Nesta área, você terá acesso às principais Configurações do Spice que influenciarão em diversos pontos do sistema. Ele trabalha com a emissão de  NFC-e , SAT ou MFE  para emissão de Cupom Fiscal (ECF).
Algumas configurações e cadastros obrigatórios deve ser realizados no Shop, que neste caso será sua retaguarda. Para mais detalhes consulte o tópico Configurar Retaguarda (Shop)

Informação: O Spice possui recurso para integração com catracas das empresas Tecnibra® e Solid Ticket Gate ®. Não é necessário efetuar nenhuma configuração no Spice, o AltShop_IntegracaoCatracasTecnibra.exe está disponível de forma plug and play. A configuração será feita apenas no software da Tecnibra® e modelo Solid Ticket Gate da  FactorySI - Soluções Integradas® , que deverão apontar para a base do Spice.

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique nas abas para configurar o sistema. 

    Geral 


    Aqui você define as opções que influenciarão na impressão da conta, encerramento do caixa, suas notas fiscais e na impressão do pedido.

    Configurações gerais    

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo... 

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    Informação: Clique em para habilitar o recurso de sua preferência!

    CampoDescrição
    Utilizar letra MAIÚSCULA (Caps Lock) em todos os campos de digitação

    Habilite e todos os campo de digitação serão em caixa alta.

    Utilizar Terminal somente para consulta e digitação de pedidos

    Habilite caso sua empresa necessite ter um terminal para digitação de pedidos sem a necessidade de  NFC-e  e  SAT .

    Observação: Assim não será possível usar o mesmo terminal para finalizar vendas, abrir caixa, abrir turno ou utilizar as funções fiscais.  Esta finalização só poderá ser feita no caixa, onde será obrigatório ter NFC-e ou SAT.

     

    Pizza: ao selecionar mais de 1 sabor, cobra o valor da mais cara

    Esta opção é válida apenas para produtos do tipo Pizza cadastrados na retaguarda.

    Nome da Máquina Integradora

    Caso precise alterar a máquina integradora, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Confirme a alteração.

    Alterar licença / Dados da empresa

    Para alterar a licença ou dados da empresa, siga os passos:

    1. Clique em Alterar licença / Dados da empresa.

      Informação: O sistema será reiniciado e neste caso o sistema, alterações realizadas nesta tela não serão gravadas. 

    2. Confirme essa alteração.

    3. Selecione a identificação da empresa e grave.

    Efetuar backup / Restauração

    Utilize esta opção para fazer cópias de segurança da sua base de dados ou restaurar cópias da sua base.

    Logomarca da empresa

    Para configurar a logo da sua empresa que será apresentada na tela principal do  Spice , siga os passos:

    1. Clique em Alterar logomarca da empresa.
    2. Clique em para localizar o arquivo da logomarca da sua empresa.

      Dica: O arquivo de imagem pode ser com as extensões JPG, PNG e BMP. Após selecionar a imagem e confirmar a alteração, o  Spice  será fechado e, na reabertura, a imagem escolhida será exibida.

    3. Clique em Abrir.

      Caso queira remover a logo, clique em .

    Clique nas abas para utilizar as opções adicionais da seção Geral das Configurações do Spice:

    Mesa / Comanda   

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Forma de trabalhar

    Marque se trabalhará como  Mesas ou Comanda / Cartão.

    Informe como devemos nos referir à sua forma de trabalho no Spice
    1. Informe a Descrição da mesa no singular.
    2. Informe a  Descrição da mesa no plural .

    3. Informe o Gênero.
    4. Informe o Limite de comandas abertas.
    Outras Configurações para mesa
    Bloquear a comanda automaticamente após a impressão da contaMarque e as mesas ou comandas serão bloqueadas após a impressão da conta.
    Abrir automaticamente a tela de pedido após a abertura da comandaMarque e ganhe agilidade com a abertura automática da tela de pedido assim que confirmar a abertura da mesa ou comanda.
    Somar o número de pessoas da comanda de origem na comanda de destino na transferência de comandasMarque e o número de pessoas na mesa / comanda de origem será somado na mesa / comanda de destino ao realizar a transferência de mesas ou comandas.
    Habilitar a observação do pedido nas vendas de balcão e mesa/comandaMarque e a janela de observação geral seja habilitada ao confirmar o pedido nos módulos de  Caixa ,  Pedidos  e  Digitação Otimizada .
    Exibir teclado numérico na abertura da comandaMarque e otimize o processo de abertura da mesa ou comanda com a utilização do teclado virtual numérico.  
    Abrir a tela de itens vendidos ao selecionar uma comanda para venda na tela de pedidosMarque 
    Não permitir letras na abertura de mesa/comanda/cartão Marque para padronizar a descrição das mesas, comandas ou cartões abertas como apenas caractere numérico.
    Validação de criação de Mesas / Comanda
    Como assim validação?

    E se ao digitar o número de uma comanda existente entre as mesas abertas, o sistema registrasse tudo que for inserido na comanda que já se encontra aberta! thinking face 

    Nesta campo você também pode definir isso!

    • Permitir inserir itens no cartão: Marque e otimize o lançamento de itens nas comandas que já estão abertas.

      Informação: Neste caso ao confirmar a dertura de uma comanda já existente entre as mesas abertas, os itens informados serão inseridos na comanda/cartão normalmente.
      No canto superior direito na tela de lançamento de intes serão informadas a data e hora de abertura e o cronometro indicando a quanto está aberto. 

       
    • Alertar quando já houver comanda como mesmo número: Marque e o sistema te ajuda a evitar duplicidade de comandas com a mesma numeração.

      Informação: Neste caso ao confirmar a abertura, será exibido o aviso:  Comanda aberta, pronta para lançar itens. No canto superior direito na tela de lançamento de intes serão informadas a data e hora de abertura e o cronometro indicando a quanto está aberta. 

    • Bloquear abertura de comanda como o mesmo número: Marque o sistema não permitira abertura de mesas como a mesma numeração.

      Informação: Neste caso ao confirmar a abertura, será exibido o aviso:  Atenção Comanda já está aberta.

       


    Venda / Caixa / Pedido   

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo... 

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    CampoDescrição
    Outras configurações para venda / caixa / pedido
    Ativar venda pendente

    Marque para habilitar recurso Venda Pendente  no módulo  Caixa .

    Informação: Este recurso permite que você suspenda uma venda e realize novas vendas, possibilitando dar andamento posteriormente na ficou pendente e finalizá-la.


    Ativar controle do status  do pedido (Itens Pendentes)

    Marque para habilitar a utilização do recurso  Itens Pendentes , responsável pelo gerenciamento dos status dos pedidos abertos e também do tempo decorrido de cada um.

    Observação: Caso não selecione a opção  Ativar controle de status do pedido (Itens Pendentes) , no sistema, o status dos produtos do pedido constarão como servidos automaticamente.

     

    Servir automaticamente os produtos na finalização da venda

    Marque para que os produtos da respectiva mesa sejam servidos automaticamente ao finalizar a venda.

    Observação: Esta opção será habilitada se a opção  Ativar controle de status do pedido (Itens Pendentes) também estiver marcada.

     

    Exigir o motivo do cancelamento Marque e será obrigatório informar o motivo sempre que o pedido ou um item do pedido for cancelado, independente das permissões do usuário. Assim você previne constantes cancelamentos na sua empresa sem qualquer justificativa.
    Exibir o valor dos produtos na tela principal de vendas

    Marque para que o valor  do item seja exibido abaixo de sua imagem, dentro de cada grupo na tela de venda do  Spice.

    Dica: Esta opção será muito útil  para uso no terminal de autoatendimento.

     

    Finalizar automaticamente a tela de "Fechamento" ao atingir o valor pago Marque e tenha agilidade no fechamento de vendas. Desta forma, ao atingir o valor pago, a tela  Fechamento  é fechada automaticamente.
    Sangrar apenas total em dinheiro nas vendas de balcão e mesa/comanda Marque para sangrar apenas total em dinheiro no encerramento de caixa. Assim, o comprovante de sangria, emitido apresentará apenas valores em dinheiro, desconsiderando as quantias recebidas através de outras formas de pagamento.
    Executar conferência cega no fechamento de caixa

    Marque e ao fechar o caixa o módulo de  Conferência Cega  será aberto para que se realize  conferência do fechamento do caixa informando os valores apurados pelo sistema.

    Atenção: Se tratando do Spice Light, tal conferência não será rtegistrada no Spice Light, ela apenas facilitará a conferência momentânea do caixa.

     

    Informar automaticamente as formas de pagamento na conferência cega

    Marque para que  ao  fechar o caixa  o sistema inclua no momento da conferência de caixa as formas de pagamento que de fato ele recebeu.

    Para seus estabelecimento esse comportamento não é interessante para situações atípicas?  

    Digamos que o cliente informe que pagará sua compra em dinheiro, o operador de caixa se adianta e finaliza a venda em dinheiro mesmo, só que no último minuto o cliente decide pagar em cartão débito. face with raised eyebrow  Neste cenário, o registro da venda no sistema fica em dinheiro, mas no caixa entra o comprovante do cartão de débito.

    Com esta opção e para situações atípicas como essa, o operador de caixa pode informar manualmente as formas de pagamento que de fato ele recebeu, se a opção Informar automaticamente as formas de pagamento na conferência cega estiver desmarcada. winking face 
    Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas

    Utilize esta opção para ter mais agilidade no lançamento das suas vendas no módulo   Caixa do Spice utilizando o banner dos itens mais vendidos.

    Para configurar o
    Banner de Itens mais vendidos , siga os passos:

    1. Clique em  Funções Administrativas.
    2. Clique em   Configurações.
    3. Clique na aba Geral.
    4. Marque a opção Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas.
    5. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

      Informação: Clique em OK e o sistema será reiniciado para que a configuração realizada tenha efeito. O mesmo ocorrerá caso deixe de utilizar o recurso por desmarcar a opção Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas

    Feito isso, o Banner de Itens mais vendidos será habilitado na tela vendas:

    Mas e quando produtos entre os Itens Mais Vendidos estiverem indisponíveis?     

    A tela de Itens Mais Vendidos exibe os seis itens mais vendidos armazenados na tabela produtosmaisvendidos*, porém se algum produto naquele dia que faça parte dos Itens Mais Vendidos estiver com indisponibilidade para venda, o sistema continua exibindo esse item na primeira abertura. A tabela só atualiza para retirar esse item indisponível e incluir outro após 2 horas da abertura do sistema.

    * Essa tabela interna do sistema, será alimentada com os 20 produtos mais vendidos e mostrará apenas 6. Na abertura do caixa, o sistema seleciona nessa tabela os seis mais vendidos que estejam disponíveis na data.


    Fecha a tela de "Ações Otimizadas" após o recebimento ou impressão da contaMarque e o módulo Ações Otimizadas será fechado automaticamente quando o recebimento ou impresssão da conta for feito.
    Trabalha com dois tipos de preços (preços 1 e 2)

    Para definir no momento da venda qual tabela de preços será utilizada, siga os passos:

    1. Selecione a opção Trabalha com dois tipos de preços (preços 1 e 2).
    2. Informe a descrição dos preço 1 e 2, por exemplo: Almoço até as 14h e Almoço após as 14h.

      Informação: O sistem utiliza os preços Praticado (Ctrl + 1) e Sugerido (Ctrl + 2) informado no cadastro de produtos.  


    Modo de finalização de vendaEscolha se na finalização será Gerado pedido, Enviar nota ou se você irá Escolher na hora.
    Selelcione o tipo de troco que será utlizadoEscolha se para troco será restituído a cliente o Troco, Gorjeta ou se você irá Escolher na hora conforme o desejo do cliente.
    Número auxiliar de pedido

    Observação: Para a utilização de pedido auxiliar em painéis eletrônicos, uma numeração está limitada em 3 dígitos (de 001 a 999).
    Sempre que o turno for reiniciado e o tipo de geração, valor inicial e final da numeração forem alterados, o contador retornará ao número inicial indicado.

    1. Marque a opção  Utilizar número de pedido auxiliar.

    2. Clique em Configurar Número Auxiliar.
    3. Informe o Tipo de geração do número auxiliar, que pode ser de forma Sequencial, Aleatória ou por Nome .

    4. Defina as opções do painel eletrônico e impressão.

      Informação: Você poderá    Habilitar  ou    Desabilitar  a:

      • Impressão do número auxiliar após cupom fiscal (NFC-e /SAT / MF-e);
      • Utilização do número auxiliar como principal do pedido;
        (Válido para comandas ou pedidos personalizados RTM).
      • Geração de nova senha do tipo sequencial ao inserir mais itens na mesa/comanda.

    5. Em Numeração para todos os pedidos, informe a descrição da senha de atendimento aos clientes e intevalo de numeração limitada em 3 dígitos (de 001 a 999).
    6. Em Numeração por tipo de pedido ,   Habilite o para incluir o prefixo para as vendas Caixa, Delivery, Pedidos ou Comanda.

      Informação: A medida que habilitar e definir a descrição da senha de atendimento e os prefixos, visualize como se dará a impressão no quadro ao lado.


    7. (Opcional) Clique em  Reiniciar Contador , que retornará ao número inicial sempre que:

      • Um turno for iniciado;
      • For alterado o tipo de geração;
      • Forem modificados os valores inicial e final.

    8. Clique em Salvar.


    Itens / Adicionais / Ingredientes   

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo... 

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    CampoDescrição
    Exibir adicionais na tela de localização de produtosMarque  e sempre que for inserir um item no pedido pela  Localização de Produtos , os itens adicionais também serão listados. Os adicionais também serão enviados para o App  Comanda Spice  e poderão ser vendidos individualmente.

    Exibir ingredientes na tela de localização de produtos

    Marque e poderá trabalha com  Ficha Técnica  de produtos . Assim os itens vinculados na ficha (os ingredientes), são exibidos no  Spice  como ingredientes a serem removidos na hora da venda, se necessário ou ingredientes a serem vendidos separadamente.
    Trabalhar com disponibilidade de produtos em dias e horários 

    Utilize este recurso e poderá  bloquear um determinado produto, por dias da semana, hora ou disponibilizá-lo em determinados períodos.

    1. Clique em Trabalhar com disponibilidade de produtos em dias e horários.
    2. Clique em  Configurar disponibilidade de produtos.
    3. Utilize as funcionalidades da tela  Disponibilidade de produtos .

      Incluir Disponibilidade  

      1. Informe o produto, digitando a descrição do item ou utilize a Localização de Produtos .
      2. Determine as configurações de disponibilidade do produto.

        1. Escolha o que você deseja fazer.

          Dica: Você pode: Indisponibilizar temporariamente*, Disponibilizar temporariamente ou Desabilitar produto sem período determinado. (* O produto estará indisponível para venda no Spice apenas nos dias e intervalos de horários selecionados)
          Basta clicar na opção correspondente para:   Habilitar  ou Desabilitar .

        2. Habilite os dias que o produto estará disponível.
        3. Informe o intervalo de horário de disponibilidade.

      3. Pressione F9 ou clique em Salvar.
      Duplicar Disponibilidade  

      Para duplicar a disponibilidade do produto, siga os passos:

      Dica: Esta função será muito útil caso precise determinar opções distintas de disponibilidade para um mesmo produto.

      1. Clique em .
      2. Altere as informações necessárias.
      3. Pressione F9 ou clique Salvar .
      Alterar Disponibilidade  

      Para alterar a disponibilidade do produto, siga os passos:

      1. Clique em .
      2. Altere as informações necessárias.
      3. Pressione F9 ou clique Salvar .
      Excluir Disponibilidade  

      Para excluir a disponibilidade do produto, siga os passos:

      1. Clique em .
      2. Confirme a exclusão.



    4. Pressione F9  ou clique em  Confirmar.
    Utilizar a exibição de agrupamentos de grupo no Spice

    Para a utilização desta opção no Spice Full é necessário cadastrar previamente os agrupamentos na retaguarda ( Shop ou Bimer). No Shop, faça o cadastro em Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos / Cadastro de Agrupamentos e execute a integração, se tratando da integração Shop x Spice.

    Exemplo

    Esta opção possibilita que você tenha agrupamentos dentro de agrupamento. Ou seja, no agrupamento Bebidas ter os agrupamentos: clinking beer mugs  Cervejas e wine glass  Vinhos e dentro de Cervejas ter os grupos Artesanal e Industrial.


    Para utilizar esse recurso, siga os passos:
    1. Acesse Funções Administrativas / Configurações / Forma de Trabalho.
    2. Marque a opção Utilizar a exibição de agrupamentos de grupo no Spice.


    Dica: Assim, na tela de lançamento de itens do Spice, o ícone,  te sinaliza que você está trabalhando com visualização por grupos.


    Manter seleção de produtos aberta após selecionar um produto na tela de movimento

    Marque para para ter mais agilidade no lançamento no lançamento dos itens.



    Rodízio japonês

    Para utilizar esse recurso no Spice Full, algumas configurações devem ser realizadas previamente na retaguarda.

    • Cadastre um produto na retaguarda referente ao Rodízio.
      Exemplos: Rodízio Japonês Final de Semana, valor R$ 89,90.

    • Cadastre uma característica nesse produto.
      Exemplos: Rodízio Japonês .

    • Na retaguarda cadastre os itens que irão compor o rodízio.
      Exemplos: Sushi, Temaki, Hoto Roll, Sachimi.

    • Cadastre uma característica para esses itens do rodízio.
      Exemplos: Itens do Rodízio Japonês .




    • Marque a opção Trabalha com rodízio tipo japonês.
    • Informe a característica do referente ao Rodízio, conforme nosso exemplo a: Rodízio Japonês.
    • Informe a característica do referente aos itens do rodízio, conforme nosso exemplo a: Itens do Rodízio Japonês .


    Garçom   

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Garçom padrãoO garçom informado será preferencialmente na abertura da mesa, no entanto, você pode ser alterado, se desejar. 
    Descrição garçonsA descrição informada aqui para os garçons ou funcionários do seu estabelecimento será impressa nos pedidos e comandas.
    Considerar no Relatório de Garçons apenas as vendas com taxa

    Marque e apenas as vendas com taxa de serviço informada serão consideradas.

    Atenção: Com essa opção marcada, as vendas sem taxa de serviço não serão consideradas no Relatório de Garçons.  


    Informar garçom nas vendas do caixa

    Marque para consideração de comissão, assim nas vendas realizadas no Caixa também será solicitado o garçon.

    Trabalha como controle de garçons por item
    1. Marque a opção Trabalha como controle de garçons por item para escolher:

      • Solicitar a senha do garçon no controle de mesa/comanda
        A senha é solicitada na tela mesas/comandas, exibindo apenas as mesas abertas por esse garçom.

        Dica: Caso queira que ele visualize todas as mesas, a opção Gerente deve estar marcada para esse garçom.

      • Solicitar a senha do garçon sem informar a senha
        No lançamento de pedidos a senhas não é solicitada, mas todas as mesas abertas são exibidas, sem filtro.

      • Solicitar a senha do garçon sem controle de mesa/comanda
        A senha é solicitada no lançamento de pedidos e mostra todas as mesas abertas, sem filtro

    Esse Terminal é um Caixa

    Marque e apenas esse terminal não solicitará a senha do garçom ao acessar a tela de mesa. Ao abrir o módulo de  Pedidos no terminal de caixa, não será necessário informar o garçom, agilizando o processo de recebimento da conta.

    Manutenção de senha dos garçons 

    Para a manutenção das senhas dos garçons, utilize as funcionalidades:

    Atribuir senha do garçom  

    1. Selecione o garçom.

      Informação

      O garçom selecionado é registrado no Cadastro de Funcionários do Shop e precisa ter nome curto (usuário) vinculado a ele.
      Para cadastrar novos garçons é necessário acessar o cadastro do funcionário, cadastrá-lo e fazer uma integração via Integrador Spice para que o garçom seja configurado nesta tela.

    2. Clique em .

    3. Informe a senha de 4 (quatro) dígitos.
    4. Pressione Enter.

      Informação

      A senha do garçom será aplicada tanto ao Alterdata Spice (Desktop) quanto ao Comanda Spice ou Spice Menu. (Apps).

    Imprimir etiqueta de identificação  

    Para fazer a impressão da etiqueta de identificação (Crachá) do garçom, siga os passos:

    • Imprimir etiqueta de identificação

      1. Clique em .

      2. Clique em  para criar um layout pelo Report Builder ou importar um arquivo de layout já existente.

      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      4. Clique na opção Imprimir localizada no canto superior esquerdo da tela de visualização de impressão.

        Com a opção S olicitar a senha garçom no controle de mesa / comanda, localizada na aba Forma de Trabalho marcada, basta bipar o código de barras do crachá através do leitor na abertura da tela de Pedidos

    • Alterar modelo de etiqueta

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em para alterá-lo pelo Report Builder.

    • Excluir modelo

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em para excluir da tela de Impressão de Identificação do Garçom o layout selecionado.

    • Duplicar modelo

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em .

      3. Informe o nome do layout.
      4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Remover senha do garçom  

    1. Selecione o garçom.
    2. Clique em .

    Determinar acessos do garçom  

    Utilize este recurso para determinar os acessos dos garçons no Comanda Spice ou Spice Menu.

    1. Selecione a opção Gerente.

      Informação

      Para que todas as comandas sejam exibidas, a opção Gerente dever ser selecionada. Caso contrário, apenas as mesas abertas por este Garçom lhes serão exibidas.
      O Gerente terá acesso a cancelamentos e transferências.

    2. Selecione a opção Cancelamento para que o garçom possa fazer cancelamentos.

    3. Selecione a opção Transferência para que o garçom possa fazer transferências.


    Cliente   

    1. Informe o cliente padrão para o Spice que será vinculado as vendas quando não for informado um cliente específico..

    2. Marque a opção Exibir somente o código e o nome do cliente na localização.
    3. Marque a opção Solicitar o CPF/CNPJ no fechamento da venda quando o valor exceder o limite estipulado para as vendas sem cliente.

      Assim ao finalizar uma venda que ultrapasse o limite para vendas sem cliente informado no  Shop , no  Configurador do Spice , seja exibida automaticamente a tela para informar o  CPF/CNPJ  do cliente.

    Clique nas abas adicionais para definir os Campos obrigatórios para cadastramaneto de cliente

    Balcão  

    Clique em   para habilitar a obrigatoriedade do preenchimento do campo de sua escolha, quando o cadastro do cliente for feito pelo módulo Caixa .

    Informação: Se preferir, você pode definir todos como obrigatório, basta marcar a opção correspondente.

    Delivery  

    Clique em   para habilitar a obrigatoriedade do preenchimento do campo de sua escolha, quando o cadastro do cliente for feito pelo módulo Delivery .

    Informação: Se preferir, você pode definir todos como obrigatório, basta marcar a opção correspondente.

    Mesa / Comanda  

    Clique em   para habilitar a obrigatoriedade do preenchimento do campo de sua escolha, quando o cadastro do cliente for feito pelo módulo Pedidos .

    Informação: Se preferir, você pode definir todos como obrigatório, basta marcar a opção correspondente.

    Impressão 


    Observação: Nas impressões do pedido na copa, cozinha e conferência de pedido  o Spice aglutinará os itens repetidos, caso sejam unitários e se tenham descrições complementares idênticas.  Essa  aglutinação não ocorrerá nas impressões de NFC-e e SAT O mesmo não acontece com um produto " pesado/por kilo ". A aglutinação ocorre somente nas impressões, portanto, nas telas de lançamentos continuarão aparecendo sem aglutinar.

    Adicionar Setor de Impressão  

    Para a Adicionar setor de impressão:

    1. Clique em .
    2. Digite a Descrição do setor de impressão.

    3. Escolha o local de impressão ou produção do produto.

      Dica: Após informar no cadastro do produto a característica que o identifica (se é produzido separadamente na Copa ou Cozinha), essas mesmas características devem ser indicadas nesta configuração. Assim, ao incluir um item no pedido, a impressão nos ambientes correspondentes ocorrem de forma independente.

    4. No quadro a direita, informe a impressora utilizadas nos locais.

      Informação: Caso não queira imprimir as comandas de local de impressão, basta não informar a impressora. Os pedidos serão exibidos na apenas em Itens Pendentes

    Remover Setor de Impressão  

    Para a Remover setor de impressão:

    1. Selecione o setor de impressão que deseja remover.
    2. Clique em .
    3. Confirme a exclusão do setor.

    Clique nas abas para definir as configurações adicionais de impressão: 

    Setores de Impressão  

    1. Clique em   para habilitar a impressão das seguintes informações.
       
      • cancelamento de comanda;
      • cancelamento de produtos nos setores de impressão;
      • valor na comanda de copa;
      • valor na comanda de cozinha;
      • valor do produto na comanda de setores adicionais;
      • número do pedido do pedido nas comandas da copa/cozinha após envio da nota.

    2. Marque a opção Confirmar o setor de impressão ao lançar o produto se você possui mais de um local de impressão para o mesmo produto.
      Exemplo:

      Digamos que em um mesmo estabelecimento, exista um  bar   clinking beer mugs   no andar inferior e outro  bar   tropical drink   no andar superior. Ao fazer o lançamento precisará escolher qual dos 2 bares servirá a bebida, e dependendo da mesa que fez pedido um bar específico do estabelecimento atenderá esses clientes.
      Ou seja, para você que utiliza o Spice (Full), é a impressão de forma personalizada conforme o seu estabelecimento presente no sistema para otimizar suas rotinas.

    3. Em Tipo de ordenação para exibição dos itens na comanda, defina o que será impresso onde.

      Informação: Para os Locais de criação do pedido (Caixa, Pedidos ou Delivery) você pode habilitar ou desabilitar: Imprimir na copa , Imprimir na cozinha , Imprimir em outros locais.

    Layout da comanda  

    Selecione o Tipo de layout para definir como a impressão do cupom sairá.

    • Comanda Padrão

      1. Marque a opção Comanda Padrão
      2.   Habilite  ou Desabilite que não deseja.
      3. Informe Quantidade de vias que deseja imprimir.
      4. (Opcional) Clique em Restaurar padrão para abortar a edição, restaurando o layout padrão.

    • Personalizada

      1. Marque a opção Personalizada.
      2. Clique em para acessar a Seleção de Layout.
      3. Selecione o layout desejado e clique em para duplicá-lo, caso se trate de um layout padrão [ALTERDATA].
      4. Escolha o nome o layout e pressione F9 ou clique em Confirmar.
      5. Na Seleção de Layout, clique em  para realizar as edições do layout duplicado via ReportBuilder (Ferramenta de criação de relatórios paginados personalizados).

        Dica: Caso prefira criar um layout do zero, na Seleção de Layout , clique em . Se precisar excluir um layout, desde que não seja um padrão [ALTERDATA], clique em .

         
    Conta e pedido  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Impressão conta / Encerramento de caixa / Nota Fical
    Imprimir texto (Opcional) na taxa de serviço

    Marque e será impressa na conferência de conta e no pedido a palavra " Opcional " junto da palavra " Serviço ".

    Assim, será mais nítido para o cliente que a taxa de serviço não é obrigatória.

     

    Imprimir conferência de mesa/comanda automaticamente sem exibição em telaMarque e a impressão da conferência de mesa ocorrerá automaticamente sem que ela seja exibida.
    Permitir a reimpressão da venda na tela de "Impressão de Venda / Nota"Marque para poder reimprimir o pedido na tela  Impressão da Venda / Nota .
    Imprimir descrição da mesa na impressão da conta

    Marque para que a descrição da mesa informada na aba  Forma de trabalho  das  Configurações  do  Spice  também seja impressa ao realizar a impressão da conta do cliente.

    InformaçãoEsta opção será útil caso utilize uma descrição específica para mesa e queira que saia na conferência do pedido.

    Imprimir automaticamente o relatório de encerramento de caixa

    Habilite somente se o funcionário que realiza o fechamento de caixa em seu estabelecimento puder ter acesso ao relatório de Encerramento do Caixa assim que o caixa for fechado.

    AvisoPara preservar a visualização/impressão dos valores do caixa encerrado, principalmente se você não deseja que o funcionário que fechou o caixa tenha ciência desses valores, mantenha esta opção desabilitada.

    Confirmar o número de pessoas antes da impressão da conta

    Marque caso necessite da confirmação do número de pessoas da respectiva mesa antes de imprimir a conta.

    Observação: Esta opção funciona apenas com a forma de trabalho Mesa.


    Aplicar desconto / acréscimo antes da impressão da contaMarque para aplicar a concessão de desconto ou inclusão de acréscimo antes da impressão da conta. 
    Ordenação dos itens no pedido e na conta Defina se os itens serão ordenados tanto no pedido quanto na conta por Ordem de digitação ou por Ordem alfabética do nome do produto.
    Impressão pedido
    Imprimir duas vias do comprovante da nota do pedido nas vendas balcãoMarque e serão impressas duas vias do comprovante das notas do pedido nas vendas balcão.
    Imprimir automaticamente o comprovante do pedido na finalização das vendasMarque e a cada finalização das vendas será o comprovante do pedido será impresso automaticamente. 
    Imprimir a descrição complementar e observações dos produtos no pedidoMarque e as descrições que complementam as informações, bem como as observações dos itens do pedido serão impressas. 
    Quantidade de vias pedido DeliveryInforme a quantidade de vias que serão impressão dos pedidos Delivery.
    Configurar Impressão Conta
    Configurar Impressão Conta  

    O layout da conferência da conta, é impresso nos módulos:  Pedido , Ação otimizada (individual), Digitação Otimizada e na Venda Pendente.

    1. Clique em Configurar Impressão Conta.
    2. Clique em Acesse a Seleção de Layout para  acessar a  Seleção de Layout.

      Observação: Clique em para duplicá-lo, caso se trate de um layout padrão [ALTERDATA]. Assim, você poderá alterar o layout originado da duplicação, via ReportBuilder (Ferramenta de criação de relatórios paginados personalizados).

    3. Utilize a funcionalidade que precisa:

      • Inclui layout por criar um ou importar layouts existentes.
      • Edita o layout selecionado na Seleção de Layout .

        Dica: Com essa funcionalidade você pode, por exemplo, informar o código de coleta na impressão dos pedidos feitos no Zé delivery. Basta editar o layout colocar o código de Coleta e/ou QR-Code.

      • Exclui o layout selecionado na Seleção de Layout , desde que não se trate de layout padrão.
      • Duplica o cenário selecionado na Seleção de Layout .

        Dica: O sistema disponibiliza um layout padrão que não pode ser editado. Mas você pode duplicar este layout e editar a impressão da sua Conferência de Conta para retirar ou incluir informações.

    4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Configurar Impressão da Conferência do Pedido
    Configurar Impressão da Conferência do Pedido  

    Informação: Por padrão, o layout de pedido padrão será o utilizado.

    Para utilizar o layout de pedido personalizável, siga os passos:

    1. Clique em  Configurar Impressão da Conferência do Pedido.
    2. Marque a opção Usar perdido personalizável.
    3. (Opcional) Marque a opção Utilizar a impressora configurada no RTM na impressão do pedido.
    4. Clique em Acesse a Seleção de Layout para  acessar a  Seleção de Layout .

      Observação: Clique em para duplicá-lo, caso se trate de um layout padrão [ALTERDATA]. Assim, você poderá alterar o layout originado da duplicação, via ReportBuilder (Ferramenta de criação de relatórios paginados personalizados).

    5. Utilize a funcionalidade que precisa:

      • Inclui layout por criar um ou importar layouts existentes.
      • Edita o layout selecionado na  Seleção de Layout .
      • Exclui o layout selecionado na  Seleção de Layout , desde que não se trate de layout padrão.
      • Duplica o cenário selecionado na  Seleção de Layout .

        Dica: O sistema disponibiliza um layout padrão que não pode ser editado. Mas você pode duplicar este layout e editar a impressão da sua Conferência de Pedido para retirar ou incluir informações.

    6. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Ticket unitário  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Imprimir tickets de itens unitários individualmente

    Marque e as impressões de copa e cozinha serão desabilitadas para os produtos de quantidade unitário.

    Entenda o recurso na prática...

    Digamos que o cliente comprou 3 bebidas beer mug beer mug beer mug , mas que consumir aos poucos. Com esta opçõe habilitada, o sistema imprimir tickets individuais para cadas item do pedido que for unitário. Para cada uma das 3 bebidas será impresso 1 ticket ticket  para no balcão o cliente entregrar a quantidade de ticktes que deseja consumir naquele momento.  

    Atenção: Para esse recurso funcionar, o cadastro do produto na retaguarda precisa estar vinculado a uma unidadede venda que esteja com a opção Quantidade unitário habilitada.

    Selecione os módulos que deverão imprimir os tickts unitários

    Marque os módulo dos sistema onde a impressão dos tickets unitários ocorrerá:

    • Caixa;
    • Pedidos;
    • Comanda Mobile;
    • Comanda POS;
    • Auto Atendimento.

    Periféricos 


    Configure os dados nas abas:

    NFC-e / SAT / MF-e   

    Clique em para habilitar a seleção do tipo de documento fiscal eletrônico:

    NFC-e  

    O layout NFC-e possui função para trabalhar com desoneração de ICMS em todos os estados da federação, de modo a atender aos procedimentos aplicáveis a esta desoneração .

    Sem problemas, você vai emitir seus cupons fiscais eletrônicos!
    Para habilitar a NFC-e de Santa Catarina no Spice:

    • Sua empresa precisa estar autorizada pela SEFAZ do estado para emissão do cupom eletrônico.
    • Um código CSC será disponibilizado e sua empresa precisa ter Certificado Digital e impressora de Cupom Fiscal.
    • Basta efetuar as configurações de NFC-e na retaguarda e as configurações de NFC-e no Spice descritas neste tópico e pronto!

    Uma particularidade para a NFC-e, é o Menu Fical, por meio dela você pode gerar relatórios para o Fisco periodicamente para atender exigências feitas pela SEFAZ de Santa Catarina, que incluem:
    Informações sobre o estoque da empresa, movimentações, pedidos realizados por aplicativos externos (iFoodSpice On), entre outras informações.
    Se a sua empresa é do estado de Santa Catarina, ao habilitar o sistema para trabalhar como NFC-e, no rodapé das telas Configurações e Funções Administrativas haverá opção  F12 - Menu Fiscal  e os relatórios da sua empresa serão extraídos nesta área.

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    OpçãoDescrição
    Certificado Digital

    Neste campo serão informados o número serial e a descrição do certificado digital.

    Se desejar, você pode Testar comunicação com o certificado digital ou Alterar certificado digital.

    É possível alterar o certificado, conforme necessário.

    1. Clique no botão Alterar certificado digital.

    2. Selecione o certificado digital desejado.
    3. Clique em OK.

    Informações da empresa

    Nesta área, visualize os seguintes dados:

    • CSC
      O Código de Segurança do Contribuinte (CSC) é utilizado para gerar o QR Code da NFC-e e garantir a autenticidade do Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (DANFE). Este deve ser adquirido junto à Secretaria da Fazenda do Estado do contribuinte.

    • CNAE
      Neste campo será informado o código de Classificação Nacional de Atividade Econômica da empresa (CNAE).

    Dados para geração e envio dos XML de NFC-e

    Ambiente Normal

    Informe a Série e Sequencial para a geração do XML de NFC-e em Ambiente normal.

    Em contingência

    Informe a Série e Sequencial para a geração do XML de NFC-e em ambiente Em contingência.

    Dica: O valor limite da série de contingência que pode ser configurado é de até 989.

    Ambiente de emissão

    Aqui será informado o ambiente de emissão dos cumentos: Homologação ou Produção.

    Contingência automática em caso de falha de comunicação com a Sefaz

    Marque essa opção e a NFC-e será enviada automaticamente, caso esteja sem conexão com a SEFAZ (em contingência offline) sem a necessidade de confirmação manual.

    Não incluir na NFC-e adicionais com valor R$ 0,00

    Marque essa opção e aqueles produtos adicionais com valor zerado, os quais são brindes, bonificações que agregam valor aos produtos e dão um plus nas suas vendas, não sejam incluídos na NFC-e.

    Aglutinar Item na DANFE

    Marque essa opção e todos os produtos iguais lançados na venda serão aglutinados no cupom fiscal.

    Dica: A longo prazo, esta opção ajudará a economizar com impressões. 


    Enviar automaticamente e-mail após emissão da NFC-e

    Marque essa opção e automaticamente será enviado e-mail ao cliente a cada NFC-e emitida.

    Tipo de impressora NFC-e

    Escolha o tipo de impressora.

    Efetuar Inutilização de faixa 

    Para efetuar inutilizações de faixa, siga os passos:

    1. Clique no botão Efetuar inutilização de faixa.
    2. Preencha os dados para a inutilização.

      • Data: Por padrão, este campo será preenchido com a data atual da inutilização a ser realizada.
      • Número Inicial: Digite aqui o número inicial da série a ser inutilizada.
      • Número Final: Digite aqui o número final da série a ser inutilizada.
      • Série: Digite aqui a série da faixa que será inutilizada.

      • Justificativa: Insira neste campo a justificativa para a inutilização.

        Informação: É obrigatório informar a justificativa desta inutilização contendo, no mínimo, 15 caracteres e, no máximo, 255.

    3. Clique em Inutilizar faixa ou pressione F9.

    Informação: Como rotina, na retaguarda Spice, as requisições de emissão de NFC-e pelo Comanda Spice (Pekus) serão processadas sequencialmente e de forma silenciosa, armazenando o XML e DANFEs na base de dados (rotina já existe para as vendas balcão ). Para isso, o Emissor Fiscal de NFCe (Altshop_EnvioCupomFiscal.exe ) integrado as máquinas de cartão POS (Point of Sale ou ponto de venda) atuará de forma automática. Assim, uma vez que envio do documento for feito através da maquininha (exemplo: CIELO LIO), as NFC-es serão processadas por este módulo que ficará em execução em segundo plano.


    SAT  

    O código de vinculação para ativação do equipamento SAT, composto pela combinação do CNPJ do desenvolvedor e o CNPJ do estabelecimento comercial, deve ser informado para a associação da assinatura digital conjunta.

    1. Informe C ódigo de ativação definido no software do fabricante do SAT.
    2. O CNPJ emitente (CNPJ da sua empresa) será preenchido automaticamente.

    3. A Assinatura digital conjunta CNPJ + CNPJ, trata-se da assinatura gerada pelo Suporte Alterdata. Este código é a junção do CNPJ da Software House e o CNPJ do emitente constituído de 344 caracteres.
    MF-e  

    MFE  (Módulo Fiscal Eletrônico) é um equipamento utilizado para substituir o  ECF  (Emissor de Cupom Fiscal) no estado do Ceará, responsável por emitir, armazenar e transmitir automaticamente, via internet, o  CF-e  (Cupom Fiscal Eletrônico).

    1. Informe C ódigo de ativação definido no software do fabricante do SAT.
    2. O CNPJ emitente (CNPJ da sua empresa) será preenchido automaticamente.

    3. A Assinatura digital conjunta CNPJ + CNPJ, trata-se da assinatura gerada pelo Suporte Alterdata. Este código é a junção do CNPJ da Software House e o CNPJ do emitente constituído de 344 caracteres.
    4. A opção Gerar Log por padrão estará marcada para a geração so arquivo .txt de log.
    5. Informe o Número do terminal.
    6. Clique em Outras Funções, para acessar o Gerenciador S@T.
    Cartão TEF   

    As configurações  TEF  do  Spice  só estarão disponíveis se o sistema estiver configurado para trabalhar com  NFC-e   ou  SAT .

    Informação: Se você utiliza  TEF  e precisa informar o  CPF  do cliente utilizando o teclado do  Pinpad  ( TEF ), basta habilitar nas configurações do  TEF  (no  Spice ) e informar o  CPF  nas vendas.

    Clique em para habilitar as configurações para Trabalhar com TEF:

    1. Informe o tipo: Discado, Dedicado ou Quero selecionar um Layout manualmente.

      Informe o  Caminho do layout do TEF caso opte pela opção Quero selecionar um Layout manualmente (Por padrão será  C:\Program Files (x86)\Alterdata\Spice\Lays\).

      Caso tenha escolhido o tipo Dedicado:   

      Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo... 

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      CampoDescrição
      Trabalha com crédito parcelado pelo estabelecimentoMarque esta opção se determinadas vendas a crédito são parceladas pela empresa usuária do Spice.
      Habilita digitação do número do cartão

      Marque esta opção para que o número do cartão utilizado pelo cliente seja solicitado a cada venda realizada pelo cartão.

      Tratar código de Cartão (Cartão de Crédito e Catão de Débito) SITEF

      Marque para habilitar a modalidade de pagamento com cartão de crédito ou débito de forma automática.

      Solicitar CPF no pinpad nas telas do CAT52

      Marque para informar o CPF do cliente utilizando o teclado do Pinpad (TEF) nas vendas.

      Sua empresa é do estado do Maranhão (MA)?

      Maranhão Com a nova regulamentação do Maranhão, não é mais obrigatório informar o CPF/CNPJ dos clientes nas vendas. Anteriormente, devido ao CAT52, essa informação era necessária.

      Por isso, e para agilizar sua rotina de vendas, o sistema também foi ajustado, eliminando a necessidade de solicitar essas informações.

       

      Código da empresaInforme o código da empresa no aplicativo TEF.
      Endereço SiTef

      Informe o número da máquina servidora do TEF.

      Número TerminalInforme o número do terminal no aplicativo TEF.
      Porta de Comunicação

      Informe a porta de comunicação do Pin Pad.


    2. Clique em Função administrativa TEF para  utilizar as opções administrativas da Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) que incluem o teste de comunicação, reimpressão, cancelamento, entre outros.
    Balança / Gaveta   

    Utilize as configurações de Balança e Graveta:

    Configuração de balança  

    1. Clique em  para habilitar as configurações.
    2. Informe o Modelo da balança e as configurações (Porta de comunicação, Bits, Paridade...) do modelo escolhido serão sugeridas.

      Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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      CampoDescrição
      Porta de comunicação

      Informe a porta de comunicação em que a impressora está conectada.

      Bits por segundo

      Aqui é definida a velocidade de transmissão de dados entre a Balança e o Computador. Você pode selecionar de 110 à 14.400 bits por segundo.

      Bits de dados

      Defina a medida dos bits de dados transmitidos, que pode ser de 5 (Cinco) à 8 (Oito) bits de dados.

      Paridade

      Paridade é uma forma utilizada pela comunicação serial para a detecção de erros.

      Bits de parada

      Esta configuração é usada para sinalizar o fim da comunicação entre o leitor e o computador.

      Informação: Os bits de parada também dão aos computadores alguma margem de erro nas velocidades de Clock entre os dispositivos. Quanto mais bits são usados para bits de parada, maior a suavidade na sincronização de Clocks diferentes. Neste caso, a taxa de transmissão ficará mais lenta.

      Fator de conversão

      Informe o fator de conversão a ser utilizado.

      Dica: Ele é responsável por fazer a leitura da balança e respectiva divisão pelo valor indicado



    3. Marque a opção Solicitar peso manualmente antes de acionar a balança, a ao registra o produto na venda, o sistema solicitará o peso que deve ser digitado manualmente.

      Informação: Caso digite o peso, a balança não será acionada e o peso informa será o considerado na venda. Caso o peso não seja informado manualmente, a balança será acionada.

       
    Configuração de gaveta  

    Para configurar a utilização de gaveta:

    1. Clique em  para habilitar a opção Utilizar gaveta no caixa.
    2. Informe a Impressora e o Comando para abertura da gaveta será preenchido automaticamente, com base no modelo de impressora escolhido.
    Testar balança  

    Para realizar o teste de comunicação e pesagem do produto na balança:

    1. Informe o Peso na balança.
    2. Clique em  para habilitar a opção Utilizar tara para produtos pesados.

      Informação: Assim, o peso do prato vazio será desconsiderado do peso total. Mas fique a atento, pois para usar esse recurso, além dessa opção a tara do prato deve estar informada no campo Embalagem do Cadastro de Produtos e o produto configurado para trabalhar como quantidade fracionada.


    3. Clique em Testar Balança.

      Observação: Caso a comunicação com a balança não seja identificada, serão feitas 3 (três) tentativas de comunicação. Uma vez excedidas as tentativas, será necessário rever as configurações feitas.


     

    Comanda Mobile 


    Defina se o  Spice  trabalhará ou não integrado com o aplicativo móvel  Comanda Spice .

    Configurações mobile   

    1. Informe o usuário padrão que será vinculado às vendas mobile.
    2. Informe o domínio ou endereço de IP do servidor.

    3. Insira a porta de comunicação com o servidor, que por padrão é utilizada a  8877

      Console API  

      Clique em Console API para facilitar a configuração dos dispositivos móveis e a identificação de eventuais questões que podem ocorrer no seu funcionamento.

      Nota

      Esse recurso é voltado apenas para a equipe interna, o que exige senha ao tentar acessar.
      Desta forma a equipe interna da Alterdata pode utilizar esta opção no próprio sistema para acessar o console da API para verificar algumas questões do serviço, de impressão, etc.

      Enviar Grupos Comanda  

      Escolha os grupos que serão exibidos no Comanda Mobile.

      Na carga de dados será levada somente os  Adicionais  e  Ingredientes  dos produtos vinculados aos  Grupos  exportados nas configurações da aba  Mobile .

      1. Clique em Enviar Grupos Comanda.
      2. Marque os grupos para envio.
      3. Pressione F9 ou clique em Enviar.

        Enviar Grupos Comanda
    Recebimentos na comanda   

    Defina as formas de pagamento para as opções de recebimento.

    Informação! É possível definir as formas de pagamento para Dinheiro, TEF Débito, TEF Crédito, TEF Voucher ou PIX. Você pode vincular as formas de pagamento (TEF), para trabalhar com SmartPOS, ou removê-las quando necessário. No Comanda Alterdata e Comanda Spice com SmartPOS, apenas as formas de pagamento configuradas aqui na retaguarda do Spice serão exibidas e para facilitar sua escolha no App, a forma de pagamento selecionada é destacada.

    (seleção) Se você utiliza SmartPOS da REDE, por exemplo, pode trabalhar com forma de pagamento PIX!

    O recebimento da conta pelo Comanda Spice também baixa e finaliza a venda?   

    Na integração do Comanda Spice com os recebimentos de contas, o Comanda AlterdataComanda Spice receberão as configurações das formas de pagamentos padrão utilizadas a partir do momento que o Comanda Spice for configurado para permitir pagamento. Quando o recebimento da conta for feito pelo Comanda Spice, o sistema não finalizará a venda, mas adicionará os recebimentos para que o Caixa dê a baixa e finalize.

    Configurações de usuários do aplicativo   

    Para a manutenção das senhas dos garçons, utilize as funcionalidades:

    Atribuir senha do garçom  

    1. Selecione o garçom.

      Informação

      O garçom selecionado é registrado no Cadastro de Funcionários do Shop e precisa ter nome curto (usuário) vinculado a ele.
      Para cadastrar novos garçons é necessário acessar o cadastro do funcionário, cadastrá-lo e fazer uma integração via Integrador Spice para que o garçom seja configurado nesta tela.

    2. Clique em .

    3. Informe a senha de 4 (quatro) dígitos.
    4. Pressione Enter.

      Informação

      A senha do garçom será aplicada tanto ao Alterdata Spice (Desktop) quanto ao Comanda Spice ou Spice Menu. (Apps).

    Imprimir etiqueta de identificação  

    Para fazer a impressão da etiqueta de identificação (Crachá) do garçom, siga os passos:

    • Imprimir etiqueta de identificação

      1. Clique em .

      2. Clique em  para criar um layout pelo Report Builder ou importar um arquivo de layout já existente.

      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      4. Clique na opção Imprimir localizada no canto superior esquerdo da tela de visualização de impressão.

        Com a opção S olicitar a senha garçom no controle de mesa / comanda, localizada na aba Forma de Trabalho marcada, basta bipar o código de barras do crachá através do leitor na abertura da tela de Pedidos

    • Alterar modelo de etiqueta

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em para alterá-lo pelo Report Builder.

    • Excluir modelo

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em para excluir da tela de Impressão de Identificação do Garçom o layout selecionado.

    • Duplicar modelo

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em .

      3. Informe o nome do layout.
      4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Remover senha do garçom  

    1. Selecione o garçom.
    2. Clique em .

    Determinar acessos do garçom  

    Utilize este recurso para determinar os acessos dos garçons no Comanda Spice ou Spice Menu.

    1. Selecione a opção Gerente.

      Informação

      Para que todas as comandas sejam exibidas, a opção Gerente dever ser selecionada. Caso contrário, apenas as mesas abertas por este Garçom lhes serão exibidas.
      O Gerente terá acesso a cancelamentos e transferências.

    2. Selecione a opção Cancelamento para que o garçom possa fazer cancelamentos.

    3. Selecione a opção Transferência para que o garçom possa fazer transferências.
    Outras Configurações   

    1. Marque a opção Imprimir a conta ao fechar a mesa no aplicativo móvel e otimize o processo de impressão a cada mesa fechada no app Comanda Spice.
    2. Marque a opçao Enviar todos os pedidos da mesa em sequência, e todos os produtos serão enviados ao mesmo tempo, para impressão na cozinha.

      Dica: Assim, você garante que o cliente que pediu primeiro receba o lanche antes de quem pediu depois, e que todos na mesa recebam seus pedidos ao mesmo tempo.

    3. Marque a opção Exibir produtos mais vendidos no aplicativo móvel, para infomar a Quantidade de produtos exibidos no aplicativo.

      Informação: Assim, os produtos mais vendidos serão exibidos na tela principal do app Comanda Spice. A quantidade mínima é de 1 e a máxima é de 10. Para desabilitar essa opção em algum dispositivo específico, basta alterar a configuração diretamente no aplicativo. Neste caso, a configuração continuará marcada no Spice (Desktop).
      Para desabilitá-la em todos os dispositivos, é só desmarcar a configuração Exibir produtos mais vendidos no aplicativo móvel no Spice.

    4. Marque a opção Habilitar notificaçãode itens servidos no aplicativo móvel, para escolha a opção de sua preferência para determinar os dispositivos que serão notificados.

      Informação: Assim, você pode notificar Todos os dispositivos, Apenas o dispositivo que iniciou o pedido ou Todos os dispositivos com o garçom logado que realizou o pedido.

    Delivery 


    Defina os status padrão que estarão disponíveis para serem atribuídos aos pedidos, bem como outras configurações relacionadas ao pagamento e impressão deles.

    Alguns status são obrigatórios, outros opcionais:  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    DescriçãoStatusUtilização
    Em Preparo


    Obrigatório
    Entregue

    Obrigatório
    Cancelado

    Obrigatório
    Entrega Agendada

    Obrigatório
    Em Despacho

    Opcional
    Em Cancelamento Opcional
    Pronto para Retirada

    Opcional
    Pronto

    Opcional
    Separado para Entrega

    Opcional
    Em Entrega

    Opcional

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    CampoDescrição
    Efetuar pagamento do pedido ao selecionar status "Entregue"

    Selecione esta opção para que o pagamento do pedido seja solicitado ao ser atribuído a ele o status Entregue.

    Informação: Por padrão, as demais opções citadas abaixo estarão selecionadas.

    Imprimir pedido ao selecionar o status "Em Entrega"

    Selecione esta opção para que a impressão do pedido ocorra sempre que o status Em Entrega for atribuído.

    Imprimir itens no relatório "Endereços Entregas"

    Marque esta opção para que os itens do pedido sejam impressos no relatório Endereços Entregas.

    Imprimir automaticamente o pedido ao salvar

    Selecione esta opção para que a impressão do pedido ocorra automaticamente ao salvá-lo.

    Trabalha com agendamentos de preparo de entregas

    Marque esta opção para habilitar o recurso de agendamento de preparo e entrega do pedido.

    Você trabalha com Spice On integrador com o Delivery?  

    Se você trabalha com  Spice ON integrado com Delivery , para ter as entregas agendadas pelo site, siga os passos:

    1. Selecione a opção Trabalha com agendamentos de entregas.
    2. Acesse a Área Administrativa do site Spice On .
    3. No menu Sistema, acesse a opção Configurações Gerais.
    4. Selecione a opção Permite agendamento de pedidos.
    5. Determine os horários de agendamento.

    Para mais detalhes sobre os recursos para manutenção dos horários de agendamento, acesse o tópico Configurações Gerais.

    Executar delivery em módulo separado

    Marque para você poder abrir o Delivery  de forma independente. Assim, é possível usar os demais módulos do Spice sem precisar fechar seu Delivery. Basta minimizar e abrir o Spice para trabalhar com os outros módulos.

    Solicitar entregador ao gravar pedido delivery

    Utilize esta opção para que a tela de seleção do entregador seja exibida quando finalizar o pedido e confirmar o tipo de recebimento, permitindo que informe o funcionário que fará a entrega.

    Exibir tela de seleção de endereço do cliente no pedidoMarque para poder selecionar o endereço para entrega dos pedidos dos seus clientes. 
    Não exibir tela de confirmação de pagamento ao receber mais de um pedido

    Marque e ao selecionar vários pedidos do Delivery e confirmar o pagamento, o sistema abara a tela de fechamento de vendas para otimizar a baixa de pedidos.

    Observação: Para pedidos com divergência de valor, a tela de pagamentos será exibida.

    Utilizar novo módulo Delivery

    Marque para utilizar a integração com Hub de pedidos Alterdata.

    Hub de pedidos Alterdata

    Ele é um gerenciador em nuvem que recebe pedidos de qualque plartaforma delivery (site) e redireciona para o Spice.
    Algumas especificação para poder ativar o novo delivery:

      • Não pode utilizar itengração externa com outros sittes de delivery  como SpiceOn;
      • Se já utiliza a integração atraves do Hub de Pedidos Alterdata, pode utilizar o novo;
      • Se já utiliza a integração com o SpiceOn, mas sem Hub de Pedidos Alterdata, não poderá utilizar o novo delivery no momento.


    Definir entregador padrão

    Informe no campo Definir entregador padrão o entregador padrão.

    Dica: Assim, ao gravar o pedido Delivery, o entregador informado será trazido como padrão, eliminando a necessidade de você navegar até a caixa de seleção só para informar entregador.

    As configurações  Entregador padrão e Solicitar entregador na gravação do pedido do delivery são independentes. O que isso significa na prática?

    • Quando apenas o entregador padrão estiver selecionado e a configuração Solicitar entregador na gravação do pedido do delivery desmarcada, todo pedido realizado no Delivery já ficará automaticamente com o entregador padrão informado, sem que apareça a tela de seleção do entregador.
    • Se o entregador padrão estiver informado e a configuração para solicitar entregador estiver marcada, todo pedido realizado no Delivery irá mostrar a tela para informar o entregador, porém o entregador padrão já vem selecionado.


    Taxas 


    Marque como deseja trabalhar com Taxa no Spice:

    Taxa como item   

    Digite sua busca abaixo...

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Taxa como item

    Marque a opção Taxa como item e as taxas cadastradas na retaguarda dos Spice (Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos / Taxas) serão exibidas na tela de fechamento para utilizá-las na venda, que será incluída como nota como item.

    Atenção

    A tributação do item deve estar correta, caso contrário a Taxa não será registrada e o valor correspondente estrará na nota como acréscimo..


    Taxa de Serviço
    1. Informe a Taxa de serviço padrão.

      Informação: A opção Taxa Padrão otimiza o fechamento da venda por ser incluída automaticamente. Caso defina uma Taxa Padrão nas configurações do Spice, nas tela de fechamento você poderá seleciona a taxa de sua preferência.

    2. Informe a Taxa de serviço padrão.
    3. Informe Descrição da taxa de serviço padrão.
    4. Clique em caso queira habilitar a inclusão  automática da taxa na mesa ou no balcão.
    Taxa de Entrega
    1. Informe a Taxa de entrega padrão.
    2. Clique em  caso queira habilitar a inclusão da taxa como frete.
    Selecione a forma de aplicação da taxa
    Aplicar a taxa apenas sobre o total de produtosMarque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de desconto, ao utilizar uma taxa de 10%, o valor da taxa será aplicado apenas sobre o total de produtos, ou seja: R$ 100,00 (Produtos) + 10% (Taxa) = R$ 10,00.
    Neste caso, valores de desconto ou acréscimos inseridos na venda são desconsiderados.
    Aplicar a taxa considerando o total de produtos e descontoMarque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de desconto, ao utilizar uma taxa de 10%, o valor da taxa será aplicado apenas sobre o total de produtos menos o desconto, ou seja: R$ 100,00 (Produtos) - 5% (Desconto) = R$ 95,00.

    Taxa = 10% (Taxa) de R$ 95,00 - R$ 9,50.
    Total da venda = R$ 95,00 + R$ 9,50 = R$ 104,50.
    Aplicar a taxa considerando o total de produtos e acréscimoMarque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de acréscimo, ao utilizar uma taxa de 10%, o valor da taxa será aplicado apenas sobre o total de produtos mais o acréscimo, ou seja:  R$ 100,00 (Produtos) - 5% (Desconto) = R$ 105,00.

    Taxa = 10% (Taxa) de R$ 105,00 - R$ 10,50.
    Total da venda = R$ 105,00 + R$ 10,50 = R$ 115,50.
    Aplicar a taxa considerando o total de produtos, desconto e acréscimo

    Marque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de acréscimo e 10% de desconto, ao utilizar uma Taxa de 10%. o valor da taxa será aplicado sobre o valor líquido dos produtos, ou seja:

      • Valor dos produtos: R$ 100,00
      • 10% de desconto: R$ 10,00
      • 5% de acréscimo: R4 5,00
      • Total líquido dos produtos: R$ 95,00

    Taxa = 10% (Taxa) de R$ 95,00 = R$ 9,50
    Total da venda = R$ 95,00 + R$ 9,50 = R$ 104,50


    Taxa de serviço simples   

    Ao utilizar essa taxa, o valor será adicionado à NFC-e como acréscimo e não será incluído em relatórios nem em cálculos de Cashback.

    1. Marque a opção Taxa de serviço simples.
    2. Informe o percentual (%) da taxa de serviço.
    3. Clique em  caso queira habilitar a utilização da taxa também em balcão ou a inclusão automática.

      Informação: Com a inclusão automática habilitada, a taxa de serviço é incluída automaticamente nas vendas de mesa / cartão. Nas vendas de caixa, a taxa de serviço virá sempre desabiltada por padrão.

    Integrações 


    Configure as integrações do sistema com plataformas parceiras

    Hub de Pedidos Alterdata   

    Para configurar a utilização do Hub de Pedidos Alterdata:

    1. Marque a opção Utiliza Hub de Pedidos Alterdata.
    2. Leia o informe e clique em Sim ou pressionbe F9.
      Informações adicionais

      Ao confirmar, as integrações do iFood e SpiceOn serão desabilitadas dentro do Spice e direcionadas para o Hub de Pedidos Alterdata que passará a integrar com sites delivery. Assim, ele será o gerenciador das suas integrações externas, recebendo todos os pedidos e os direcionando para o Novo Delivery do Spice  

    3. Relacione as formas de pagamento do Hub com as do Spice, informando na coluna Forma de pagamento Spice as formas de pagamento correspondentes.
    4. Relacione as Taxas do Hub com as do Spice, informando na coluna Taxa do Spice as taxas correspondentes.
    5. Em Configurações gerais da integração, realize as configurações dos Provedores de Integração .
    6. Informe a  Máquina integradora do Hub de Pedido .

      Informação: Recomendamos essa configuração se seu estabelecimento tem alto volume de pedidos e algumas instabilidades de conexão.  Assim, apenas uma máquina se torna a responsável pela conexão com Hub de pedidos e impressão das comandas. Quando esta conexão estiver fechada ou sem conexão, a integração é paralisada até que a máquina volte ou outra máquina integradora assuma. Outras máquinas podem aceitar e rejeitar pedidos, no entanto, a integração de fato será feita pela máquina principal.


      1. Clique em  para informar ou alterar a máquina integradora e confirme .
      2. Selecione a opção  Esse terminal recebe pedidos   para que esta máquina receba os pedidos do Hub.

    7. Marque a opção Esse terminal gera logs detalhados e poderá abrir a pasta de logs.
    8. Marque a opção Executar alerta sonoro na cehagada de novos pedidos para habilitar as opções relacionadas:

      • Tocar : Testar o alerta sonoro.  
      • Trocar : Substituir o arquivo sonoro.

    9. Clique em Auditoria acessar a Auditoria de integração Spice.

      Informação: Nela você pode filtrar as ococrrências por período, descrição, peronalizar colunas, consultar o detalhemento das ocorrências e exportar a filtragem para formato de planilha.

    10. Em Integração / produto, informe o Produto genérico que substituirá produtos que não estiverem vinculados corretamente ao recebr o pedido.

      Dica: Essa configuração será muito útil em situaões onde o pedido é cancelado por esse motivo.

    11. Utilize a exportação do seu cardápio de produtos.
      Exportar produtos  

      1. Clique em Exportar Produtos.
      2. Escolha ação no processo de Exportação do Cardápio.

        • Enviar / Atualizar produtos
          Envia ou atualiza dados dos produtos no seu cardápio.

        • Ativar / Inativar / Remover produtos
          Ativa, inativa ou remove produtos do seu cardápio.

        • Exportar planilha
          Exporta planilha com produtos selecionados para que possa importa-los em sua plataforma Delivery.

          Informação! Neste caso, após avançar você pode escolher quais produtos, preço (Sugerido / Praticado) e se as imagens dos produtos serão ou não exportadas.

           

      3. Avance para definir os dados da exportação.

      4. (Opcional) Clique em   caso queira:  Exportar para Excel, filtrar  Auditoria  ou  Abrir arquivo com código externo.

      5. Confirme a exportação.


    SpiceON   

    Integra o Spice com plataforma SpiceOn.

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    SiteInforme o endereço do site do seu estabelecimento.
    Configurações Gerais
    1. Informe o endereço do Site do seu estabelecimento.
    2. Informe o endereço da URL Base do site do cardápio da sua empresa.

      Informação: Para que a integração funcione corretamente, o  CNPJ/CPF  do  Spice  não pode estar diferente do  CNPJ/CPF  do site administrador do  Spice On . Isso protegerá sua loja, impossibilitando, por exemplo, que a utilizem online indevidamente para realizar vendas através da mesma URL.

    3. (Opcional) Utilize as opções:
      Abrir Portal SpiceOn  

      Clique em  Abrir Portal Spice On para acessar a plataforma (site) SpiceOn

      Testar Conexão  

      Clique em  Testar Conexão  para verificar a conexão com a plataforma (site)  Spice On .


    Receber pedidos pelo WhatsAppInforme 
    Abrir e fachar pelo siteMarque para que a abertura e fechamento da sua loja virtual  Spice On ocorra pela plataforma (site).
    Trabalha com cupom de desconto

    Marque para trabalhar com campanhas promocionais em seu estabelecimento. Por meio dela você pode ativar o uso do  Cupom de Desconto  no site do  Spice On.

    • Caso trabalhe com a taxa como item no  Spice , esta opção  estará habilitada.
    • Caso utilize a tela de fechamento padrão do  Spice  (sem taxa como item) esta opção também o uso de cupom de desconto.

    Observação: Essa opção apenas habilita o  Spice  para trabalhar com o recurso. O cadastro propriamente dito dos seus cupons devem ser realizados na área administrativa do site do  Spice On , acessando o menu  Marketing / Cupom de Desconto .

    Imprimir automaticamente o pedido do Spice On após aceitar Marque para que a impressão do pedido realizado na sua loja virtual  Spice On  seja impresso assim que o perdido for aceito.
    Integração de preços automática 
    Tempo médio para iniciar preparo dos itens agendados (Minutos)Informe em minutos o tempo médio para inicio do preparo dos pedidos que forem agendados.
    Excutar alerta sonoro na chegada de novos pedidos

    Marque a opção Executar alerta sonoro na cehagada de novos pedidos para habilitar as opções relacionadas:

      • Tocar : Testar o alerta sonoro.  
      • Trocar : Substituir o arquivo sonoro.
    Forma de pagamento da integração
    1. Informe as formas de pagamento disponíveis no site para que os clientes efetuem o pagamento dos seus pedidos.
    2. Caso receba pagamentos via plataforma QuickOn Pay:

      1. Marque a opção Receba pagamentos via QuickOn Pay.
      2. Informe as formas de pagamento para QuickOn Pay Débito e QuickOn Pay Crédito.

    3. Marque a opção CPF obrigatório no cadastro de cliente e será obrigatório preenchimento do  CPF  no cadastro.
    4. Marque a opção Exibir adicionais na tela localização de produtos no site para otimizar a localização de itens viabilizando também  a seleção de itens cadastrados como adicionais.
    Integração  / produtos
    Enviar Grupos SpiceOn  

    Para definir os grupos de produtos que serão enviados, siga os passos:

    1. Clique em  Enviar Grupos Spice On.
    2. Selecione os grupos de produtos que serão enviados.
    3. Clique em  Enviar  ou pressione  F9.
    4. Feche a tela  Envio de Grupos.
    Enviar Produtos SpiceOn  

    Utilize esta opção para enviar, remover ou inativar produtos no Spice On.

     Para enviar produtos para os   Spice On , siga os passos:

      1. Clique em  Enviar Produtos Spice On.
      2. Selecione na tabela os produtos que deseja enviar.
      3. (Opcional) Defina as opções da tela  Envio de produtos.

        • Preço padrão dos produtos
          Defina se o preço dos produtos enviado como padrão será o  Praticado  ou  Sugerido.

          Informação: Por padrão, o preço praticado será enviado.

        • Atualizar somente os PREÇOS dos produtos
          Selecione esta opção para que apenas os preços dos produtos sejamos exportados para o Spice On.

        • Filtrar produtos por
          Informe o grupo pelo qual os produtos serão filtrados.

        • Situação do Produtos
          Para definir o status do produto, siga os passos:

          1. Selecione na tabela o produto cujo status deseja alterar.

            Atenção: Produtos sem preço informado não serão exibidos.

          2. Habilite a integração e poderá enviar para   Spice On   informações de que determinado produto está indisponível, que foi removido, habilitar ou desabilitar a integração do produto.

            Dica: Basta clicar em para habilitar  .


      4. Clique em  Enviar  ou pressione  F9.
      5. Confirme o envio.
      6. Feche a  tela  Envio de produtos .

    Para remover produtos para os   Spice On , siga os passos:

      1. Clique em  Enviar Produtos Spice On.
      2. Selecione na tabela da tela  Envio de produtos  os itens que deseja remover.
      3. Clique em  Remover do Spice On  ou pressione  F9.
      4. Confirme a remoção.
      5. Feche a  tela  Envio de produtos .

    Para inativar produtos para os  Spice On, siga os passos:

      1. Clique em  Enviar Produtos Spice On.
      2. Selecione na tabela da tela  Envio de produtos  os itens que deseja remover.
      3. Clique em  Inativar no Spice On  ou pressione  F7.
      4. Confirme.
      5. Feche a  tela  Envio de produtos .


    Enviar Destaques/Promoção  

    Utilize esta opção para enviar produtos integrados com  Spice On  como destaque ou promoção.

    1. Clique em  Enviar Destaques / Promoção.

      • Adicionar Produtos

        1. Clique em  Adicionar Produtos.
        2. Selecione os produtos que serão destaques ou estarão em promoção no  Spice On.
        3. Clique em  Gravar  ou pressione  F9.
        4. Informe o período em que os produtos serão destaque.
        5. Informe a descrição do destaque.

      • Buscar Destaque

        1. Informe o período de destaque dos produtos.
        2. Clique em  Buscar Destaque.


    2. Clique em  Enviar  ou pressione  F9.
    Auditoria SpiceOn  

    1. Clique em  Auditoria Spice On.
    2. Informe o período dos registros da integração  Spice On  que deseja consultar.
    3. Clique em  Filtrar.
    4. Feche a auditoria.
    CashBack   

    Integre o  Spice  com  CashBack QuickOn , programa de recompensas que permite que seus clientes recebam parte do dinheiro de volta.

    Informação: Você precisa ter sua contra  QuickOn  previamente cadastrada!

    Configurar Integração CashBack Quick  

    1. Marque a opção Trabalha com QuickOn.

      1. Informe a  URL  de integração.

      2. Informe o  Token, ou seja, o código de autenticação que a valida sua conta  QuickOn  integrada ao  Spice.
      3. Marque a opção  Cashback opcional no Delivery  para que o Cashback não seja gerado no  Delivery  automaticamente para todas as vendas com clientes.

        Informação: Neste caso, na tela de pagamento, você pode ativar o Cashback pela opção  Habilitar Cashback. É você no controle sobre quando utilizar o Cashback!

    2. Clique em Confirmar ou pressione F9.
    Particularidades do Recurso  

    • API  do  QuickOn  não possui estorno, assim uma venda com CashBack gerado e cancelada, a recompensa permanece lançada para o cliente.
    • O desconto na venda é considerado para gerar CashBack, exceto se houver acréscimo;
    • Uma campanha de CashBack inativada no  QuickOn : o  Spice  permite que o cliente use o saldo que ainda possui, mas não gera mais recompensa para os clientes.
    • O CashBack é gerado mesmo que o cliente não tenha  CPF/CNPJ  ou telefone informado.

      A validação do  QuickOn  que a geração ocorra apenas com e-mail informado.

    • No Delivery, se a venda tiver com  NFC-e  gerada antes da confirmação do pagamento, o desconto do CashBack não pode ser usado (pois a nota já foi utilizada) porém, a venda gera saldo de recompensa para o cliente.
    • O envio do Token de recebimento para  SMS  deve ser feito utilizando Token Fixo.
    • A internet parou no momento da utilização do CashBack?

      Na venda, o sistema segue para tela de pagamento sem o desconto da recompensa, para a venda não ficar travada sem poder finalizá-la.

    • O CashBack não pode ultrapassar o máximo para resgate e deve ser maior que R$ 0,00.
    • As taxas (como item) não são consideradas no cashback, o sistema considera apenas o valor dos itens.
    Vantagens do CashBack  

    • Incentivo para os clientes comprarem mais, os motivando a retornar e resgatar o valor acumulado em suas próximas compras.
    • Forte auxílio em fidelizar os clientes, criando um vínculo entre eles e o seu estabelecimento.

    • Indicativo sobre quais são os hábitos de compra e preferências dos seus clientes que auxilia na criação de estratégias adequadas para que seu estabelecimento atenda as necessidades dos seus consumidores.

    • Auxílio nas ações de marketing da sua empresa.
    Abrahão   

    Integre o sistema com plataforma para   Cardápio Digital que pode reduz a necessidade de mais profissionais para coleta dos pedidos dos clientes do seu estabelecimento, uma vez que os próprios clientes realizarão seus pedidos acessando o cardápio completo via dispositivo eletrônico.

    Dica: Consulte o tópico Abrahão para mais detalhes sobre essa integração com o Spice.

    Para fazer essa configuração:

    1. Marque a opção Trabalha integrado com Abrahão.
    2. Informe o Tipo de integração (Remoto ou Local) que foi definido ao fechar seus contrato com a plataforma Abrahão.
    3. Preencha o  Token de integração.
    4. Informe o endereço de IP / Terminal de impressão.
    5. Preencha a porta de comunicação com o servidor.
    6. Informe o Usuário padrão.
    7. Marque a opção  Considerar a taxa de serviço cadastrada no  Abrahão .

      Informação: Assim, será considerada a Taxa de serviço preenchida no site da plataforma Abrahão na criação da mesa ou cartão. Optando pela taxa informada no Abrahão , não será utilizada a Taxa de serviço no Spice e também a isenção de taxa nos produtos.

      Testar Conexão  

      Clique em  Testar Conexão  para verificar a conexão com a plataforma (site) Abrahão .

      Abrir Portal Abrahão  

      Clique em  Abrir Portal Abrahão  para acessar a plataforma (site) Abrahão



    8. Nas Configurações de usuário do aplicativo utilize as funcionalidades:

      Atribuir senha do garçom  

      1. Selecione o garçom.

        Informação

        Informação: O garçom selecionado é registrado no  Cadastro de Funcionários do Shop e precisa ter nome curto (usuário) vinculado a ele. Para cadastrar novos garçons é necessário acessar o cadastro do funcionário, cadastrá-los e fazer uma integração via Integrador Spice para que o garçom seja configurado nesta tela.

      2. Clique em .

      3. Informe a senha de 4 (quatro) dígitos.
      4. Pressione Enter.

        Informação

        Informação: A senha do garçom será aplicada tanto ao Alterdata Spice (Desktop) quanto ao Comanda Spice.

      Imprimir etiqueta de identificação  

      Para fazer a impressão da etiqueta de identificação (Crachá) do garçom, siga os passos:

      • Imprimir etiqueta de identificação

        1. Clique em .

        2. Clique em  para criar um layout pelo Report Builder ou importar um arquivo de layout já existente.

        3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
        4. Clique na opção Imprimir localizada no canto superior esquerdo da tela de visualização de impressão.

          Dica

          Com a opção S olicitar a senha garçom no controle de mesa / comanda, localizada na aba Forma de Trabalho marcada, basta bipar o código de barras do crachá através do leitor na abertura da tela de Pedidos

      • Alterar modelo de etiqueta

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em para alterá-lo pelo Report Builder.

      • Excluir modelo

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em para excluir da tela de Impressão de Identificação do Garçom o layout selecionado.

      • Duplicar modelo

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em .

        3. Informe o nome do layout.
        4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      Remover senha do garçom  

      1. Selecione o garçom cuja senha deseja remover.
      2. Clique em .

      Determinar acessos do garçom  

      Utilize este recurso para determinar os acessos dos garçons no Comanda Spice .

      1. Selecione a opção Gerente.

        Informação

        Para que todas as comandas sejam exibidas, a opção Gerente dever ser selecionada. Caso contrário, apenas as mesas abertas por este Garçom lhes serão exibidas.
        O Gerente terá acesso a cancelamentos e transferências.

      2. Selecione a opção Cancelamento para que o garçom possa fazer cancelamentos.

      3. Selecione a opção Transferência para que o garçom possa fazer transferências.


    Painel de Senha 


    Utilize este recurso para organizar o seu restaurante e agilizar a entrega dos pedidos.

    Com ele, senhas sequenciais, aleatórias ou por nome são geradas em cada pedido realizado, que por sua vez alimentam um painel via link na rede e ao ficar pronto para retirada, basta chamar a senha do cliente. E você ainda pode personalizar o  Painel de Senhas  conforme a identidade visual do seu estabelecimento!

    Para fazer essa configuração:

    1. Marque a opção  Utiliza Painel de Senhas.
      Selelcione o modelo de exibição   

      Com Logotipo

      Para trabalhar com este modelo de exibição:

      1. Marque a opção Com logotipo.
      2. Escolha: Modo claro ou Modo Escuro.

      Sem Logotipo

      Para trabalhar com este modelo de exibição:

      1. Marque a opção Números maiores.

      2. Escolha: Modo claro ou Modo Escuro.
      Textos informativos e imagem   

      1. Informe o texto Principal, exemplo "Fique de Olho" e Secundário, exemplo "Acompanhe seu pedido".

        Para o modo de exibição do painel em Números Maiores (Sem logotipo), o campo de texto Secundário fica desabilitado.

      2. Clique no campo Cor para personalizar o painel com as cores do seu estabelecimento.
      3. Clique em para vincular a logo do seu estabelecimento.

        Caso tenha vinculado o arquivo errado e precise remover, clique em .
        Lembrando que a definição da logo fica desabilitada caso o modo de exibição do painel seja Números Maiores (Sem logotipo).

      Descrição e cor dos campos de situação dos pedidos   

      1. Informe a descrição para a situação dos pedidos Em Preparo e Prontos
      2. Clique no campo Cor para personalizar as cores do painel conforme a identidade visual do seu estabelecimento.

      Tela de pedido chamado   

      1. Informe o temporizador em segundos para que a tela de chamado do pedido seja fechada automaticamente.

        Caso queira a tela de chamado de pedido seja fechada manualmente, marque a opção Fechar após ação manual do usuário.
      2. (Opcional) Habilite a emissão de aviso sonoro: 

        1. Clique em para habilitar Emitir aviso sonoro ao chamar pedido pronto.
        2. Escolha o som que será emitido:

          • Usar som padrão do sistema;
          • Selecionar um som específico.

        3. Clique em Testar .
      Se painel vai fica assim:   

      Nesta área a direita você terá uma prévia de como seu painel de senhas será exibido em seu Smartpone, Tablet, TV ou Monitor Touch.


      Dica: Para utilizar este painel, basta copiar o endereço e acessá-lo via navegador de internet. A opção Copiar o endereço disponibiliza um endereço de IP que direciona ao local do Painel de Senhas que pode ser acessado via navegador de internet nos dispositivos de sua preferência.

      1. Clique no endereço para direcionado ao local do Painel de Senhas.
      2. Informe se deseja ou não ativar o alerta sonoro.
      3. (Opcional) Pressione F11 para preencher a tela inteira como o Painel de Senhas e seus clientes já poderão acompanhar no painel os pedidos que estão Na Fila e os pedidos prontos para Retirar.
      Configurar senhas   

      1. Clique em Configurar Senhas.

        1. Informe se o Tipo de geração das senhas será de forma Sequencial, Aleatória ou por Nome.

          Observação: Não utilize o tipo Sequencial, se em seu estabelecimento os pratos variarem muito o tempo de preparo.
          Isso pode fazer com que clientes que acabaram de chegar nos seus estabelecimento e pediu um prato simples seja atendido antes dos outros clientes que aguardam há mais tempo. Exemplo: pedido Nº 1 foi último e o pedido Nº 10 o primeiro, o que confundir seus consumidores e gerar descontentamento com seu atendimento. Então, se trabalha como tempo de preparo diferente, opte pelo tipo Aleatória ou por Nome.

        2. (Opcional) Habilite as opções:

          1. Imprimir número auxiliar após cupom fiscal (NFC-e / SAT / MF-e);
          2. Usar número auxiliar como principal do pedido;
          3. Alterar sequencial ao inserir novo item na mesa / comanda.

        3. Em Numeração para todos os pedidos, determine a Descrição e o Intervalo numérico das senhas.
        4. Em Numeração por tipo de pedido, determine o Prefixo e o Intervalo numérico das senhas para os módulos, Caixa , Delivery* e Pedidos .

          Dica: Utilize prefixos intuitivos que te indiquem de onde o pedido se originou, exemplo: CX para Caixa.
          * Por enquanto não trabalhamos com Painel de Senha para o módulo Delivery

        5. (Opcional) Clique em Reiniciar contador caso precise reiniciar o contador de senhas no painel.

          Informação: Sempre que um novo turno for reiniciado, o tipo de geração for alterado ou o intervalo (valor inicial e final) for modificado, o contador retornará ao inicial indicado.

      2. Clique em Salvar.

    Informação: Clique em Novidades da Versão para consultar as novidades nas últimas versões do Spice . Para não visualizar essas informações a cada abertura, clique em Não exibir novamente.


  4. Pressione F9 ou clique em Confirmar para gravar as configurações realizadas.