Através da tela Itens do Pedido é possível incluir produtos ao pedido de venda. 

Ao selecionar um produto, o sistema preencherá automaticamente alguns campos da tela Itens do Pedido (Cadastramento), nas abas Dados, Lote/SérieComplementar, já contendo as informações cadastrais do produto, apresentadas no aplicativo Cadastro de Produtos (EstProduto). Todavia, neste manual serão informados todos os campos dessa tela para esclarecer melhor as suas funcionalidades, independentemente da configuração do produto e acessos do usuário para alteração desses campos.


  1. Informe a Empresa de venda, no filtro principal do Pedido o de Venda. 
  2. Clique em Novo.

  3. Clique na aba Itens/ Itens do Pedido.

  4. Clique em Adicionar.

  5. Nas abas apresentadas, cadastre o item do pedido, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Código do produto

    Informe um produto ativo que deseja incluir no pedido.

    Dica:

    Você pode configurar para que o aplicativo apresente a localização junto aos produtos semelhantes ao de sua busca. Esta configuração é realizada no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Produtos/ Habilitar localização de produtos equivalentes.

    Preço

    Informe a tabela de preço do produto de maneira que o sistema utilize a informação contida no cadastro deste preço (Configurador Bimer, em Estoque / Preço), as permissões ou alterações que podem afetar o valor final do produto ou até mesmo sua forma de visualização e edição no aplicativo, tais como:

    • Uma formulação para cálculo do valor final do produto, incluindo ou deduzindo valores diretamente no preço final;
    • Permissão ou restrição da informação do valor do item para o usuário no momento da inclusão do produto na nota;
    • Permissão ou restrição da informação do valor do item ao consultar o estoque;
    • Permissão ou restrição da alteração do valor unitário sugerido na tabela de preço, impactando diretamente o campo Valor Unitário, onde o mesmo fica habilitado ou desabilitado conforme esta configuração.

    Caso a operação esteja configurada para trabalhar com valor automático no Configurador Bimer/ Estoque/ Operação/ aba Dados, este campo obedece a seguinte regra de validação:
    → Quando o valor automático é Preço:
    1° Se o produto tem a tabela de preço do valor automático da operação, o sistema recupera esse valor.
    2° Caso o produto não tenha a tabela de preço do valor automático da operação e tenha apenas uma tabela de preço, o sistema recupera o valor da única tabela.
    3° Caso o produto não tenha a tabela de preço do valor automático da operação e tenha mais de uma tabela de preço, o sistema deixa em branco o campo de Preço e zera o Valor Unitário.

    → Quando o valor automático é um Custo Médio, Custo de Reposição, Custo Médio Anterior, Último Custo Médio Válido:
    O sistema é influenciado pela configuração Recupera o valor automático da operação na inclusão do item, mesmo que o produto possua somente uma tabela de preço cadastrada, localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Dados Gerais / Parâmetros:
    Desmarcada: o sistema recupera a única tabela de preço cadastrada no produto.
    Marcada: o sistema recupera o valor automático que está configurado na operação.

    Complemento do Item(Opcional) Descreva uma observação importante do item inserido que deve ser levada para o pedido como uma informação complementar.
    Setor de Entrada / SaídaAltere, caso necessário, a informação do setor de entrada e saída. Ao informar o produto, este campo traz os dados cadastrais deste, informando o setor de entrada ou saída do produto com base no tipo de operação utilizada. Todavia, é possível também alterar esta informação no próprio campo.
    Embalagem

    Preencha os campos de acordo com a embalagem do produto.
    Neste campo são apresentadas algumas opções que serão habilitadas ou desabilitadas conforme a configuração realizada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral, como uma preferência cadastral dos itens (se é por Unidade ou Embalagem), bem como a informação dos campos Quantidade (de embalagens) e Quantidade na embalagem. As demais informações, tais como Unidade, Unidade da Movimentação, Preço (Valor unitário) e Peso são trazidas diretamente do Cadastro do produto (EstProduto).

    • Caso a opção Unidade esteja selecionada, o campo Quantidade ficará habilitado. Desta forma, o sistema utiliza a informação inserida neste campo para calcular o valor total da nota com a seguinte fórmula: Valor total = (Quantidade * Valor Unitário). 
    • Se a opção Embalagem estiver selecionada, o sistema permite trabalhar com a unidade de embalagem configurada no cadastro do produto e os campos Quantidade (de embalagens) e Quantidade na embalagem ficarão habilitados de acordo com a configuração disponível no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Geral/ Habilitar, no campo Quantidade quando a entrada de informações for por embalagem / Recalcular quantidade do item por embalagem ou Recalcular a quantidade de embalagens.
    • O cálculo da Quantidade do item será realizado de acordo com a configuração do produto no Cadastro de produtos (EstProduto), em cadastro ou edição do produto/ Opções/ Efetuar cálculo da quantidade de embalagens. 
    Unidade da movimentaçãoEste campo é apenas informativo e sempre será preenchido com a Unidade informada no cadastro do produto, na aba complementar.
    Qt. pedidaInforme a quantidade do produto vendida.

    Estoque distribuído

    Clique sobre esse botão para exibir a tela para edição do estoque distribuído onde serão apresentadas todas as empresas que possuírem vinculo com o produto e que tenham quantidade em estoque. Nesta tela, selecione a empresa que concederá o produto e dê um duplo clique sobre ela. Você deve apontar, no campo Qt. Pedida, a quantidade que esta empresa fornecerá.

    Essa opção é utilizada uma vez que o sistema esteja configurado para Trabalhar com estoque distribuído no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Movimento / Opções gerais

    Metragem/ VL. líquido/ Dobra

    Preencha esses campos que serão habilitados caso o sistema esteja configurado para Trabalhar com venda por tamanho no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Pedido de venda/ Complementar, ou caso a opção Venda por tamanho esteja marcada no Cadastro do Produto/ aba Opções.
    Este campo realiza o cálculo da seguinte forma:

    Metragem X Vl.líquido

    Os dados informados nos campos de metragem e dobra também compõem a descrição da mercadoria.

    Ex: Descrição do produto com metragem x 5,000 mt x c/ dobra de 0,300 cm ou descrição do produto com metragem x 5,000 mt.

    Vl. Unitário

    Informe o valor da unidade desse produto. Para exibir informações do valor unitário do produto, clique no botão ao lado .

    O sistema alterará este campo ou a tabela de preço caso encontre uma regra de comercialização dentro da vigência para o produto, cliente, família de produtos, tipo de comercialização e empresa, sempre dependendo das configurações de toda a rotina localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Regra de comercialização. Caso a regra de comercialização seja por tabela de preços, o sistema, além de alterar o campo de valor unitário, alterará também o código da tabela de preço do item ao aplicar a regra de comercialização.

    Data de entregaInforme a data de entrega do produto. Caso o sistema trabalhe com Cálculo da data de entrega (Configurador FatPDV( FatPdvCfg)/ Ferramentas / Opções / Pré-Pedido/Pedido de venda / Outros), o sistema define a data de entrega com base na configuração Verificar estoque por: (empresa ou setor padrão) localizado no Configurador FatPDV( FatPdvCfg), em Ferramentas / Opções / Pré-Pedido/Pedido de venda / Padrões.
    Tipo de entrega

    A escolha do tipo de entrega Imediata ou Futura permite atender, por exemplo, clientes que possuem em um único pedido produtos que serão entregues na hora e outros posteriormente.

    1. Marque a opção Trabalha utilizando entrega imediata/ entrega futura no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Venda/ Entrega imediata e futura.
      1. (Opcional) Crie uma característica do tipo Analítica no Configurador Bimer, em Estoque/ Produto/ Característica e informe a característica de entrega futura criada. 

      2. (Opcional) Marque a opção Gerar documento vinculado ao cupom fiscal e/ou nota fiscal para atualização de estoque quando a base estiver configurada para venda com entrega imediata e futura. Nesta mesma janela você encontra outras configurações e, por padrão, devem ser cadastradas as operações para a rotina de Entrega Imediata e Futura.
    2. (Opcional) No Cadastro de Produto, acesse a aba Complementar e vincule a característica criada nos produtos que vão ter a rotina de Entrega Imediata e Futura. A inclusão da característica no produto é opcional, pois o tipo de entrega pode ser selecionado no momento do lançamento do pedido. Logo, a característica é um facilitador para produtos que sempre serão entrega futura.

    3. No PDVAlteredataCfg, em Ferramentas/ Opções /Operações, configure as operações para a rotina de Entrega Imediata e Futura.

    Acréscimo / Desconto

    Inclua um desconto ou acréscimo diretamente sobre um item inserido na nota. Ao informar essa quantia, ela sairá impressa como uma mensagem no corpo da nota contendo o valor acrescido ou descontado.

    Ao conceder ou alterar um desconto, seja no pedido de venda ou diretamente nos itens do pedido, caso o usuário não possua acesso a essa funcionalidade no Cadastro de Usuários, será exigido um usuário de autorização para esta rotina. Com isso, será gravada na auditoria de sistemas um registro da alteração e do usuário que autorizou o desconto. O mesmo ocorrerá caso informe no item, uma alíquota ou valor de desconto que ultrapasse o percentual ou desconto permitido para o usuário logado.

    Estoque do Produto

    (Opcional) Realize a consulta do produto em questão e marque a opção Exibir quantidades com 12 casas decimais para consultar seus valores inteiros em estoque. A apresentação da quantidade no quadro estoque dos produtos não realiza arredondamentos, no intuito de não exibir uma quantidade inexistente.

    Os produtos que possuem sua unidade configurada como inteira, terão sua quantidade exibida com um número inteiro e os produtos que possuem unidade fracionada serão mostrado de acordo com a configuração de casas decimais. O sistema exibe as quantidades reais do estoque garantido assim fidelidade da informação.

    Será respeitada configuração de casas decimais informado no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Movimento / Opções adicionais / Número de casas decimais para a quantidade.

    Produto inteiro:
    Qt Estoque: 9
    Configuração de casa decimal: 4
    Qt que será exibida: 9

    Produto fracionado:
    Qt Estoque: 9,8573904
    Configuração de casa decimal: 4
    Qt que será exibida: 9,8573.

    A descrição desta aba, assim como sua opções de Lote ou Série, será apresentada de acordo com a configuração do produto informado.

    Inclua nesta aba a Série ou Lote do produto, de acordo com a configuração.

    Para que habilite este recurso, é necessário que a Empresa, o Setor e o Produto estejam configurados para controlar lote ou série. Para isso, acesse: 

    • Configurador Bimer, em Geral / Empresa: marque a opção Controla lote/série de produto;

    Configurador Bimer, em Geral / Setores: informe a empresa e marque a opção Este setor controla lote/série; 

    Cadastro de Produtos (EstProduto) / Lote/ Série: marque a opção Controla lote (para o produto que controle lote) ou Controla série (para o produto que controle série) e insira as informações de lote ou série;

    Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Pedido de Venda / Geral, é possível configurar o sistema para:
    Permitir a criação de lotes/séries na inclusão de pedidos;
    Não mostrar lotes/série com quantidade em estoque zerada ou negativa;
    Preencher automaticamente as informações do lote/série caso o produto informado controle lote/série;
    Não permitir que o usuário altere o lote/série caso o produto informado controle lote/série;
    Permitir a seleção de lotes vencidos na inclusão de produtos.

    Ao incluir ou editar um item do pedido de venda, assim como na aba Dados e a aba Lote/Série, a aba Complementar também traz algumas informações que são pré-configuradas no cadastro do produto. Todavia, em alguns campos dessa aba é possível informar e/ou alterar as informações.

    CampoDescrição
    PIS/COFINS

    No Cadastro do Produtos (EstProduto), em Impostos, são configuradas as alíquotas e códigos de situação tributária de PIS e COFINS responsáveis por enviar automaticamente para os documentos criados no Faturamento as alíquotas cadastradas. Todavia, você também pode alterar estas informações utilizando a caixa de seleção dos campos Situação tributária PIS e COFINS. Porém, nesse contexto, há uma hierarquia para se recuperar as informações de PIS e COFINS, sendo:

    1. Relacionamento Produto x Empresa;
    2. Produto;
    3. Operação.
      Caso a operação não esteja configurada para ter prioridade no Configurador Bimer, em Estoque/ Operação/ Edição da Operação / Cálculos / PIS/COFINS/CSLL / nas abas PIS e COFINS, nos campos Prioridade para localização das informações PIS por operação e Prioridade para localização das informações COFINS por operação, o sistema resgata os dados do cálculo específico por empresa do Cadastro de Produtos (EstProduto)/ aba Empresas/ Edição da empresa/ Aba Tributos/ Geral somente se as opções Tributação especifica PIS ou Tributação especifica COFINS estiverem marcadas. Caso contrário, recupera as informações do produto ou operação, de acordo com a hierarquia comentada acima.
    Repasses

    Este campo informa automaticamente a(s) pessoa(s) que recebe a comissão devida da venda que é pré-cadastrada no sistema Pessoa (Pessoa). Caso deseje alterar tais informações, acesse a aba Repasses ou clique sobre a pessoa e informe os valores a serem alterados nos campos Alíquota de comissão do faturamento e Alíquota de comissão da duplicata.

  6. Clique em Centro de custo e informe um centro de custo para o item fazendo com que a distribuição do valor pelos centros de custos totalize em 100% da quantia da cotação. 

    Centro de Custo tem por objetivo determinar todas as atividades de uma empresa. É como fragmentá-la em vários setores que podem gerar receitas e despesas de forma independente. Isso permite medir o desempenho de um Centro de Custo por si só e tomar decisões melhores quanto aos gastos, produtos e serviços oferecidos. Para isso, basta realizar a pré-configuração no aplicativo Cobertura Contábil, em Cadastros e Configurações / Centro de Custo.

  7. Clique em Consumo para definir um atendimento automático onde neste será informado a previsão de término de estoque do cliente. 

    Este recurso será habilitado se na configuração Gera atendimento de previsão de término de estoque do cliente estiver habilitado o Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Pedido de venda/ Consumo. Para esta rotina, conforme exemplo abaixo, é fundamental que a informação do consumo por unidade ou por embalagem seja inserida de acordo com a modalidade que está sendo informada o item no pedido.

    O cliente consume 30 unidades por mês. Cada embalagem tem 10 unidades, totalizando 3 embalagens.
    . Venda por unidade (30 unidades): informe no consumo 30 unidades e a periodicidade mensal.
    . Venda por embalagem (3 embalagens): informe no consumo 3 embalagens e a periodicidade mensal.

    Cálculos: 
    . Venda por unidade (30 unidades): 30 unidades vendidas / 30 unidades de consumo por mês = 1 mês de duração do estoque.
    . Venda por embalagem (3 embalagens): 3 embalagens vendidas / 3 embalagens de consumo por mês = 1 mês de duração do estoque


  8. Clique em Memória de cálculo para que exiba o cálculo do resgate do CST na emissão da nota fiscal de maneira que seja possível identificar quais opções influenciaram no resgate de tal código.
  9. Clique em Ok.
  10. (Opcional) Repita a rotina de cadastramento do item caso queira adicionar um novo produto ao pedido.
  11. Clique em Cancelar para sair da tela de cadastramento de itens.
  12. Clique nos recursos da aba Itens/ Itens do pedido, de acordo com a sua necessidade:

    CampoFuncionalidade
    AnálisePermite consultar uma análise de risco de lucratividade caso a empresa esteja configurada para trabalhar com este recurso no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Análise de risco de lucratividade.
    Desconto em lote

    A alíquota informada no desconto em lote é aplicada em todos os itens, exceto nos que possuem a característica informada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral / Característica de produto para bloquear o desconto em lote no item. Os itens adicionados no documento posteriormente só receberão desconto caso o desconto em lote seja aplicado novamente. No momento em ele é concedido, o sistema não aplica as verificações de descontos máximos e demais bloqueios definidos. Este recurso é habilitado se estiver configurado para Trabalhar com desconto em lote no item no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral.

    O botão Desconto em lote ficará visível para todos os usuários, porém somente aqueles com o acesso Desconto em lote no item habilitado no Cadastro de usuário poderão conceder o desconto.

    Alterar tipo de entrega

    1. Marque a opção Trabalha utilizando entrega imediata/ entrega futura no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Venda/ Entrega imediata e futura.
      1. (Opcional) Crie uma característica do tipo Analítica no Configurador Bimer, em Estoque/ Produto/ Característica e informe a característica de entrega futura criada. 

      2. (Opcional) Marque a opção Gerar documento vinculado ao cupom fiscal e/ou nota fiscal para atualização de estoque quando a base estiver configurada para venda com entrega imediata e futura. Nesta mesma janela você encontra outras configurações e, por padrão, devem ser cadastradas as operações para a rotina de Entrega Imediata e Futura.
    2. (Opcional) No Cadastro de Produto, acesse a aba Complementar e vincule a característica criada nos produtos que vão ter a rotina de Entrega Imediata e Futura. A inclusão da característica no produto é opcional, pois o tipo de entrega pode ser selecionado no momento do lançamento do pedido. Logo, a característica é um facilitador para produtos que sempre serão entrega futura.

    3. No PDVAlteredataCfg, em Ferramentas/ Opções /Operações, configure as operações para a rotina de Entrega Imediata e Futura.

    Seleção de camposPermite a personalização das colunas a serem exibidas no quadro Itens do pedido, tais como: Al IPI, Vl IPI, Al. ICMS, Vl. ICMS, CST, Vl. ICMS ST, CFOP e outros.
  13. Cadastre os demais campos do pedido de venda.