As vendas remetem ao ato da entrega dos itens do pedido do cliente. Para utilizar esta função, defina previamente as informações da aba Delivery, nas Configurações do Spice.

Se desejar, é possível fazer múltiplas seleções no Delivery marcando vários pedidos ao mesmo tempo nas seguintes funções:

  • Alteração de status (com exceção do cancelamento); 
  • Alteração de entregador; 
  • Pagamento; 
  • Envio da nota. 

Quando for executada alguma alteração nos pedidos através da múltipla seleção, a tela Detalhes da alteração de status será exibida.


Quando o cliente não tiver telefone cadastrado no Spice, o comprovante do pedido exibirá o 0800 do Ifood e o Id do cliente no Ifood para que seja possível contato, caso necessário.
Os pedidos pendentes não serão importados se a integração estiver paralisada.

Dica!

Caso a opção Executar Delivery em módulo separado, localizada na aba .Vendas Delivery das Configurações do Spice, esteja selecionada, você pode fazer a abertura do Delivery de forma independente. Assim é possível usar os demais módulos do Spice sem precisar fechar seu Delivery. Basta minimizar e abrir o Spice para trabalhar com os outros módulos.

 

Receber Pedido ifood / Spice On

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique no ícone ifood ou Spice On, localizado no canto superior direito da tela Delivery.

    Dica!

    Caso trabalhe com a integração iFood, ou integração Spice On, no canto superior direito da tela principal do Delivery o ícone  ou  será exibido sempre que a integração estiver paralisada.

  3. Selecione o pedido que será aceito na tela Seus Pedidos.
  4. Clique em Aceitar Pedidos ou pressione F10.

    • Detalhes
      Clique nesta opção para consultar o detalhamento do pedido.

      Nesta consulta você visualizará as informações de endereço, os produtos e as observações que o clientes incluem no pedido realizado pelo ifood ou Spice On.
      Caso queira entrar em contato com o cliente antes fazer a entrega do pedido de ifood, você pode consultar o ID do cliente em detalhes do pedido e contatá-lo através do 0800 do ifood.

    • Auditoria
      Para consultar as informações de auditoria do pedido, siga os passos:

      1. Clique em Auditoria ou pressione Ctrl+A.
      2. (Opcional) Informe o período de consulta que você deseja filtrar.

      3. Clique em Visualizar detalhes para consultar o detalhamento das ocorrências do pedido.

    • Rejeitar pedidos
      Para cancelar o pedido, siga os passos:

      1. Clique em Rejeitar Pedidos ou pressione F9.
      2. Informe o motivo da rejeição.

      3. Clique em Confirmar ou pressione F9.
  5. Atualize o status do pedido conforme cada etapa até a entrega ao cliente.


Lançar Pedido Delivery

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Novo Pedido ou pressione F2
  3. Informe o cliente do pedido Delivery na tela Clientes.

    O endereço adicional do cliente será exibido no Spice durante o serviço de entrega apenas se o Spice estiver integrado ao Shop.
    Caso esteja integrado ao Bimer ou ao IShop (por meio de concentrador), o endereço adicional não será exibido.

    Na localização de clientes do Spice você pode fazer a consulta de saldos do Cashback via botão exclusivo ao selecionar o cliente. Ficou mais simples!
    Você não precisa mais pressionar ALT + C, buscar o cliente, pressionar ALT +D, detalhar o cadastro do cliente e então clicar para enfim consultar saldo de Cashback.

    1. (Opcional) Selecione os produtos que serão vinculados no pedido na área Histórico de Pedidos da tela Clientes.

      Os produtos presentes serão registrados no histórico com base nos pedidos realizados anteriormente pelo cliente junto ao seu estabelecimento.
      Se o seu estabelecimento é do ramo de Pizzaria, por exemplo, Histórico de Pedidos contará com todos pedidos de Pizza realizados anteriormente pelo ciente. A exibição dessas informações terá a mesma formação utilizada na tela Produtos Vendidos por comanda/mesa no controle de mesa, ou seja, agrupado em uma única linha.



    2. Clique em Novo Pedido ou pressione F2.

  4. (Opcional) Defina o preço que será utilizado.

    Esta definição só poderá ser realizada se a opção Utiliza tabela de preços 1 e 2, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, estiver marcada.
    Desta forma, o sistema utilizará os preços sugerido e praticado informados no cadastro de produtos na retaguarda (no caso do Shop, na Composição de Preço do produto, localizada na aba Principal do Cadastro de Produtos).

    • Preço Praticado
      Pressione Ctrl + 1 para utilizar o preço praticado.

    • Preço Sugerido
      Pressione Ctrl + 2 para utilizar o preço sugerido.


  5. (Opcional) Altere as informações do cliente.

    • Clique em Alt + C para informar o cliente da venda.
    • Clique em Alt + M para informar o CPF ou CNPJ do cliente.

    Dica!

    Caso o estabelecimento seja do estado de São Paulo ou de algum estado que possua a legislação CAT52 ou similar vigente, a tela para informar o CPF do cliente será exibida na abertura do cupom em Caixa e na abertura de mesa.

  6. (Opcional) Clique em para definir o tipo de forma de busca dos produtos.

    • Quantidade
      No campo Quantidade selecione quantos itens serão vendidos.
      Se for necessário, é possível inserir quantidades acima de 10 (dez) ou com mais de uma casa decimal.




      1. Clique no botão .
      2. Informe a quantidade.

      3. Pressione Enter.


    • Código ou Descrição
      Caso utilize a forma de busca abaixo, informe a quantidade primeiro.



      1. Informe a quantidade.
      2. Indique o código ou a descrição do produto.

    • Localização de Produtos
      Independentemente da forma de busca selecionada, clique no botão de busca para utilizar a Localização de Produtos.

      Se desejar, pressione F1 para utilizar esta localização. Ao clicar sobre qualquer coluna da Localização de Produtos do Spice, os itens visualizados serão ordenados de forma crescente ou decrescente.

    • Localização por Grupo de Produtos

      Outra forma de realizar a inclusão de um produto a ser vendido é por meio do Grupo de Produtos. Para isso, na tela de vendas do Spice, basta clicar na imagem do grupo desejado e depois selecionar o item para que seja feita a inclusão na venda. Na tela de movimentação do Spice, o Grupo Indefinido identificado pela imagem  será exibido por último na grid de grupos do sistema.
      Para que as imagens dos produtos e grupos sejam exibidas, a opção Trabalhar com o Alterdata Spice do Configurador Spice deve estar marcada.

      Dica!

      Caso o produto não possua grupo definido, este será agrupado no Spice como item pertencente ao Grupo Indefinido.
      Se o Automação Comercial Shop estiver configurado para utilizar descrição complementar e o produto tiver característica da cozinha ou da copa, após selecioná-lo será possível incluí-la para impressão nos pedidos de copa ou cozinha. Assim, serão exibidos na tela Itens Pendentes, porém não serão impressos no cupom de venda.

      Não é possível utilizar descrições complementares inclusas no Cadastro do Produto, pois pode variar de cliente para cliente.

      Exemplo:

      Determinados clientes podem preferir picanha malpassada, outros bem-passada ou, até mesmo, alguns podem dispensar a cebola de determinado prato, enquanto outros fazem questão.


      O Spice utiliza as opções do campo Fabricação, localizado na aba Adicional do Cadastro de Produtos. A opção selecionada neste campo influenciará na utilização do sistema da seguinte forma:

      CampoDescrição
      Mercadoria de fabricação própriaSe for marcada a opção Mercadoria de Fabricação Própria, o Spice entenderá que trata-se de um produto produzido na cozinha e enviará automaticamente o item selecionado para a impressora da cozinha.
      Mercadoria de fabricação por terceirosSe a opção Mercadoria fabricada por terceiros for marcada, o sistema entenderá que não trata-se de um produto de cozinha e enviará normalmente para lista de produtos a serem entregues, ou no balcão ou na mesa, dependendo da modalidade da venda.
  7. Clique na imagem do grupo para visualizar os produtos.

  8. Selecione o produto que o cliente deseja incluir na venda.

  9. Informe os Adicionais solicitados pelo cliente ou remova Ingredientes

    Na integração iFood os itens adicionais com valores vinculados a um produto serão importados. Assim, o valor da nota será correspondente ao valor do pagamento, prevenindo possíveis rejeições da nota por esse tipo de inconsistência.
    E se o seu estabelecimento permitir que os clientes incluam complementos nos pedidos realizados no site iFood, o sistema importa seu valor como observação do item.


    Os itens adicionais são produtos acrescentados a um determinado prato do cardápio ou pedido do cliente que permite personalizar o atendimento, além de ser uma boa forma de impulsionar as vendas do seu estabelecimento.

    1. Os produtos que fazem parte deste grupo podem ser localizados na tela Adicionais.

      Se você possui muitas opções de adicionais, utilize a "Busca Sensitive". A medida que digitar o conteúdo, os adicionais correspondentes serão localizados pelo sistema de imediato.

      1. Clique em .

      2. Informe a descrição do adicional que o cliente deseja incluir.

      Dica:

      Os produtos adicionais disponíveis dependem de quais grupos o adicional está definido para utilização.
      Essa definição é feita na área Grupos que utilizarão este adicional da aba Dados Básicos do cadastro do adicional, localizado no Cadastro de Produtos Spice.

    2. Informe a quantidade do adicional que o cliente deseja acrescentar.

      Utilize os ícones para definir as quantidades.

    3. Clique em Próximo.

    4. Selecione as Observações para o produto escolhido pelo cliente.

      Spice

      Exemplos:

      • Pizza com cebola ou sem cebola.
      • Refrigerante com gelo ou sem.
      • Bife bem-passado ou malpassado.

      Para que a tela Observações seja exibida é necessário:

      • Shop Configurado
        Em Configurações e Manutenção / Opções / Produtos / Geral a opção Trabalha com Descrição Complementar deve estar marcada.

      • Produto configurado
        Na aba Adicional do cadastro do produto vinculado no pedido, a opção Descrição complementar deve estar marcada.
        Na aba Spice do cadastro do produto vinculado no pedido, as observações deste devem estar vinculadas.
    5. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os adicionais e observações selecionadas.

      O produto, adicionais e observações selecionados serão inseridos na área Itens Vendidos, à direta da tela do Spice.
      Se necessário, você pode alterar os dados ou remover itens da venda.

       Caso precise alterar dados do produto incluído na área Itens Vendidos, siga os passos:

      1. Clique em ou pressione Ctrl + E para editar.

      2. Informe a quantidade.

      3. Clique ou pressione Enter.
      4. Informe a quantidade dos adicionais, caso o produto possua.
      5. Clique em Próximo.
      6. Informe as Observações do produto.
      7. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os adicionais e observações selecionadas.

       Caso precise tirar um item da área Itens Vendidos, clique em daquele que deseja remover da venda, ou:

      1. Selecione o item da venda em Itens vendidos.

      2. Clique em .

      3. Clique em Sim para confirmar.


    Utilize esta opção caso o produto selecionado seja, por exemplo, um combo com vários ingredientes que permita a remoção de certos itens, caso o cliente solicite.

    Combo

    Itens comercializados por combinação de dois ou mais produtos com diferenciação de preço entre eles.
    Exemplo: Digamos que na venda do combo contendo SanduícheRefresco e Porção de Fritas você permite que o cliente remova a Porção de Fritas, se desejar.
    Neste caso, o item que poderá ser removido deve ter a opção 
    Opcional  habilitada no cadastro do Combo.

    Para remover o item do combo, siga os passos:

    1. (Opcional) Caso tenha muitos itens na tela Ingredientes, utilize os cursores para seleciona-los.

    2. Desmarque o produto que deseja remover: Item Presente ou Item Removido.



  10. Clique em Confirmar ou pressione a tecla F10 após incluir o item.

    Neste momento, você pode incluir as observações do pedido para que, ao confirmar, estas sejam impressas na copa ou cozinha, auxiliando no preparo conforme o cliente solicitou.

  11. (Opcional) Aplique acréscimo ou desconto à venda.

    Você pode utilizar as teclas de atalho ou selecionar a opção correspondente para aplicar desconto ou acréscimo.

    1. Pressione Ctrl + B ou selecione a opção Acréscimo.

    2. Defina o tipo de acréscimo:

      • Por valor (R$)
        Pressione Ctrl + V para acréscimo por valor.

      • Por percentual (%)
        Pressione Ctrl + P para acréscimo por percentual.


    3. Informe o valor ou percentual de acréscimo.
    4. Pressione Enter.

    1. Pressione Ctrl + D ou selecione a opção Desconto.

    2. Defina o tipo de desconto.

      • Por valor (R$)
        Pressione Ctrl + V para desconto por valor.

      • Por percentual (%)
        Pressione Ctrl + P para desconto por percentual.


    3. Informe o valor ou percentual de desconto.
    4. Pressione Enter.

  12. Informe o pagamento do pedido:

    Você pode decidir se deseja ou não utilizar o cashback em suas compras de Delivery.
    Basta marcar ou desmarcar a opção Habilitar cashback na tela de pagamento. Havendo saldo disponível, poderá utilizar o cashback e ele será creditado em sua conta após o pagamento.

    1. Selecione a moeda de recebimento para o fechamento.

      Similar ao PDV Alterdata, o Spice respeita o limite máximo de 16 (parcelas) ou formas de pagamento. Se desejar sair da tela de escolha de recebimentos da venda do Spice, clique no botão Fechar.

    2. (Opcional) Utilize as opções da lista de itens da tela de Fechamento.

      • Abrir Gaveta
        Utilize as teclas de atalhos Ctrl + A para realizar a abertura de gaveta.

      • Aglutinar Itens
        Selecione a opção Aglutinar itens unitários para que os itens que se repetem sejam aglutinados (unificados) em único lançamento.

      • Ordenação
        Defina se os itens lançados serão ordenados por nome ou por digitação.


    3. Confirme ou informe o valor pago pelo cliente.
    4. Pressione Enter e Confirme para incluir a forma de pagamento e fechar a venda.


  13. Preencha as informações do agendamento.

    Neste momento, você pode inserir as informações de agendamento, ou seja, data e hora de preparo e entrega do pedido ao cliente.
    O status do pedido do Delivery será atualizado automaticamente quando chegar o horário de preparo do agendamento.
    No canto superior direito da tela principal do Delivery, um contador notificará a existência de novos pedidos agendados. Caso clique sobre ele, a tela Pedidos Agendados será exibida.
    O entregador informado no campo Definir entregador padrão na aba Vendas Delivery das Confirgurações Spice será sugerido ao gravar o pedido Delivery. Se desejar, você pode informar o entregador de sua preferência.

Editar Pedido

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido que será alterado.
  3. Clique em Editar Pedido ou pressione F6.

    Caso o pedido tenha sido originado no iFood®, não tenha pagamento confirmado e esteja com o status "Em preparo" ou "Agendado", a edição deste pedido no Delivery será permitida.
    Pedidos com outros status não poderão ser alterados.

  4. Altere as informações do pedido.
  5. Clique no botão Confirmar ou pressione F10.
  6. Selecione a forma de pagamento.
  7. Confirme o valor.
  8. Clique em Confirmar ou pressione F9.


Atualizar Status do Pedido

Utilize esta funcionalidade para prosseguir com o fluxo, por atualizar as etapas (status) do pedido.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido cujo status será alterado.

    O Zé Delivery é um provedor que não permite alteração de status através do Spice.
    Desta forma, um alerta é exibido para conferir através do gestor do provedor todos os detalhes dos pedidos e que essas alterações só podem ser feitas pelo gestor do próprio Zé delivery .

    • Aceitar de Pedidos

      Não é permitido aceitar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite aceitar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após aceitar lá o pedido será salvo automaticamente aqui no Delivery do Spice.



    • Rejeitar de Pedidos

      Não é permitido rejeitar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite rejeitar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após rejeitar lá o pedido será cancelado aqui no Spice.

    • Alterar o status do Pedido para "Em entrega"

      Não é permitido despachar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite despachar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após despachar lá o pedido terá seu status atualizado automaticamente aqui no Spice.

    • Alterar o status do Pedido para "Cancelado"

      Não é permitido cancelar pedidos do Zé Delivery pelo Spice!

      Esse parceiro só permite cancelar pedidos através do seu painel administrativo.
      Após cancelar lá o pedido terá seu status atualizado automaticamente aqui no Spice.


  3. Na coluna Status, clique em ou pressione Ctrl + S para selecionar o status do pedido.

  4. Selecione o status:

    • Pronto
      Selecione esta opção quando o preparo do pedido do cliente estiver pronto.

    • Separado
      Escolha esta opção quando o pedido do cliente estiver separado para a entrega.

    • Em Entrega
      Selecione esta opção quando o pedido estiver saindo para entrega.

      É necessário informar o funcionário que realizará a entrega.

    • Entregue
      Selecione esta opção quando o pedido for entregue ao cliente.

    • Cancelado
      Marque esta opção quando quiser cancelar o pedido.

      É necessário informar o motivo do cancelamento.

      O cancelamento de pedido do Delivery será impresso e essa alteração de status é gravada na Auditoria do Spice.
      Caso trabalhe integrado ao iFood e o pedido tenha sido originado no iFood, o pedido correspondente poderá ser cancelado no Spice.

Alterar Observação do Pedido

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido cujo status será alterado.
  3. Clique com o botão direito do mouse.
  4. Selecione a opção Editar observação.
  5. Informe a observação para o pedido do cliente.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.


Definir Entregadores

Os entregadores definidos no Spice são funcionários gravados no Cadastro de Funcionários do Shop.


Para fazer essa definição, siga os passos: 

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Pressione F8 ou clique em Entregadores.
  3. Por padrão a opção Permitir entregadores como garçom? estará habilitada para que sistema considere todos os entregadores como garçons para poderem lançar vendas no módulo Pedidos do Spice.

    Caso não queira conceder tal permissão, basta clicar em para desabilitar a opção.

  4. Marque na coluna Entregadores os colaboradores que atuam como entregadores em seu estabelecimento.

    Ao desmacar, você conseguirá inativar o entregador no próprio módulo Delivery, sem a necessidade de acessar o Cadastro de Funcionários do Shop.
    Mas fique atento, se houver entregas vinculadas ao entregador, a desmarcação da coluna Entregadores não será permitida.

  5. Informe o modelo e placa do veículo utilizado para entrega.

    Informação! Você pode informar placa do seu entregador no formato Mercosul .

  6. Feche o Cadastro de Entregadores.


Informar Entregador do Pedido

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione o pedido cujo entregador será informado.
  3. Na coluna Entregador do pedido correspondente, clique em .
  4. Selecione o entregador.

    Dica!

    Os entregadores serão inseridos no Cadastro de Funcionários do Shop.

Imprimir Conferências de Entrega 

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em End. Entregas ou pressione F7.
  3. Selecione o entregador cujas conferências de entrega serão impressas.
  4. Clique em Confirmar ou pressione F9 para que todas as conferências informadas sejam impressas.


Imprimir Comprovante do Pedido/Entrega

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. (Opcional) Filtre os pedidos. 
  3. Clique em do pedido cujo comprovante será impresso.


Utilizar Filtros

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Defina a opção de período de consulta.
  3. Selecione os entregadores dos pedidos que deseja filtrar.
  4. Selecione os status dos pedidos que serão filtrados.
  5. Selecione o tipo Delivery ou Agendado.

    No canto superior direito da tela Delivery será informada a quantidade de pedidos agendados.
    Por padrão, a atualização dos pedidos Delivery ocorrerá automaticamente. Caso desmarque a opção Atualização automática da grid, esta função será desabilitada.

Fechar Pedido Delivery

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione os pedidos que serão fechados.
  3. Clique em Pagar ou pressione F3.

  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    A tela Detalhes do pagamento das notas será exibida.

  5. Feche a tela de detalhamento do pagamento das notas.


Enviar Nota

É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) ou SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) para realizar o envio da nota para SEFAZ. 

O cancelamento e a inutilização da NFC-e ocorrerá de forma automática no Spice. Notas sem retorno no envio serão inutilizadas e as sem conexão do retorno serão canceladas automaticamente.

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Selecione os pedidos.
  3. Clique em Enviar Nota.


Consultar Espelho do Pedido

Para consultar os detalhes do pedido originado no iFood ou SpiceON, siga os passos:

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique com botão direito sobre o pedido cujos detalhes você quer consultar. 
  3. Selecione a opção Espelho do Pedido.

    Atenção!

    Documentos originados em versões anteriores a 6.13.28 do Spice, ou seja, antes da implementação do recurso, não terão o espelho desses pedidos exibidos.

    • Pedido de Origem no iFood 
      O detalhamento do pedido será exibido na tela Detalhes do Pedido.

    • Pedido de Origem no SpiceON 
      O detalhamento do pedido será exibido na tela Detalhes do Pedido.

    Os campos Complemento e Itens Adicionais informados nos pedidos do Spice ON serão exibidas na tela de Detalhes, em aceite de pedido, no Delivery.
    Caso o pedido tenha se originado do Delivery comum, ou seja, manualmente no próprio Spice, os detalhes não serão exibidos.

  4. Feche a consulta.


Receber Pedidos do Hub Automaticamente

Utilize este recurso para habilitar o recebimento automático dos pedidos do Hub. Ao utilizar este recurso, nem a sinalização sonora ocorrerá, o pedido vai direto para o Delivery, que conforme a opção Imprimir automaticamente o pedido ao salvar, localizado em Configurações do Spice / aba Delivery você pode fazer a impressão de forma automática.

Essa configuração só aparece se você usa integração com o Hub de pedidos Alterdata. Como nem todos os provedores permitem o aceite de pedidos através de plataformas externas, por enquanto temos essa integração automática nos pedidos Ifood e Spice On.
Quanto ao Zé Delivery, os pedidos desse provedor devem ser aceitos manualmente pelo gestor deles.


  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em  para habilitar  a opção Aceitar pedidos automaticamente.

    Ao marcar a configuração, uma mensagem será exibida pra te lembrar que os pedidos de alguns provedores precisam ser aceitos manualmente.


Digitação Otimizada

Se desejar, ao realizar uma venda Delivery é possível utilizar a Digitação Otimizada e realizar a inclusão de produtos para determinada mesa ou comanda, dependendo da forma de trabalho definida nas Configurações do Spice.  

  1. Acesse o recurso Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Digit. Otimizada ou pressione F5.
  3. Selecione a mesa ou comanda desejada.

    Esta seleção dependerá da forma de trabalho definida nas configurações do Spice.
    Se desejar, informe o número da mesa ou comanda e confirme a abertura para inserir as informações da mesa/comanda.

  4. Informe a quantidade do produto.
  5. Informe o produto.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Dica!

    Caso a opção Utilizar controle de garçons por item localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice esteja marcada, neste momento o Garçom será solicitado.

  7. Clique em Confirmar ou pressione F10.

  8. Feche a Digitação Otimizada de Mesa/Comanda.

Impressão de Vendas / Notas

Esta funcionalidade possibilita visualizar, na tela Impressão da Venda / Nota, as vendas do terminal realizadas no dia anterior e no dia atual permitindo o envio por e-mail, reimpressão da venda ou o envio da nota à SEFAZ.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Envio da Venda ou pressione Alt + V.

    Dica!

    Caso o documento não possua modelo informado no banco de dados, a venda correspondente aparecerá na tela Impressão da Venda / Nota, na cor preta, indicando que não foi gerado cupom fiscal eletrônico.
    As vendas apresentadas na cor verde indicam que o documento fiscal foi gerado.

  3. Na tela Impressão da Venda / Nota, utilize as opções:

    • Filtrar Vendas

      1. Informe o período de vendas do caixa.
      2. Informe os tipos de vendas que serão filtrados: TodosEnviados ou Não Enviados.
      3. (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.

    • Enviar por E-mail

      Apenas as notas mandadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar por E-mail.

    • Reimprimir Venda

      1. Selecione a nota que será reimpressa.
      2. Clique em Reimprimir Venda.

    • Enviar Nota

      É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar Nota.

  4. Fecha a tela Impressão da Venda / Nota.


Resumo de Entregas Delivery

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Resumo de Entregas ou pressione Alt + R.
  3. Informe o tipo do relatório: Entregas ou Produtos.

    Caso o tipo selecionado seja Entregas, clique no número do pedido para visualizar os produtos vendidos.

  4. Informe o tipo de busca:

    • Período
      Caso o tipo selecionado seja Período, é possível definir o período de consulta, que poderá ser o dia atual, anterior ou um período de busca personalizado.

    • Turno
      Caso o tipo selecionado seja Turno, defina qual pretende consultar na tela Seleção de Turno. Se desejar, clique no número do pedido para visualizar os produtos vendidos por pedido.

  5. Informe o período de consulta.

  6. (Opcional) Defina as opções de Filtro:

    • Entregadores
      Defina os responsáveis pelas entregas que serão filtradas.

    • Grupos
      Defina os grupos de produtos vinculados nas entregas filtradas.

      Esta opção de filtro estará disponível apenas se a opção Produtos estiver selecionada no campo Tipo do relatório.

    • Status
      Defina os status das entregas que serão filtradas.

    • Pagamento
      Defina os tipos de pagamento para esse filtro.

    • Agrupamento
      Defina as opções de agrupamento das entregas que serão filtradas.

      As opções de agrupamento dependem do que for definido no campo Tipo do relatório.

  7. Escolha a ação em relação as informações filtradas.

    • Processar
      Selecione esta opção para que as entregas existentes sejam atualizadas no Resumo de Entregas - Delivery.

    • Exportar
      Marque esta opção para exportar as informações do Resumo de Entregas - Delivery no formato do arquivo (.xls).

    • Imprimir
      Selecione esta opção para exportar e imprimir as informações do Resumo de Entregas - Delivery.

  8. Feche o Resumo de Entregas - Delivery.


Funções Caixa

É possível utilizar os recursos de sangria, suprimento, cancelamento de pedido e NFC-e e Reimpressão de DANFE.

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Funções Caixa ou pressione Shift + F11.

  3. Selecione a função desejada.

    • Sangria

      É possível fazer o lançamento de uma retirada de caixa ou lançamento de despesa.

      1. Selecione a opção Sangria.
      2. Informe as informações do laçamento de Sangria / Despesas.
      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

    • Suprimento

      É possível fazer o lançamento de entrada de valores no caixa.

      1. Selecione a opção Suprimento.
      2. Informe as informações do Laçamento de Suprimentos.
      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

    • Cancelamento

      Apenas os pedidos que estiverem dentro da atual abertura de caixa poderão ser cancelados. Portanto, não será permitido cancelar um pedido de um caixa que foi encerrado, nem encerrar pedidos realizados por outro caixa.
      No cancelamento, a inutilização NFC-e ocorrerá de forma automática no Spice. Notas sem retorno no envio serão inutilizadas automaticamente e as sem conexão do retorno serão canceladas de forma automática.

      1. Selecione a opção Cancelamento.
      2. Na tela Cancelamento de Pedido, selecione o pedido que deseja cancelar.
      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      4. Clique em OK.

    • Reimprimir último DANFE

      1. Selecione a opção Reimprimir último DANFE.
      2. Clique em Sim para confirmar a reimpressão.
  4. Feche a tela Funções Caixa.


Personalizar Colunas

Para personalizar as colunas da tela Delivery, siga os passos:

  1. Clique em Delivery, na tela principal do Spice.
  2. Clique em .

  3. Selecione a coluna que deseja incluir, mantendo o botão do mouse pressionado.
  4. Arraste-a da tela Personalização para a posição de sua preferência na tabela da tela principal do Delivery.

    Para remover colunas, basta fazer processo inverso, arrastando a coluna da tabela para a tela Personalização.
    Se você trabalha como Delivery e emite cupom de seus pedidos, você pode configurar a coluna Cupom Fiscal para tornar a identificação de pedidos, com ou sem nota emitida, uma tarefa simples e ágil, bem como o rastreio e gerenciamento das transações fiscais para uma gestão mais eficiente para seu negócio.

  5. Fecha a tela Personalização.