Esta rotina é realizada quando o cliente apresenta uma Nota Fiscal de devolução emitida pelo mesmo e esta devolução é total. Desta forma, a empresa, ao invés de emitir uma nota de devolução de venda no aplicativo Faturamento, apenas registra a Nota Fiscal apresentada pelo cliente para efetuar a devolução da mercadoria.


  1. Informe a Empresa onde será realizada a devolução da nota, na tela principal do Nota Fiscal de Entrada.
  2. Clique em Nova devolução no menu.
  3. Informe a pessoa e o número do documento a ser devolvido.

  4. Clique em Ok.

  5. Nas abas seguintes, preencha ou altere os dados da nota incluindo os campos: 

    Após inserir as informações gerais da nota fiscal, caso tenha selecionado algum pedido de compra ao incluir o fornecedor, os itens já virão automaticamente. Basta conferir se está tudo correto.

    Caso não tenha sido selecionado nenhum pedido de compra, basta adicionar na aba Produtos.

    Adicione os itens contidos no documento de entrada emitido pelo fornecedor. Para isso, cadastre os dados incluindo as abas:

    CampoDescrição
    ProdutoSelecione o produto que estará no documento de entrada.
    Unidade do fornecedorNeste campo é possível visualizar a unidade de medida do fornecedor controla o estoque do produto. 
    Unidade do Produto

    Neste campo é possível visualizar a unidade de medida do produto para melhor controle do seu estoque. Isso permite que você saiba, por exemplo, qual é a unidade do seu produto cadastrado no momento da entrada da nota fiscal.

    Quantidade

    Informe a quantidade de produto.

    Ao adicionar a quantidade de um produto que controla lote, automaticamente abre uma tela para atribuir lote e será necessário informar os lotes que estão entrando na empresa e as quantidades contidas em cada lote. Posteriormente, é possível editar, remover ou adicionar informações de lote na aba Lotes.

    Vl. unitárioInforme o valor unitário do produto.
    Complemento do item(Opcional) Digite alguma informação que julgue necessária para complementar o item.
    Unidade

    Selecione esta opção para realizar a entrada do produto por unidade.

    Este campo é habilitado somente se o campo Produto estiver preenchido em Cadastro de Produto/ Complementar/ tela de edição do fornecedor/ Embalagem.

    Embalagem

    Selecione esta opção para realizar a entrada do produto por embalagem.

    Este campo é habilitado somente se o campo Produto estiver preenchido em Cadastro de Produto/ Complementar/ tela de edição do fornecedor/ Embalagem.

    Qt. embalagens

    Informe a quantidade de embalagens que o fornecedor enviou para o sistema converter para unidade.

    Este campo é habilitado somente se a opção Embalagem estiver marcada. 

    Qt. por embalagem

    Informe a quantidade de produtos por embalagem.

    Este campo é habilitado somente se a opção Embalagem estiver marcada. 

    Peso bruto

    Informe o peso bruto do produto.

    Esta informação está no Cadastro de Produtos/ Detalhes/ Volume/ Peso bruto.

    Peso líquido

    Informe o peso líquido do produto.

    Esta informação está no Cadastro de Produtos/ Detalhes/ Volume/ Peso líquido.

    Dt. validadeSelecione a data de validade do produto, se houver.
    Número FCIInforme o número da FCI (Ficha de Controle de Importação) informada pelo fornecedor quando o produto é de origem estrangeira.
    Aplicação

    Selecione como o produto será aplicado na empresa.

    As aplicações são cadastradas no Configurador Bimer/ Geral/ Outros cadastros/ Informações Gerais.

    Natureza de lançamentoInforme o código da natureza de lançamento que será usada no cadastro do título a pagar.
    Centro de custoAdicione o centro de custo da nota de entrada de maneira que totalize 100% do valor total da compra ou entrada.
    Amostra grátis/ Bonificação

    (Opcional) Marque a opção Amosta grátis/ bonificação caso o produto em que for realizada entrada como bonificado tenha um cálculo de custo médio diferente. Nele constará apenas os valores que incidem sobre o custo do produto (como ICMS, frete, outras despesas etc), porém não terá consideração para o valor do item em si. Produtos que estiverem marcados como bonificados não poderão ter incidência de valores desconto ou acréscimo.

    A configuração necessária é o cadastro de uma operação específica para entrada de bonificados de produtos com o sequintes critérios abaixo e o Tipo de documento configurado na operação pode ser o mesmo que é utilizado nas operações de compras:
    • Tipo movimento: Entrada;
    • Não atualiza financeiro;
    • Atualiza estoque;
    • Influência no custo médio – Verifique com a contabilidade da empresa se as entradas por bonificação alteram o custo médio do produto.

    Ao cadastrar ou editar um documento, o sistema também possibilita incluir e/ou a alterar a natureza de lançamento nos itens de forma otimizada. Para tal, é disponibilizado, neste quadro, o botão Alterar natureza de lançamento de todos os itens que será habilitado após inclusão dos itens que permitem selecionar uma natureza para alteração destes. Realizada a seleção da natureza, é possível definir se a modificação será para todos os itens ou apenas naqueles que não possuem natureza de lançamento. Para esta rotina as informações de centro de custo informadas no item não serão alteradas, independentemente da opção selecionada após a escolha da natureza de lançamento.

    SetorSelecione o setor no qual o estoque está.
    Est. apoioSelecione em qual estoque de apoio o produto entrará.
    CFOPEste campo será preenchido automaticamente, de acordo com as configurações do sistema.
    OrigemEste campo será preenchido automaticamente, de acordo com as configurações do sistema.
    Situação TributáriaEste campo será preenchido automaticamente, de acordo com as configurações do sistema.
    Operação de saída (para produtos da composição)Selecione a operação de saída dos produtos da composição.
    Setor de saída (para produtos da composição)Selecione o setor de saída dos produtos da composição.
    AcréscimoInforme a alíquota e o valor de acréscimo.
    DescontoInforme a alíquota e o valor de desconto.
    TotalizaçõesEste campo será preenchido automaticamente, de acordo com as configurações de acréscimo e desconto.

    Adicione, edite ou remova o número do lote de controle do produto. Caso ele ainda não estiver cadastrado, informe o número do lote, preencha as informações e confirme.

    Na aba Produtos na nota, é possível visualizar o produto e o lote vinculado.

    Insira todas as informações de valores de impostos. 

    Dica:

    Nesta aba, você conta com uma ferramenta de Memória de Cálculo image-2023-4-12_8-15-5.png. Este recurso está localizado ao lado dos campos de valores de IPI, PIS e COFINS, a fim de informar como esses impostos foram resgatados ou calculados.

    Selecione as informações de valores de impostos de ICMS e IPI para a Declaração de Informações Econômico-fiscais (DIEF) se a empresa for contribuinte do estado do Ceará (CE).

    Caso selecione um produto composto, é possível visualizar os produtos que o compõem.

    Os produtos de composição estão disponíveis no Cadastro do produto/ Produtos equivalentes

    Informe, nesta aba, os dados gerais da nota: Lembrando ainda que, caso a empresa trabalhe com setores, você também deve informar qual será o setor de entrada para os produtos.

    CampoDescrição
    Chave de acesso (nota fiscal eletrônica)

    Informe a chave de acesso da nota fiscal eletrônica.

    Este campo é habilitado somente se o tipo de documento vinculado à operação informada, tenha o modelo fiscal(ICMS) 55, informado no Configurador Bimer / Estoque / Tipo de documento, e o documento não tenha sido criado a partir da importação de um XML.

    Para lançamentos de conhecimento de transporte eletrônico, com modelo fiscal 57, a chave de acesso deverá ser informada na aba transportadora no campo Chave de acesso (conhecimento de transporte eletrônico).

    Setor de entradaInforme qual será o setor de entrada para os produtos caso a empresa trabalhe com setores.
    Indexador

    Informe o código do indexador utilizado para calcular o valor a pagar. Ele será levado para os títulos criados no módulo de Contas a Pagar.

    O campo deve ser preenchido quando se realiza a entrada de um documento cujo os valores estejam em moedas estrangeiras, ou indexados por algum indicador econômico. Por exemplo, se estiver lançando um documento que esteja com valores em dólares.

    Operação de saída (para produtos da composição)Selecione a operação de saída para os produtos da composição.
    Setor de saída (para produtos da composição)Selecione o setor de saída para os produtos da composição.
    Al. acréscimoInforme a alíquota de acréscimo que será somada ao valor total da nota.
    Vl. acréscimoInforme o valor de acréscimo que será somado ao valor total da nota.
    Al. descontoInforme a alíquota de desconto que será deduzida do total da nota.
    Vl. descontoInforme o valor de desconto que será deduzido do total da nota.
    Valor do frete

    Informe o valor do frete que será somado ao valor total da nota.

    Dica:

    Junto a este campo, o sistema exibe uma informação se o valor do frete somou ou não ao total do documento, com um link (na mesma frase) onde mostra o porquê do valor ter somado ou não.
    Para esta informação, o sistema considera se a Operação utilizada está configurada para somar o valor do frete ao total do documento (aba cálculos/ Frete), o Tipo de frete configurado nela e o Tipo de Frete informado na aba "Transportadora", no momento da entrada do documento.

    Valor do seguroInforme o valor do seguro que será somado ao valor total da nota.
    Outras desp. acessóriasInforme o valor de outras despesas acessórias que serão somadas ao valor total da nota.

    Insira todas as informações de impostos para que não haja divergência entre os dados contidos no documento emitido pelo fornecedor e os que foram lançados no sistema.

    Alguns campos dos impostos não permitem edição, visto que são calculados e totalizados automaticamente após inserir os dados de cada produto na nota, salvo se a opção Permite alteração manual dos impostos estiver marcada na aba Complementar, localizada nas opções do sistema.

    Descreva nesta aba alguma informação que julgue necessária.

    Lembre que os dados deste campo poderão ser enviados para a escrituração no sistema de Escrita Fiscal.

    Selecione nesta aba, o Prazo de pagamento do documento oferecido pelo fornecedor, pré-cadastrado no Configurador Bimer/ Financeiro/ Prazos, ou adicione manualmente as parcelas.

    1. Clique em Adicionar.
    2. Informe o Nº título de identificação da parcela de pagamento. Normalmente é composto do número documento + número da parcela.
    3. Informe o vencimento estipulado pelo fornecedor na qual o título deve ser pago.

    4. Informe o valor da parcela.
    5. Marque as opções Bloqueado e Aglutina título em cheque para que o título seja criado com essas opções marcadas no módulo Contas a Pagar.
    6. Selecione a natureza de lançamento para identificar o tipo de despesa que o título se refere.
    7. (Opcional) Selecione o tipo de baixa para que o título seja criado baixado no módulo Contas a Pagar. Assim, será habilitado o campo Conta bancária, no qual deve ser informada a conta de onde saiu o valor para pagamento do título.
    8. Selecione a forma de pagamento do título.
    9. Adicione a natureza de lançamento quando desejar desmembrar o valor do título em mais de uma natureza de lançamento e o valor parcial do título que se refere a ela.
    10. Clique em Ok.

    O valor total das parcelas deve ser igual ao valor total do documento. Caso haja divergência entre os valores, não será permitido finalizar a nota.

    Ao cadastrar o Prazo, o sistema automaticamente calcula esse período de acordo com as parcelas e valores que vão gerar títulos a pagar. Todavia, é possível editar a parcela calculada com base neste prazo ou até mesmo adicionar manualmente uma nova data.
    Ao parcelar o documento, você ainda pode clicar em Pagamento antecipado para visualizar os títulos pagos antecipadamente ou, até mesmo, utilizar o valor de um ou mais títulos de forma parcial ou total em cada parcela.

    Caso o título não seja baixado (efetivamente pago) as parcelas referente ao pagamento antecipado serão resgatadas para o documento (sem que fiquem com a cor vermelho - Títulos pago antecipadamente) e o título de pagamento antecipado será baixado sem numerário. Além disso, será apresentada uma mensagem (Card de Validação) para o pagamento antecipado sem baixa ou com baixa parcial com a seguinte informação:
    "Existem parcelas de pagamento antecipado utilizando títulos sem baixa ou com baixas parciais e foram gerados novos títulos a pagar pela aba Negociação. O valor restante do pagamento antecipado será baixado sem numerário para que o valor a pagar não fique duplicado no financeiro."
    O Card de Validação respeitará o acesso configurado na opção Baixa sem numerário de pagamento antecipado localizado no módulo Cadastro Usuários em Usuários / Sistemas / Acessos / Assinatura Eletrônica.

     

    Informe nesta aba os dados da Transportadora encarregada de entregar a mercadoria:

    CampoDescrição
    TransportadoraSelecione a transportadora que entregou o produto
    Tipo de freteSelecione o responsável pelo pagamento do serviço de transporte:
    • E – Frete por conta do emitente: quando o frete for pago pelo próprio fornecedor;
    • D – Frete por conta do destinatário: quando o frete for pago pela empresa que fez a compra;
    • T – Frete por conta de terceiros: quando o frete for pago por outra pessoa que não seja o fornecedor (emitente) ou a empresa que fez a compra (destinatário);
    • P – Próprio por conta do remetente: quando o fornecedor não contratou uma transportadora, e enviou os produtos em veículo que pertence a ele. Neste caso, o fornecedor deve estar incluído na categoria de transportadora no cadastro de pessoas;
    • Q – Próprio por conta do destinatário: quando não houve contratação de uma transportadora, e a própria empresa que fez a compra envia um veículo seu para buscar o produto. Neste caso, a empresa deve estar incluída na categoria de transportadora no cadastro de pessoas;
    • N – Sem Frete
    PlacaInforme a placa do transporte.
    UFInforme a UF da transportadora.
    ICMS frete

    Informe a base de cálculo e a alíquota do ICMS frete.

    A informação inserida no campo ICMS ST frete, pode influenciar no custo do produto de acordo com as configurações de Cálculo, realizada no Configurador Bimer em Estoque/ Operação.

    1 - Configurador Bimer em Estoque/ Operação/ Cálculos/ Calcular rateio de frete por peso.

    • Marcada: O cálculo do rateio do frete será por peso. 
    • Desmarcada:  O frete terá rateio pelo valor dos produtos.


    2 - Configurador Bimer em Estoque/ Operação/ Cálculos/ Custo/ ICMS/ ICMS ST do Frete, com uma das opções: 

    • Abate do custo
    • Desconsidera do custo
    • Soma ao custo

    Obs.: Para esta configuração, é necessário marcar também a opção Calcular Subst. Tributária localizada no Configurador Bimer, em Estoque Operação/ Cálculos.


    3 - Configurador Bimer em Estoque/ Operação/ Cálculos/ Custo/ ICMS/ Separa o ICMS do Frete e ICMS ST do Frete no custo dos produtos.

    • Marcada: O valor do ICMS ST Frete será rateado para os produtos do documento que tiverem o cálculo da substituição tributária. Assim como o valor de ICMS Frete será rateado para os produtos do documento que não tiverem o cálculo da substituição tributária.
    • Desmarcada:  O valor do ICMS Frete e ICMS ST Frete será rateado ao custo de todos os produtos do documento, independente de possuírem ou não o cálculo da substituição tributária. 
    ICMS ST freteInforme a base de cálculo e a alíquota do ICMS ST frete.
    Antecipação ICMS frete

    Informe a base de cálculo e a alíquota para que o sistema calcule o valor de ICMS antecipado do frete a ser rateado entre os itens do documento e ser acrescentado ao custo do produto.

    Ao atender um pedido de compra, os dados da antecipação de ICMS do frete serão recuperados do pedido, aqui você pode alterar se necessário.

    O rateio ocorrerá conforme a opção Calcula rateio de frete por peso localizado no Configurador Bimer em Estoque / Operação / Cálculos, estiver configurada na operação utilizada no documento. Se marcada, o rateio será por peso, do contrário, o rateio será por valor.

    PIS freteInforme a alíquota e o valor do PIS frete.
    COFINS freteInforme a alíquota e o valor do COFINS frete.
    QuantidadeInforme a quantidade de volumes indicada pelo fornecedor na NF-e .
    Espécie (Volume)Informe a especície do volume indicada pelo fornecedor na NF-e.
    MarcaInforme a marca indicada pelo fornecedor na NF-e.
    NúmeroInforme o número indicado pelo fornecedor na NF-e.
    Peso brutoInforme o peso bruto total indicado pelo fornecedor na NF-e.
    Peso líquidoInforme o peso líquido total indicado pelo fornecedor na NF-e.

    Essa aba deve ser utilizada quando o Tipo de frete escolhido na aba Transportadora é Frete por conta do destinatário.

    Aqui, é disponibilizado o campo CT-e que serve para demonstrar o relacionamento entre um CT-e e um documento de entrada.

    CampoDescrição
    Importar CT-eImporte um ou mais XML's de CT-e e vincule todos ao documento em edição. Caso seja selecionado um ou mais XML de CT-e já importados anteriormente, o sistema irá apresentar uma mensagem questionando se deseja vincular ao documento em edição.
    Vincular CT-e ao documentoSelecione um ou mais CT-e's já importados na tela de pesquisa pelos atalhos Ctrl (selecionar diversos CT-e's), Shift (selecionar intervalo) e Ctrl +A (selecionar tudo).
    Remover vínculoRemova o vínculo entre o CT-e e o documento em edição. O CT-e não será excluído. 
    Novo CT-e

    Cadastre manualmente um CT-e.

    EditarEdite os dados do CT-e, caso este não esteja vinculado a outro documento.
    Excluir CT-eExclua o CT-e selecionado do sistema. Não será possível excluir um conhecimentos de transporte vinculados a outros documentos.
    CampoDescrição
    ValorInforme o valor do transporte.
    EmissãoInforme a data de emissão do transporte.
    Número do títuloInforme o número do título do transporte.
    CFOPSelecione o Código Fiscal de Operações e de Prestações.
    Série

    Informe o número de série da emissão documento do transporte.

    Modelo documento fiscal

    Informe o modelo do documento fiscal do transporte.

    Número do documento

    Informe o número do documento do transporte.

    Dt. entradaSelecione a data de entrada do documento.
    Código da base de cálculo de crédito PIS/ COFINSSelecione o código da base de cálculo.
    Situação tributária PISSelecione a situação tributária PIS.
    Situação tributária COFINSSelecione a situação tributária COFINS.
    Situação trib. ICMSSelecione a situação tributária ICMS.
    Indicador de natureza do frete contratadoSelecione o indicador de natureza do frete de transporte.
    Natureza da operaçãoInforme a natureza da operação.
    EspécieInforme a espécie de documento.
    Chave de acesso do CT-e

    Informe a chave de acesso do CT-e. Este campo será apresentado habilitado somente quando o campo Mod. doc. fiscal estiver preenchido com o valor 57 ou tenha o modelo fiscal (ICMS) 57 informado no Configurador Bimer, em Estoque / Tipo de documento.

    Cidade origemSelecione a cidade de origem do frete.


    Cidade destinoSelecione a cidade de destino do frete.

    Informe nesta aba o Prazo de pagamento do transporte oferecido pelo fornecedor. As opções dessa aba serão habilitadas quando no cadastro da operação da nota informada estiver com a opção Atualiza financeiro do conhecimento de transporte marcada, possibilitando selecionar um prazo de pagamento do conhecimento de transporte, caso haja.

    Ao cadastrar o Prazo, o sistema automaticamente calcula esse período de acordo com as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a pagar. Todavia, é possível editar a parcela calculada com base neste prazo ou até mesmo adicionar manualmente uma nova data.

    (aviso) O campo de validação de parcelas do CT-e não será exibido, caso o cadastro da operação não esteja configurada para Atualiza financeiro do conhecimento de transporte, localizado no Configurador Bimer em Estoque/ Operação/ Aba Dados.

    Informe os dados da Declaração de Informações Econômico-fiscais (DIEF) se a empresa for contribuinte do estado do Ceará (CE). O DIEF é uma declaração que contém um conjunto de dados que devem ser prestados à SEFAZ-CE (Secretaria de Fazenda do Ceará) pelo contribuinte mensal ou anualmente, dependendo de seu regime de recolhimento, quer seja usuário ou não de processamento eletrônico de dados. 

    Cadastre os dados de uma nota referente a um serviço tomado pela empresa.

    Você deve cadastrar os dados ao realizar a entrada de uma Nota de Serviço e a empresa adquirente estiver enquadrada como Tomadora de serviços.

    (mais)“O tomador de serviço é a pessoa jurídica que contrata o serviço permanentemente em suas dependências, ou seja, o serviço é contratado para ser prestado diariamente, todos os dias do mês, uma terceirização da atividade junto a contratante, nesse caso, o ISS é devido no local da prestação do serviço.”


    CampoDescrição
    TipoInforme o tipo do documento fiscal.
    SérieInforme a série da NFS-e.
    Subsérie Informe o número da NFS-e.
    Tipo de escrituraçãoInforme o tipo de escrituração do documento.
    Tipo de serviçoInforme o tipo de serviço contratado.
    Código fiscal do serviçoInforme o código fiscal do serviço contratado.
    Descrição

    Descreva nesta aba alguma informação genérica do serviço contratado que julgue necessária.

    Cidade de tributaçãoSelecione a cidade de tributação do serviço.
    País de tributaçãoSelecione o país de tributação do serviço.
    Situação do documentoSelecione a situação do documento fiscal.
    Código da base de cálculo de crédito PIS/ COFINSSelecione o código da base de cálculo de crédito PIS/ COFINS.
    Situação tributária PISSelecione a situação tributária PIS.
    Situação tributária COFINSSelecione a situação tributária COFINS.
    Situação tributária ISSInforme a situação tributária do imposto ISS sobre o serviço.
    Data do pagamentoInforme a data do pagamento do serviço.
    Data do serviçoInforme a data na qual o serviço será realizado.
    Data da retençãoInforme a data da retenção.
    Número inicial da parcela do ISS FácilInforme o número inicial da parcela do ISS Fácil.
    Número final da parcela do ISS FácilInforme o número final da parcela do ISS Fácil.
  6. (Opcional) Clique em Salvar rascunho para salvar a nota e liberá-la posteriormente.

  7. Escolha uma ação:

    • Clique em Liberarsalva e libera o documento fazendo com que o movimento de estoque e financeiro sejam atualizados, encerrando assim a rotina.

    • Clique em Liberar para conferência: salva e libera o documento para realização da conferência no módulo Bimer- Conferência Cega de Entrada (EstConferenciaCegaEntrada).

  8. Confirme a liberação do documento.