Através da rotina de auditoria você se informa sobre todas as ações realizadas no sistema em relação a um determinado contrato.
Auditar Inconsistências
A auditoria de inconsistência mostrará todas as informações que estão incorretas nos contratos. Esta auditoria pode ser realizada para identificar três tipos de inconsistências nos contratos: cadastro, cobrança e repasses.
Serão analisados pelo sistema somente os contratos liberados para cobrança.
Auditar Cadastro do Contrato
Na inconsistência de cadastro serão exibidos os erros de cadastro de contrato, tais como: falta de informação, item duplicado, etc.
- Clique em Auditoria de inconsistência,no Manutenção de contratos.
- Clique em Cadastro.
- (Opcional) Marque quais tipos de itens devem ser considerados no filtro: itens paralisados, itens suspensos e/ou itens doados.
Clique em Atualizar Filtro.
Selecione o contrato.
- Clique em Dados da pessoa para um acesso rápido ao cadastro da pessoa envolvida no contrato de manutenção.
- Realize o ajuste conforme a informação descrita na coluna Inconsistência.
- (Opcional) Clique em Relatório para visualizar e/ou imprimir a relação exibida dos contratos com inconsistência para um melhor controle gerencial.
- (Opcional) Clique em Exportar para salvar um relatório no computador, em formato de planilha no Excel®, contendo a relação exibida dos contratos com inconsistência.
Auditar Cobranças do Contrato
Na inconsistência de cobrança serão exibidos os erros de cadastro da cobrança do contrato, tais como: cobrança variável foi gerada, mas o contrato não foi excluído; o contrato não foi gerado para todos os meses; cliente com contratos com códigos da lista de serviço diferente, etc
- Clique em Auditoria de inconsistência, no Manutenção de contratos.
- Clique em Cobranças.
- Clique em Atualizar filtro.
- Realize o ajuste conforme informação descrita na coluna Inconsistência.
Auditar Repasses do Contrato
Na inconsistência de repasses serão exibidas as diferenças com relação aos repasses contidos nos contratos para os quais já foram geradas as cobranças.
Serão analisados os repasses gerados nas Notas Fiscais impressas e não impressas. Esta auditoria não está preparada para analisar repasses de cobranças geradas diretamente para o Contas a receber.
- Clique no botão Auditoria de inconsistência, no Manutenção de contratos.
- Clique em Repasses.
- Informe o período de geração das cobranças.
Clique em Atualizar filtro.
Realize a análise conforme a informação descrita no quadro Movimentos do conta corrente.
Auditar Contrato
Este tipo de auditoria faz um rastreamento no item do contrato dividido por usuário conforme cada ação realizada pelo mesmo, permitindo que estejam disponíveis para análise, caso haja.
Desta forma, você terá acesso e controle das alterações realizadas no sistema, facilitando a transparência e permitindo um levantamento das operações realizadas pelos usuários.
Auditar Alterações no Contrato
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
Clique em Editar.
- Clique em Auditoria.
Informe um período inicial e final em que ocorreu a alteração, exclusão ou inclusão do registro de ocorrência que deseja consultar.
Clique em Atualizar.
Dica:
Você também pode realizar essa auditoria diretamente na tela principal, ao selecionar um dos itens do contrato e clicar em Editar item e, em seguida, Auditoria de alteração do contrato. Após as edições, clique no ícone para gravar as alterações realizadas.
Auditar Alteração no Status de Cobrança Suspensa e/ou Paralisada
- Selecione o Cliente, na tela principal do Manutenção de contratos.
- Localize e selecione o contrato.
- Clique em Editar.
- Acesse a aba Itens.
- Clique em Editar item
- Clique em Auditar alteração no status de cobrança suspensa e/ou paralisada.