Na configuração Complementar do Fechamento da Venda, você pode definir as demais configurações para realizar vendas através do CRM.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em CRM Opções / Contato (vendas follow-up) / Fechamento da venda / Complementar.
  2. Realize as configurações complementares do fechamento da venda, conforme as opções:

    OpçãoDescrição
    Lançar integralmente o valor do frete na primeira parcela de pagamento
    • Marcada: Ao gerar os pedidos de venda, serão recalculados os percentuais/valores das parcelas de pagamento dos pedidos gerados de forma que o valor do frete seja lançado integralmente na primeira parcela do pedido que possuir o valor do frete. 

      Esta configuração não afetará a tela de edição do contato de venda, somente a tela de geração de pedidos de venda. Além disso, somente terá efeito se o contato de venda possuir valor de frete ou se não possuir o código do prazo. Caso possua o código do prazo informado, o sistema não utilizará esta configuração, mas a existente no cadastro do prazo, caso esteja marcada (Frete no primeiro pagamento).

    • Desmarcada: O sistema utilizará os percentuais/valores das parcelas informados no contato de venda.
    Criticar o fechamento do pedido caso a operação informada não esteja vinculada a empresa
    • Marcada: O sistema fará uma verificação para saber se no cadastro da operação, aba documento, a empresa de estoque informada é a mesma empresa que o pedido será gerado.

    • Desmarcada: O sistema não verificará se a operação informada tem no seu cadastro algum vínculo com a empresa do pedido.
    Criticar apenas ao encerrar o contato se existir neste, produtos iguais com tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrançaMarque esta opção para ser possível adicionar dois produtos iguais com o tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrança, sendo criticado apenas ao encerrar o contato.
    Avisar caso sejam encontrados itens cujo vencimento e/ou código da lista de serviço não permitirá a geração de cobrança na mesma nota fiscal.
    Neste caso será solicitado confirmação para concluir o fechamento

    Marque esta opção para que no fechamento de um contato de venda seja apresentada uma relação de ocorrência ao usuário, caso existam itens com vencimento e/ou códigos da lista de serviço diferentes de outros produtos vinculados ao cliente.

    Criticar repasses inativos com alíquota preenchida no fechamento do contato de vendaMarque esta opção para que ao efetuar o parecer de encerramento o sistema critique repasses inativos, conforme a alíquota informada no contato de venda.
    Obrigar preenchimento do e-mail no fechamento de um contato de venda

    Marque esta opção para que os contatos de venda não sejam liberados sem informar o e-mail. Se o e-mail não for informado, o sistema não permitirá que a venda seja concluída até que o e-mail seja fornecido. Para continuar, você precisa fornecer um endereço de e-mail com o tipo de contato "email" preenchido no Configurador Bimer em GeralOpções / Pessoa / Tipo de contato, ou informar um usuário e senha com autorização para finalizar a venda sem o e-mail do contato.

    Criticar o fechamento do contato de venda caso o representante da pessoa não esteja vinculada como repasse na capa ou no item, caso o representante da pessoa seja uma representaçãoMarque esta opção para que na rotina de encerramento de contato de venda por venda, o sistema verifique se o representante da pessoa está incluído nos repasses do item ou na capa do contato de venda.
    Avisar ao usuário caso a pessoa do contato possua mais de uma pessoa responsável pelo financeiro nos contratos ativos

    Marque esta opção para verificar se o cliente tem mais de uma pessoa responsável pelo financeiro em seus contratos ativos ao confirmar o parecer. Se o cliente tiver mais de uma pessoa responsável pelo financeiro, o sistema irá informar sobre essa situação.

    Movimentação de cobrança (cobranças geradas a partir do contato de venda)



    Empresa (cobrança de frete)Selecione a empresa que irá gerar no movimento de cobrança o contrato variável de manutenção referente ao valor do frete.
    Tipo de movimento de cobrança (cobrança e frete)Selecione o tipo de movimento de cobrança que será gerado no contato de venda.
    Tipos de movimento de cobrança (negociação) que irão gerar itens de doaçãoSelecione o tipo de movimento de cobrança (negociação) para o repasse ser sugerido corretamente; conforme o tipo de movimento de cobrança no contato da venda.
    Tipos de movimento de cobrança (negociação) para venda excedente

    Informe um ou mais Tipos de movimento de cobrança, separados por vírgula, para que, ao encerrar um contato de venda no CRM, em Vendas (Folow up), a Venda de Excedente seja gerada. Nessa rotina:

    • O valor e a quantidade de conexões da venda anterior serão somados aos da venda atual.

    • Serão mantidos o dia de vencimento, a data de emissão, a data de carência, a data de reajuste, o indexador e o tipo de movimento de cobrança da venda anterior.

    • Os repasses da venda anterior serão transferidos para a venda atual, podendo ter a alíquota de repasse ajustada para que o valor da comissão não seja alterado.

    •  Por questões de integridade, se configurado os Tipos de movimento de cobrança (negociação) para venda excedente, não será permitido desmarcar a opção Tipo de Movimento 'Fixo' presente no Configurador Bimer em Financeiro/ Tipo de Movimento de Cobrança.

    • O tipo de movimento cobrança configurado para gerar venda de excedente deve estar marcado para gerar contrato fixo;

    • O cliente tem que ter um contrato fixo de uma venda anterior com o mesmo produto em pleno atendimento;

    • A Empresa ou a característica do produto não podem estar configurados para permitir duplicação de produto.

    • O valor do contrato será o somatório do contrato anterior com o valor do contato de venda que está sendo encerrado;

    • Será somado a quantidade informada na aba "Informações complementares" da venda anterior com a quantidade informada na venda atual;

    • Será mantida a data de carência do contrato anterior;

    • Será mantida a data de reajuste do contrato anterior;

    Será mantida o indexador do contrato anterior;

    Será mantido o tipo de movimento de cobrança do contrato anterior;

    Os repasses da venda anterior serão transferidos para venda atual, podendo ter a alíquota de repasse ajustada para que o valor da comissão não seja alterado.

    Será mantido o representante da venda anterior e o representante da venda atual, ajustando o valor da base de repasse com o valor cheio e ajustando a alíquota proporcional ao valor de comissão que o representante tem direito;

    Caso o mesmo representante esteja na venda anterior e na venda atual com a mesma alíquota, o representante será exibido apenas uma vez no novo contrato fixo.

    A regra de comissão para funcionário seguirá o mesmo conceito da regra para representante, com uma diferença. Caso o funcionário da venda anterior e da nova venda sejam iguais, o funcionário será exibido apenas uma vez no novo contrato.

    Se além da alíquota, as informações abaixo forem as mesmas:

    - Número de cobranças que permitirá cálculo de repasse para esta pessoa;

    - Quantidade de repasses pagos.

    Novo Contato de Venda:

    Valor item do novo contato de venda ------- 100%

    X ------------------------------------------------------- Alíquota do novo contato de venda

    Valor item do novo contrato *  Alíquota do novo contato de venda / 100  =  Valor da comissão no contato de venda

    Novo Contrato:

    Valor item do novo contrato --------------------- 100%

    Valor da comissão no contato de venda ------ X

    Valor da comissão no contato de venda * 100 / Valor item do novo contrato = Nova alíquota do novo contrato.

    Informações gerais que incluirão o complemento da venda anterior somado ao complemento da venda de excedente atual

    Informe complementos dos itens, seguindo por vírgulas, para que ao finalizar a venda de excedente, o sistema some este complemento da venda anterior com o da venda atual. 

    Nas opções da seção Contato (vendas follow-up), na opção Geral, o campo Tabela que será utilizada como complemento de venda permite selecionar um combo correspondente ao grupo de informações gerais (Complementos) disponíveis para venda. Este campo, portanto, aceitará apenas complementos que pertencem ao combo especificado anteriormente.

    Zerar os valores de itens de doação e não permitir alteraçãoMarque esta opção para não ser possível inserir valores dos itens de doação ao fechar um contato de venda.
    No fechamento da venda do mesmo produto, para o mesmo cliente, manter a data de reajuste da venda anterior
    • Marcada: Ao realizar uma nova venda do mesmo produto para o mesmo cliente, a data de reajuste da venda anterior será mantida, desde que a venda anterior esteja ativa e seja substituída pela nova venda.

    • Desmarcada: Ao realizar uma venda, será respeitada a data de reajuste informada no fechamento da venda.
    Replicar informações complementares do produto principal para os produtos da composição
    • Marcada: Após o fechamento da venda, caso um contrato tenha sido gerado a partir de um produto avulso que contenha informações complementares, gerando assim um novo contrato com o mesmo produto no pacote (independentemente de conter ou não informações complementares), esse novo contrato aglutinado irá considerar as informações complementares no produto principal.

    • Desmarcada: Na rotina de geração de contato de venda de conexão de excedentes ou qualquer outro fechamento de venda, não será replicada as informações complementares nos produtos que fizerem parte do mesmo pacote, e será considerada a informação apenas no produto principal. 

    Ao fechar a venda de excedente, manter a composição dos produtos da venda anterior que estejam ausentes na venda atual
    • Marcada: ao realizar o fechamento de uma venda de excedentes, será gerado o contrato, exceto com os produtos que não fazem mais parte da composição, mantendo-os no contrato anterior. 

    • Desmarcada: ao realizar o fechamento de uma venda de excedentes, será gerado o contrato, considerando os produtos que fazem parte da composição do contrato anterior.

    Ao fechar a venda de excedente, desconsiderar produtos da composição que estejam ativos no contrato da venda anterior
    • Marcada: ao realizar o fechamento de venda de excedente, produtos da composição que estejam ativos em um contrato gerado por uma venda anterior não serão transferidos para o contrato gerado na venda atual. Esses produtos permanecerão no contrato original, sem sofrer alterações. 

      1. O produto deve ter um valor maior que zero.
      2. O produto deve estar separado da composição.
      3. A data de validade do produto deve estar em branco ou ser posterior à data atual.
      4. A situação do produto deve estar configurada como "Situação do produto pleno", "Produto somente suporte" ou "Produto somente envio".

      (informação) As configurações de situação do produto podem ser verificadas no Configurador Bimer em CRM/ Opções/ Situação do produto.

       

    • Desmarcada: ao fechar a venda de excedente, qualquer produto da composição que esteja ativo em um contrato gerado por uma venda anterior será incluído na composição do contrato gerado pela venda atual.

    Bloqueio do encerramento de contato por fechamento de venda para clientes que já possuam o produto em pleno atendimento
    • Marcada: o encerramento do contato por fechamento de venda será bloqueado caso a venda atenda aos critérios de bloqueio.

      • A venda não pode ser de excedente, ou seja, não pode haver a comercialização de um novo produto no mesmo contato de venda;

      • Para produtos compostos, serão avaliados apenas os produtos principais da composição;

      • O produto não pode estar configurado para permitir produtos iguais para o mesmo cliente, seja por "Empresa" ou por "Característica".
        (informação) Essa configuração pode ser verificada na opção Permitir produtos iguais para o mesmo cliente, desde que os produtos estejam vinculados a contratos diferentes, presente no Configurador em Geral/ Opções/ Pessoa/ Pessoa - Produto;

      • O cliente deve possuir o produto com situação em pleno atendimento.
        (informação) Essa informação pode ser verificada no campo Situação do produto pleno, presente no Configurador em CRM/ Opções/ Situação do produto.


    • Desmarcada: quando o contato for encerrado pelo fechamento de venda, o contrato será gerado normalmente, sem verificação de bloqueio.

  3. Clique em Gravar.