O pedido de venda permite registro e gerenciamento do que foi vendido e precisa ser faturado e entregue, indicando para qual cliente, quais as condições comerciais e financeiras negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em cada etapa do processo. Além de ser a principal ferramenta para gerenciar o que você precisa entregar para os clientes, esse aplicativo tem como objetivo transformar um pedido em nota e a baixa do estoque é realizada após a nota ser enviada e autorizada no módulo Faturamento.
De modo geral, o aplicativo Pedido de Venda do Alterdata Bimer está preparado para receber pedidos provenientes de outros módulos do sistema, além disso, também possibilita a realização da inclusão manual através da tela de Cadastro de pedidos.
Novo Pedido
Cadastre um pedido manualmente no módulo, caso não tenha sido gerado em consequência de uma venda no Bimer.
- Informe a Empresa de venda, no filtro principal do Pedido de Venda.
Clique em Novo.
Cadastre o pedido, incluindo os campos:
O que define se um pedido gera Nota Fiscal ou Ordem de entrega é o tipo de documento informado na operação utilizada no pedido de venda. No entanto, as operações só aparecem no sistema caso o tipo de documento informado conste no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Operação / Nota Fiscal, em Tipos de documento para nota fiscal ou Ordem de Entrega / Tipos de documento para ordem de entrega.
Campo Descrição Cliente A pessoa para a qual deve ser realizado o pedido de venda. Através dessa informação, o sistema verifica no cadastro se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando esses dados.
Consulta autorização gerencial Caso trabalhe com autorização gerencial, após gravar um pedido com desconto acima do permitido para o seu usuário, aqui serão exibidos os Usuários habilitados para autorização. O pedido será faturado por terceiros A rotina de faturamento por terceiros é utilizada quando a empresa realiza o contato de venda com o cliente, porém, quando a venda é fechada, o fornecedor do produto vendido é quem emitirá a nota fiscal de venda, gerando, assim, um repasse da comissão para a empresa, visto que foi esta que manteve contato com o cliente para realizar a venda.
Para ter acesso a essa rotina é necessário habilitar a opção no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Pedido de Venda / Geral / O pedido poderá ser faturado por terceiros.
Operação da Nota Fiscal O tipo de operação fiscal que identificará o documento criado. Ao selecionar o cliente, caso não tenha uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utilizará a operação inserida no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Nota fiscal. No entanto, você pode alterar a operação manualmente neste campo.
Caso a empresa de venda configurada no Configurador Bimer, em Geral/ Empresas/ Tela de cadastro de empresa/ aba Cadastro/ Complementar exerça atividade de pesquisa e desenvolvimento e seja informada uma operação configurada para nota fiscal de serviço, não será possível incluir em um único pedido de venda um item isento de ISS e outro que calcule ISS.
Operação da ordem de Entrega Ao selecionar o cliente, caso não tenha uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utilizará a operação inserida no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Ordem de entrega / Operação padrão para ordem de entrega. No entanto, você pode alterar a operação manualmente neste campo. Indicação de Presença Aqui você informa como foi feito o trâmite da negociação, indicando se essa operação foi realizada de forma presencial (ou presencial, porém fora do estabelecimento) ou não presencial (teleatendimento, internet ou outros).
A indicação de presença Operação presencial, fora do estabelecimento poderá ser utilizada somente se o layout da empresa estiver configurado como '4.00' no Configurador Bimer, em Geral / Empresas.
Unidade de negócio Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.
Exemplo:A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.
Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do pedido, informe os dados:
Clique em Ok.
Caso tenha inserido um desconto acima do permitido para o seu usuário, seja sobre o item ou no total do pedido, e necessite de autorização gerencial para liberação do desconto concedido, clique aqui para acessar o manual da rotina de Autorização gerencial.
Selecione a opção Pedido.
(Opcional) Além das opções acima, ainda na tela de cadastro do pedido, o sistema também apresenta os seguintes recursos que podem ser utilizados sempre que desejar:
Campo Descrição Centro de custo O conceito de Centros de Custos tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Pensando nisto, o aplicativo permite informar Centros de Custos pré-configurados no aplicativo Cobertura Contábil, em Cadastros e Configurações / Centro de Custo, sendo apenas necessário que a distribuição do valor pelos Centros de Custo totalize em 100%. EC
Possibilita enviar o pedido realizado para o cliente em questão.
Localizar Pedido
- Informe a Empresa de venda, no filtro principal do Pedido de Venda.
- Clique em Localizar pedidos fora do filtro.
- Informe um trecho da sua busca.
- Selecione o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o documento.
Clique em Ok.
Dica:
Você também pode localizar os pedidos utilizando as opções do filtro do sistema. Além disso, no canto direito superior do resultado do filtro, é possível realizar uma busca direcionada, informando um trecho referente à descrição do pedido/pré-pedido, e selecionar um campo específico de busca.
Editar Pedido
A edição do pedido só pode ser realizada se ainda não tiver sido liberado para faturamento.
- Localize o Pedido no Pedido de Venda.
- Selecione-o.
- Clique em Editar.
- Altere os campos necessários.
Clique em Ok.
Dica:
Realize a edição de um campo específico utilizando o recurso Edição rápida, localizado no menu principal do aplicativo. Ao selecionar o pedido ou pré-pedido e clicar neste recurso, você será direcionado para uma tela de alteração referente ao recurso escolhido. Dentre outras funcionalidades, aqui você pode realizar a substituição do lote ou série auxiliar ou, até mesmo, a inclusão de lote ou série em pedidos criados sem essa informação, como é o caso de pedidos provindos de contatos de venda (vendas follow up).
Para uma melhor análise, nesta tela, realize o agrupamento dos dados pelo título das colunas.
Excluir Pedido
A Exclusão do Pedido refere-se à eliminação do cadastro do pedido no sistema. Para excluir um pedido ou pré-pedido de venda, existem algumas regras que devem ser respeitadas:
- A exclusão do pedido só pode ser realizada se estiver com status Aberto <A>, Liberado <L> ou Cancelado <C>.
- Não é permitido excluir um Pedido de Venda se estiver vinculado a um documento. Ex.: Nota Fiscal de Saída. Nesta situação, é necessário excluir primeiramente a NF que gerou o pedido.
- Caso o Pedido de Venda seja oriundo da transformação de um Pré-Pedido, ao excluir o Pedido ambos serão excluídos.
- Após a exclusão do Pedido de venda, esta ação não poderá ser desfeita e seu cadastro não mais será apresentado no sistema.
- Localize o Pedido no Pedido de Venda.
- Selecione o Pedido.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão.
Cancelar Pedido
O Cancelamento do Pedido refere-se à anulação do pedido realizado, ou seja, será inutilizado, porém seu cadastro permanecerá no sistema com o status <C>, de Pedido cancelado, e este ainda poderá ser excluído. Todavia, esse cancelamento só é permitido se o Pedido em questão estiver com status Aberto <A> ou Liberado <L>.
Dica:
Além dos passos abaixo, que possibilitam Cancelar o pedido através menu do sistema, você também pode realizar esta ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pedido.
- Clique em Cancelar, no menu do Pedido de Venda.
No filtro Inicial escolha uma opção para selecionar os pedidos:
- Pedido por código:
- Clique em Avançar.
- Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
No Filtro de Pedido, inclua um ou mais pedidos de venda que deseja cancelar.
- Clique em Concluir.
- (Opcional) Informe o motivo do cancelamento do(s) pedido(s).
- Clique em Ok.
- Pedido por cliente:
- Clique em Avançar.
- Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
No Filtro de Cliente, inclua a (as) pessoa (as) que terá (ão) seu pedido cancelado.
No Filtro de Pedido, inclua um ou mais pedidos de venda da pessoa selecionada.
- Clique em Concluir.
- (Opcional) Informe o motivo do cancelamento do(s) pedido(s).
- Clique em Ok.
- Pedido por código:
Duplicar Pedido
Este recurso permite duplicar pedidos ou pré-pedidos a partir dos existentes.
Dica:
Além dos passos abaixo, que possibilitam a Duplicidade de pedidos através menu do sistema, é possível realizar esta ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pedido ou Pré-pedido.
- Clique em Duplicar, no menu do Pedido de Venda.
Informe os dados do pedido ou pré-pedido a ser duplicado, incluindo os campos:
Campo OPção Descrição Pedido/ pré-pedido a ser duplicado Período de emissão (filtro) Informe um período para localizar o pedido ou pré-pedido a ser duplicado.
Pedido/ pré-pedido Selecione o pedido ou pré-pedido a ser duplicado, de acordo com o período informado no filtro.
Informações para criação do pedido/ pré-pedido Empresa de venda (Opcional) Altere a empresa de venda do pedido a ser gerado na duplicação. Esta opção pode ser utilizada quando um pedido de venda é gerado com vários itens e agora é necessário realizar o mesmo lançamento para uma empresa de venda diferente.
Dica:
Esta opção será habilitada somente se o seu acesso estiver liberado no módulo Cadastro de Usuário em Perfil do Usuário/ Sistema: Pedido de venda/ Acessos:Pedido/ Duplicar pedido/ Permite alterar a empresa de venda.
Código do pedido Informe o número do pedido ao qual será realizada a duplicidade do Pedido de venda.
Este campo será habilitado quando a opção Sugerir o número do pedido estiver desmarcada no Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Pedido de venda / Geral de maneira que possibilite escolher o número do pedido de venda que será gerado. Caso a opção esteja marcada, este campo será desabilitado e o sistema irá sugerir a sequência de numeração normalmente.
Cancelar o pedido selecionado - Marcada: o sistema cria um novo pré-pedido e cancela o que foi duplicado.
- Desmarcada: o sistema mantém o pedido selecionado e cria um novo pré-pedido.
Utilizar a quantidade pedida do item - Marcada: caso o item do pedido selecionado tenha sido atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado com a quantidade total pedida do item.
- Desmarcada: caso o item do pedido selecionado tenha sido atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado somente com a quantidade que falta ser atendida.
Essa opção só fica habilitada se as opções Atendidos parcialmente e/ou Atendidos com corte estiverem marcadas no grupo Duplicar apenas os itens.
Duplicar apenas os itens
Neste campo, defina quais os status dos itens que devem ser duplicados, ou seja, somente os itens com status marcados abaixo serão inclusos no novo pedido gerado:
- Aguardando liberação: o pedido está aberto aguardando liberação.
- Liberados: pedido de venda liberado, pronto para ser faturado.
- Atendidos parcialmente: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante será entregue posteriormente.
- Atendidos com corte: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante não será mais entregue.
- Cancelados: pedido cancelado.
- Atendidos totalmente: pedido totalmente atendido. Foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega e todos os produtos foram entregues.
- Devolvidos totalmente: pedido devolvido.
- Devolvidos parcialmente: pedido parcialmente devolvido.
Clique em Duplicar.
As séries dos itens não serão duplicadas. Neste caso, é necessário editar o pedido duplicado e informar novas séries. Já o valor unitário dos itens é duplicado com o valor exatamente igual ao do item original.
Se o item for incluído com código de preço e este for o mesmo em seu cadastro, o seu valor unitário será ajustado com base na data atual. Caso contrário, o valor unitário será igual ao seu valor original. Esta configuração é localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Ferramentas / Opções / Pré-pedido/Pedido de venda/ Outros/ Atualizar o valor unitário de cada item, com base na data atual.