eSocial - Como enviar a 1ª fase do eSocial (Cadastro do empregador e tabelas)


Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Configurando o ambiente real


  1. Acesse a aba Empresa / Empresa;
  2. Ao abrir o cadastro da empresa acesse a aba eSocial;
  3. No campo ambiente marque a opção Real e clique em Gravar

    Uma vez em ambiente de Real e realizado o envio ao eSocial, não será possível retornar para ambiente de Teste. A Empresa passa a ser obrigada a realizar os envios das próximas etapas, mesmo que o regime tributário não tenha obrigatoriedade.

Como gerar a Carga Inicial


  1. Acesse a aba Obrigações Acessórias - Eventos Iniciais;
  2. Marque a opção Primeira Fase - Eventos Iniciais e Tabelas e clique em Avançar;
  3. Informe a Empresa e clique em Avançar;

  4. Clique em Configurar para adicionar o certificado;

  5. Adicione o Certificado e clique em Importar;

    O certificado ficara com status Configurado.

  6.  Clique em Concluir;

    Caso a empresa possua alguma pendência, será apresentada a tela para correção das mesmas.

  7. Para corrigir clique em Abrir Gerente e efetue o ajuste das ocorrências listadas;

  8. Após corrigir as pendências, clique em Gerar.

Como acompanhar o envio dos eventos ao eSocial


  1. Acesse a aba Central eSocial;

  2. Informe a Empresa;
  3. Poderá selecionar um Período, porém esta informação é opcional;

  4. Clique em Filtrar;

  5. Na aba Andamento dos Envios poderá verificar os eventos que estão sendo enviados e acompanhar o retorno do eSocial;

  6. Através dos botões abaixo poderá fazer suas verificações:

    CampoDescrição
    Situação da carga InicialÉ possível consultar os envios e retornos dos eventos da carga inicial.   
    ConfiguraçõesÉ possível consultar e ajustar as configurações de agendamentos realizados.
    Certificados  É possível consultar os certificados e também realizar a importação de um certificado.
    Relatório dos enviosÉ possível gerar um relatório dos eventos enviados ao eSocial.