Esta rotina permite a criação automática de notas fiscais por meio da importação de arquivos XML, vinculando-as a pedidos de compra em aberto ou parcialmente atendidos. Durante o processo, os itens da nota serão exibidos para associação com os itens dos pedidos correspondentes, garantindo o atendimento correto. Nesta opção, a nota só poderá ser liberada após a conclusão dos vínculos com os pedidos de compra.
- Informe a Empresa onde será realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
- Clique em Importar NF-e no menu.
- Clique em uma das opções de entrada: Arquivo XML ou Chave de Acesso (Nota Fiscal Eletrônica) - NFStock.
Informe a Operação do tipo entrada ou compra a ser utilizada no documento.
- Informe a empresa referente ao documento, a empresa para qual serão gerados os títulos a pagar e qual ocorrerá a movimentação de estoque.
Selecione o Arquivo XML a ser importado.
Clique em Importar vinculado a pedido de compra para o sistema buscar o arquivo XML na pasta de importação e carregue as informações da nota para o sistema.
Caso o sistema não localize o fornecedor ou a transportadora no arquivo XML, será exibido um alerta com a opção de cadastrá-los. Após verificar essas informações, o sistema confere se os produtos do XML estão registrados no Cadastro de Produtos. Caso não estejam, você pode vincular o produto informado ou cadastrá-lo.
Para vínculos temporários, desmarque a opção Realizar vínculo definitivo. Nesse caso, o vínculo será válido apenas para a importação atual. Em futuras importações, o sistema solicitará novamente o vínculo.
- Selecione um ou mais pedidos referentes à nota fiscal que está dando entrada.
Caso no momento do recebimento das mercadorias seja verificada a entrega de uma quantidade inferior à quantidade pedida pela empresa, é possível alterar a quantidade movimentada da seguinte forma:
Importou a nota via XML, chave de acesso ou certificado digital e esqueceu de vinculá-la ao pedido de compra?Sem problema! Você não precisa cancelar a entrada da nota.
O botão Pedido de Compra estará disponível logo após a importação do documento. Assim, você pode realizar o vínculo de forma rápida, sem precisar salvar e editar o documento depois. É só acessar essa opção, e o sistema exibirá os itens da nota para que você os vincule aos pedidos desejados, garantindo que tudo fique corretamente associado ao pedido de compra.
Nas abas seguintes, preencha ou altere os dados da nota incluindo os campos:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀(Opcional) Clique em Vínculo de produtos para consultar o vínculo realizado entre o Cadastro de produtos e o XML importado.
Dica:
Caso perceba que vinculou indevidamente um produto, nesta tela você pode desvinculá-lo e, ainda, imprimir um Relatório do vínculo realizado.
Se desejar realizar novos vínculos, mas ainda estiver na tela de cadastro de uma nota, você deve cancelar o seu cadastro ou excluir a nota, caso esteja editando uma nota já liberada.
- (Opcional) Clique em Salvar rascunho para salvar a nota e liberá-la posteriormente.
Escolha uma ação:
Clique em Liberar: salva e libera o documento fazendo com que o movimento de estoque e financeiro sejam atualizados, encerrando assim a rotina.
Clique em Liberar para conferência: salva e libera o documento para realização da conferência no módulo Bimer- Conferência Cega de Entrada (EstConferenciaCegaEntrada).
Confirme a liberação do documento.
Quando um documento de entrada é criado por importação de .xml , seja a partir de XML de NF-e avulso ou a partir de XML Vinculado ao Pedido de Compra, o sistema permite, com base nas informações do .xml, a impressão de um espelho da Nota fiscal de entrada. Para isto, filtre a nota cadastrada e clique em DANFE no menu de contexto. Além disso, você pode, ainda, imprimi-lo através da linha do tempo ou na coluna <DANFE>, no filtro.
Este recurso não está disponível para notas cadastradas manualmente, tendo em vista que essas notas não possuem o XML gravado.
O que você precisar saber...
Ao importar o XML, o código do produto na ANVISA informado no arquivo de XML da nota, será atualizado no cadastro do produto após a entrada do documento.
Após a entrada da Nota Fiscal, ficará também registrado o registro de ocorrência (Log) no ConfiguradorBimer em Geral/ Ferramentas/ Auditoria de sistemas, na categoria "Informação", com a informação dos produtos que tiveram alteração do código ANVISA, com a seguinte descrição:
" O código ANVISA dos produtos abaixo foram atualizados na importação do XML nº 00000. 000001 - Produto X"