Na tela principal do BI - Contratos estão presentes as opções relacionadas aos filtros que podem ser realizados no sistema. Além disso, você tem a possibilidade de criar vários cenários de filtro no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, as informações do aplicativo.

 

Filtrar Contratos


  1. Clique em Novo, no menu do BI - Contratos.
  2. Insira as informações no filtro principal de acordo com a sua necessidade:

    CampoOpçãoDescrição
    Área de pesquisa




    PadrãoExibe todos os contratos conforme as opções de filtro selecionadas.
    Repasses

    Exibe os dados de repasses dos contratos vinculados às pessoas de repasse informadas na tela de filtro.

    Histórico de cobranças geradas

    Mostra todas as cobranças geradas no período selecionado.

    Itens de contrato x cobranças

    Exibe todos os contratos detalhados por itens que tiveram ou não cobrança gerada.

    Por centro de custoExibe todos os contratos detalhados por itens que possuem centros de custos.
    Cobranças

    FixosSerão exibidos os contratos utilizados quando a cobrança é gerada com frequência, geralmente em contratos que possuam mensalidades.
    VariáreisSerão exibidos os contratos que são usados quando a cobrança é gerada uma única vez. É utilizada quando há uma prestação de serviço única que não está contratada como periódica, por exemplo.
    NegociaçãoSerão exibidos aqueles que possuem um prazo para os contratos com tipo de movimento de cobrança configurado para gerar cobrança, ou seja, o valor poderá ser dividido em diversas parcelas no lugar de ter apenas uma data de vencimento estipulada.
    ContratosLiberadosContratos liberados para geração de cobrança.
    AguardandoSerão exibidos os contratos que estão aguardando a liberação para geração de cobrança.
    ProdutoCobradosExibe os contratos cuja a cobrança dos produtos contratados é gerada regularmente.
    Doados/ suspensoMostra contratos cuja cobrança dos produtos foi suspensa dentro da vigência do contrato. Isso pode ocorrer em casos onde, por exemplo, falta o pagamento por parte do contratante ou o item foi doado. A doação do item do contrato pode ser realizada, por exemplo, quando o prestador do serviço quer dar uma cortesia para o cliente.
    ParalisadosExibe os contratos cuja a cobrança dos produtos foi paralisada dentro da vigência do contrato. Isso pode ocorrer em casos onde, por exemplo, há alguma falha por parte da prestação do serviço ou erro no sistema.
    Período de vencimentoInforme o período de vencimento da cobrança.

    Este ícone é apresentado ao lado dos campos onde é solicitado um período. Através deste recurso, a data informada manualmente será perdida e você configura a composição da data inicial e final de forma que o período seja atualizado com base na data atual.

    Digamos que a data atual seja 01/10/2018:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2018;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o  sistema considerará o período até 10/10/2018

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar este campo, basta clicar em Recolher

    Opções de visualizaçãoMostrar documentos

    Esta opção será habilitada somente se estiver selecionada a opção de filtro Histórico de cobranças geradas da Área de pesquisa juntamente com a informação do período de geração do documento/ título.

    Tem como principal objetivo exibir a aba Documento contendo o Número do documento vinculado ao mesmo. O documento indicado, com destino Faturamento, indica que o contrato passará pelo sistema Bimer - Faturamento e será necessário imprimir a nota para que, posteriormente, possa ser gerado um boleto a receber. Ex: Compra do serviço de internet.

    Mostrar títulos

    Esta opção será habilitada somente se estiver selecionada a opção de filtro Histórico de cobranças geradas da Área de pesquisa.

    Tem como principal objetivo exibir a aba Títulos contendo o Número do título vinculado ao mesmo. O título indicado, com destino Financeiro, sinaliza que o contrato criou este título a receber sem nota fiscal e que, posteriormente, será gerado um boleto a receber. Ex: Reajuste de cobrança.

    Mostrar parcelas de contratos com negociação

    Esta opção será habilitada somente se estiver selecionada a opção de filtro Padrão da Área de pesquisa juntamente com a opção Negociação, presente na opção de filtro Cobranças.  

    Tem como objetivo exibir todos os contratos de negociação por valor da cobrança da qual foi parcelada. O contrato de negociação é utilizado em cobranças geradas uma única vez, porém permite informar um prazo para os contratos com tipo de movimento de cobrança configurado para gerar a mesma.

    Mostrar contratos excluídos

    Esta opção é habilitada para todas as opções de filtro da Área de pesquisa, exceto Histórico de cobranças geradas. Tem como objetivo exibir todos os contratos excluídos que possuem itens que não foram vinculados a nenhuma cobrança gerada.

    Período de vigência do contratoConsiderar os contratos cuja data inicial E final da vigência estejam compreendidas no filtro acima

    Serão exibidos apenas os contratos cuja data inicial e final estejam contidas no período de vigência do filtro.

    Exemplo:

    Período filtrado de 01/12/2018 à 31/12/2018.

    → Contrato A: período de vigência 02/12/2018 a 02/02/2019.
    Não será exibido no filtro, pois a data final da vigência não está contida no período filtrado.

    → Contrato B: período de vigência de 03/12/2018 à 20/12/2018.
    Será exibido no filtro, pois as datas inicial e final da vigência estão contidas no período filtrado.

    Considerar os contratos cuja data de vigência inicial OU final esteja compreendida no filtro acima.

    Serão exibidos apenas os contratos cuja data inicial ou final esteja contida no período de vigência do filtro.

    Exemplo:

    Período filtrado de 01/12/2018 à 31/12/2018.

    → Contrato A: período de vigência de 02/12/2018 à 02/02/2019.
    Será exibido no filtro, pois a data inicial da vigência está contida no período filtrado.

    → Contrato B: período de vigência de 03/12/2018 à 20/12/2018.
    Será exibido no filtro, pois as datas inicial e final da vigência estão contidas no período filtrado.

    Contrato C: período de vigência de 01/11/2018 à 20/12/2018.
    Será exibido no filtro, pois a data final da vigência está contida no período filtrado.

    Contrato D: período de vigência de 03/01/2019 à 20/02/2019.
    Não será exibido no filtro, pois nem a data inicial e nem a data final da vigência estão contidas no período filtrado.

    AgrupamentoEste campo permite que contratos diferentes sejam controlados por associação. Ao gerar um relatório financeiro por exemplo, é possível selecionar um agrupamento e ter uma melhor análise gerencial. O nome do campo será apresentado de acordo com a sua descrição configurado no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Consultas/ Agrupamento/ Título da coluna de agrupamento (contratos).
  3. Clique em Filtrar.

    Dica:

    Sempre que necessário utilize o recurso Alternar entre filtro e resultado para consultar o resultado do filtro informado sem que seja necessário criar o mesmo novamente.

Criar Cenário


Após filtrar os atendimentos você pode salvar este filtro como um cenário no intuito de localizar rapidamente, sempre que necessário, os agendamentos no aplicativo.

  1. Clique em Novo, no menu do BI - Contratos.
  2. Realize o Filtro dos contratos.
  3. Clique em Salvar no menu.
  4. Nomeie o cenário.
  5. (Opcional) Insira em Descrição complementar do cenário uma informação sobre o assunto que julgar necessário. 

    Ao utilizar este cenário o botão Informação, localizado no menu, será habilitado e trará as informações sobre o cenário de filtro utilizado descritas neste quadro. Caso queira editar esta informação posteriormente, basta clicar em Recuperar no menu.

  6. Clique em Gravar.

Recuperar Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Contratos.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Selecionar

Renomear Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Contratos.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Renomear

  4. Altere o nome do cenário.
  5. Clique em Selecionar.

Excluir Cenário


  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Contratos.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Excluir.

  4. Confirme a exclusão do cenário selecionado.


Consultar Informações do Cenário


Este recurso permite exibir as informações do cenário de filtro salvo no sistema.

Ao criar um cenário, caso não seja informada a Descrição complementar do cenário, o botão Informação será desabilitado, visto que não há informações a serem apresentadas. Na tela de Informações do cenário não é possível realizar a edição das informações apresentadas visto que este recurso é utilizado apenas para consulta. Caso queira editar esta informação, basta clicar em Recuperar no menu.

  

  1. Clique em Recuperar, no menu do BI - Contratos.
  2. Selecione o cenário.
  3. Clique em Selecionar.
  4. Clique em Informação no menu.