O pedido de venda permite registro e gerenciamento do que foi vendido e precisa ser faturado e entregue, indicando para qual cliente, quais as condições comerciais e financeiras negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em cada etapa do processo. Além de ser a principal ferramenta para gerenciar o que você precisa entregar para os clientes, esse aplicativo tem como objetivo transformar um pedido em nota e a baixa do estoque é realizada após a nota ser enviada e autorizada no módulo Faturamento.
De modo geral, o aplicativo Pedido de Venda do Alterdata Bimer está preparado para receber pedidos provenientes de outros módulos do sistema, além disso, também possibilita a realização da inclusão manual através da tela de Cadastro de pedidos.

Novo Pedido


Cadastre um pedido manualmente no módulo, caso não tenha sido gerado em consequência de uma venda no Bimer.

  1. Informe a Empresa de venda, no filtro principal do Pedido de Venda. 
  2. Clique em Novo.

  3. Cadastre o pedido, incluindo os campos: 

    O que define se um pedido gera Nota Fiscal ou Ordem de entrega é o tipo de documento informado na operação utilizada no pedido de venda. No entanto, as operações só aparecem no sistema caso o tipo de documento informado conste no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Operação / Nota Fiscal, em Tipos de documento para nota fiscal ou Ordem de Entrega / Tipos de documento para ordem de entrega.

    CampoDescrição
    Cliente

    A pessoa para a qual deve ser realizado o pedido de venda. Através dessa informação, o sistema verifica no cadastro se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando esses dados.

    Consulta autorização gerencialCaso trabalhe com autorização gerencial, após gravar um pedido com desconto acima do permitido para o seu usuário, aqui serão exibidos os Usuários habilitados para autorização.
    O pedido será faturado por terceiros

    A rotina de faturamento por terceiros é utilizada quando a empresa realiza o contato de venda com o cliente, porém, quando a venda é fechada, o fornecedor do produto vendido é quem emitirá a nota fiscal de venda, gerando, assim, um repasse da comissão para a empresa, visto que foi esta que manteve contato com o cliente para realizar a venda.

    Para ter acesso a essa rotina é necessário habilitar a opção no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Pedido de Venda / Geral / O pedido poderá ser faturado por terceiros.

    Operação da Nota Fiscal

    O tipo de operação fiscal que identificará o documento criado. Ao selecionar o cliente, caso não tenha uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utilizará a operação inserida no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Nota fiscal. No entanto, você pode alterar a operação manualmente neste campo.

    Caso a empresa de venda configurada no Configurador Bimer, em Geral/ Empresas/ Tela de cadastro de empresa/ aba Cadastro/ Complementar exerça atividade de pesquisa e desenvolvimento e seja informada uma operação configurada para nota fiscal de serviço, não será possível incluir em um único pedido de venda um item isento de ISS e outro que calcule ISS.

    Operação da ordem de EntregaAo selecionar o cliente, caso não tenha uma operação padrão informada no cadastro da pessoa, o sistema utilizará a operação inserida no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Ordem de entrega / Operação padrão para ordem de entrega. No entanto, você pode alterar a operação manualmente neste campo.
    Indicação de Presença

    Aqui você informa como foi feito o trâmite da negociação, indicando se essa operação foi realizada de forma presencial (ou presencial, porém fora do estabelecimento) ou não presencial (teleatendimento, internet ou outros).

    A indicação de presença Operação presencial, fora do estabelecimento poderá ser utilizada somente se o layout da empresa estiver configurado como '4.00' no Configurador Bimer, em Geral / Empresas.

    Unidade de negócio

    Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

    • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
    • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
    • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
      - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
      - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
    Exemplo:

    A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.


  4. Nas abas seguintes, ainda na tela de cadastramento do pedido, informe os dados:
     

    Nesta aba, são apresentadas duas funcionalidades que permitem incluir ou editar toda a informação do pedido, através das abas:

    • Itens: possibilita o cadastramento de itens no pedido. Para ter acesso a todas as funcionalidades desses campos, clique aqui.
    • Repasses do Item da Nota: este campo informa a(s) pessoa(s) que recebe a comissão devida da venda, sendo possível apenas visualizar as informações de repasse. Todavia, caso deseje alterar tais informações, acesse a aba Repasses.

    Aqui, você deve inserir os principais dados do pedido, tais como: data de entrega, data prevista de faturamento, setor de saída do produto, e etc. Além disso, inserir a informação do preço a ser utilizado na negociação (à vista, a prazo, preço de custo, e etc.) e o índice de reajuste através do Indexador (caso opte por trabalhar com atualizador da moeda ou índice). No momento da inclusão do produto, automaticamente é informada a configuração do setor (entrada ou saída), sendo possível também a sua alteração no próprio campo.

    Indexador é utilizado por empresas que trabalham com aquisições em outras moedas e estas precisam ser controladas e convertidas para o pagamento. O sistema Alterdata possibilita que o título seja cadastrado na moeda de origem e transformado em real no vencimento do título. Para que esta rotina funcione, é necessário que através do Configurador Bimer, em Geral / Outros cadastros / Indexadores, seja realizado o cadastramento diário do índice ou valor da moeda de origem. Além disso, junto ao indexador, o sistema disponibiliza o campo Data da cotação, que vai representar a data considerada no momento de aplicar o valor da cotação do indexador. Com isso, nas rotinas de liberação de pedidos e transformação de pedidos em notas fiscais ou ordens de entrega não é possível liberar/faturar um pedido de venda onde tenha informada uma data da cotação fora do mês de liberação (mês atual).

    Já o campo Nr. pedido do cliente apenas informe qual pedido de venda gerou o financeiro, em casos onde tenha sido gerada a partir de um pedido de venda.

    Aqui, são informados os endereços referentes ao pedido cadastrado. Para cada endereço inserido (destinatário, cobrança e entrega) o aplicativo possui o botão que possibilita consultar todas as informações cadastrais da pessoa. Nesta tela também é possível editar este endereço ou até mesmo a sua referência.

    Em respeito às normas da nota técnica da Nota Fiscal, o campo Endereço do destinatário permite a seleção de um endereço diferente do principal configurado no sistema. Todavia, não será possível localizar um endereço com a mesma Inscrição estadual do endereço definido como principal no cadastro da pessoa.


    (Opcional) Marque a opção Entrega da mercadoria no próprio estabelecimento caso o destinatário da nota fiscal seja de fora do estado, porém está retirando a mercadoria no estabelecimento da venda. Essa opção influencia na tributação do documento, deixando de ser interestadual para ser interna. Ao marcá-la, para efeito de cálculo de impostos, não será utilizada como 'destino' a UF do destinatário, mas sim a UF da empresa emissora da nota. Este é o maior impacto quando marcada a configuração, mas o sistema também atribui outras características à nota fiscal.
    Para que seja possível selecionar essa opção, é necessário que a operação informada esteja configurada para consumidor final e seja do tipo venda ou saída ou devolução de venda ou saída.

    Possibilita incluir até três alíquotas adicionais que implicarão no valor total do pedido. Para a inclusão, basta clicar no botão  para localizar um adicional previamente cadastrado no Configurador Bimer, em Faturamento / Adicionais.

    Nesta aba, você pode incluir dados como: código do pedido externo (também consultar a sua origem), o valor de frete, seguro, despesas, acréscimos, descontos e alíquotas.

    Ao conceder ou alterar um desconto, seja no pedido de venda ou diretamente nos itens do pedido, caso o usuário não possua acesso a essa funcionalidade no Cadastro de Usuários, é exigido um usuário de autorização para essa rotina. Com isso, é gravada na auditoria de sistemas um registro da alteração e do usuário que autorizou o desconto. Da mesma forma, com seu devido acesso, caso altere o código do pedido externo do pedido, este também será registrado em auditoria.

    Inclua ou edite o mapa de carregamento a ser utilizado para realização da entrega. O mapa vinculado nesta aba, tem como objetivo acompanhar o pedido por todo seu processo até a conclusão da entrega.

    Aqui, você administra a comissão devida da venda e também as alíquotas de repasse.

    CampoDescrição
    Definir Pessoas de repasse por pedido de vendaAo desmarcar esta opção, o vínculo da(s) pessoa(s) de repasse relacionada(s) a este pedido de venda será perdido, mas o vínculo de cada pessoa com cada item será mantido, podendo ser alterado na edição do item (Aba Itens / Itens do Pedido / Tela de cadastro ou edição do pedido / Aba Complementar / Repasses).
    Repasse principal

    Esta opção fica ativa quando não há nenhum repasse marcado como principal e quando o pedido não está em modo de visualização. Ao marcar esta opção, ela fica desabilitada para todos os repasses que não forem o principal. Ao selecionar o principal, ela ficará ativa novamente, permitindo ser desmarcada.

    Para trocar o representante principal, basta selecionar o repasse que está marcado como principal e desmarcá-lo. Nesse momento, o campo fica habilitado para os demais repasses da tela. Ao marcar a opção repasse principal e localizar uma pessoa, esta é vinculada automaticamente como repasse principal. 

    Nesta aba são cadastradas informações referentes ao frete, bem como o conhecimento do transporte utilizado para a entrega da mercadoria. Caso já tenha configurado a transportadora, bem como a transportadora de redespacho no Cadastro da Pessoa, ao informá-la como cliente do pedido, o sistema automaticamente traz tais informações no documento.

    Aqui, podem ser apresentadas até quatro mensagens informativas da nota configurada como padrão no Configurador Bimer / Geral / Outros cadastros / Mensagens ou, nos campos Pedido e/ou Nota fiscal, incluir "livremente" uma observação de maneira que as mensagens configuradas sejam apresentadas diretamente no DANFE, em Dados Adicionais / Informações complementares e/ou no espelho do pedido.

    Para incluir Informações adicionais de interesse do Fisco na emissão de notas, que levará para a tag <InfAdFisco> do xml e para o campo "Informações complementares" do DANFE, você pode utilizar uma mensagem de 3 formas:

    Essas informações serão preenchidas até 255 caracteres na tag <InfAdFisco> no arquivo XML da NF-e.

    • Resgatar a mensagem cadastrada na operação em Configurador Bimer em Estoque / Operação / Documento / Geral, no campo 'Mensagem ao Fisco';
    • Selecionar a mensagem cadastrada no Configurador Bimer em Geral / Outros cadastros / Mensagens.
    Digitar a mensagem manualmente no campo.

    Nesta aba, é necessário configurar o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.

    CampoDescrição
    Valor total

    Apresenta o valor total do pedido de venda, calculado da seguinte forma:

    Valor total do pedido + a tarifa de abertura de crédito (caso haja) - impostos (IRRF, INSS, PIS, COFINS e CSLL) = Valor Total da Nota Fiscal.

    O valor total do documento também respeita a opção Deduz desoneração de ICMS do valor total do documento, configurada na Operação localizado no Configurador Bimer, em Estoque/ Operação/ tela de operação/ aba Cálculos/ aba ICMS/ aba Geral. Assim, o sistema irá abater ou não a desoneração do total do pedido de acordo com a operação utilizada. 

    Vl. carta de crédito

    No Bimer, uma carta de crédito corresponde a um vale originado por uma devolução ou troca de produto onde o valor total ou parcial foi pago, criando um crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Sendo assim, este botão é habilitado somente em casos onde a pessoa informada possui carta de crédito para que seja selecionado e creditado ao valor do pedido.
    Entrada

    Neste campo você pode definir o percentual de entrada, caso o prazo de pagamento selecionado possua esta opção, ou informar diretamente o valor.

    Se a configuração Permitir aumentar o percentual ou o valor da entrada, mesmo que o usuário não possua acesso para adicionar/editar/remover parcelas estiver habilitada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Prazo, os campos de percentual e valor de Entrada ficam habilitados mesmo que o usuário não possua acesso para Adicionar/editar/remover as parcelas do pedido no Cadastro de Usuários, em Perfis do Usuário/ Sistemas: Pedido de venda/ Assinatura eletrônica, ou que o prazo esteja configurado para não permitir alterar as parcelas no Configurador Bimer, em Financeiro/ Prazo. Caso deseje manter o mesmo prazo ao alterar os campos de percentual e valor de Entrada, a configuração 'Manter o vínculo com o prazo, mesmo alterando os campos de percentual/valor das parcelas' deve estar marcada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Prazo /Geral. Do contrário, se a configuração estiver desabilitada, esses campos ficam habilitados somente se o usuário possuir acesso para Adicionar/editar/remover as parcelas do pedido.

    Parcelamento otimizado

    Através deste recurso é possível criar parcelas de forma rápida, utilizando as configurações do Configurador Bimer como parâmetro, sem a necessidade de possuir prazo de pagamento cadastrado. Caso o parcelamento informado possua encargo, o valor unitário do item é modificado, somando o valor de encargo encontrado.

    Este recurso é habilitado somente se for configurado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Prazo / Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens e Habilitar a opção para parcelamento otimizado.

    Ao marcar a opção Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens, os juros calculados pelo sistema vão alterar o valor unitário do item com base no percentual existente no cadastro para novo prazo. Ao retirar o código do prazo, o sistema deduz o valor dos juros lançado anteriormente pelo prazo.

    Ao selecionar Habilitar a opção para parcelamento otimizado, o sistema habilita, na tela de negociação, a funcionalidade de parcelamento otimizado. Através dessa configuração, é possível criar parcelas sem a necessidade de possuir prazo de pagamento cadastrado, basta informar o número de parcelas, a forma de pagamento e natureza de lançamento (quando necessário).

    ParcelasNeste campo, após cadastrar o prazo, o sistema calcula automaticamente esse período de acordo com as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a receber. Todavia, aqui também é possível editar esse prazo dando um clique com o mouse sobre a parcela inserida ou incluir manualmente um novo.

    As informações indicadas nesta aba serão utilizadas quando informado um dos seguintes tipos de indicação de presença:

    • 2=Operação não presencial, pela Internet;
    • 3=Operação não presencial, Teleatendimento;
    • 9=Operação não presencial, outros.
    CampoOpçãoDescrição
    Indicativo do intermediador (marketplace)

    0 = Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)

    Selecione esta opção quando a operação ocorrida no site/plataforma própria, as vendas não foram intermediadas (por marketplace), como venda em site próprio, teleatendimento.

    1= Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediadores/marketplace)

    Selecione esta opção, quando a operação considerar o intermediador (marketplace) os prestadores de serviços e de  negócios referentes às transações comerciais ou de prestação de serviços intermediadas, realizadas por pessoas  jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou pessoas físicas inscritas no Cadastro de Pessoa Física (CPF), ainda que não inscritas no cadastro de contribuintes do ICMS.

    Intermediador (marketplace)

    Selecione ou cadastre um novo usuário do vendedor no site do intermediador de serviços e de negócios, cadastrado préviamente no sistema Pessoa/ Terceiros. Ex.: agenciador, plataforma de delivery, marketplace e similar. Caso o intermediador seja diferente do intermediador da venda e quando o pagamento for em cartão, informe o Intermediador responsável pelo pagamento.


    Intermediador do pagamento diferente da venda

    Selecione o intermediador, caso este seja diferente do intermediador da venda e quando o pagamento for em cartão.

    Se torna obrigatório o preenchimento do Intermediador do pagamento quando o indicativo do intermediador for igual a "1 - Operação em site ou plataforma de terceiros" e quando a forma de pagamento for em cartão. Se o intermediador do pagamento for o mesmo da venda, não é necessário informá-lo no lançamento da nota, pois este será levado automaticamente para o xml no grupo <card> tag <CNPJ>.

    Este recurso permite incluir informações sobre o local de retirada da mercadoria nos aplicativos Pedido de venda e Faturamento e deve ser utilizada quando o endereço de retirada for diferente da empresa emitente. Todavia, não impacta no cálculo dos impostos e não altera o endereço do emitente.

    CampoDescrição
    Código de responsável pelo armazenamento (Expedidor)Informe uma pessoa neste campo com a categoria "Terceiros", com pelo menos os seguintes dados preenchidos no endereço selecionado no campo "Código do endereço de retirada": CNPJ ou CPF, logradouro, número do logradouro, nome do bairro, código do município, nome do município, código de IBGE do município e UF.
    Código de endereço de retirada

    Informe um endereço de retirada cujo UF do endereço informado seja igual a UF da empresa emitente.

    Só serão apresentados endereços marcados como "Entrega" em seu cadastro.

    Com os campos "Código do responsável pelo armazenamento(Expedidor)" e "Código do endereço de retirada" preenchidos: o grupo de informações referente à retirada será gerado no arquivo XML da NF-e e ficará visível no DANFE no campo "Informações do local de retirada".

    Sem os campos ‘Código do responsável pelo armazenamento(Expedidor)’ e "Código do endereço de retirada" preenchidos: o grupo de informações referente à retirada não será gerado no arquivo XML da NF-e e o campo "Informações do local de retirada" não ficará visível no DANFE.


  5. Clique em  Ok

    Caso tenha inserido um desconto acima do permitido para o seu usuário, seja sobre o item ou no total do pedido, e necessite de autorização gerencial para liberação do desconto concedido, clique aqui para acessar o manual da rotina de Autorização gerencial.

  6. Selecione a opção Pedido.

  7. (Opcional) Além das opções acima, ainda na tela de cadastro do pedido, o sistema também apresenta os seguintes recursos que podem ser utilizados sempre que desejar:

    CampoDescrição
    Centro de custoO conceito de Centros de Custos tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Pensando nisto, o aplicativo permite informar Centros de Custos pré-configurados no aplicativo Cobertura Contábil, em Cadastros e Configurações / Centro de Custo, sendo apenas necessário que a distribuição do valor pelos Centros de Custo totalize em 100%.

    EC

    Possibilita enviar o pedido realizado para o cliente em questão.

Localizar Pedido


  1. Informe a Empresa de venda, no filtro principal do Pedido de Venda.
  2. Clique em Localizar pedidos fora do filtro.
  3. Informe um trecho da sua busca.
  4. Selecione o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione o documento.
  7. Clique em Ok.

    Dica:

    Você também pode localizar os pedidos utilizando as opções do filtro do sistema. Além disso, no canto direito superior do resultado do filtro, é possível realizar uma busca direcionada, informando um trecho referente à descrição do pedido/pré-pedido, e selecionar um campo específico de busca.

Editar Pedido


A edição do pedido só pode ser realizada se ainda não tiver sido liberado para faturamento.


  1. Localize o Pedido no Pedido de Venda.
  2. Selecione-o.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere os campos necessários.
  5. Clique em Ok

    Dica:

    Realize a edição de um campo específico utilizando o recurso Edição rápida, localizado no menu principal do aplicativo. Ao selecionar o pedido ou pré-pedido e clicar neste recurso, você será direcionado para uma tela de alteração referente ao recurso escolhido. Dentre outras funcionalidades, aqui você pode realizar a substituição do lote ou série auxiliar ou, até mesmo, a inclusão de lote ou série em pedidos criados sem essa informação, como é o caso de pedidos provindos de contatos de venda (vendas follow up).
    (ideia) Para uma melhor análise, nesta tela, realize o agrupamento dos dados pelo título das colunas.

Excluir Pedido


Exclusão do Pedido refere-se à eliminação do cadastro do pedido no sistema. Para excluir um pedido ou pré-pedido de venda, existem algumas regras que devem ser respeitadas:

  • A exclusão do pedido só pode ser realizada se estiver com status Aberto <A>, Liberado <L> ou Cancelado <C>.
  • Não é permitido excluir um Pedido de Venda se estiver vinculado a um documento. Ex.: Nota Fiscal de Saída. Nesta situação, é necessário excluir primeiramente a NF que gerou o pedido.
  • Caso o Pedido de Venda seja oriundo da transformação de um Pré-Pedido, ao excluir o Pedido ambos serão excluídos.
  • Após a exclusão do Pedido de venda, esta ação não poderá ser desfeita e seu cadastro não mais será apresentado no sistema.


  1. Localize o Pedido no Pedido de Venda.
  2. Selecione o Pedido.
  3. Clique em Excluir.
  4. Confirme a exclusão.

Cancelar Pedido


Cancelamento do Pedido refere-se à anulação do pedido realizado, ou seja, será inutilizado, porém seu cadastro permanecerá no sistema com o status <C>, de Pedido cancelado, e este ainda poderá ser excluído. Todavia, esse cancelamento só é permitido se o Pedido em questão estiver com status Aberto <A> ou Liberado <L>. 

Dica:

Além dos passos abaixo, que possibilitam Cancelar o pedido através menu do sistema, você também pode realizar esta ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pedido.

  1. Clique em Cancelar, no menu do Pedido de Venda.
  2. No filtro Inicial escolha uma opção para selecionar os pedidos:

    • Pedido por código:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
      3. No Filtro de Pedido, inclua um ou mais pedidos de venda que deseja cancelar.

      4. Clique em Concluir.
      5. (Opcional) Informe o motivo do cancelamento do(s) pedido(s).
      6. Clique em Ok.

    • Pedido por cliente:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
      3. No Filtro de Cliente, inclua a (as) pessoa (as) que terá (ão) seu pedido cancelado.

      4. No Filtro de Pedido, inclua um ou mais pedidos de venda da pessoa selecionada. 

      5. Clique em Concluir.
      6. (Opcional) Informe o motivo do cancelamento do(s) pedido(s).
      7. Clique em Ok.

Duplicar Pedido


Este recurso permite duplicar pedidos ou pré-pedidos a partir dos existentes.

Dica:

Além dos passos abaixo, que possibilitam a Duplicidade de pedidos através menu do sistema, é possível realizar esta ação ao clicar com o botão direito do mouse diretamente no Pedido ou Pré-pedido.


  1. Clique em Duplicar, no menu do Pedido de Venda.
  2. Informe os dados do pedido ou pré-pedido a ser duplicado, incluindo os campos:

    CampoOPçãoDescrição
    Pedido/ pré-pedido a ser duplicado
    Período de emissão (filtro)

    Informe um período para localizar o pedido ou pré-pedido a ser duplicado.

    Pedido/ pré-pedido

    Selecione o pedido ou pré-pedido a ser duplicado, de acordo com o período informado no filtro.

    Informações para criação do pedido/ pré-pedido


    Empresa de venda

    (Opcional) Altere a empresa de venda do pedido a ser gerado na duplicação. Esta opção pode ser utilizada quando um pedido de venda é gerado com vários itens e agora é necessário realizar o mesmo lançamento para uma empresa de venda diferente.

    Dica:

    Esta opção será habilitada somente se o seu acesso estiver liberado no módulo Cadastro de Usuário em Perfil do Usuário/ Sistema: Pedido de venda/ Acessos:Pedido/ Duplicar pedido/ Permite alterar a empresa de venda.

    Código do pedido

    Informe o número do pedido ao qual será realizada a duplicidade do Pedido de venda.

    Este campo será habilitado quando a opção Sugerir o número do pedido estiver desmarcada no Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Pedido de venda / Geral de maneira que possibilite escolher o número do pedido de venda que será gerado. Caso a opção esteja marcada, este campo será desabilitado e o sistema irá sugerir a sequência de numeração normalmente.

    Cancelar o pedido selecionado
    • Marcada: o sistema cria um novo pré-pedido e cancela o que foi duplicado.
    • Desmarcada: o sistema mantém o pedido selecionado e cria um novo pré-pedido.
    Utilizar a quantidade pedida do item
    • Marcada: caso o item do pedido selecionado tenha sido atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado com a quantidade total pedida do item.
    • Desmarcada: caso o item do pedido selecionado tenha sido atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado somente com a quantidade que falta ser atendida.

    Essa opção só fica habilitada se as opções Atendidos parcialmente e/ou Atendidos com corte estiverem marcadas no grupo Duplicar apenas os itens.

    Duplicar apenas os itens

    Neste campo, defina quais os status dos itens que devem ser duplicados, ou seja, somente os itens com status marcados abaixo serão inclusos no novo pedido gerado:

    • Aguardando liberação: o pedido está aberto aguardando liberação.
    • Liberados: pedido de venda liberado, pronto para ser faturado.
    • Atendidos parcialmente: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante será entregue posteriormente.
    • Atendidos com corte: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante não será mais entregue.
    • Cancelados: pedido cancelado.
    • Atendidos totalmente: pedido totalmente atendido. Foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega e todos os produtos foram entregues.
    • Devolvidos totalmente: pedido devolvido.
    • Devolvidos parcialmente: pedido parcialmente devolvido.
  3. Clique em Duplicar.

    As séries dos itens não serão duplicadas. Neste caso, é necessário editar o pedido duplicado e informar novas séries. Já o valor unitário dos itens é duplicado com o valor exatamente igual ao do item original.

    Se o item for incluído com código de preço e este for o mesmo em seu cadastro, o seu valor unitário será ajustado com base na data atual. Caso contrário, o valor unitário será igual ao seu valor original. Esta configuração é localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Ferramentas / Opções / Pré-pedido/Pedido de venda/ Outros/ Atualizar o valor unitário de cada item, com base na data atual.