as empresas do 1º e 2º grupo tiveram ao realizar o envio da carga inicial

  1.  Erro: 0174 - "O evento somente será aceito após a data de início da obrigatoriedade do empregador ao eSocial."
  2.  Erro: 0411 - "Assinante inválido, não possui perfil de procuração eletrônica para este tipo de evento ou não consta como representante legal da empresa."
  3.  Erro: 0247 - "Código de Terceiros incompatível com o FPAS informado."
  4.  Como gerar a carga inicial?
  5. Erro 0407 - "O CNPJ informado deve possuir raiz igual ao CNPJ que consta no registro de abertura."

Centro de Aprendizagem

Uma dica importante! Ficou com dúvidas sobre determinado tema relacionado ao eSocial? Pesquise no nosso Centro de Aprendizagem! Lá temos mais de 500 dicas sobre eSocial! (grande sorriso)