Após ter criado ou transformado o seu pré-pedido em um Pedido de venda, você agora deve liberá-lo para que posteriormente possa ser faturado.

A liberação deste pedido pode ser realizada de duas formas: por pedido ou selecionando múltiplos pedidos de um cliente específico. Além disso, o sistema dispõe de opções para cancelar essas ações.

Liberar Pedidos


Dica!

Além dos passos abaixo, que possibilitam Liberar o Pedido através menu do sistema, você também pode realizar essa ação clicando com o botão direito do mouse diretamente no Pedido que deseja liberar.

  1. Clique em Liberar, no menu do Pedido de Venda.
  2. Selecione a opção Liberar pedidos.
  3. No filtro Inicial escolha uma opção para liberação:

    • Liberar Pedido por código:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
      3. No Filtro de Pedido inclua um ou mais pedidos de venda que deseja liberar.

      4. Clique em Concluir.
      5. (Opcional) Informe o motivo da liberação do(s) pedido(s).
      6. Clique em Ok.

    • Liberar Pedido por cliente:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da criação dos pedidos.
      3. No Filtro de Cliente inclua uma ou mais pessoas que terão seus pedidos liberados.

      4. No Filtro de Pedido inclua um ou mais pedidos de venda da pessoa selecionada. 

      5. Clique em Concluir.
      6. (Opcional) Informe o motivo da liberação do(s) pedido(s).
      7. Clique em Ok

    Ao realizar a liberação de um pedido de venda, a seleção automática de lote ou série será realizada conforme a configuração Preencher automaticamente as informações do lote/série, na liberação do pedido de venda, localizado no Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Pedido de venda/ Geral.

    Caso o pedido contenha itens com falta de vínculo ou de dados no cálculo de ICMS, ele só poderá ser liberado se o acesso Liberar pedido de venda sem cálculo de ICMS vinculado aos itens estiver habilitado no acesso do usuário do sistema Pedido de Venda no Cadastro de Usuários.

Cancelar liberação individualmente


Dica!

Além dos passos abaixo, que possibilitam Cancelar liberação individualmente através do menu do sistema, você também pode realizar essa ação clicando com o botão direito do mouse diretamente no Pedido venda.

  1. Clique em Liberar, no menu do Pedido de Venda. 
  2. Selecione a opção Cancelar liberação individualmente.
  3. Informe o Código do pré-pedido ou do pedido.

  4. Clique em Ok.

Cancelar liberação em lote


  1. Clique em Liberar.
  2. Selecione a opção Cancelar liberação em lote.
  3. No filtro Inicial escolha uma opção para selecionar os pedidos:

    • Pré-pedido e/ou pedido por código:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e o final da liberação dos pedidos e/ou pré-pedidos.
      3. No Filtro de pré-pedido e/ou pedido inclua um ou mais pedidos e/ou pré-pedidos de venda. 

      4. Clique em Concluir.

    • Pré-pedido e/ou pedido por cliente:
      1. Clique em Avançar.
      2. Informe o período inicial e final da liberação dos pedidos e/ou pré-pedidos.
      3. No Filtro de Cliente inclua uma ou mais pessoas que tenham seus pedidos e/ou pré-pedidos de venda liberados. 

      4. No Filtro de Pré-pedido e/ou pedido inclua um ou mais pedidos e/ou pré-pedido de venda da pessoa selecionada. 

      5. Clique em Concluir.