O contrato fixo é cobrado mês a mês ou de período a período com valor fixo, ou seja, todo mês terá cobrança do contrato ou de todo período selecionado.
Em um serviço para ter acesso à internet geralmente são utilizados contratos que possuam mensalidades onde mês a mês será realizada uma cobrança fixa.
Novo Contrato Fixo
Clique em Fixo, na tela principal do Manutenção de contratos.
Alguns campos presentes na tela de cadastro do contrato possuem uma proteção para que somente usuários com acesso à rotina no sistema Cadastro de Usuários possam acessá-los. Esses campos são protegidos pelo ícone . Ao clicar sobre ele e inserir os dados de acesso do usuário, o campo em questão é habilitado para preenchimento ou alteração da informação padrão.
Este acesso estará liberado sem a proteção somente se marcada a opção Não mostrar tela de senha caso o usuário tenha acesso liberado localizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Outras configurações do contrato.
- Informe o Número do contrato.
- Selecione a Empresa que está fornecendo o serviço.
- Selecione o Cliente contratado.
- (Opcional) Altere o Cliente responsável pelo financeiro (envio de boletos), caso este seja diferente do cliente contratado.
Selecione os endereços de cobrança e entrega do cliente.
O recurso Auditoria será habilitado somente após a criação do contrato. Através deste recurso, você se informa sobre todas as ações realizadas em relação ao contrato. Ele apresenta: o usuário que realizou o procedimento, a data e qual o procedimento feito. Para saber mais sobre Auditoria do contrato, clique aqui.
(Opcional) Clique em Outros contratos para consultar os vencimentos de outros contratos em aberto do cliente em questão, caso haja.
Cadastre o contrato fixo nas abas seguintes, incluindo os campos:
Clique em Ok.
Mover item para Outro Contrato
Esta rotina permite que você transferira um item para um outro contrato existente, caso haja ou, até mesmo, mover o item para um novo contrato com outra data de vencimento da mesma pessoa.
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Editar.
Acesse a aba Itens.
Clique no item que deseja mover.
Clique em Mover Item.
Selecione uma das opções:
Mover para contrato existente: marque esta opção e selecione o contrato a ser movido.
Mover mapar um novo contrato: marque esta opção e informe o dia do vencimento do novo contrato.
Clique em Ok.
Criar Vínculo entre Contratos
Esta rotina permite visualizar, alterar ou criar vínculo entre os contratos da mesma pessoa.
Dica:
Além dessa rotina, você também pode realizar o Vínculo de um novo item a um contrato já existente. Para isto, incluo um novo item (aba Itens) e, em seguida, clique em Vincular
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Vincular contrato.
- Selecione o contrato que queira vincular.
- Clique em para marcar o contrato para vínculo.
- Clique em Ok.
Localizar contrato fixo
A localização dos contratos é realizada, primeiramente, através da utilização dos filtros do sistema onde é possível montar um cenário para exibição dos resultados de busca, fazendo com que seja apresentado na tela principal do sistema. Após este procedimento, o sistema permite ainda localizar um contrato específico dentro do resultado do cenário exibido.
- Clique em para selecionar o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Informe um trecho da sua busca.
- Selecione o campo onde esse trecho deve ser localizado dentro do filtro informado em Outros campos para pesquisa.
- Clique em Localizar.
- Clique sobre o cliente que possui o contrato.
Clique em Ok.
Editar Contrato Fixo
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Editar.
Realize as alterações necessárias.
Clique em Ok.
Dica:
Para editar um contrato, além dos passos acima, você também pode dar um duplo clique sobre ele, ou selecioná-lo e clicar sobre o ícone presente na tela principal. Após as edições, clique no ícone para gravar as alterações realizadas.
Excluir Contrato Fixo
Um contrato não pode ser excluído caso possua itens vinculados a cobranças geradas.
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Selecione o motivo que levou a exclusão do contrato.
Clique em Ok.
Duplicar Contrato Fixo
Ao clicar nessa função será criado um novo contrato contendo as principais informações do contrato original. Os campos de data de cadastro, data de emissão, data de exclusão e código de chamada não serão replicados. Ao duplicar um contrato, o seu número será o mesmo do contrato original acrescido da descrição "(Duplicado)". Todavia, pode ser modificado na descrição.
- Selecione o Cliente, no canto superior esquerdo da tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Editar.
Clique em Duplicar.
- Confirme a duplicidade.
- Atualize os dados necessários do novo contrato.
- Clique em Ok.