eSocial - Erro no evento S-1020 - 247 - Código de Terceiros incompatível com o FPAS informado

Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação pode ocorrer no retorno do evento S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias quando o código de Terceiro é incompatível com o FPAS informado.

Para melhor solução do erro, você terá que identificar se a empresa é do Simples Nacional, pois, neste caso há a necessidade de avaliar algumas configurações adicionais. ok?! 


Como efetuar o ajuste caso a empresa não seja do Simples nacional


  1. Acesse o cadastro da empresa em Empresa - Empresa;
  2. Na aba Geral, verifique qual a lotação tributária selecionada para a empresa no campo Lotação;
    • Não precisa fazer alteração neste campo, somente verificar a numeração;
  3. Feche o cadastro da empresa e em seguida, acesse a aba Empresa - Lotação Tributária;
  4. Selecione a Empresa e abra o cadastro da Lotação Tributaria cadastrada na empresa, clicando em Editar;
  5. Ajuste o Cód. Terceiros com um código compatível com o FPAS;

  6. Após ajustar e gravar, o sistema mostrará mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção Alterar conteúdo atual e clique em Enviar;
  7. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1020 que será enviado com a correção realizada.

Caso tenha dúvidas sobre qual código de terceiros deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal. Pois o suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.

No portal do eSocial existe um arquivo que poderá ser baixado, onde explica na Tabela 04 - Códigos e Alíquotas de FPAS/Terceiros que Código Terceiro será compatível com cada FPAS.
Para acessar este material clique aqui. Abrindo o link, clique em: Leiautes do eSocial versão 1.0 e abra o arquivo Leiautes do eSocial v1.0 - Anexo I - Tabelas.

Como efetuar o ajuste caso a empresa seja do Simples nacional


  1. Acesse o cadastro da empresa em Empresa - Empresa;
  2. Selecione a aba Geral e verifique a informação do campo Class. Tributária;
  3. Em seguida, verifique qual a lotação tributária selecionada para a empresa no campo Lotação;
    • Não é necessário fazer alteração nestes campos, somente verificar se de fato a Classificação Tributária está de acordo com o com o item 12, página 90 do MOS, e verificar a numeração da Lotação;
  4. Feche o cadastro da empresa e em seguida, acesse a aba Empresa - Lotação Tributária;
  5. Selecione a Empresa e abra o cadastro da Lotação Tributaria cadastrada na empresa, clicando em Editar;
  6. Ajuste o Cód. Terceiros com a informação de 0000;

  7. Após ajustar e gravar, o sistema mostrará mensagem que foram alterados campos que são levados ao eSocial. Para fazer o reenvio marque a opção Alterar conteúdo atual e clique em Enviar;
  8. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-1020 que será enviado com a correção realizada.
De acordo com o item 12, página 90 do MOS, a empresa optante pelo Simples Nacional (Classificação Tributária 01, 02 e 03) e o Microempreendedor Individual - MEI (Classificação Tributária 04) devem informar 0000 no campo {codTercs}, ou seja, no campo Cód. Terceiros deverá ser informado 0000.

Empresas Cooperativas 


Quando o erro ocorrer em uma empresa que se classifica como cooperativa, verifique o cadastro da empresa se está marcada como cooperativa e classificada corretamente, caso necessário faça o ajuste e envie a alteração para o eSocial, então reprocesse o evento S-1020 com erro. (piscar o olho)