eSocial - Como enviar a 1ª fase do eSocial (Cadastro do empregador e tabelas)


Autor do artigo: AnaClara.sup.pack

Configurando o ambiente real

  1. Acesse a aba "Empresa / Empresa".
  2. Ao abrir o cadastro da empresa acesse a aba "eSocial".
  3. No campo ambiente marque a opção "Real" e clique em "Gravar". 

    Uma vez em ambiente de “Real” e realizado o envio ao eSocial, não será possível retornar para ambiente de “Teste”. A Empresa passa a ser obrigada a realizar os envios das próximas etapas, mesmo que o regime tributário não tenha obrigatoriedade.

Como gerar a Carga Inicial

  1. Acesse a aba "Obrigações Acessórias - Eventos Iniciais"
  2. Marque a opção "Primeira Fase - Eventos Iniciais e Tabelas" e clique em "Avançar".
  3. Informe a Empresa e clique em "Avançar".

  4. Clique em "Configurar" para adicionar o certificado.

  5. Adicione o Certificado e clique em "Importar".

    O certificado ficara com status "Configurado".

  6.  Clique em "Concluir".

    Caso a empresa possua alguma pendência, será apresentada a tela para correção das mesmas.

  7. Para corrigir clique em "Abrir Gerente" e efetue o ajuste das ocorrências listadas.

  8. Após corrigir as pendências, clique em "Gerar".

Como acompanhar o envio dos eventos ao eSocial

  1. Acesse a aba "Central eSocial".

  2. Informe a Empresa.
  3. Poderá selecionar um Período, porém esta informação é opcional.

  4. Clique em "Filtrar".

  5. Na aba "Andamento dos Envios" poderá verificar os eventos que estão sendo enviados e acompanhar o retorno do eSocial.

  6. Através dos botões abaixo poderá fazer suas verificações:

    Campo Descrição
    Situação da carga Inicial É possível consultar os envios e retornos dos eventos da carga inicial.   
    Configurações É possível consultar e ajustar as configurações de agendamentos realizados.
    Certificados   É possível consultar os certificados e também realizar a importação de um certificado.
    Relatório dos envios É possível gerar um relatório dos eventos enviados ao eSocial.