A rotina de cadastro manual da Nota Fiscal de entrada é utilizada quando, por exemplo, é realizada uma compra de produtos de um determinado fornecedor e são enviados itens acompanhados de uma nota fiscal sem que haja um vínculo com pedido de compras no Bimer.
Novo Cadastro Manual
- Informe a Empresa onde será realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
Clique em Novo no menu.
Cadastre a nota fiscal de entrada, incluindo os campos:
Campo Descrição Número da NF-e/ RPS Informe o número do documento fiscal ou do RPS (Recibo Provisório de Serviços) quando se tratar de uma nota fiscal de serviço. Número da NFS-e Caso estiver lançando uma nota fiscal de serviço, informe o número da nota. Data de emissão Selecione a data em que o fornecedor emitiu a nota fiscal. Data de referência Selecione a data da entrada do produto na empresa. O estoque do produto será movimentado na data informada neste campo. Data barreira fiscal Selecione a data na qual o veículo de entrega passou por uma barreira de fiscalização. Ela será informada no corpo do DANFE. Série Informe o número de série da emissão da NF que consta no DANFE.
Cliente/ Fornecedor Informe o código da pessoa que fez a emissão do documento fiscal.
Só é permitido selecionar pessoas que estiverem cadastradas na categoria de fornecedor ou de clientes. Caso tenha sido a primeira compra com o fornecedor e ele ainda não está cadastrado na base do Bimer, basta clicar no ícone ao lado direito da lupa e realizar o cadastro.
Caso o cliente ou o fornecedor possua um pedido de compras já registrado na empresa através do módulo Pedido de Compras (EstCompras), será aberta a tela para que seja realizado o vínculo da nota dessa compra ao sistema. Para esta rotina, clique aqui.
Visualizar o endereço da Pessoa
Permite que você consulte os dados cadastrais e contatos do fornecedor selecionado.
UF A UF do cliente ou fornecedor será preenchida automaticamente de acordo com o endereço informado no Cadastro de Pessoa.
CNPJ Informe o CNPJ da empresa. Inscrição Estadual Informe a numeração do registro formal da sua empresa, no cadastro do ICMS, ou Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços junto a Receita Estadual no estado que permite comercialização de produtos em território nacional e emissão de notas. Operação de entrada Informe a operação que será utilizada para registrar a entrada da nota, de acordo o com o tipo de entrada que esteja sendo feita.Atenção:
A operação a ser informada neste campo não pode ser a mesma contida no documento que consta uma operação de venda ou saída. É imprescindível verificar com o Contador da empresa a operação correta a ser utilizada para cada caso, bem como as informações fiscais.
Centro de custo da nota Adicione o centro de custo da nota de entrada de maneira que totalize 100% do valor total da compra ou entrada.
O recurso Centro de custo é habilitado somente se a empresa selecionada estiver sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos no Bimer. Caso selecione o template do Centro de custo e a Natureza de Lançamento selecionada não esteja configurada para trabalhar com template, será apresentada uma mensagem com a orientação da configuração.
Empresa do estoque Será selecionado por padrão a mesma empresa informada na tela de abertura do sistema. Porém, é possível escolher outra empresa para movimentação do estoque. Empresa do Financeiro Será selecionado por padrão a mesma empresa informada na tela de abertura do sistema. Porém, é possível escolher outra empresa responsável pelos pagamentos. O sistema criará os títulos a pagar nesta empresa. Nas abas seguintes, cadastre os dados da nota incluindo os campos:
(Opcional) Clique em um dos recursos do rodapé da tela de cadastro da nota de acordo com a sua necessidade:
Campo Descrição Pedido de Compra Caso seja informado um fornecedor que possua um pedido de compras com status Aberto (A), Parcialmente atendido (P) ou Confirmado (F), o sistema apresentará a tela Pedido de Compra para que você possa selecionar o(s) pedido(s) referente(s) à Nota Fiscal que está dando entrada. Analisar Pedido Esta opção é habilitada somente quando marcada a configuração Criticar caso o documento tenha inconsistências com o pedido de compra/Apresentar as inconsistências de forma simplificada, localizada na aba Geral das nas opções do sistema.
Ao criar uma nota a partir de um pedido de compra e liberá-lo, caso haja alguma divergência entre os produtos do pedido de compra e os itens da nota fiscal, é emitido pelo sistema um relatório dessas inconsistências de forma simplificada através do botão Analisar pedido. Neste relatório será apresentada a margem em percentual de diferença entre o valor cadastrado no pedido e a quantia lançada na nota, assim como o valor percentual da diferença do total da nota.
Analisar NF-e Ao clicar neste recurso será apresentada a equivalência dos itens da Nota Fiscal de entrada com os itens da NF-e (DANFE ou XML). (Opcional) Clique em Salvar rascunho para salvar a nota e liberá-la posteriormente.
Escolha uma ação:
Clique em Liberar: salva e libera o documento fazendo com que os movimento de estoque e financeiro sejam atualizados, encerrando assim a rotina.
Clique em Liberar para conferência: salva e libera o documento para realização da conferência no módulo Bimer-Conferência Cega de Entrada (EstConferenciaCegaEntrada).
Confirme a liberação do documento.
Localizar Nota
Informe a Empresa onde foi realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
Clique em Localizar no menu.
- Informe os dados no filtro.
- Clique em Atualizar Filtro.
- Clique sobre a nota para selecioná-la.
Clique em Ok.
Dica:
Você também pode localizar a nota utilizando as opções do filtro do sistema. Nele, o sistema permite localizar um documento específico utilizando o campo de busca. Ao preencher a informação do número do documento, a busca é realizada em qualquer campo apresentado na listagem do filtro informado. Além disso você ainda pode informar a Chave acesso ou o Status da nota a fim de refinar a sua busca.
Para copiar a chave de acesso da NF-e, Edite a Nota e acesse a aba Dados Gerais ou realize esta ação através do menu de contexto, exibido ao clicar com o botão direito do mouse na Nota, na tela principal.
Editar Nota
Após dar entrada da nota no sistema, caso precise realizar alguma modificação antes da liberação do documento, é possível alterá-la, desde que ainda não tenha tido o seu título baixado.
- Informe a Empresa onde foi realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
Localize a nota no status Aberto.
- Clique sobre a nota.
Clique em Abrir no menu.
Realize as alterações necessárias.
Dica:
Para realizar alterações em uma nota no status Liberado, vinculada a título(s) ainda não baixado(s) ou conciliado(s), clique em Reabrir documento para edição. Ao liberar esta nota em edição, a atualização do estoque e/ou financeiro ocorrerá após a execução do liberador do estoque.
(Opcional) Clique em Salvar rascunho para salvar a nota e liberá-la posteriormente.
Escolha uma ação:
Clique em Liberar: salva e libera o documento fazendo com que os movimento de estoque e financeiro sejam atualizados, encerrando assim a rotina.
Clique em Liberar para conferência: salva e libera o documento para realização da conferência no módulo Bimer-Conferência Cega de Entrada (EstConferenciaCegaEntrada).
- Confirme a liberação do documento.
Visualizar Nota
- Informe a Empresa onde foi realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
- Localize a nota.
- Selecione a Nota.
Clique em Visualizar no menu ou clique com o botão direto do mouse para ter acesso ao menu de contexto..
Imprimir DANFE
Quando um documento de entrada é criado por importação de .xml, seja a partir de XML de NF-e avulso ou a partir de XML Vinculado ao Pedido de Compra, o sistema permite, com base nas informações do .xml, a impressão de um espelho da Nota fiscal de entrada.
- Informe a Empresa onde foi realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
- Localize a nota.
- Clique com o botão direito do mouse sobre a Nota, para ter acesso ao menu de contexto.
Clique na opção DANFE.
Dica:
Além da opção de imprimir o DANFE através do menu de contexto, você pode, ainda, imprimí-lo através da linha do tempo ou na coluna <DANFE>, no filtro.
Este recurso não está disponível para notas cadastradas manualmente, tendo em vista que essas notas não possuem o XML gravado.
Excluir Nota
A rotina de Exclusão da nota é permitida somente quando a nota ainda não teve seu título baixado.
- Informe a Empresa onde foi realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
- Localize a nota.
- Selecione a Nota.
Clique em Excluir no menu ou clique com o botão direto do mouse para ter acesso ao menu de contexto.
- Confirme a exclusão.