Antes de iniciar a utilização do aplicativo Manutenção de Contratos é importante que as seguintes configurações já tenham sido realizadas: 

Para que o Bimer possa trabalhar com o Manutenção de Contratos, o ramo de atividade da base de dados deverá estar configurada como SERVIÇO. Caso tenha dúvida sobre como realizar o procedimento para trocar o ramo de atividade através do banco de dados, entre em contato com o suporte Alterdata.

Característica da Pessoa


O cadastro da característica da pessoa tem como objetivo identificar situações de paralisação e também a suspensão a cobrança. A paralisação da cobrança ocorre quando há uma falha na prestação de serviço como, por exemplo, quando há erro no sistema necessitando de ajuste, impossibilitando assim a utilização de alguma rotina no sistema. Já a suspensão da cobrança ocorre quando o cliente deixa de pagar os títulos em um determinado período e a empresa deixa de gerar cobrança de um ou mais itens para esta pessoa, a fim de evitar gastos desnecessários como, por exemplo, quando o cliente fica inadimplente por 3 meses consecutivos, neste caso, é inserido uma característica para a suspensão da cobrança.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Característica de pessoa.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre a característica.
  4. Clique em Ok.

Indexadores


O cadastro do indexador, seja moeda ou índice, é utilizado no reajuste de cobrança caso necessite de alguma atualização monetária. No Brasil, a atualização monetária são os ajustes contábeis e financeiros, realizados com o intuito de se demonstrar os preços de aquisição em moeda em circulação no país (atualmente o Real), em relação ao valor de outras moedas (ajuste cambial) ou índices de inflação ou cotação do mercado financeiro (atualização monetária propriamente dita).

  1. Acesse o Configurador Bimer em  Geral/ Outros cadastros/ Indexadores.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre o indexador.
  4. Clique em Ok.

Tipo de Documento


Para emissão da nota fiscal, é necessário que a empresa contribuinte do imposto cadastre, primeiramente, o tipo de documento, conforme determina a legislação vigente.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque / Tipo de Documento.
  2. Clique em Novo.
  3. Adicione a empresa que vai trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica.

  4. Informe os dados necessários para cadastrar o tipo de documento. Ex: Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). 

    O ideal para preenchimento dos campos Nr. Sequencial e Espécie é coletar estas informações antes do seu preenchimento com o Contador da empresa.

  5. Clique em Ok.

Tipo de Operação


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque / Operação.
  2. Clique em Novo.
  3. Informe a descrição do tipo de operação.

  4. Na aba Dados:
    1. Informe o tipo de movimento como Venda;
    2. Marque também as opções Atualiza Estoque e Atualiza Financeiro para que no momento da geração da nota fiscal no aplicativo Faturamento, o estoque e o financeiro possam ser atualizados com base na negociação.
  5. Clique na aba Cálculos:
    1. Marque os impostos que serão calculados na emissão da NF-e e NFS-e. Para cada imposto marcado será aberta uma aba para configurações específicas do imposto;
    2. Acesse a aba PIS/COFINS/CSLL e informe nas abas PIS COFINS a situação tributária no campo CST.
  6. Clique na aba Documento:
    1. Na aba Geral em Tipo de documento, informe o Tipo de Documento cadastrado para trabalhar com NF-e.
    2. Na aba CFOPlocalize e informe o CFOP nos campos: Dentro do Estado, Fora do Estado e Exterior.
  7. Clique em Ok

    Dica:

    Caso a operação não seja utilizada futuramente, a mesma pode ser desativada. Para isso, selecione sobre a operação e desmarque a opção Ativo, localizada ao lado do campo Nome curto.

Tipo de Operação x Tipo de Documento


Nesta configuração você deve informar os tipos de documentos e operações que serão utilizados para a emissão das notas fiscais de venda, saída, transferência, devolução para fornecedores, devolução de clientes e etc, assim como informar os tipos de documento para ordens de entrega e notas fiscais de serviço, caso trabalhe com essas rotinas. 

  1. Acesse o Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Operação.
  2. Em cada sessão: Nota Fiscal, Ordem de Entrega e Nota Fiscal de Serviço, informe a Operação padrão e o Tipo de documento para cada tipo de operação desejada.  

    O campo Operação padrão ... serve para que nos módulos do Bimer essas informações sejam preenchidas automaticamente por padrão. Já a informação dos Tipos de documento... é obrigatória. Caso a Operação padrão não seja informada, é possível cadastrar NFS-e normalmente, todavia, a operação não será carregada automaticamente.

  3. Clique em Gravar.

Tipo de Código do Produto


As configurações dos tipos de código do produto tem como objetivo configurar o sistema para que ao gerar Notas Fiscais ou Títulos a Receber notas e/ou os títulos sejam geradas contendo a descrição do produto. Ou seja, as cobranças fixas ou variáveis serão geradas sem a descrição dos produtos na nota fiscal e/ ou títulos a receber se o código principal dos mesmos estiver configurado com o tipo de código do produto informado. Caso esta configuração não seja realizada, a descrição do produto será levado normalmente para as Notas Ficais e/ ou Títulos a Receber.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque/ Produto/ Tipo de código.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre um tipo de código do produto.
  4. Clique em Ok.
  5. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Geração de cobrança/ Tipo de código do produto para contrato fixo.
  6. Selecione o tipo de código criado para contrato Fixo.
  7. Selecione o tipo de código criado para contrato Variável.
  8. Clique em Gravar.

Natureza de Lançamento


A natureza de lançamento será utilizada pelo sistema como um facilitador no cadastro dos contratos, sendo definida como parâmetro no momento da inclusão do contrato como "Manutenção", por exemplo.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Natureza de lançamento.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre a natureza de lançamento.
  4. Clique em Ok.

Forma de Pagamento


forma de pagamento será utilizada tendo a mesma finalidade da natureza da lançamento, ou seja, será utilizada pelo sistema como um facilitador no cadastro dos contratos, sendo definida como parâmetro no momento da inclusão do contrato como "Boleto bancário", por exemplo.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Forma de Pagamento.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre a forma de pagamento.
  4. Clique em Ok.

Tipo de Cobrança


Nesta configuração você deve cadastrar um ou mais tipos de cobrança conforme contrato da empresa com o Banco onde será feito o pagamento dos títulos por parte dos clientes.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Tipo de Cobrança.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre o Tipo de cobrança.
  4. Clique em Ok

    Dica:

    Para que seja possível alterar as informações do tipo de cobrança, natureza de lançamento, operação e a forma de pagamento no momento da inclusão de um novo contrato, marque a opção No cadastro de contratos, permitir alterar as informações acima, localizada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Cadastro de contratos.

Tipo de Movimento de Cobrança


Nesta configuração você deve cadastrar um ou mais tipos de movimento de cobrança, sendo que para geração de cobranças no aplicativo Manutenção de Contratos é necessário que o tipo de movimento esteja configurado para gerar cobrança. Os tipos de movimento de cobrança configurados para gerar nota fiscal não são utilizados pelo aplicativo Manutenção de Contratos. Desta forma, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas (Follow Up) cujo movimento de cobrança dos itens esteja configurado para gerar nota fiscal, o sistema gerará pedido de venda e nota fiscal referentes a venda dos itens. No entanto, ao finalizar uma venda pelo CRM - Vendas (Follow Up) com o tipo de movimento de cobrança de um ou mais itens configurados para gerar cobrança, o sistema gerará contrato de manutenção referente aos itens no aplicativo Manutenção de Contratos.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Tipo de Movimento de Cobrança.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre o tipo de movimento de cobrança.
  4. Clique em Ok.

Situação do Produto


Situação do produto será utilizada no momento da criação de um novo contrato. A opção Desativa o item do contrato faz com que o sistema exiba um campo de validade da cobrança no momento da criação do contrato. Portanto, as situações que possuem essa opção marcada serão utilizadas somente nos contratos do tipo fixo com validade, como um cortesia, por exemplo. 

Para o sucesso desta rotina será necessário configurar também o quadro Data de validade da cobrança, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos/ Cadastro de contratos. Além disso, o sistema também deve estar devidamente configurado para trabalhar com vendas (follow Up) no Configurador Bimer, em CRM.


  1. Acesse o Configurador Bimer em CRM/ Situação do Produto.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre a Situação do Produto.
  4. Clique em Ok.

Geral


Nesta configuração você define configurações essenciais para o funcionamento da rotina de manutenção de contratos e, além disso, realiza também algumas configurações preferenciais que direcionam como o aplicativo deve se comportar.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Manutenção de contratos.
  2. Configure cada sessão da configuração. 
  3. Clique em Gravar.