Delivery



As vendas  Delivery remetem ao ato da entrega dos itens do pedido do cliente. Para utilizar esta função do Spice Light, defina previamente as configurações da aba Delivery

Dica! Por padrão os pedidos Delivery do dia atual serão exibidos automaticamente. Para visualizar pedidos específicos, utilize as opções de filtragem.


Lançar Pedido Delivery


Filtrar Pedidos Delivery


Utilize os recursos de filtragem localizados no canto esquerdo da tela Delivery do SpiceLight.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Informe o período de filtragem.

    Poderá selecionar uma data no calendário ou definir o período de sua escolha.

  4. Defina as opções adicionais de filtragem.

    Por padrão, a opção Atualização automática da grid estará selecionada para que tenha sempre os dados atuais na tela Delivery.

    Para definir a filtragem dos pedidos Delivery por Entregadores , Status e Tipo , siga os passos:

    • Entregadores

      1. Clique em Entregadores.
      2. Selecione os entregadores dos pedidos Delivery que deseja consultar. 

    • Status

      1. Clique em Status.
      2. Selecione os Status dos pedidos Delivery que deseja consultar. 

    • Tipo

      1. Clique em Tipo.
      2. Selecione o tipo dos pedidos Delivery que deseja consultar. 

Editar Pedido Delivery


  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Selecione o pedido que será alterado.
  4. Clique em Editar ou pressione F6.

    Observação! A edição só é possível para os pedidos com status Agendado e Em preparo. Caso o perdido já esteja pago, o pedido em si como itens, pagamento não poderão ser alterados, apenas o status do pedido poderá ser alterado. Para mais detalhes sobre alteração de status, consulte o tópico Informar Status do Pedido.

  5. Inclua ou exclua produtos do pedido.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F10.
  7. Insira a forma de pagamento caso tenha incluído ou removido algum produto do pedido.
  8. Informe ou confirme o valor do recebimento.

    Informação! Caso o valor informado gere troco, poderá definir se o valor será entregue ao cliente ou se este valor será deixado pelo cliente como gorjeta.

  9. Pressione Enter para confirmar o valor.

    Informação! Neste momento o comprovante do recebimento da conta será impresso.

Cadastrar Entregadores


  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Entregadores ou pressione F8.
  4. Selecione o funcionário cadastrado previamente para atuar nas entregas.

  5. Selecione a coluna Entregador para definir o funcionário como entregador.

  6. Informe o modelo do veículo utilizado para entrega.
  7. Informe a placa do veículo.
  8. Feche o Cadastro de Entregadores


Informar Status do Pedido


Para informar o status do pedido manualmente, siga os passos: 

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido cujo status deseja informar.

    Observação! Caso o pedido já esteja pago, com exceção de algumas opções de Status, nenhuma alteração será permitida.

    • Se o status do pedido pago for Em Preparo, você poderá atribuir o status Pronto, Separado para Entrega, Em Entrega, Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Ponto, você poderá atribuir o status Em Preparo, Separado para Entrega, Em Entrega, Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Separado para Entrega, você poderá atribuir o status Em Entrega, Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Em Entrega, você poderá atribuir o status Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Entregue, apenas o cancelamento poderá ser feito. Neste caso, será atribuído ao pedido o status Cancelado.

    Desta forma, a alteração dos status Separado para Entrega e Em Entrega será sempre para o status posterior do "fluxo de vida" do pedido, impossibilitando retornar ao status anterior do pedido.

  4. Selecione o status que será atribuído ao pedido.

Atualizar Status do Pedido para Pronto


Para atualizar os status do pedido cujo preparo já foi concluído, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido que está em preparo.
  4. Informe o status Pronto.

Separar Pedido para Entrega


  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido que está pronto.
  4. Informe o status Separado.
  5. Informe o entregador.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Informação! Se necessário, neste momento o entregado pode ser modificado. Basta clicar em   na coluna  Entregador  para selecionar o funcionário que fará a entrega do pedido. O status do pedido será alterado automaticamente para Separado para Entrega.

Liberar Pedido para Entrega


Utilize esta opção para atribuir o status Em Entrega ao pedido Delivery.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido que já está separado para entrega.
  4. Informe o Status Em Entrega.

    Informação! O comprovante do pedido Delivery será impresso neste momento.

Imprimir Comprovante do Pedido Delivery


Utilize este recurso para que o comprovante do pedido Delivery seja impresso.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em do pedido ou entrega cujo comprovante deseja imprimir.

    Informação! Este ícone está localizado no canto superior direito da tela Delivery.

Imprimir Conferências de Entrega


Utilize este recurso para que todas as conferências do entregador informado sejam impressas.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em End. Entregas ou pressione F7.
  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Informação! Todos os pedidos Delivery cujo funcionário precisa entregar serão impressos neste momento.

Confirmar a Entrega do Pedido


Utilize este recurso para confirmar a entrega do pedido Delivery no sistema.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em   na coluna  Status  do pedido Delivery que já está em de entrega.
  4. Selecione o status Entregue.

Confirmar Pagamento do Pedido


Para confirmar o pagamento do pedido Delivery, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Selecione o pedido que será alterado.
  4. Clique em Pagar ou pressione F3.
  5. (Opcional) Selecione a opção Aglutinar itens unitários, localizada acima da área Itens vendidos.

    Informação! Desta forma, os itens do pedido que se repetem serão aglutinados na impressão do comprovante.

  6. (Opcional) Clique em Itens Vendidos para consultar os produtos do pedido do cliente.
  7. Clique em Pagamento ou pressione F9.

    Informação! O status de pagamento do pedido será atualizado de para .

Enviar Nota


Atenção!

Observação! É necessário configurar o Spice Light para trabalhar com NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) ou SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) para realizar o envio da nota para SEFAZ.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Selecione o pedido cuja nota será enviada.
  4. Clique em Enviar Nota ou pressione F4.

Acessar Digitação Otimizada


A digitação otimizada possibilita efetuar a abertura de mesa ou comanda sem a necessidade de fechar a consulta de Mesas AbertasComandas Abertas ou a tela de Vendas Delivery.
Para acessá-la, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Didt. Otimizada ou pressione F5.

    Informação! Para mais detalhes sobre as funcionalidades da Digitação Otimizada do Spice Light , consulte o tópico Digitação Otimizada.

Impressão da Venda / Nota


Informação! Caso gere  NFC-e's  de forma simultânea pelo recurso  ALT+V , as impressões e reimpressões do  DANFE  serão feitas no formato completo.


  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Vendas ou pressione Alt + V.

    • Filtrar Vendas

      1. Informe o período de vendas do caixa.
      2. Informe os tipos de vendas que serão filtrados: TodosEnviados ou Não Enviados.
      3. (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.

    • Enviar por E-mail

      Apenas as notas já enviadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar por E-mail.

    • Reimprimir Venda

      1. Selecione a nota que será reimpressa.
      2. Clique em Reimprimir Venda.

    • Enviar Nota

      É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar Nota.

  4. Feche a tela Impressão da Venda / Nota.

Resumo de Entregas


Para consultar o resumo de entregas Delivery, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Resumo de Entregas ou pressione Alt + R.
  4. Defina as opções de filtragem no canto esquerdo da tela Resumo de Entregas - Delivery:

    1. Informe o tipo do relatório.
    2. Informe o tipo de busca.
    3. Informe o período de consulta.
    4. Informe as opções adicionais de filtragem.

      Informação! Desta forma, poderá especificar a filtragem por Entregadores, Status, Pagamento e também como as informações serão Agrupadas.

  5. Escolha uma das ações:

    • Exportar

      1. Clique em Exportar ou pressione F11.
      2. Selecione o diretório onde o arquivo .xls será salvo.
      3. Informe o nome para o arquivo.
      4. Clique em Salvar.

    • Imprimir

      1. Clique em Imprimir ou pressione F9 para a visualização prévia do resumo.
      2. Clique em .


  6. Feche a tela Resumo de Entregas - Delivery.

Funções Caixa


Utilize os recursos as Funções Caixa do SpiceLight.

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Caixa ou pressione Shift + F11.
  4. Selecione a função caixa:

    Para lançar uma retirada de caixa para alguma despesa, siga os passos:

    1. Selecione a opção Sangria.
    2. Informe a moeda.
    3. Informe a despesa.
    4. Informe o valor da retirada.
    5. (Opcional) Informe as observações da retirada de caixa.

    Para lançar uma entrada de suprimento de caixa, siga os passos:

    1. Selecione a opção Suprimento.
    2. Informe a moeda.
    3. Informe o valor da entrada de suprimento.
    4. (Opcional) Informe as observações da retirada de caixa.

    Para cancelar um pedido, siga os passos:

    1. Selecione a opção Cancelamento.
    2. Selecione o perdido que será cancelado.
    3. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Para que o último Danfe emitido seja reimpresso, siga os passos:

    1. Selecione a opção Reimprimir último Danfe.
    2. Clique em Sim para confirmar a reimpressão do último Danfe.

  5. Feche a tela Funções Caixa.



Consultar Itens Vendidos por Pedido


Utilize esta funcionalidade para saber quais itens foram vendidos por pedido, os itens cancelados e seus respectivos valores.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice Light.
  2. Na coluna Pedido, clique sobre o número do pedido cujos itens vendidos deseja consultar.

  3. Na tela Itens Vendidos por Pedido, clique em para marcar a opção de sua preferência: Exibir itens cancelados ou Ocultar Itens servidos.
  4. Clique nas abas para consultar:

    Total dos Itens (F3)  

    Itens Servidos

    0 (zero)
    Quantidade de itens já servidos.

    Itens não Servidos

    0 (zero)
    Quantidade de itens não servidos.

    Total Cancelado

    0,00
    Valor total dos itens cancelados.

    Valor Total

    0,00
    Valor total dos itens do pedido.

    Total do Pedido (F4)  

    Desconto

    - 0,00
    Desconto do pedido.

    Acréscimo

    + 0,00
    Acréscimo do pedido. 

    Entrega/Taxas

    + 0,00
    Entrega/Taxas do pedido.

    Valor total

    0,00
    Valor total do pedido.

    Valor pago

    0,00
    Valor total pago do pedido.

    Falta pagar

    0,00
    Valor total a ser pago do pedido.



  5. Escolha a opção de sua preferência:

    • Imprimir Item
      Pressione F8 ou clique em Imprimir item para fazer a impressão do item na comanda de copa ou cozinha.

      Dica: Com essa opção, você pode reimprimir a comanda dos itens vendidos.

    • Item Servido

      1. Na tela Itens vendidos por mesa, marque o item que já foi servido ao cliente.
      2. Pressione F9  ou clique em Item servido para confirmar que o item foi servido. 

    • Cancelar Item

      Exemplo: Em uma mesa com 3 pessoas, uma delas vai embora e paga parcialmente, em seguida o garçom lança um item errado! (triste) Em situações como essa o Spice permite (seleção) que você cancele itens em pedidos com pagamento parcial, porém se o total de itens que você estiver tentando cancelar for menor que o valor já pago no pedido, o cancelamento não será permitido (erro).


      1. Na tela Itens vendidos por mesa, marque o item que o cliente deseja cancelar.
      2. Pressione Del (Delete) ou clique em  Cancelar item para confirmar o cancelamento do item. 
      3. Informe o motivo do cancelamento.
      4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.


  6. Feche a tela Itens Vendidos por Pedido.