eSocial - Como corrigir a pendência: Rubrica sem informação da natureza tributária

Autor do artigo: NatyRocha.sup.pack


O que é a natureza da Rubrica no eSocial?


Para o envio da folha de pagamento para o eSocial as rubricas do sistema (eventos) precisam constar na tabela de rubricas do eSocial. Sendo assim a natureza da rubrica é basicamente uma identificação no eSocial a que se refere aquela rubrica (evento). Vale ressaltar que esse cadastro é de extrema importância, pois é a partir desta informação que o eSocial irá formular a base de cálculo do PIS, IRRF, FGTS e a contribuição do INSS da Folha, ou seja, é com base nesta vinculação que o eSocial irá realizar os cálculos dos tributos da folha.

No portal do eSocial existe um arquivo  que poderá ser baixado, onde explica na  "Tabela 03 - Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento" que verba poderá entrar em cada natureza tributária existente. Esse material poderá lhe auxiliar em caso de dúvidas sobre a vinculação.

Para acessar este material clique aqui.















esocial esocial

Porque esta pendência ocorre


No eSocial é obrigatória a informação de natureza da rubrica para o envio do evento S-1010.

Sendo assim, será necessário realizar o ajuste para TODAS as rubricas utilizadas nas empresas. Caso não utilize a rubrica (o evento) poderá desconsiderar a ocorrência, pois não irá ocorrer erro no eSocial.

Caso tenha dúvidas sobre qual natureza tributária deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal. 
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.


Corrigir no Gerente Eletrônico






Obs: Este vídeo não tem áudio

  1. Acesse o Menu "Meu Gerente".
  2. Clique em E-Social.
  3. Localize a pendência: "Rubrica sem informação da natureza tributária" e clique em "Corrigir".
  4. No campo Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial, clique na "Lupa" e clique em "Gravar".
  5. Realize o procedimento com as demais Rubricas que estão sem a informação.
  6. Após os ajustes acesse o Menu "Meu Gerente" e clique em "Atualizar".