Delivery


Utilize o módulo Delivery para gestão das vendas que remetem ao ato da entrega dos itens do pedido do cliente. Para utilizar suas funcionalidades, defina previamente as informações da aba Delivery, nas Configurações do Spice e poderá fazer múltiplas seleções, marcando vários pedidos ao mesmo tempo nas seguintes funções:

  • Alteração de status (com exceção do cancelamento); 
  • Alteração de entregador; 
  • Pagamento; 
  • Envio da nota.

Quando for executada alguma alteração nos pedidos através da múltipla seleção, a tela Detalhes da alteração de status será exibida.

Se a opção Executar Delivery em módulo separado, localizada na aba Delivery das Configurações do Spice, estiver marcada, o Delivery pode ser aberto de forma independente, permitindo o uso dos demais módulos do Spice sem precisar fechar seu Delivery. Basta minimizar e abrir o Spice para trabalhar com os outros módulos.


Quando o cliente não tiver telefone cadastrado no Spice, o comprovante do pedido exibirá o 0800 do Ifood e o Id do cliente no Ifood para contato, caso necessário. Os pedidos pendentes não serão importados se a integração estiver paralisada. 

Para mais detalhes sobre as funcionalidades do Delivery, consulte o tópicos: 


Lançar Pedido



  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Novo Pedido ou pressione F2 para informar o cliente na tela Clientes.
    Clientes   

    Utilize as opções da tela Clientes:

    Localizar Cliente  

    Pesquise na Localização de Clientes o cadastro do cliente que será vinculado ao pedido. 

    Cadastrar Cliente   

    Cadastre no sistema o cliente que será vinculado ao pedido. 

    Atualizar Cadastro   

    Atualize o cadastro do cliente localizado que será vinculado no pedido.

     Consultar Mapa   

    Acesse o Maps para consultar o trageto até o endereço de entrega do cliente. 

    Alterar Endereço  

    Utilize esta opção para Incluir o novos endereços do cliente ou Alterar o endereço para entrega por um dos outros endereços do cliente. 


    (Opcional) Em Histórico de Pedidos você pode marcar os itens que o cliente já caso ele queira compra alguns desses itens novamente.

    Dica: Essa é uma forma de agilizar o lançamento dos pedidos assim você já avança para o detalhamento (Observações, Adicionais...) do pedido. Se for a a primeira compra do cliente, informe a quantidade e o produto que o cliente deseja e confirme.

    Os produtos presentes serão registrados no histórico com base nos pedidos realizados anteriormente pelo cliente junto ao seu estabelecimento.
    Se o seu estabelecimento é do ramo de Pizzaria, por exemplo, Histórico de Pedidos contará com todos pedidos de Pizza realizados anteriormente pelo ciente. A exibição dessas informações terá a mesma formação utilizada na tela Produtos Vendidos por comanda/mesa no controle de mesa, ou seja, agrupado em uma única linha.


    O endereço adicional do cliente será exibido no Spice durante o serviço de entrega apenas se o Spice estiver integrado ao Shop.
    Caso esteja integrado ao Bimer ou ao IShop (por meio de concentrador), o endereço adicional não será exibido.

    Na localização de clientes do Spice você pode fazer a consulta de saldos do Cashback via botão exclusivo ao selecionar o cliente. Ficou mais simples!
    Você não precisa mais pressionar ALT + C, buscar o cliente, pressionar ALT +D, detalhar o cadastro do cliente e então clicar para enfim consultar saldo de Cashback.

  3. Clique em Novo Pedido ou pressione F2 para informar o detalhamento (Observações, Adicionais...) do pedido.

    Informação: Caso seja a primeiro pedido do cliente ou não tenha feito uso do Histórico de Pedidos do cliente, utilize as funcionalidade da tela de Vendas do Spice.


    Funcionalidade da tela de Vendas 


    Introdução se necessário.

    Definir Preço que Será Utilizado  

    (Opcional) Defina o preço que será utilizado.

    Esta definição só poderá ser realizada se a opção Utiliza tabela de preços 1 e 2, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, estiver marcada.
    Desta forma, o sistema utilizará os preços sugerido e praticado informados no cadastro de produtos na retaguarda (no caso do Shop, na Composição de Preço do produto, localizada na aba Principal do Cadastro de Produtos).

    • Preço Praticado
      Pressione Ctrl + 1 para utilizar o preço praticado.

    • Preço Sugerido
      Pressione Ctrl + 2 para utilizar o preço sugerido.

    Alterar Informações do Cliente  

    (Opcional) Altere as informações do cliente.

    Dica!

    Dica: Caso o estabelecimento seja do estado de São Paulo ou de algum estado que possua a legislação CAT52 ou similar vigente, a tela para informar o CPF do cliente será exibida na abertura do cupom em Caixa e na abertura de mesa.

    • Clique em Alt + C para informar o cliente da venda.
    • Clique em Alt + M para informar o CPF ou CNPJ do cliente.

    Definir Forma de Busca do Produtos  

    1. (Opcional) Clique em para definir o tipo de forma de busca dos produtos.


      Escolha a forma de localização ou inserção de sua preferência:

      Quantidade  

      No campo Quantidade selecione quantos itens serão vendidos.
      Se for necessário, é possível inserir quantidades acima de 10 (dez) ou com mais de uma casa decimal.

      1. Clique em .
      2. Informe a quantidade.

      3. Pressione Enter.

      Código ou Descrição  

      Caso utilize a forma de busca abaixo, informe a quantidade primeiro.

      1. Informe a quantidade.
      2. Indique o código ou a descrição do produto.

      Localização de Produto   

      Independentemente da forma de busca selecionada, clique no botão de busca para utilizar a Localização de Produtos.

      Se desejar, pressione F1 para utilizar esta localização. Ao clicar sobre qualquer coluna da Localização de Produtos do Spice, os itens visualizados serão ordenados de forma crescente ou decrescente.

      Localização por Grupo de Produtos  

      Outra forma de realizar a inclusão de um produto a ser vendido é por meio do Grupo de Produtos. Para isso, na tela de vendas do Spice, basta clicar na imagem do grupo desejado e depois selecionar o item para que seja feita a inclusão na venda. Na tela de movimentação do Spice, o Grupo Indefinido identificado pela imagem  será exibido por último na grid de grupos do sistema.
      Para que as imagens dos produtos e grupos sejam exibidas, a opção Trabalhar com o Alterdata Spice do Configurador Spice deve estar marcada.

      Dica: Caso o produto não possua grupo definido, este será agrupado no Spice como item pertencente ao Grupo Indefinido. Se o Shop estiver configurado para utilizar descrição complementar e o produto tiver característica da cozinha ou da copa, após selecioná-lo será possível incluí-la para impressão nos pedidos de copa ou cozinha. Assim, serão exibidos na tela Itens Pendentes, porém não serão impressos no cupom de venda.

      Não é possível utilizar descrições complementares inclusas no Cadastro do Produto, pois pode variar de cliente para cliente.


      Exemplo:

      Determinados clientes podem preferir picanha malpassada, outros bem-passada ou, até mesmo, alguns podem dispensar a cebola de determinado prato, enquanto outros fazem questão.

      Spice utiliza as opções do campo Fabricação, localizado na aba Adicional do Cadastro de Produtos. A opção selecionada neste campo influenciará na utilização do sistema da seguinte forma:

      CampoDescrição
      Mercadoria de fabricação própriaSe for marcada a opção Mercadoria de Fabricação Própria, o Spice entenderá que trata-se de um produto produzido na cozinha e enviará automaticamente o item selecionado para a impressora da cozinha.
      Mercadoria de fabricação por terceirosSe a opção Mercadoria fabricada por terceiros for marcada, o sistema entenderá que não trata-se de um produto de cozinha e enviará normalmente para lista de produtos a serem entregues, ou no balcão ou na mesa, dependendo da modalidade da venda.
    2. Clique na imagem do grupo para visualizar os produtos.

    3. Selecione o produto que o cliente deseja incluir na venda.

    4. Informe os Adicionais solicitados pelo cliente ou remova Ingredientes

      Na integração iFood os itens adicionais com valores vinculados a um produto serão importados. Assim, o valor da nota será correspondente ao valor do pagamento, prevenindo possíveis rejeições da nota por esse tipo de inconsistência. E se o seu estabelecimento permitir que os clientes incluam complementos nos pedidos realizados no site iFood, o sistema importa seu valor como observação do item.

       Como deseja visualizar essas opções do produto, em Lista ou Cards?   

      No momento do lançamento, você escolhe se deseja visualizar por  Lista (visualização já disponível) ou se deseja visualizar por  Cards.
      Caso prefira, você pode visualizar as opções das suas  Perguntas, os seus  Adicionais, etc. por "Cards", basta clicar no ícone para altera a visualização.

      Desta forma:

      • Serão exibidos até 18 Cards em uma mesma "página", nada barra de rolagem. Quando completa, a visualização de Cards será composta por 3 linhas e 6 colunas.
      • Cada registro terá no máximo 2 linhas de descrição. O texto excedente ao tamanho do Cards será cortado na visualização e fica centralizado. A terceira linha (caso tenha) exibirá o preço de venda do item.
      • Quando o item for selecionado, a quarta linha exibirá as opções de Remoção e Inclusão de mais unidades do item. Basta voltar no Wizard e definir a quantidade correta.
      • Itens gratuitos selecionados estarão em VERDE e os cobrados em LARANJA. O mesmo vale para a etapa de remoção de ingredientes (em VERMELHO) e seleção de Observação (em VERDE).
      • A escolha da visualização é única para todas as etapas do Wizard, ou seja, não há visualizações diferentes para cada etapa. Essa visualização fica salva por usuário.

        Informação: Para bases novas a visualização padrão será por Lista.

       Remover Ingredientes   

      Utilize esta opção caso o produto selecionado seja ingredientes que permita a remoção, caso o cliente solicite.

       Incluir Adicionais   

      Os itens adicionais são produtos acrescentados a um determinado prato do cardápio ou pedido do cliente que permite personalizar o atendimento, além de ser uma boa forma de impulsionar as vendas do seu estabelecimento.

      1. Os produtos que fazem parte deste grupo podem ser localizados na tela Adicionais.

        Informação: Se você possui muitas opções de adicionais, utilize a "Busca Sensitive". A medida que digitar o conteúdo, os adicionais correspondentes serão localizados pelo sistema de imediato.

        1. Clique em .

        2. Informe a descrição do adicional que o cliente deseja incluir.

        Dica: Os produtos adicionais disponíveis dependem de quais grupos o adicional está definido para utilização. Essa definição é feita na área Grupos que utilizarão este adicional da aba Dados Básicos do cadastro do adicional, localizado no Cadastro de Produtos Spice.

      2. Informe a quantidade do adicional que o cliente deseja acrescentar e avance.

        Informação: Utilize os ícones  para definir as quantidades.

      3. Selecione as Observações para o produto escolhido pelo cliente.

        Spice

        Exemplos:

        • Pizza com cebola ou sem cebola.
        • Refrigerante com gelo ou sem.
        • Bife bem-passado ou malpassado.

        Para que a tela Observações seja exibida é necessário:

        • Shop Configurado: Em Configurações e Manutenção / Opções / Produtos / Geral a opção Trabalha com Descrição Complementar deve estar marcada.

        • Produto configurado: Na aba Adicional do cadastro do produto vinculado no pedido, a opção Descrição complementar deve estar marcada. Na aba Spice do cadastro do produto vinculado no pedido, as observações deste devem estar vinculadas.


      4. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os Adicionais e Observações selecionadas.

        Informação: O produto, adicionais e observações selecionados serão inseridos na área Itens Vendidos, à direta da tela do Spice. Se necessário, você pode alterar os dados ou remover itens da venda.

         Caso precise alterar dados do produto incluído na área Itens Vendidos, siga os passos:

        1. Clique em ou pressione Ctrl + E para editar.

        2. Informe a quantidade.

        3. Clique ou pressione Enter.
        4. Informe a quantidade dos adicionais, caso o produto possua.
        5. Clique em Próximo.
        6. Informe as Observações do produto.
        7. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os adicionais e observações selecionadas.

         Caso precise tirar um item da área Itens Vendidos, clique em daquele que deseja remover da venda, ou:

        1. Selecione o item da venda em Itens vendidos.

        2. Clique em .

        3. Confirme a remoção.
    5. Clique em Confirmar ou pressione a tecla F10 após incluir o item.

      Neste momento, você pode incluir as observações do pedido para que, ao confirmar, estas sejam impressas na copa ou cozinha, auxiliando no preparo conforme o cliente solicitou.

    Aplicar Desconto ou Acréscimo  

    (Opcional) Aplique acréscimo ou desconto à venda.

    Você pode utilizar as teclas de atalho ou selecionar a opção correspondente para aplicar desconto ou acréscimo.

    1. Pressione Ctrl + B ou selecione a opção Acréscimo.

    2. Defina o tipo de acréscimo:

      • Por valor (R$)
        Pressione Ctrl + V para acréscimo por valor.

      • Por percentual (%)
        Pressione Ctrl + P para acréscimo por percentual.


    3. Informe o valor ou percentual de acréscimo.
    4. Pressione Enter.

    1. Pressione Ctrl + D ou selecione a opção Desconto.

    2. Defina o tipo de desconto.

      • Por valor (R$)
        Pressione Ctrl + V para desconto por valor.

      • Por percentual (%)
        Pressione Ctrl + P para desconto por percentual.


    3. Informe o valor ou percentual de desconto.
    4. Pressione Enter.



  4. Selecione a forma de entrega ao cliente e as datas e horários de agendamento do Preparo e Entrega.
    Agendar Preparo e Entrega   

    A utilização dessa etapa do Spice depende da opção Trabalha com agendamento de entregas, localizada aba Delivery nas Configurações do Spice.

    No canto superior direito da tela principal do Delivery, um contador  notificará a existência de novos pedidos agendados. Caso clique sobre ele, a tela Pedidos Agendados será exibida e nela você pode gerenciar tais pedido.

     Agendar Entrega do Pedido ao Cliente

    1. Clique em Entregar.
    2. Clique em para habilitar as opções Agendar Preparo e Agendar Entrega
    3. Informe a data e horário de agendamento do Preparo.
    4. Informe a data e horário de agendamento da Entrega.
    5. Clique em Agendar ou pressione F9.
    Agendar Retirada do Pedido pelo Cliente   

    1. Clique em Retirar no Local.
    2. Clique em para habilitar as opções Agendar Preparo e Agendar Entrega
    3. Informe a data e horário de agendamento do Preparo.
    4. Informe a data e horário de agendamento da Entrega.
    5. Clique em Agendar ou pressione F9.
    • A comanda copa/cozinha será impressa na criação do pedido.
    • Uma "TAG" grande será impressa na comanda copa/cozinha quando for um pedido agendado, para a cozinha não se perder no preparo, quando não houver a data de preparo. 
  5. Na tela Fechamento informe a forma de pagamento do pedido e confirme.

    Informação: Caso gere troco, informe o tipo de troco: Troco ou Gorjeta. Caso os Spice esteja configurado para Trabalhar como QuickOn, você pode decidir se deseja ou não utilizar o Cashback em suas compras de Delivery. Basta marcar ou desmarcar a opção Habilitar cashback na tela de pagamento. Havendo saldo disponível, poderá utilizar o Cashback e ele será creditado em sua conta após o pagamento.


    1. (Opcional) Defina se os itens lançados serão ordenados por nome ou por digitação.
    2. (Opcional) Selecione a opção Aglutinar itens unitários para que os itens que se repetem sejam aglutinados (unificados) em único lançamento.
    3. (Opcional) Utilize as teclas de atalhos Ctrl + A para realizar a abertura de gaveta.

  6. A Comanda de Cozinha e o relatório ou comprovante Gerencial do pedido serão impressos.

    Dica: Caso se trate de um pedido agendado a "Tag" Agendamento diferenciará o relatório ou comprovante impresso.

     


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Receber Pedido ifood / Spice On



  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique no ícone ifood ou Spice On, localizado no canto superior direito da tela Delivery.

Dica: Caso trabalhe com a integração iFood, ou integração Spice On, no canto superior direito da tela principal do Delivery o ícone  ou  será exibido sempre que a integração estiver paralisada.

  1. Selecione o pedido que será aceito na tela Seus Pedidos.
  2. Clique em Aceitar Pedidos ou pressione F10.
    Detalhes  

    Clique nesta opção para consultar o detalhamento do pedido.

    Nesta consulta você visualizará as informações de endereço, os produtos e as observações que o clientes incluem no pedido realizado pelo ifood ou Spice On.
    Caso queira entrar em contato com o cliente antes fazer a entrega do pedido de ifood, você pode consultar o ID do cliente em detalhes do pedido e contatá-lo através do 0800 do ifood.

    Auditoria  

    Para consultar as informações de auditoria do pedido, siga os passos:

    1. Clique em Auditoria ou pressione Ctrl+A.
    2. (Opcional) Informe o período de consulta que você deseja filtrar.

    3. Clique em Visualizar detalhes para consultar o detalhamento das ocorrências do pedido.
    Rejeitar Pedidos  

    Para cancelar o pedido, siga os passos:

    1. Clique em Rejeitar Pedidos ou pressione F9.
    2. Informe o motivo da rejeição.

    3. Clique em Confirmar ou pressione F9.

  3. Atualize o status do pedido conforme cada etapa até a entrega ao cliente.



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Pagar Pedido


Para fechar pedido no módulo Delivery, siga os passos:

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido que será alterado.
  3. Clique em Pagar Pedido ou pressione F3.

  4. Na tela de Fechamento, informe a forma de pagamento.

    1. Caso o valor total do pedido ja esteja completo, clique em Pagar ou pressione F9.

  5. Selecione a moeda para troco, for o caso e em seguida o tipo do troco: Troco ou Gorjeta.

    Essa informação será solicitada caso no campo Tipo de Troco esteja informado a opção Escolher na hora. Este campo se encontra em Configurações / Geral.



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Enviar Nota


É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) ou SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) para realizar o envio da nota para SEFAZ

O cancelamento e a inutilização da NFC-e ocorrerá de forma automática no Spice. Notas sem retorno no envio serão inutilizadas e as sem conexão do retorno serão canceladas automaticamente.

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione os pedidos.
  3. Clique em Enviar Nota.



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Editar Pedido


Para fazer a edição do pedido, siga os passos:

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido que será alterado.

    Informação: Caso o pedido tenha sido originado no iFood®, não tenha pagamento confirmado e esteja com o status "Em preparo" ou "Agendado", a edição deste pedido no Delivery será permitida.
    Pedidos com outros status não poderão ser alterados.

  3. Clique em Editar Pedido ou pressione F6.
  4. Altere as informações do pedido.
  5. Clique no botão Confirmar ou pressione F10.
  6. Selecione a forma de pagamento.
  7. Confirme o valor.
  8. Clique em Confirmar ou pressione F9.




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Visualizar Conferências de Entrega


Utilize esta opção para visualizar o relatório de Conferência de Entrega.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em End. Entregas ou pressione F7.
  3. Selecione o entregador cujas conferências de entrega serão impressas.
  4. Clique em Confirmar ou pressione F9 para que todas as conferências informadas sejam impressas.

  5. No canto superior esquerdo, clique em Imprimir.




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Definir Entregadores


Os entregadores definidos no Spice são funcionários gravados no Cadastro de Funcionários do Shop.


Para fazer essa definição, siga os passos:
 

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Pressione F8 ou clique em Entregadores.
  3. Por padrão a opção Permitir entregadores como garçom? estará habilitada para que sistema considere todos os entregadores como garçons para poderem lançar vendas no módulo Pedidos do Spice.

    Caso não queira conceder tal permissão, basta clicar em para desabilitar a opção.

  4. Marque na coluna Entregadores os colaboradores que atuam como entregadores em seu estabelecimento.

    Ao desmarcar, você conseguirá inativar o entregador no próprio módulo Delivery, sem a necessidade de acessar o Cadastro de Funcionários do Shop.
    Mas fique atento, se houver entregas vinculadas ao entregador, a desmarcação da coluna Entregadores não será permitida.

  5. Informe o modelo e placa do veículo utilizado para entrega.

    Informação! Você pode informar placa do seu entregador no formato Mercosul .

  6. Feche o Cadastro de Entregadores.

 

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Digitação Otimizada


Se desejar, ao realizar uma venda Delivery é possível utilizar a Digitação Otimizada e realizar a inclusão de produtos para determinada mesa ou comanda, dependendo da forma de trabalho definida nas Configurações do Spice.
  

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Digit. Otimizada ou pressione F5.
  3. Selecione a mesa ou comanda desejada.

    Esta seleção dependerá da forma de trabalho definida nas configurações do Spice.
    Se desejar, informe o número da mesa ou comanda e confirme a abertura para inserir as informações da mesa/comanda.

  4. Informe a quantidade do produto.
  5. Informe o produto.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Dica!

    Caso a opção Utilizar controle de garçons por item localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice esteja marcada, neste momento o Garçom será solicitado.

  7. Clique em Confirmar ou pressione F10.

  8. Feche a Digitação Otimizada de Mesa/Comanda.



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Impressão de Vendas / Notas


Esta funcionalidade possibilita visualizar, na tela Impressão da Venda / Nota, as vendas do terminal realizadas no dia anterior e no dia atual permitindo o envio por e-mail, reimpressão da venda ou o envio da nota à SEFAZ.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Envio da Venda ou pressione Alt + V.

    Dica!

    Caso o documento não possua modelo informado no banco de dados, a venda correspondente aparecerá na tela Impressão da Venda / Nota, na cor preta, indicando que não foi gerado cupom fiscal eletrônico.
    As vendas apresentadas na cor verde indicam que o documento fiscal foi gerado.

  3. Na tela Impressão da Venda / Nota, utilize as opções:

    Filtrar Vendas  

    1. Informe o período de vendas do caixa.
    2. Informe os tipos de vendas que serão filtrados: TodosEnviados ou Não Enviados.
    3. (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.
    Enviar por E-mail  

    Apenas as notas mandadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.

    1. Selecione a nota que será enviada.
    2. Clique em Enviar por E-mail.
    Reimprimir Venda  

    Informação: A reimpressão dependerá da permissão Permitir reimprimir itens vendidos nos setores de impressão do usuário do Spice definida na retaguarda Shop (Cadastro de Usuários).

    1. Selecione a nota que será reimpressa.
    2. Clique em Reimprimir Venda.
    Enviar Nota  

    É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.

    1. Selecione a nota que será enviada.
    2. Clique em Enviar Nota.


  4. Fecha a tela Impressão da Venda / Nota.

 

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Resumo de Entregas Delivery



  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Resumo de Entregas ou pressione Alt + R.
  3. Informe o tipo do relatório: Entregas ou Produtos.

    Caso o tipo selecionado seja Entregas, clique no número do pedido para visualizar os produtos vendidos.

  4. Informe o tipo de busca:

    Período  

    Caso o tipo selecionado seja Período, é possível definir o período de consulta, que poderá ser o dia atual, anterior ou um período de busca personalizado.

    Turno  

    Caso o tipo selecionado seja Turno, defina qual pretende consultar na tela Seleção de Turno. Se desejar, clique no número do pedido para visualizar os produtos vendidos por pedido.

  5. Informe o período de consulta.

  6. (Opcional) Defina as opções de Filtro:

     Entregadores  

    1. Clique em Entregadores.

    2. Marque os entregadores das entregas que deseja filtrar.
    Grupos   

    1. Clique em Grupos.

    2. Marque os grupos de produtos contidos nas entregas que deseja filtrar.

      Esta opção de filtro estará disponível apenas se a opção Produtos estiver selecionada no campo Tipo do relatório.

     Status do pedido   

    1. Clique em Status do pedido.

    2. Marque os status das entregas que deseja filtrar.
     Pagamento   

    1. Clique em Pagamento.

    2. Marque as situações dos pagamentos das entregas que deseja filtrar.
     Tipo de entrega  

    1. Clique em Tipo de entrega.

    2. Marque os tipos das entregas que deseja filtrar.
    Agrupar por   

    1. Clique em Agrupar por.

    2. Marque as opçoes de agrupamentos para as entregas que deseja filtrar.

      As opções de agrupamento dependem do que for definido no campo Tipo do relatório.



  7. Escolha a ação em relação as informações filtradas.

    Exportar Excel  

    Marque esta opção para exportar as informações do Resumo de Entregas - Delivery no formato do arquivo (.xls).

    Imprimir   

    Selecione esta opção para exportar e imprimir as informações do Resumo de Entregas - Delivery.



  8. Clique em Processar ou pressione F10.
  9. Feche o Resumo de Entregas - Delivery.



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Funções Caixa


É possível utilizar os recursos de sangria, suprimento, cancelamento de pedido e NFC-e e Reimpressão de DANFE.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Funções Caixa ou pressione Shift + F11.

  3. Selecione a função desejada.

    Sangria  

    É possível fazer o lançamento de uma retirada de caixa ou lançamento de despesa.

    1. Selecione a opção Sangria.
    2. Informe as informações do lançamento de Sangria / Despesas.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Suprimento  

    É possível fazer o lançamento de entrada de valores no caixa.

    1. Selecione a opção Suprimento.
    2. Informe as informações do Lançamento de Suprimentos.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Cancelamento  

    Apenas os pedidos que estiverem dentro da atual abertura de caixa poderão ser cancelados. Portanto, não será permitido cancelar um pedido de um caixa que foi encerrado, nem encerrar pedidos realizados por outro caixa. No cancelamento, a inutilização NFC-e ocorrerá de forma automática no Spice. Notas sem retorno no envio serão inutilizadas automaticamente e as sem conexão do retorno serão canceladas de forma automática.

    1. Selecione a opção Cancelamento.
    2. Na tela Cancelamento de Pedido, selecione o pedido que deseja cancelar.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    4. Clique em OK.
    Reimprimir último DANFE  

    1. Selecione a opção Reimprimir último DANFE.
    2. Confirme a reimpressão.
  4. Feche a tela Funções Caixa.



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Consultar Itens Vendidos por Pedido



Utilize esta funcionalidade para saber quais itens foram vendidos por pedido, os itens cancelados e seus respectivos valores.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Na coluna Pedido, clique sobre o número do pedido cujos itens vendidos deseja consultar.

  3. Na tela Itens Vendidos por Pedido, clique em para marcar a opção de sua preferência: Exibir itens cancelados ou Ocultar Itens servidos.
  4. Clique nas abas para consultar:

    Total dos Itens (F3)  

    Itens Servidos

    0 (zero)
    Quantidade de itens já servidos.

    Itens não Servidos

    0 (zero)
    Quantidade de itens não servidos.

    Total Cancelado

    0,00
    Valor total dos itens cancelados.

    Valor Total

    0,00
    Valor total dos itens do pedido.

    Total do Pedido (F4)  

    Desconto

    - 0,00
    Desconto do pedido.

    Acréscimo

    + 0,00
    Acréscimo do pedido. 

    Entrega/Taxas

    + 0,00
    Entrega/Taxas do pedido.

    Valor total

    0,00
    Valor total do pedido.

    Valor pago

    0,00
    Valor total pago do pedido.

    Falta pagar

    0,00
    Valor total a ser pago do pedido.



  5. Escolha a opção de sua preferência:

    • Imprimir Item
      Pressione F8 ou clique em Imprimir item para fazer a impressão do item na comanda de copa ou cozinha.

      Dica: Com essa opção, você pode reimprimir a comanda dos itens vendidos.

    • Item Servido

      1. Na tela Itens vendidos por mesa, marque o item que já foi servido ao cliente.
      2. Pressione F9 ou clique em Item servido para confirmar que o item foi servido. 

    • Cancelar Item

      Exemplo: Em uma mesa com 3 pessoas, uma delas vai embora e paga parcialmente, em seguida o garçom lança um item errado! (triste)
      Em situações como essa o Spice permite (seleção) que você cancele itens em pedidos com pagamento parcial, porém se o total de itens que você estiver tentando cancelar for menor que o valor já pago no pedido, o cancelamento não será permitido (erro).


      1. Na tela Itens vendidos por mesa, marque o item que o cliente deseja cancelar.
      2. Pressione Del (Delete) ou clique em Cancelar item para confirmar o cancelamento do item. 
      3. Informe o motivo do cancelamento.
      4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.


  6. Feche a tela Itens Vendidos por Pedido.




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Atualizar Status do Pedido



Utilize esta funcionalidade para prosseguir com o fluxo, por atualizar as etapas (status) do pedido.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido cujo status será alterado.

    Você quer alterar status de pedido originado no Zé Delivery?  

    Zé Delivery é um provedor de integração que não permite alteração de status através do Spice.
    Desta forma, um alerta é exibido para conferir através do gestor do provedor todos os detalhes dos pedidos e que essas alterações só podem ser feitas pelo gestor do próprio Zé delivery.

    Aceitar de Pedidos   

    • Não é permitido aceitar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite aceitar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após aceitar lá o pedido será salvo automaticamente aqui no Delivery do Spice.

     Rejeitar de Pedidos   

    • Não é permitido rejeitar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite rejeitar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após rejeitar lá o pedido será cancelado aqui no Spice.

     Alterar o status do Pedido para "Em entrega"   

    • Não é permitido despachar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite despachar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após despachar lá o pedido terá seu status atualizado automaticamente aqui no Spice.

     Alterar o status do Pedido para "Cancelado"   

    • Não é permitido cancelar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite cancelar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após cancelar lá o pedido terá seu status atualizado automaticamente aqui no Spice.

  3. Na coluna Status, clique em ou pressione Ctrl + S para selecionar o status do pedido.

  4. Selecione o status:

     Pronto  

    Selecione esta opção quando o preparo do pedido do cliente estiver pronto.

     Separado   

    Escolha esta opção quando o pedido do cliente estiver separado para a entrega.

     Em Entrega   

    Selecione esta opção quando o pedido estiver saindo para entrega.

    É necessário informar o funcionário que realizará a entrega.

     Entregue   

    Selecione esta opção quando o pedido for entregue ao cliente.

     Cancelado   

    Marque esta opção quando quiser cancelar o pedido.

    É necessário informar o motivo do cancelamento.

    O cancelamento de pedido do Delivery será impresso e essa alteração de status é gravada na Auditoria do Spice.
    Caso trabalhe integrado ao iFood e o pedido tenha sido originado no iFood, o pedido correspondente poderá ser cancelado no Spice.


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Alterar Observação do Pedido



  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido cujo status será alterado.
  3. Clique com o botão direito do mouse.
  4. Selecione a opção Editar observação.
  5. Informe a observação para o pedido do cliente.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.


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Informar Entregador do Pedido



  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido cujo entregador será informado.
  3. Na coluna Entregador do pedido correspondente, clique em .
  4. Selecione o entregador.

    Dica!

    Os entregadores serão inseridos no Cadastro de Funcionários do Shop.

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Imprimir Comprovante do Pedido/Entrega



  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. (Opcional) Filtre os pedidos. 
  3. Clique em do pedido cujo comprovante será impresso.



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Filtrar Pedidos



  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. No canto esquerdo da tela, defina a opção de período de consulta.
  3. Selecione os entregadores dos pedidos que deseja filtrar.
  4. Selecione os status dos pedidos que serão filtrados.
  5. Selecione o tipo Delivery ou Agendado.

    No canto superior direito da tela Delivery será informada a quantidade de pedidos agendados.
    Por padrão, a atualização dos pedidos Delivery ocorrerá automaticamente. Caso desmarque a opção Atualização automática da grid, esta função será desabilitada.

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Consultar Espelho do Pedido


Para consultar os detalhes do pedido originado no iFood ou SpiceON, siga os passos:


  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique com botão direito sobre o pedido cujos detalhes você quer consultar. 
  3. Selecione a opção Espelho do Pedido.

    Atenção!

    Documentos originados em versões anteriores a 6.13.28 do Spice, ou seja, antes da implementação do recurso, não terão o espelho desses pedidos exibidos.

    • Pedido de Origem no iFood 
      O detalhamento do pedido será exibido na tela Detalhes do Pedido.

    • Pedido de Origem no SpiceON 
      O detalhamento do pedido será exibido na tela Detalhes do Pedido.

    Os campos Complemento e Itens Adicionais informados nos pedidos do Spice ON serão exibidas na tela de Detalhes, em aceite de pedido, no Delivery.
    Caso o pedido tenha se originado do Delivery comum, ou seja, manualmente no próprio Spice, os detalhes não serão exibidos.

  4. Feche a consulta.


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Receber Pedidos do Hub Automaticamente


Utilize este recurso para habilitar o recebimento automático dos pedidos do Hub. Ao utilizar este recurso, nem a sinalização sonora ocorrerá, o pedido vai direto para o Delivery, que conforme a opção Imprimir automaticamente o pedido ao salvar, localizado em Configurações do Spice / aba Delivery você pode fazer a impressão de forma automática.

Essa configuração só aparece se você usa integração com o Hub de pedidos Alterdata. Como nem todos os provedores permitem o aceite de pedidos através de plataformas externas, por enquanto temos essa integração automática nos pedidos Ifood e Spice On.
Quanto ao Zé Delivery, os pedidos desse provedor devem ser aceitos manualmente pelo gestor deles.


  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em  para habilitar  a opção Aceitar pedidos automaticamente.

    Ao marcar a configuração, uma mensagem será exibida pra te lembrar que os pedidos de alguns provedores precisam ser aceitos manualmente.



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Personalizar Colunas


Para personalizar as colunas da tela Delivery, siga os passos:

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em .

  3. Selecione a coluna que deseja incluir, mantendo o botão do mouse pressionado.
  4. Arraste-a da tela Personalização para a posição de sua preferência na tabela da tela principal do Delivery.

    Para remover colunas, basta fazer processo inverso, arrastando a coluna da tabela para a tela Personalização.
    Se você trabalha como Delivery e emite cupom de seus pedidos, você pode configurar a coluna Cupom Fiscal para tornar a identificação de pedidos, com ou sem nota emitida, uma tarefa simples e ágil, bem como o rastreio e gerenciamento das transações fiscais para uma gestão mais eficiente para seu negócio.

  5. Fecha a tela Personalização.




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