Após criar uma nota e clicar em enviar, sua Nota Fiscal será enviada automaticamente através do NF-easy para a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) para autorização de uso, criando assim, um arquivo com extensão .xml na pasta Envio/ RecepcaoNFe/ Pendente.

Ao decidir enviar a nota, você poderá escolher a forma de envio que for melhor: 

  • Dar um duplo clique sobre a nota e na sua tela de edição clicar em Enviar.
  • Clicar com o botão direito do mouse sobre a nota e clicar em Enviar NF-e.
  • Selecionar 1(uma) nota específica e no menu principal clicar em Enviar Nota/ Enviar nota selecionada.

  • Também é possível enviar várias notas de uma vez para a SEFAZ utilizando o recurso Enviar Nota, disponível no menu principal do aplicativo e escolher a opção Envio em massa. Nessa função, ao selecionar o Filtro por notas fiscais, você poderá visualizar, consultar e enviar em massa notas geradas por usuários específicos, séries, tipos, entre outros critérios. 

Dica:

Ao enviar a nota, o sistema efetua uma validação das informações. Para isto, você pode acompanhar em tempo real a quantidade de notas que estão sendo enviadas. Para ativar essa função, basta que a comunicação com a SEFAZ esteja configurada para Faturamento e/ou Emissor MDF-e no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Dados gerais/ Comunicação com a SEFAZ. Essa validação, será exibida tanto ao tentar enviar as notas individuais, quanto ao enviar as notas em massa.

Para saber mais sobre o fluxo de envio e recebimento da NF-e acesse o manual Fluxo de envio e autorização da NF-e.


Já teve uma nota autorizada na SEFAZ, mas por alguma instabilidade ela ficou com o status “Enviando” no sistema? 😩

Sabemos o quanto isso é frustrante, mas agora temos uma funcionalidade para facilitar seu dia a dia: Obter retorno! 🤩

Como funciona? É super simples!  
Clique com o botão direito sobre a nota com o status “Enviando” e selecione Obter retorno. O sistema consultará a SEFAZ e, se a nota estiver autorizada, atualizará seu status automaticamente. Se a nota não for localizada no banco de dados da SEFAZ, você será informado e poderá optar por enviá-la novamente.

 



Autorizada


Se a Nota fiscal for autorizada, ele grava o arquivo .pdf do DANFE na Base de Dados, compacta os arquivos (.xml's e .pdf), imprime automaticamente o DANFE e os move gravando agora para a pasta: Recebimento \ RecepcaoNFe \ Autorizada \ Alterdata \ <ANO> \ <MÊS> \ <DIA>.

O status da NF-e também é atualizado na tela principal do aplicativo Faturamento, na coluna <NF-e>, para o status de Impressa, informada na coluna <Chave NF-e> o número do protocolo de autorização de uso para esta NF-e.



Não Autorizada


Se a Nota fiscal não for autorizada e retornar da SEFAZ com o status Rejeitada, denegada ou Erro GEEnviaNFe, a nota será apresentada na cor vermelha. Além disso, você pode visualizar artigos da Base do Conhecimento Alterdata para auxiliá-lo a resolver o que causou o problema de envio da nota. Para ter acesso ao artigo, basta clicar no Saiba mais ao lado da nota e, logo em seguida, clicar no link apresentado referente à solução para esta rejeição. Após ajustes necessários, basta repetir o processo de envio.