As empresas configuradas para Trabalhar com importação de NF-e por certificado digital (NF-Stock) e integradas ao NF-Stock, ao acessar esta rotina, será exibida uma lista com todas as notas fiscais eletrônicas emitidas para sua empresa, seja por meio de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou por Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Isso garante que todas as notas fiscais e/ou conhecimentos de transporte emitidos para a empresa possam ser localizados facilmente, sem a necessidade de procurar cada DANFE ou arquivo XML separadamente para realizar a entrada. Este recurso, portanto, ter por finalidade disponibilizar uma lista com todas as notas fiscais eletrônicas e conhecimentos de transporte eletrônicos emitidos para sua empresa, facilitando o seu cadastro.
A atualização da lista de documentos ocorrerá ao abrir o Bimer, porém apenas para as empresas que possuírem pelo menos uma das configurações abaixo marcadas e integradas ao NF-Stock através desta rotina.
Configuração Necessária
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Empresas.
- Selecione uma empresa pré-cadastrada, para trabalhar com importação de NF-e por certificado digital.
- Clique em Editar.
- Acesse a aba Estoque/ Nota fiscal de Entrada.
Em Trabalha com importação de documento por certificado digital (NFStock), marque a opção desejada:
Ao marcar esta opção pela primeira vez, o cadastro da empresa será exportado para o NFStock que importará as notas do ambiente nacional da SEFAZ através do certificado digital modelo A1. O prazo médio para integração de novas notas é de 48 horas após a disponibilização pela SEFAZ em ambiente nacional, podendo ocorrer também a integração de notas antigas, emitidas há até 90 dias.
- Importar NF-e: uma lista de notas será exibida ao acessar o módulo Nota fiscal de entrada em Importar NF-e / Certificado digital (NFStock), bastando selecionar uma e seguir com o cadastro, sem a obrigatoriedade de digitar uma chave de acesso ou de importar um arquivo XML. Também é possível visualizar o DANFE ainda nessa listagem.
- Importar CT-e: uma lista de CT-e's é exibida ao acessar o módulo Nota fiscal de entrada em Importar CT-e / Certificado digital (NFStock), bastando selecionar um ou mais para seguir com o cadastro, sem a obrigatoriedade de digitar uma chave de acesso ou de importar um arquivo XML.
- Importar NF-e: uma lista de notas será exibida ao acessar o módulo Nota fiscal de entrada em Importar NF-e / Certificado digital (NFStock), bastando selecionar uma e seguir com o cadastro, sem a obrigatoriedade de digitar uma chave de acesso ou de importar um arquivo XML. Também é possível visualizar o DANFE ainda nessa listagem.
Preencha o caminho do Arquivo PFX do certificado digital no modelo A1, o seu código de cliente na Alterdata e a Senha do certificado digital.
Todos esses dados devem pertencer à empresa que você está editando no momento em que marcou esta configuração. O arquivo e a senha do certificado digital não ficarão armazenados no banco de dados do Bimer e não são os mesmos dados utilizados para emissão de notas pelo Faturamento.
- Clique em Ok.
- Clique em Validar integração.
Informações Complementares
- Este recurso permite apenas a importação de notas do NF-Stock para o Bimer;
- O arquivo e a senha do certificado digital não ficarão armazenados no banco de dados do Bimer e não são os mesmos dados utilizados para emissão de notas pelo Faturamento;
- Somente as notas com o modelo fiscal 55, com CFOP do tipo venda ou saída cuja empresa é a destinatária, estarão disponíveis para importação;
- Somente conhecimentos de transporte com o modelo fiscal 57, normal ou de complemento de valor, e que a empresa é a destinatária, estarão disponíveis para importação;
Ao importar o XML, o código do produto na ANVISA informado no arquivo de XML da nota, será atualizado no cadastro do produto após a entrada do documento.
Após a entrada da Nota Fiscal, ficará também registrado o registro de ocorrência (Log) no ConfiguradorBimer em Geral/ Ferramentas/ Auditoria de sistemas, na categoria "Informação", com a informação dos produtos que tiveram alteração do código ANVISA, com a seguinte descrição: " O código ANVISA dos produtos abaixo foram atualizados na importação do XML nº 00000. 000001 - Produto X"
Importar NF-e Automática por Certificado Digital
Importação de NF-e
Esta rotina não realiza a importação em massa, ou seja, será importada somente a nota selecionada. Para utilizá-la, não é necessário assinar o NFStock.
Saiba mais sobre todos os recursos disponíveis do NFStock.
- Informe a Empresa onde será realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
- Clique em Importar NF-e/ Certificado Digital (NFStock) no menu.
- (Opcional) Utilize as opções de filtro, caso queira localizar notas específicas para importação e clique em Atualizar filtro.
Selecione o Arquivo XML a ser importado. Se necessário, você poderá ignorar o arquivo para que ele não seja processado.
Clique em Importar vinculado a pedido de compra ou em Importar.
Clique em Importar.
Neste momento, o sistema buscará o arquivo XML na pasta de importação e carregará as informações da nota para o sistema. Caso o sistema não localize o Fornecedor ou a Transportadora no arquivo, o sistema irá alertá-lo e te dará a possibilidade de realizar o cadastro.
⠀⠀⠀⠀⠀
Após a verificação das pessoas, o sistema também verifica se os produtos informados no XML estão cadastrados no Cadastro de Produtos (EstProduto). Caso não identifique, você terá a possibilidade Vincular o produto informado ou, até mesmo, Cadastrá-lo.
Caso queira realizar um vínculo temporário, ou seja, sem gravar no cadastro de produtos, basta desmarcar a opção Realizar vínculo definitivo. Com isso, ao selecionar o produto correspondente, o vínculo valerá somente para a importação em curso. Nas próximas, o sistema solicitará o vínculo novamente.
Caso queira Importar vinculado a pedido de compra, clique aqui para saber mais sobre a rotina.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- (Opcional) Clique em para exportar para Excel® ou HTML, os dados das notas filtradas na tela de importação. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀Qual tipo de arquivo escolher na hora de exportar?
• Formato Excel: Ideal para quem precisa manipular os dados em planilhas, realizar análises detalhadas ou compartilhar informações de forma organizada.
• Formato HTML: Perfeito para quem deseja visualizar os dados em um formato de página web, permitindo fácil integração e compartilhamento online. Nas abas seguintes, preencha ou altere os dados da nota, incluindo os campos:
(Opcional) Clique em Vínculo de produtos para consultar o vínculo realizado entre o Cadastro de produtos e o XML importado.
Dica:
Caso perceba que vinculou indevidamente um produto, nesta tela você pode desvinculá-lo e, ainda, imprimir um Relatório do vínculo realizado.
Se desejar realizar novos vínculos, mas ainda estiver na tela de cadastro de uma nota, você deve cancelar o seu cadastro ou excluir a nota, caso esteja editando uma nota já liberada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
(Opcional) Clique em Salvar rascunho para salvar a nota e liberá-la posteriormente.
Escolha uma ação:
Clique em Liberar: salva e libera o documento fazendo com que o movimento de estoque e financeiro sejam atualizados, encerrando assim a rotina.
Clique em Liberar para conferência: salva e libera o documento para realização da conferência no módulo Bimer-Conferência Cega de Entrada).
Confirme a liberação do documento.
Dica:
Quando um documento de entrada é criado por importação de .xml, seja a partir de XML de NF-e avulso ou a partir de XML Vinculado ao Pedido de Compra, o sistema permite, com base nas informações do .xml, a impressão de um espelho da Nota fiscal de entrada. Para isto, filtre a nota cadastrada e clique em DANFE no menu de contexto. Além disso, você pode, ainda, imprimi-lo através da linha do tempo ou na coluna <DANFE>, no filtro.
Este recurso não está disponível para notas cadastradas manualmente, tendo em vista que essas notas não possuem o XML gravado.
Importação de CT-e
Dica:
É possível também utilizar o recurso no módulo Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) ou ao criar um documento na aba conhecimento de transporte.
- Informe a Empresa onde será realizada a entrada da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
- Clique em Importar CT-e/ Certificado Digital (NFStock) no menu.
- (Opcional) Utilize as opções de filtro, caso queira localizar Ct-e's específicas para importação
- Clique em Atualizar filtro.
Selecione um ou mais CT-e's a serem importados.
Clique em Importar.