Nesta área, você terá acesso às principais Configurações do Spice que influenciarão em diversos pontos do sistema. Ele trabalha com a emissão de NFC-e, SAT ou MFE para emissão de Cupom Fiscal (ECF).
Algumas configurações e cadastros obrigatórios devem ser realizados no Shop, que neste caso será sua retaguarda. Para mais detalhes consulte o tópico Configurar Retaguarda (Shop) - Spice

Informação: O Spice possui recurso para integração com catracas das empresas Tecnibra® e Solid Ticket Gate ®. Não é necessário efetuar nenhuma configuração no Spice, o AltShop_IntegracaoCatracasTecnibra.exe está disponível de forma plug and play. A configuração será feita apenas no software da Tecnibra® e modelo Solid Ticket Gate da  FactorySI - Soluções Integradas®, que deverão apontar para a base do Spice.



Busca Inteligente


Você não sabe ou não lembra onde configurar algo no sistema? Sem problemas, o sistema te leva até lá!

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. No canto superior direito, digite a configuração que você procura.
    Exemplo!

    Digamos que queira saber onde configurar o sistema para exigir confirmação da impressão de ticket unitário, você digita e o sistema te guia até a opção. face with monocle 



    Dica! Consulte o tópico Configurar Sistema para mais detalhes sobre cada uma das configurações do sistema. winking face 

     


Configurar Sistema



  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique nas seções para configurar o sistema.

    Informação! Para habilitar Habilitado  ou desabilitar Desabilitado  determinadas opções, basta clicar no Toggle Button (botão de alternância). winking face 

    Geral    


    Geral  


    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo... 

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

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    CampoDescrição
    Nome da Máquina Integradora

    Caso precise alterar a máquina integradora, siga os passos: 

    1. Clique em .
    2. Confirme a alteração.

    Alterar licença / Dados da empresa

    Para alterar a licença ou dados da empresa, siga os passos:

    1. Clique em Alterar licença / Dados da empresa.

      Informação! O sistema será reiniciado e neste caso, as alterações realizadas nesta tela não serão gravadas. 

    2. Confirme essa alteração.

    3. Selecione a identificação da empresa e grave.
    Efetuar backup / Restauração

    Utilize esta opção para fazer cópias de segurança da sua base de dados ou restaurar cópias da sua base.

    Logomarca da empresa

    Para configurar a logo da sua empresa que será apresentada na tela principal do Spice , siga os passos:

    1. Clique em Alterar logomarca da empresa.
    2. Clique em para localizar o arquivo da logomarca da sua empresa.

      Dica! O arquivo de imagem pode ser com as extensões JPG, PNG e BMP. Após selecionar a imagem e confirmar a alteração, o Spice será fechado e, na reabertura, a imagem escolhida será exibida.

    3. Clique em Abrir.

      Caso queira remover a logo, clique em .

    Não atualizar automaticamente no final de semana

    Habilite para não permitir que o Spice seja atualizado automaticamente nos finais de semana.

    Dica! Assim, você pode optar em realizar esse procedimento durante alguns dias da semana ou em horários específicos em que o movimento é menor. Minimizando o impacto em clientes e operações do seu estabelecimento.

     

    Utilizar letra MAIÚSCULA (Caps Lock) em todos os campos de digitação

    Habilite e todos os campos de digitação serão em caixa alta.

    Utilizar Terminal somente para consulta e digitação de pedidos

    Habilite caso sua empresa necessite ter um terminal para digitação de pedidos sem a necessidade de NFC-e e SAT .

    Observação: Assim, não será possível usar o mesmo terminal para finalizar vendas, abrir caixa, abrir turno ou utilizar as funções fiscais. Esta finalização só poderá ser feita no caixa, onde será obrigatório ter NFC-e ou SAT.

     
    Pizza: ao selecionar mais de 1 sabor, cobra o valor da mais cara

    Esta opção é válida apenas para produtos do tipo Pizza Pizza cadastrados na retaguarda.

    Manter a barra de tarefas do Windows visível

    Se o seu monitor possui altura de resolução maior que 800 pixels, habilite a barra de tarefas do Windows

    Mesa / Comanda  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Configurações Mesa / Comanda

    Marque se deseja trabalhar com  Mesas ou Comanda / Cartão.

    Informe como devemos nos referir à sua forma de trabalho no Spice
    1. Informe a Descrição da mesa no singular.
    2. Informe a Descrição da mesa no plural.

    3. Informe o Gênero.
    4. Informe o Limite de comandas abertas.
    Validação de criação de Mesa / Comanda:

    Como assim validação?

    E se ao digitar o número de uma comanda existente entre as mesas abertas, o sistema registrasse tudo que for inserido na comanda que já se encontra aberta! thinking face 

    Neste campo você também pode definir isso!

    • Permitir inserir itens no cartão: Marque e otimize o lançamento de itens nas comandas que já estão abertas.
      Informação: Neste caso, ao confirmar a abertura de uma comanda já existente entre as mesas abertas, os itens informados serão inseridos normalmente. No canto superior direito da tela de lançamento, a data e hora de abertura e o cronômetro indicarão há quanto tempo a comanda está aberta.

    • Alertar quando já houver comanda como mesmo número: Marque e o sistema te ajuda a evitar duplicidade de comandas com a mesma numeração.
      Informação: Neste caso, ao confirmar a abertura, será exibido o aviso:  Comanda aberta, pronta para lançar itens. No canto superior direito da tela de lançamento de itens, serão informados a data e hora de abertura e o cronômetro, indicando há quanto tempo a comanda está aberta.

    • Bloquear abertura de comanda com o mesmo número: Marque e o sistema não permitirá abertura de mesas com a mesma numeração.
      Informação: Neste caso ao confirmar a abertura, será exibido o aviso:  Atenção Comanda já está aberta.
       
    Outras Configurações para mesa
    Bloquear a comanda automaticamente após a impressão da contaMarque e as mesas ou comandas serão bloqueadas após a impressão da conta.
    Abrir automaticamente a tela de pedido após a abertura da comandaMarque e ganhe agilidade com a abertura automática da tela de pedido assim que confirmar a abertura da mesa ou comanda.
    Somar o número de pessoas da comanda de origem na comanda de destino na transferência de comandasMarque e o número de pessoas na mesa / comanda de origem será somado na mesa / comanda de destino ao realizar a transferência de mesas ou comandas.
    Habilitar a observação do pedido nas vendas de balcão e mesa/comanda

    Marque e a janela de observação geral será habilitada ao confirmar o pedido nos módulos de Caixa - Spice Simples , Pedidos - Spice Simples  e Digitação Otimizada - Spice Simples.

    Exibir teclado numérico na abertura da comandaMarque e otimize o processo de abertura da mesa ou comanda com a utilização do teclado virtual numérico.
    Abrir a tela de itens vendidos ao selecionar uma comanda para venda na tela de pedidosMarque e tenha impacto positivo na eficiência, no atendimento e na gestão do negócio. Assim, você agiliza o processo de impressão da comanda, confirmação de que o item já foi servido ou cancelamento do item do pedido.
    Não permitir letras na abertura de mesa/comanda/cartão 

    Marque para padronizar a descrição das mesas, comandas ou cartões abertas como apenas caracteres numéricos.

    Validação de criação de Mesas / Comanda
    Como assim validação?

    E se ao digitar o número de uma comanda existente entre as mesas abertas, o sistema registrasse tudo que for inserido na comanda que já se encontra aberta! thinking face 

    Neste campo você também pode definir isso!

    • Permitir inserir itens no cartão: Marque e otimize o lançamento de itens nas comandas que já estão abertas.
      Informação: Neste caso, ao confirmar a abertura de uma comanda já existente entre as mesas abertas, os itens informados serão inseridos normalmente. No canto superior direito da tela de lançamento, a data e hora de abertura e o cronômetro indicarão há quanto tempo a comanda está aberta.

    • Alertar quando já houver comanda como mesmo número: Marque e o sistema te ajuda a evitar duplicidade de comandas com a mesma numeração.
      Informação: Neste caso, ao confirmar a abertura, será exibido o aviso:  Comanda aberta, pronta para lançar itens. No canto superior direito da tela de lançamento de itens, serão informados a data e hora de abertura e o cronômetro, indicando há quanto tempo a comanda está aberta.

    • Bloquear abertura de comanda com o mesmo número: Marque e o sistema não permitirá abertura de mesas com a mesma numeração.
      Informação: Neste caso ao confirmar a abertura, será exibido o aviso:  Atenção Comanda já está aberta.

    Caixa / Pedido  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Outras configurações para venda / caixa / pedido
    Ativar venda pendente

    Marque para habilitar recurso Venda Pendente  no módulo Caixa - Spice Simples .

    Informação: Este recurso permite que você suspenda uma venda e realize novas vendas, possibilitando dar andamento posteriormente na que ficou pendente e finalizá-la.


    Ativar controle do status do pedido (Itens Pendentes)

    Marque para habilitar a utilização do recurso Itens Pendentes , responsável pelo gerenciamento dos status dos pedidos abertos e também do tempo decorrido de cada um.

    Observação: Caso não selecione a opção Ativar controle de status do pedido (Itens Pendentes) , no sistema, o status dos produtos do pedido constarão como servidos automaticamente. Esta opção está vinculada ao recurso KDS Produção  KDS , neste caso para desmarcá-la o recurso do KDS dever ser desativado. 

     

    Servir automaticamente os produtos que não estão no KDS na finalização da venda

    Marque para que os itens não enviados para nenhum KDS Produção KDS de produção sejam servidos automaticamente ao finalizar a venda. Para itens que estiverem no KDS, é necessário dar sequência no próprio KDS.

    Observação: Esta opção será habilitada se a opção Ativar controle de status do pedido (Itens Pendentes) também estiver marcada. Se tratando do Spice Spice Full , quando integrado ao KDS Produção KDS, esse controle de sequência quanto aos itens servidos ocorrerá pela integração, por isso neste caso você não pode marcar essa opção.

    Exigir o motivo do cancelamento Marque e será obrigatório informar o motivo sempre que o pedido ou um item do pedido for cancelado, independente das permissões do usuário. Assim, você previne constantes cancelamentos na sua empresa sem qualquer justificativa.
    Finalizar automaticamente a tela de "Fechamento" ao atingir o valor pagoMarque e tenha agilidade no fechamento de vendas. Desta forma, ao atingir o valor pago, a tela Fechamento é fechada automaticamente.
    Sangrar apenas total em dinheiro no encerramento de caixa Marque para sangrar apenas total em dinheiro no encerramento de caixa. Assim, o comprovante de sangria, emitido apresentará apenas valores em dinheiro, desconsiderando as quantias recebidas através de outras formas de pagamento.
    Executar conferência cega no fechamento de caixa
    1. Marque a opção Executar conferência cega no fechamento de caixa e ao fechar o caixa o módulo de Conferência Cega será aberto para que se realize a conferência do fechamento do caixa informando os valores apurados pelo sistema.

      Atenção! Se tratando do Spice Spice Light, tal conferência não será registrada no Spice Light, ela apenas facilitará a conferência momentânea do caixa.


    2. Marque a opção Informar automaticamente as formas de pagamento na conferência cega, assim, ao fechar o caixa o sistema incluirá no momento da conferência de caixa as formas de pagamento que de fato ele recebeu.
      Para seu estabelecimento esse comportamento não é interessante para situações atípicas?  

      Digamos que o cliente informe que pagará sua compra em dinheiro, o operador de caixa se adianta e finaliza a venda em dinheiro mesmo, só que no último minuto o cliente decide pagar em cartão débito. face with raised eyebrow  Neste cenário, o registro da venda no sistema fica em dinheiro, mas no caixa entra o comprovante do cartão de débito. Com esta opção e para situações atípicas como essa, o operador de caixa pode informar manualmente as formas de pagamento que de fato ele recebeu, se a opção  Informar automaticamente as formas de pagamento na conferência cega estiver desmarcada. winking face 
    Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas

    Utilize esta opção para ter mais agilidade no lançamento das suas vendas no módulo    Caixa do Spice utilizando o banner dos itens mais vendidos.

    Para configurar o Banner de Itens mais vendidos, siga os passos:

    1. Clique em  Funções Administrativas.
    2. Clique em    Configurações.
    3. Clique na aba Geral.
    4. Marque a opção Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas.
    5. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

      Informação: Clique em OK e o sistema será reiniciado para que a configuração realizada tenha efeito. O mesmo ocorrerá caso deixe de utilizar o recurso por desmarcar a opção Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas

    Feito isso, o Banner de Itens mais vendidos será habilitado na tela vendas:

    Mas e quando produtos entre os Itens Mais Vendidos estiverem indisponíveis?     

    A tela de Itens Mais Vendidos exibe os seis itens mais vendidos armazenados na tabela produtosmaisvendidos*, porém se algum produto naquele dia que faça parte dos Itens Mais Vendidos estiver com indisponibilidade para venda, o sistema continua exibindo esse item na primeira abertura. A tabela só atualiza para retirar esse item indisponível e incluir outro após 2 horas da abertura do sistema.

    * Essa tabela interna do sistema, será alimentada com os 20 produtos mais vendidos e mostrará apenas 6. Na abertura do caixa, o sistema seleciona nessa tabela os seis mais vendidos que estejam disponíveis na data.


    Fecha a tela de "Ações Otimizadas" após o recebimento ou impressão da contaMarque e o módulo Ações Otimizadas será fechado automaticamente quando o recebimento ou impresssão da conta for feito.
    Trabalhar com dois tipos de preços (preços 1 e 2)

    Para definir no momento da venda qual tabela de preços será utilizada, siga os passos:

    1. Selecione a opção Trabalha com dois tipos de preços (preços 1 e 2).
    2. Informe a descrição dos preços 1 e 2, por exemplo: Almoço até as 14h e Almoço após as 14h.

      Informação: O sistema utiliza os preços Praticado (Ctrl + 1) e Sugerido (Ctrl + 2) informado no cadastro de produtos.  


    Trabalhar com troco apenas para forma de oagamento: Dinheiro

    Marque para impedie o recebimento de valores acima do total da venda para qualquer forma de pagamento que  não seja  dollar banknote  dinheiro . Assim, você garante que o valor recebido seja exatamente o devido e ainda proporciona ainda mais precisão do seu caixa e claro, da gestão financeira do seu negócio.

    Modo de finalização de vendaEscolha se na finalização será Gerado pedido, Enviar nota ou se você irá Escolher na hora.
    Selecione o tipo de troco que será utlizado

    Escolha se para o troco será restituído ao cliente o Troco, Gorjeta ou se você irá Escolher na hora conforme o desejo do cliente.

    Trabalho com moeda de troco padrão para vendas .

    Dica! Como no calor do atendimento, cada segundo é vital, você pode evitar a necessidade de escolher entre múltiplas formas de pagamento em dollar banknote dinheiro, na concessão de troco ao cliente, para ter segurança, reduzir de cliques desnecessários, agilidade nas suas money-mouth face vendas e otimização no tempo de atendimento no seu estabelecimento.


    Para isso, siga os passos:

    1. Habilite a opção  Trabalho com moeda de troco padrão para vendas .
    2. Informe a forma de pagamento que utilizará como padrão para troco.
    Número auxiliar de pedido

    Observação: Para a utilização de pedido auxiliar em painéis eletrônicos, uma numeração está limitada em 3 dígitos (de 001 a 999).
    Sempre que o turno for reiniciado e o tipo de geração, valor inicial e final da numeração forem alterados, o contador retornará ao número inicial indicado.

    1. Marque a opção Utilizar número de pedido auxiliar.

    2. Clique em Configurar Número Auxiliar.
    3. Informe o Tipo de geração do número auxiliar, que pode ser de forma Sequencial, Aleatória ou por Nome .

    4. Defina as opções do painel eletrônico e impressão.

      Informação: Você poderá Habilitar ou Desabilitar  a:

      • Impressão do número auxiliar após cupom fiscal (NFC-e /SAT / MF-e);
      • Utilização do número auxiliar como principal do pedido; (Válido para comandas ou pedidos personalizados RTM).
      • Geração de nova senha do tipo sequencial ao inserir mais itens na mesa/comanda.

    5. Em Numeração para todos os pedidos, informe a descrição da senha de atendimento aos clientes e intevalo de numeração limitada em 3 dígitos (de 001 a 999).
    6. Em Numeração por tipo de pedido, Habilite o para incluir o prefixo para as vendas Caixa, Delivery, Pedidos ou Comanda.

      Informação: À medida que habilitar e definir a descrição da senha de atendimento e os prefixos, visualize como se dará a impressão no quadro ao lado.


    7. (Opcional) Clique em Reiniciar Contador , que retornará ao número inicial sempre que:

      • Um turno for iniciado;
      • For alterado o tipo de geração;
      • Forem modificados os valores inicial e final.

    8. Clique em Salvar.
    Itens / Adicionais  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Exibir adicionais na tela de localização de produtos


    1. Marque a opção Exibir adicionais na tela de localização de produtos.
      Assim, os adicionais de um item serão listados junto com o item principal ao pesquisar produtos na Localização de Produtos.
      Eles também serão enviados para o App Spice Comanda Alterdata e poderão ser vendidos separadamente.
    2. (Opcional) Marque a opção Exibir apenas os adicionais que estejam com a opção visível no cardápio marcada.
      Isso garante que somente os adicionais configurados como "visíveis no cardápio" em seus cadastros individuais sejam mostrados.


    Exibir ingredientes na tela de localização de produtos

    Marque e poderá trabalhar com Ficha Técnica de produtos . Assim, os itens vinculados na ficha (os ingredientes), são exibidos no Spice como ingredientes a serem removidos na hora da venda, se necessário ou ingredientes a serem vendidos separadamente.

    Exibir o valor dos produtos na tela principal de vendas

    Marque e o preço do item será mostrado logo abaixo da imagem do produto em cada grupo na tela de vendas do sistema Spice. Isso é especialmente útil para terminais de autoatendimento.
    Trabalho com disponibilidade de produtos em dias e horários 

    Utilize este recurso e poderá bloquear um determinado produto, por dias da semana, hora ou disponibilizá-lo em determinados períodos.

    1. Clique em Trabalho com disponibilidade de produtos em dias e horários.
    2. Clique em Configurar disponibilidade de produtos.
    3. Utilize as funcionalidades da tela Disponibilidade de produtos.

      Incluir Disponibilidade  

      1. Informe o produto, digitando a descrição do item ou utilize a Localização de Produtos - Spice .
      2. Determine as configurações de disponibilidade do produto.

        1. Escolha o que você deseja fazer.

          Dica: Você pode: Indisponibilizar temporariamente*, Disponibilizar temporariamente ou Desabilitar produto sem período determinado. (* O produto estará indisponível para venda no Spice apenas nos dias e intervalos de horários selecionados) Basta habilitar na opção correspondente.

        2. Habilite os dias que o produto estará disponível.
        3. Informe o intervalo de horário de disponibilidade.

      3. Pressione F9 ou clique em Salvar.
      Duplicar Disponibilidade  

      Para duplicar a disponibilidade do produto, siga os passos:

      Dica: Esta função será muito útil caso precise determinar opções distintas de disponibilidade para um mesmo produto.

      1. Clique em .
      2. Altere as informações necessárias.
      3. Pressione F9 ou clique Salvar.
      Alterar Disponibilidade  

      Para alterar a disponibilidade do produto, siga os passos:

      1. Clique em .
      2. Altere as informações necessárias.
      3. Pressione F9 ou clique Salvar.
      Excluir Disponibilidade  

      Para excluir a disponibilidade do produto, siga os passos:

      1. Clique em .
      2. Confirme a exclusão.
    4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Manter seleção de produtos aberta após selecionar um produto na tela de movimentação

    Marque para ter mais agilidade no lançamento dos itens.

    Utilizar a exibição de agrupamentos de grupo no Spice

    Para a utilização desta opção no Spice Full é necessário cadastrar previamente os agrupamentos na retaguarda (wshop Shop ou Bimer_Alterdata Bimer). No Shop, faça o cadastro em Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos / Cadastro de Agrupamentos e execute a integração, se tratando da integração Shop x Spice.

    Exemplo

    Esta opção possibilita que você tenha agrupamentos dentro de um agrupamento. Ou seja, no agrupamento Bebidas ter os agrupamentos: clinking beer mugs  Cervejas e wine glass  Vinhos e dentro de Cervejas ter os grupos Artesanal e Industrial.


    Para utilizar esse recurso, siga os passos:
    1. Acesse Funções Administrativas / Configurações / Forma de Trabalho.
    2. Marque a opção Utilizar a exibição de agrupamentos de grupo no Spice.


    Dica: Assim, na tela de lançamento de itens do Spice, o ícone,  te sinaliza que você está trabalhando com visualização por grupos.


    Rodízio japonês

    Para utilizar esse recurso no Spice Spice Full, algumas configurações devem ser realizadas previamente na retaguarda.

    • Cadastre um produto na retaguarda referente ao Rodízio.
      Exemplos: Rodízio Japonês Final de Semana, valor R$ 89,90.

    • Cadastre uma característica nesse produto.
      Exemplos: Rodízio Japonês.

    • Na retaguarda cadastre os itens que irão compor o rodízio.
      Exemplos: Sushi, Temaki, Hot Roll, Sashimi.

    • Cadastre uma característica para esses itens do rodízio.
      Exemplos: Itens do Rodízio Japonês.




    • Marque a opção Trabalho com rodízio tipo japonês.
    • Informe a característica referente ao Rodízio. Conforme nosso exemplo: Rodízio Japonês.
    • Informe a característica referente aos itens do rodízio. Conforme nosso exemplo: Itens do Rodízio Japonês.
    Garçom  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Garçom padrão

    Informe o garçom que, preferencialmente, será sugerido na abertura da mesa. Você poderá alterá-lo durante a abertura da mesa, se desejar.

    Descrição garçonsA descrição informada aqui para os garçons ou funcionários do seu estabelecimento será impressa nos pedidos e comandas.
    Considerar no Relatório de Garçons apenas as vendas com taxa

    Marque e apenas as vendas com taxa de serviço informada serão consideradas.

    Atenção: Com essa opção marcada, as vendas sem taxa de serviço não serão consideradas no Relatório de Garçons.  


    Informar garçom nas vendas do caixa

    Marque para consideração de comissão, assim nas vendas realizadas no Caixa também será solicitado o garçom.

    Trabalho como controle de garçons por lançamento
    1. Marque a opção Trabalha como controle de garçons por lançamento para escolher:

    2. Marque a opção Manter garçom informado na abertura do módulo de pedido na digitação otimizada.

      • Solicitar a senha do garçom no controle de mesa/comanda
        A senha é solicitada na tela mesas/comandas, exibindo apenas as mesas abertas por esse garçom.

        Dica: Caso queira que o garçom visualize todas as mesas, a opção Gerente localizada na aba Comanda Alterdata deve estar marcada para esse garçom. As senhas dos garçons são cadastradas nesta mesma aba e as configurações relacionadas à manutenção das senhas dos garçons, visíveis nesta aba Garçom, são as mesmas que as da aba Mobile.

      • Solicitar a senha do garçom sem informar a senha
        No lançamento de pedidos a senha não é solicitada, mas todas as mesas abertas são exibidas, sem filtro.

      • Solicitar a senha do garçom sem controle de Mesa / Comanda
        A senha é solicitada no lançamento de pedidos e mostra todas as mesas abertas, sem filtro

        Informação! Caso marque a opção Esse Terminal é um Caixa, na abertura do módulo  Pedido , no terminal de caixa, não será necessário informar o garçom, o que facilitará a operação de recebimento da conta.

    Esse Terminal é um Caixa

    Marque e apenas esse terminal não solicitará a senha do garçom ao acessar a tela de mesa. Ao abrir o módulo de Pedidos - Spice no terminal de caixa, não será necessário informar o garçom, agilizando o processo de recebimento da conta.

    Manutenção de senha dos garçons 

    Para a manutenção das senhas dos garçons, utilize as funcionalidades:

    Atribuir senha do garçom  

    1. Selecione o garçom.

      Informação

      O garçom selecionado é registrado no Cadastro de Funcionários  do Shop e precisa ter nome curto (usuário) vinculado a ele. Se tratando do Spice Spice full, Para cadastrar novos garçons é necessário acessar o cadastro do funcionário, cadastrá-lo e fazer uma integração via  Integrador Spice para que o garçom seja configurado nesta tela.

    2. Clique em .

    3. Informe a senha de 4 (quatro) dígitos.
    4. Pressione Enter.

      Informação

      A senha do garçom será aplicada tanto ao Alterdata Spice (Desktop) quanto ao Comanda Spice ou Spice Menu. (Apps).

    Imprimir etiqueta de identificação  

    Para fazer a impressão da etiqueta de identificação (Crachá) do garçom, siga os passos:

    • Imprimir etiqueta de identificação

      1. Clique em .

      2. Clique em  para criar um layout pelo Report Builder ou importar um arquivo de layout já existente.

      3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      4. Clique na opção Imprimir localizada no canto superior esquerdo da tela de visualização de impressão.

        Dica! Com a opção S olicitar a senha garçom no controle de mesa / comanda, localizada na aba Forma de Trabalho - Configurações do Spice marcada, basta bipar o código de barras do crachá através do leitor na abertura da tela de Pedidos - Spice .

    • Alterar modelo de etiqueta

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em para alterá-lo pelo Report Builder.

    • Excluir modelo

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em para excluir da tela de Impressão de Identificação do Garçom o layout selecionado.

    • Duplicar modelo

      1. Selecione o modelo.
      2. Clique em .

      3. Informe o nome do layout.
      4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Remover senha do garçom  

    1. Selecione o garçom.
    2. Clique em .

    Determinar acessos do garçom  

    Utilize este recurso para determinar os acessos dos garçons no Comanda Spice .

    1. Selecione a opção Gerente.

      Informação

      Para que todas as comandas sejam exibidas, a opção Gerente dever ser selecionada. Caso contrário, apenas as mesas abertas por este Garçom lhes serão exibidas.
      O Gerente terá acesso a cancelamentos e transferências.

    2. Selecione a opção Cancelamento para que o garçom possa fazer cancelamentos.

    3. Selecione a opção Transferência para que o garçom possa fazer transferências.
    Cliente  


    1. Informe o cliente padrão para o Spice que será vinculado as vendas quando não for informado um cliente específico.

    2. Marque a opção  Exibir somente o código e o nome do cliente na localização.
    3. Marque a opção  Solicitar o CPF/CNPJ no fechamento da venda quando o valor exceder o limite estipulado para as vendas sem cliente.

      Informação: Assim, ao finalizar uma venda que ultrapasse o limite para vendas sem cliente informado no Shop , no  Spice , será exibida automaticamente a tela para informar o CPF/CNPJ do cliente.

    4. Marque a opção Exibir tela de cadastro de cliente ao iniciar uma venda no caixa para agilizar o cadastro de clientes nas suas vendas balcão.
    5. Nas abas adicionais, defina os Campos obrigatórios para cadastramento de cliente .
      Balcão  

      H abilite a obrigatoriedade do preenchimento do campo de sua escolha, quando o cadastro do cliente for feito pelo módulo Caixa - Spice .

      Informação: Se preferir, você pode definir todos como obrigatório, basta marcar a opção correspondente.

      Delivery  

      H abilite a obrigatoriedade do preenchimento do campo de sua escolha, quando o cadastro do cliente for feito pelo módulo Delivery - Spice .

      Informação: Se preferir, você pode definir todos como obrigatório, basta marcar a opção correspondente.

      Mesa / Comanda  

      H abilite a obrigatoriedade do preenchimento do campo de sua escolha, quando o cadastro do cliente for feito pelo módulo Pedidos - Spice .

      Informação: Se preferir, você pode definir todos como obrigatório, basta marcar a opção correspondente.


    Impressão   


    Impressoras  


    Em Configurações de locais de impressão impressoras, selecione os setores/características e suas respectivas descrições para o setor / local de impressão. Caso não queira imprimir as comandas de local de impressão, basta não informar uma impressora.

    Observação: Nas impressões do pedido na copa, cozinha e conferência de pedido, o Spice Spice aglutinará os itens repetidos, caso sejam unitários e tenham descrições complementares idênticas. Essa aglutinação não ocorrerá nas impressões de NFC-e e SAT. O mesmo não acontece com um produto " pesado/por kilo ". A aglutinação ocorre somente nas impressões, portanto, nas telas de lançamentos continuarão aparecendo sem aglutinar.

    Adicionar Setor de Impressão  

    Para Adicionar setor de impressão:

    1. Clique em Adicionar setor de impressão.
    2. Digite a Descrição do setor de impressão.

    3. Escolha o local de impressão ou produção do produto.

      Dica: Após informar no cadastro do produto a característica que o identifica (se é produzido separadamente na Copa ou Cozinha), essas mesmas características devem ser indicadas nesta configuração. Assim, ao incluir um item no pedido, a impressão nos ambientes correspondentes ocorrem de forma independente.

    4. No quadro a direita, informe a impressora utilizada no local.

      Informação: Caso não queira imprimir as comandas de local de impressão, basta não informar a impressora. Os pedidos serão exibidos apenas em Itens Pendentes - Spice

    Remover Setor de Impressão  

    Para Remover setor de impressão:

    1. Selecione o setor de impressão que deseja remover.
    2. Clique em Remover setor de impressão.
    3. Confirme a exclusão do setor.


    Habilite a opção Sinalizar problemas de impressão para o sistema exibir um alerta, caso tenha uma impressora offline ou com problema de impressão na impressora configurada em algum setor de impressão do Spice .

    Copa / Cozinha  

    Nesta aba dev

    1. Habilite a impressão das seguintes informações.
       
      • cancelamento de comanda;
      • cancelamento de produtos nos setores de impressão;
      • valor na comanda de copa;
      • valor na comanda de cozinha;
      • valor do produto na comanda de setores adicionais;
      • número do pedido do pedido nas comandas da copa/cozinha após envio da nota.

    2. Marque a opção Confirmar o setor de impressão ao lançar o produto se você possui mais de um local de impressão para o mesmo produto.
      Exemplo:

      Digamos que em um mesmo estabelecimento, exista um bar   clinking beer mugs no andar inferior e outro bar tropical drink no andar superior. Ao fazer o lançamento precisará escolher qual dos 2 bares servirá a bebida, e dependendo da mesa que fez o pedido em um bar específico do estabelecimento atenderá esses clientes.
      Ou seja, para você que utiliza o Spice (Full), é a impressão de forma personalizada conforme o seu estabelecimento presente no sistema para otimizar suas rotinas.

    3. Em Tipo de ordenação para exibição dos itens na comanda, defina a ordenação do que será impresso.
      (informação) Você pode ordenar por digitação, alfabética do nome do produto ou do grupo. 
    4. Para os Locais de criação do pedido ( Caixa - Spice , Pedidos - Spice ou Delivery ) você pode Habilitado   habilitar ou Desabilitado  desabilitar: Imprimir na copa, Imprimir na cozinha, Imprimir em outros locais.

    Layout / Comanda  


    Selecione o Tipo de layout para definir como a impressão do cupom sairá.

    Comanda Padrão  

    1. Marque a opção Comanda Padrão
    2. Habilite Habilitado  ou Desabilitado  Desabilite o que você não deseja imprimir no cupom.
    3. Informe a Quantidade de vias que deseja imprimir.
    4. (Opcional) Clique em Restaurar padrão para abortar a edição, restaurando o layout padrão.
    Personalizada  

    1. Marque a opção Personalizada.
    2. Clique em para acessar a Seleção de Layout.
    3. Selecione o layout desejado e clique em para duplicá-lo, caso se trate de um layout padrão [ALTERDATA].
    4. Escolha o nome o layout e pressione F9 ou clique em Confirmar.
    5. Na Seleção de Layout, clique em  para realizar as edições do layout duplicado via ReportBuilder (Ferramenta de criação de relatórios paginados personalizados).

      Dica: Caso prefira criar um layout do zero, na Seleção de Layout , clique em . Se precisar excluir um layout, desde que não seja um padrão [ALTERDATA], clique em .

       


    Conta / Pedido  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Impressão conta / Encerramento de caixa / Nota Fiscal
    Imprimir texto (Opcional) na taxa de serviço

    Marque e será impressa na conferência de conta e no pedido a palavra " Opcional " junto da palavra " Serviço ".

    Informação: Assim, será mais nítido para o cliente que a taxa de serviço não é obrigatória.

     

    Imprimir conferência da mesa/comanda automaticamente sem exibição em telaMarque e a impressão da conferência de mesa ocorrerá automaticamente sem que ela seja exibida.
    Permitir a reimpressão da venda na tela de "Impressão de Venda / Nota"Marque para poder reimprimir o pedido na tela Impressão da Venda / Nota - Spice.
    Imprimir descrição da mesa na impressão da conta

    Marque para que a descrição da mesa informada na aba Forma de trabalho  das Configurações  do Spice também seja impressa ao realizar a impressão da conta do cliente.

    InformaçãoEsta opção será útil caso utilize uma descrição específica para mesa e queira que saia na conferência do pedido.

    Imprimir automaticamente o relatório de encerramento de caixa

    Habilite somente se o funcionário que realiza o fechamento de caixa em seu estabelecimento puder ter acesso ao relatório de Encerramento do Caixa assim que o caixa for fechado.

    AvisoPara preservar a visualização/impressão dos valores do caixa encerrado, principalmente se você não deseja que o funcionário que fechou o caixa tenha ciência desses valores, mantenha esta opção desabilitada.

    Confirmar o número de pessoas antes da impressão da conta

    Marque caso necessite da confirmação do número de pessoas da respectiva mesa antes de imprimir a conta.

    Observação: Esta opção funciona apenas com a forma de trabalho Mesa.


    Confirmar impressão da taxa de serviço antes da impressão da conta

    Marque para para que você tenha um ponto de verificação final que empodera sua equipe a tomar a decisão correta em relação à taxa de serviço antes da conta ser entregue ao cliente, promovendo um atendimento mais transparente e eficiente.

    Dica! Com essa confirmação, você impede que a taxa de serviço seja impressa na conta caso o cliente decida não pagá-la ou se houver alguma negociação prévia. Isso é crucial, pois uma vez impressa, a remoção pode ser mais burocrática e gerar constrangimento.

     

    Aplicar desconto / acréscimo antes da impressão da contaMarque para aplicar a concessão de desconto ou inclusão de acréscimo antes da impressão da conta. 
    Selecione a ordenação dos itens no pedido e na nota 
    1. Defina se os itens serão ordenados tanto no pedido quanto na conta por Ordem de digitação ou por Ordem alfabética do nome do produto.
    Selecionar layout de impressão da conta

    Por padrão os layouts padrão, o modelo padrão [ALTERDATA] IMPRESSÃO CONTA será sugerido para impressão da conta.
    Caso queira informar outro modelo para impressão da conta diferente do modelo padrão, siga os passos:

    Selecionar layout de impressão da conta  


    1. Clique em Selecionar layout de impressão da conta.
    2. Clique em Acesse a Seleção de Layout para acessar a Seleção de Layout e utilizar funcionalidade necessária.

      Observação
      : Clique em para duplicá-lo, caso se trate de um layout padrão [ALTERDATA]. Assim, você poderá alterar o layout originado da duplicação, via ReportBuilder (Ferramenta de criação de relatórios paginados personalizados).

      • Inclui layout por criar um ou importar layouts existentes.
      • Edita o layout selecionado na  Seleção de Layout .

        Dica: Com essa funcionalidade você pode, por exemplo, informar o código de coleta na impressão dos pedidos feitos no Zé delivery. Basta editar o layout colocar o código de Coleta e/ou QR-Code .

      • Exclui o layout selecionado na  Seleção de Layout , desde que não se trate de layout padrão.
      • Duplica o cenário selecionado na  Seleção de Layout .

        Dica: O sistema disponibiliza um layout padrão [ALTERDATA] que não pode ser editado. Mas você pode duplicar este layout e editar a impressão da sua Conferência de Conta para retirar ou incluir informações.

    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar


    Impressão pedido
    Imprimir duas vias do comprovante da nota do pedido nas vendas balcãoMarque e serão impressas duas vias do comprovante das notas do pedido nas vendas balcão.
    Imprime conferência do pedido por ordem alfabética do nome do produto Marque para organizar alfabeticamente a impressão dos itens na conferência de pedidos.
    Imprimir automaticamente o comprovante do pedido na finalização das vendas

    Marque para que, em cada finalização de venda, o comprovante do pedido seja impresso automaticamente.

    Imprimir a descrição complementar e observações dos produtos no pedidoMarque e as descrições que complementam as informações, bem como as observações dos itens do pedido serão impressas. 
    Imprimir produto principal como adicional no combo

    Marque para definir se um subproduto será impresso na mesma comanda do produto principal do pedido como uma adicional, ou se ele será impresso separadamente.

    Exemplo!

    Um hamburger hambúrguer cadastrado como produto principal e um bubble tea refrigerante (que também é produto principal no Spice) cadastrado como subproduto do hambúrguer. Porém, o hambúrguer está vinculado ao setor de cozinha e o refrigerante está vinculado ao setor de copa.

    •  Com a opção marcada, o refrigerante será impresso na comanda de cozinha como adicional do hambúrguer.
    • Com a opção desmarcada, o refrigerante será impresso separadamente, na comanda de copa.

    Importante! Esta configuração é válida apenas para pedidos do Hub.


    Quantidade de vias pedido Delivery

    Informe a quantidade de vias que serão impressas dos pedidos Delivery .

    Selecionar layout de impressão de pedido

    Por padrão os layouts padrão ([ALTERDATA] IMPRESSÃO CAIXA, [ALTERDATA] IMPRESSÃO PEDIDOS, [ALTERDATA] IMPRESSÃO DELIVRY) serão sugeridos para impressão de pedidos nos módulos Caixa, Pedidos e Delivery.
    Caso queira informar outro modelo para impressão da conta diferente do modelo padrão, siga os passos:

    Selecionar layout de impressão de pedido  


    1. Clique em Selecionar layout de impressão de pedido.
    2. Marque a opção Usar pedido personalizável.
    3. (Opcional) Marque a opção Utilizar a impressora configurada no RTM na impressão do pedido.
    4. Clique em Acesse a Seleção de Layout para acessar a Seleção de Layout e utilizar funcionalidade necessária.

      Observação: Clique em para duplicá-lo, caso se trate de um layout padrão [ALTERDATA]. Assim, você poderá alterar o layout originado da duplicação, via ReportBuilder (Ferramenta de criação de relatórios paginados personalizados).

      • Inclui layout por criar um ou importar layouts existentes.
      • Edita o layout selecionado na  Seleção de Layout.

        Dica: Com essa funcionalidade você pode, por exemplo, informar o código de coleta na impressão dos pedidos feitos no Zé delivery. Basta editar o layout colocar o código de Coleta e/ou QR-Code .

      • Exclui o layout selecionado na  Seleção de Layout, desde que não se trate de layout padrão.
      • Duplica o cenário selecionado na  Seleção de Layout.

        Dica: O sistema disponibiliza um layout padrão [ALTERDATA] que não pode ser editado. Mas você pode duplicar este layout e editar a impressão da sua Conferência de Conta para retirar ou incluir informações.

    5. Pressione F9 ou clique em Confirmar.



    Ticket unitário  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Configurações de ticktes de itens unitários

    Se o seu estabelecimento quer operar com a dinâmica onde o cliente paga no caixa e retira os itens apresentando tickets personalizados, essa funcionalidade é feita sob medida para você!

    Atenção: Para esse recurso funcionar, o cadastro do produto na retaguarda precisa estar vinculado a uma unidade de venda que esteja com a opção Quantidade unitário habilitada.

    1. Marque a opção Trabalho imprimindo tickets individuais de itens unitários para que os tickes unitários sejam impressoa na copa e na cozinha.
      1. Marque a opção Confirmar a impressão do ticket unitário ao finalizar a venda para que ao finalizar vendas os tickets unitários sejam impressos após confirmação. 
      2. Para utilizar layout personalizado na impressão dos tickts initários, siga os pasos:
        Selecionar layout de impressão de tickts de itens unitários  


        1. Marque a opção Trabalho com layout personalizado para ticket unitário.
        2. Clique em Acesse a Seleção de Layout para acessar a Seleção de Layout e utilizar funcionalidade necessária.

          Observação: Clique em para duplicá-lo, caso se trate de um layout padrão [ALTERDATA]. Assim, você poderá alterar o layout originado da duplicação, via ReportBuilder (Ferramenta de criação de relatórios paginados personalizados).

          • Inclui layout por criar um ou importar layouts existentes.
          • Edita o layout selecionado na  Seleção de Layout .
          • Exclui o layout selecionado na  Seleção de Layout, desde que não se trate de layout padrão.
          • Duplica o cenário selecionado na  Seleção de Layout.

            Dica: O sistema disponibiliza um layout padrão [ALTERDATA] que não pode ser editado. Mas você pode duplicar este layout e editar a impressão da sua Conferência de Conta para retirar ou incluir informações.

        3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

    Selecione os módulos que deverão imprimir os tickets unitários
    Entenda o recurso na prática...

    Digamos que o cliente comprou 3 bebidas beer mug beer mug beer mug , mas quer consumir aos poucos. Com esta opção habilitada, o sistema imprimir tickets individuais para cada item do pedido que for unitário. Para cada uma das 3 bebidas será impresso 1 ticket ticket  para no balcão o cliente entregar a quantidade de tickets que deseja consumir naquele momento. 


    Marque Habilitado os módulos onde a impressão dos tickets unitários poderá ser realizada.
    • Caixa;
    • Pedidos;
    • Comanda Mobile;
    • Comanda POS.


    Periféricos   


    NFC-e/Sat/MF-e  


    Ao selecionar o tipo de Documento Fiscal eletrônico (DF-e) que se aplica ao seu negócio e confirmar, outras opções de DF-e serão desmarcadas. 

    1. Marque a opção a Trabalho com documento Fiscal Eletrônico e a 
    2. Selecione do tipo de documento fiscal eletrônico:
      NFC-e  

      O layout NFC-e possui função para trabalhar com desoneração de ICMS em todos os estados da federação, de modo a atender aos procedimentos aplicáveis a esta desoneração .

      Sua empresa é do estado de Santa Catarina (SC)?

      Sem problemas, você vai emitir seus cupons fiscais eletrônicos! Para habilitar a NFC-e de Santa Catarina (SC) no Spice:

      • Sua empresa precisa estar autorizada pela SEFAZ do estado para emissão do cupom eletrônico.
      • Um código CSC será disponibilizado e sua empresa precisa ter Certificado Digital e impressora de Cupom Fiscal.
      • Basta efetuar as configurações de NFC-e na retaguarda e as configurações de NFC-e no Spice descritas neste tópico e pronto!

      Uma particularidade para a NFC-e, é o Menu Fiscal, por meio dela você pode gerar relatórios para o Fisco periodicamente para atender exigências feitas pela SEFAZ de Santa Catarina, que incluem:

      • Informações sobre o estoque da empresa, movimentações, pedidos realizados por aplicativos externos (iFoodSpice On), entre outras informações.
      • Se a sua empresa é do estado de  Santa Catarina, ao habilitar o sistema para trabalhar como NFC-e, no rodapé das telas Configurações e Funções Administrativas haverá opção F12 - Menu Fiscal e os relatórios da sua empresa serão extraídos nesta área.

      Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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      OpçãoDescrição
      Certificado Digital

      Neste campo serão informados o número Serial e a Descrição do certificado digital.

      Informação! Se desejar, você pode Testar comunicação com o certificado digital ou Alterar certificado digital.

      Para alterar o certificado, conforme necessário, siga os passos:

      1. Clique em Alterar certificado digital.

      2. Selecione o certificado digital.
      3. Clique em OK.

      Informações da empresa

      Nesta área, visualize os seguintes dados:

      • CSC
        O Código de Segurança do Contribuinte (CSC) é utilizado para gerar o QR Code da NFC-e e garantir a autenticidade do Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (DANFE). Este deve ser adquirido junto à Secretaria da Fazenda do Estado do contribuinte. Ele é composto por 36 carcateres alfanuméricos (letras, números, símbolos).

      • CNAE
        Neste campo será informado o código de Classificação Nacional de Atividade Econômica da empresa (CNAE).

      Dados para geração e envio dos XML de NFC-e

      Ambiente Normal

      Informe a Série e Sequencial para a geração do XML de NFC-e em Ambiente normal.

      Em contingência

      Informe a Série e Sequencial para a geração do XML de NFC-e em ambiente Em contingência.

      Dica: O valor limite da série de contingência que pode ser configurado é de até 989.

      Ambiente de emissão

      Aqui será informado o ambiente de emissão dos documentos: Homologação ou Produção.

      Contingência automática em caso de falha de comunicação com a Sefaz

      Marque essa opção e a NFC-e será enviada automaticamente, caso esteja sem conexão com a SEFAZ (em contingência offline) sem a necessidade de confirmação manual.

      Não incluir na NFC-e adicionais com valor R$ 0,00

      Marque essa opção e aqueles produtos adicionais com valor zerado, os quais são brindes, bonificações que agregam valor aos produtos e dão um plus nas suas vendas, não sejam incluídos na NFC-e.

      Aglutinar Item na DANFE

      Marque essa opção e todos os produtos iguais lançados na venda serão aglutinados no cupom fiscal.

      Dica: A longo prazo, esta opção ajudará a economizar com impressões. 


      Enviar automaticamente e-mail após emissão da NFC-e

      Marque essa opção e automaticamente será enviado e-mail ao cliente a cada NFC-e emitida.

      Tipo de impressora NFC-e

      Escolha o tipo de impressora.

      Efetuar Inutilização de faixa 

      Para efetuar inutilizações de faixa, siga os passos:

      1. Clique em Efetuar inutilização de faixa.
      2. Preencha os dados para a inutilização.

        • Data: Por padrão, este campo será preenchido com a data atual da inutilização a ser realizada.
        • Número Inicial: Digite aqui o número inicial da série a ser inutilizada.
        • Número Final: Digite aqui o número final da série a ser inutilizada.
        • Série: Digite aqui a série da faixa que será inutilizada.

        • Justificativa: Insira neste campo a justificativa para a inutilização.

          Informação: É obrigatório informar a justificativa desta inutilização contendo, no mínimo, 15 caracteres e, no máximo, 255.

      3. Clique em Inutilizar faixa ou pressione F9.

      Informação: Como rotina, na retaguarda Spice, as requisições de emissão de NFC-e pelo Comanda Spice (Pekus) serão processadas sequencialmente e de forma silenciosa, armazenando o XML e DANFEs na base de dados (rotina já existe para as vendas balcão ). Para isso, o Emissor Fiscal de NFCe (Altshop_EnvioCupomFiscal.exe ) integrado as máquinas de cartão POS (Point of Sale ou ponto de venda) atuará de forma automática. Assim, uma vez que envio do documento for feito através da maquininha (exemplo: CIELO LIO), as NFC-es serão processadas por este módulo que ficará em execução em segundo plano.


      SAT  

      O código de vinculação para ativação do equipamento SAT, composto pela combinação do CNPJ do desenvolvedor e o CNPJ do estabelecimento comercial, deve ser informado para a associação da assinatura digital conjunta.

      1. Informe o C ódigo de ativação definido no software do fabricante do SAT.
      2. O CNPJ emitente (CNPJ da sua empresa) será preenchido automaticamente.

      3. Informe a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
      4. A Assinatura digital conjunta CNPJ + CNPJ, trata-se da assinatura gerada pelo Suporte Alterdata. Este código é a junção do CNPJ da Software House e o CNPJ do emitente constituído de 344 caracteres.
      5. Em Outras Configurações: informe o Número do Terminal e Modelo do SAT.

        Informação! Por padrão a opção Gerar Log estará marcada para a geração do arquivo .txt de log.


      6. Clique em Funções gerenciais do SAT para acessar o Gerenciador.
      MF-e  

      MFE  (Módulo Fiscal Eletrônico) é um equipamento utilizado para substituir o ECF (Emissor de Cupom Fiscal) no estado do Ceará, responsável por emitir, armazenar e transmitir automaticamente, via internet, o  CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico).

      1. Informe o C ódigo de ativação definido no software do fabricante do SAT.
      2. O CNPJ emitente (CNPJ da sua empresa) será preenchido automaticamente.

      3. A Assinatura digital conjunta CNPJ + CNPJ, trata-se da assinatura gerada pelo Suporte Alterdata. Este código é a junção do CNPJ da Software House e o CNPJ do emitente constituído de 344 caracteres.
      4. Em Outras Configurações: informe o Número do Terminal.

        Informação! Por padrão a opção Gerar Log estará marcada para a geração do arquivo .txt de log.


      5. Clique em Funções gerenciais do SAT para acessar o Gerenciador.


    Cartão (TEF)  

    As configurações TEF do Spice estarão disponíveis se o sistema estiver configurado para trabalhar com NFC-e ou SAT .

    1. Marque a opção a Trabalho recebendo pagamentos por cartão TEF.
    2. Selecione o tipo de máquina TEF que deseja usar.

      • Discado
      • Dedicado
        Caso tenha escolhido o tipo Dedicado:   

        Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo... 

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        CampoDescrição
        Trabalha com crédito parcelado pelo estabelecimentoMarque esta opção se determinadas vendas a crédito são parceladas pela empresa usuária do Spice.
        Habilita digitação do número do cartão

        Marque esta opção para que o número do cartão utilizado pelo cliente seja solicitado a cada venda realizada pelo cartão.

        Tratar código de Cartão (Cartão de Crédito e Catão de Débito) SITEF

        Marque para habilitar a modalidade de pagamento com cartão de crédito ou débito de forma automática.

        Solicitar CPF no pinpad nas telas do CAT52

        Marque para informar o CPF do cliente utilizando o teclado do Pinpad (TEF) nas vendas.

        Sua empresa é do estado do Maranhão (MA)?

        Com a nova regulamentação  do Maranhão, não é mais obrigatório informar o CPF/CNPJ dos clientes nas vendas. Anteriormente, devido ao CAT52, essa informação era necessária. Por isso, e para agilizar sua rotina de vendas, o sistema também foi ajustado, eliminando a necessidade de solicitar essas informações.

         

        Código da empresaInforme o código da empresa no aplicativo TEF.
        Endereço SiTef

        Informe o número da máquina servidora do TEF.

        Número TerminalInforme o número do terminal no aplicativo TEF.
        Porta de Comunicação

        Informe a porta de comunicação do Pin Pad.



      • Quero selecionar um Layout manualmente
        Nste caso, informe o Caminho do layout do TEF
        , que por padrão será  C:\Program Files (x86)\Alterdata\Spice\Lays\).
    Balança  


    Defina as configurações de Balança:

    1. Marque a opção Utilizar balança serial.
    2. Informe o Modelo da balança e as configurações (Porta de comunicação, Bits, Paridade...) do modelo escolhido serão sugeridas.
      Configurações de balança  

      Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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      CampoDescrição
      Porta de comunicação

      Informe a porta de comunicação em que a impressora está conectada.

      Bits por segundo

      Aqui é definida a velocidade de transmissão de dados entre a Balança e o Computador. Você pode selecionar de 110 à 14.400 bits por segundo.

      Bits de dados

      Defina a medida dos bits de dados transmitidos, que pode ser de 5 (Cinco) à 8 (Oito) bits de dados.

      Paridade

      Paridade é uma forma utilizada pela comunicação serial para a detecção de erros.

      Bits de parada

      Esta configuração é usada para sinalizar o fim da comunicação entre o leitor e o computador.

      Informação: Os bits de parada também dão aos computadores alguma margem de erro nas velocidades de Clock entre os dispositivos. Quanto mais bits são usados para bits de parada, maior a suavidade na sincronização de Clocks diferentes. Neste caso, a taxa de transmissão ficará mais lenta.

      Fator de conversão

      Informe o fator de conversão a ser utilizado.

      Dica: Ele é responsável por fazer a leitura da balança e respectiva divisão pelo valor indicado



    3. Marque a opção Solicitar peso manualmente antes de acionar a balança , e ao registrar o produto na venda, o sistema solicitará o peso que deve ser digitado manualmente.
      (informação) Caso digite o peso, a balança não será acionada e o peso informado será o considerado na venda. Caso o peso não seja informado manualmente, a balança será acionada.

    4. Marque a opção Utilizar tara para produtos pesados, para que ao receber o peso da balança do checkout, o sistema automaticamente abata aquele peso da gramatura do item.
      (seleção) Desta forma, a tara do prato (peso do prato vazio) que estiver informada no campo " Peso embalagem " do  Cadastro de Produto  será abatida.

    5. Clique em Testar Balança, para verificar se as configurações e comunicação como a balança estão corretas.
      (ideia) Caso estejam corretas, o peso será visualizado no campo Peso na balança
    Gaveta  


    Defina as
     configurações de Balança:

    1. Marque a opção Utilizar balança serial.
    2. Informe a Impressora e o Comando para abertura da gaveta será preenchido automaticamente, com base no modelo de impressora escolhido.

      Informação! Caso tenha escolhido no campo Impressora a opção Outras, informe manualmente o Comando para abertura da gaveta.


    Comanda Alterdata    



    Aqui você define se o Spice trabalhará ou não integrado com o aplicativo móvel Comanda Alterdata (mobile).

    1. Marque a opção Trabalhar com aplicativo móvel.
    2. Informe o Usuário padrão para vendas mobile que será vinculado às vendas mobile.
    3. Informe o domínio ou endereço de IP do servidor.

    4. Informe a porta de comunicação com o servidor, que por padrão é utilizada a 8877.

    5. Escolha os grupos que serão exibidos no Comanda Mobile.
      Enviar Agrupamento Comanda  

      Informação! Na carga de dados será levada somente os Adicionais e Ingredientes dos produtos vinculados aos Grupos exportados nas configurações da aba Mobile .

      1. Clique em Enviar Grupos Comanda.
      2. Marque os grupos para envio.
      3. Pressione F9 ou clique em Enviar.
        Enviar Grupos Comanda

    6. Defina as formas de pagamento para as opções de recebimento.

      Informação! É possível definir as formas de pagamento para Dinheiro dollar banknote PIX Pix , Débito credit card , Crédito Convênio  ou Voucher admission tickets . Você pode vincular as formas de pagamento (TEF), para trabalhar com SmartPOS, ou removê-las quando necessário. No Spice Comanda Alterdata e Spice_Old Comanda Spice com SmartPOS, apenas as formas de pagamento configuradas aqui na retaguarda do Spice serão exibidas e para facilitar sua escolha no App, a forma de pagamento selecionada é destacada.

      (seleção) Se você utiliza SmartPOS da REDE, por exemplo, pode trabalhar com forma de pagamento PIX!

    7. Em Configurações de usuários do aplicativo utilize as funcionalidades:

      Atribuir senha do garçom  

      1. Selecione o garçom.

        Informação! O garçom selecionado é registrado no Cadastro de Funcionários do Shop (retaguarda) e precisa ter nome curto (usuário) vinculado a ele. Para cadastrar novos garçons é necessário acessar o cadastro do funcionário, cadastrá-lo e fazer uma integração via Integrador Spice  para que o garçom seja configurado nesta tela. Caso utilize o Spice Simples, ao realizar o cadastro, os campos Nome curto, Perfil do Funcionário e Senha são obrigatórios.  

      2. Clique em .

      3. Informe a senha de 4 (quatro) dígitos.
      4. Pressione Enter.

        Informação! A senha do garçom será aplicada tanto ao Alterdata Spice (Desktop) quanto ao Comanda Spice ou Spice Menu. (Apps).

      Imprimir etiqueta de identificação  

      Para fazer a impressão da etiqueta de identificação (Crachá) do garçom, siga os passos:

      • Imprimir etiqueta de identificação

        1. Clique em .

        2. Clique em  para criar um layout pelo Report Builder ou importar um arquivo de layout já existente.

        3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
        4. Clique na opção Imprimir localizada no canto superior esquerdo da tela de visualização de impressão.

          Dica! Com a opção S olicitar a senha garçom no controle de mesa / comanda, localizada na aba Forma de Trabalho - Configurações do Spice marcada, basta bipar o código de barras do crachá através do leitor na abertura da tela de Pedidos - Spice

      • Alterar modelo de etiqueta

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em para alterá-lo pelo Report Builder.

      • Excluir modelo

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em para excluir da tela de Impressão de Identificação do Garçom o layout selecionado.

      • Duplicar modelo

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em .

        3. Informe o nome do layout.
        4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      Remover senha do garçom  

      1. Selecione o garçom.
      2. Clique em .

      Determinar acessos do garçom  

      Utilize este recurso para determinar os acessos dos garçons no Comanda Spice ou Spice Menu.

      1. Selecione a opção Gerente.

        Informação: Para que todas as comandas sejam exibidas, a opção Gerente dever ser selecionada. Caso contrário, apenas as mesas abertas por este Garçom lhes serão exibidas. O Gerente terá acesso a cancelamentos e transferências.

      2. Selecione a opção Cancelamento para que o garçom possa fazer cancelamentos.

      3. Selecione a opção Transferência para que o garçom possa fazer transferências.


    8. Em Outras Configurações utilize as opções:

      1. Marque a opção Imprimir a conta ao fechar a mesa no aplicativo móvel e otimize o processo de impressão a cada mesa fechada no app Comanda Spice.
      2. Marque a opção Enviar todos os pedidos da mesa em sequência, e todos os produtos serão enviados ao mesmo tempo, para impressão na cozinha.
        (seleção) Assim, você evita que um cliente peça o lanche hamburger primeiro, mas outro cliente que pediu spaghetti  depois, receba seu pedido antes, sem falar que todos os clientes da mesa receberão seus pedidos ao mesmo tempo. winking face 

      3. Marque a opção Liberar mesa/comanda no Spice quando fechar conta pela máquina Smart POS e as mesas/comandas com pagamento completo que vieram da  POS serão liberadas .
        (aviso) Para habilitar essa opção, não pode haver pedidos em aberto, eles precisam ser finalizados.

      4. Marque a opção Exibir produtos mais vendidos no aplicativo móvel, para informar a Quantidade de produtos exibidos no aplicativo.

        Informação: Assim, os produtos mais vendidos serão exibidos na tela principal do app Comanda Spice. A quantidade mínima é de 1 e a máxima é de 10. Para desabilitar essa opção em algum dispositivo específico, basta alterar a configuração diretamente no aplicativo. Neste caso, a configuração continuará marcada no Spice (Desktop). Para desabilitá-la em todos os dispositivos, é só desmarcar a configuração Exibir produtos mais vendidos no aplicativo móvel no Spice.

      5. Marque a opção Habilitar impressão comanda para que os pedidos feitos através da comanda mobile sejam impressos no Spice.

        1. Marque a opção Exibir alerta de impressão na comanda mobile e as mensagens de falha na impressão serão visualizadas na Comanda mobile.
        2. Marque a opção Retornar a impressão após falha na impressora para que, após uma falha na impressão, o sistema armazene na fila de pendências e retome automaticamente após a correção da impressora.

    Delivery   



    Marque os Status opcionais que estarão disponíveis para serem atribuídos aos pedidos, bem como outras configurações relacionadas.

    Fique atento! Alguns são obrigatórios, portanto esse você não pode remover da utilização! face with rolling eyes  

    Status são obrigatórios e status opcionais:  


    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    DescriçãoStatusUtilizaçãoEm uso
    Em Preparo


    Obrigatório
    Entregue

    Obrigatório

    Cancelado

    Obrigatório

    Entrega Agendada

    Obrigatório

    Em Despacho

    Opcional

    Em Cancelamento Opcional

    Pronto para Retirada

    Opcional

    Pronto

    Opcional

    Separado para Entrega

    Opcional

    Em Entrega

    Opcional


    Defina as confguraões adicionais relacinadas ao Delivery:

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Definir entregador padrão

    Informe o entregador padrão que será sugerido pelo sistema ao gravar o pedido Delivery, eliminando a necessidade de você navegar até a caixa de seleção só para informar entregador.

    As configurações Entregador padrão e Solicitar entregador na gravação do pedido do delivery são independentes. O que isso significa na prática?

    • Quando apenas o entregador padrão estiver selecionado e a configuração Solicitar entregador na gravação do pedido do delivery desmarcada, todo pedido realizado no Delivery - Spice já ficará automaticamente com o entregador padrão informado, sem que apareça a tela de seleção do entregador.
    • Se o entregador padrão estiver informado e a configuração para solicitar entregador estiver marcada, todo pedido realizado no Delivery irá mostrar a tela para informar o entregador, porém o entregador padrão já vem selecionado.

    Dica! Caso queira remover esse entregador padrão, basta clicar em .


    Efetuar pagamento do pedido ao selecionar status "Entregue"

    Selecione esta opção para que o pagamento do pedido seja solicitado ao ser atribuído a ele o status Entregue.

    Informação: Por padrão, as demais opções citadas abaixo estarão selecionadas.

    Imprimir pedido ao selecionar o status "Em Entrega"

    Selecione esta opção para que a impressão do pedido ocorra sempre que o status Em Entrega for atribuído.

    Imprimir itens no relatório "Endereços Entregas"

    Marque esta opção para que os itens do pedido sejam impressos no relatório Endereços Entregas.

    Imprimir automaticamente o pedido ao salvar

    Selecione esta opção para que a impressão do pedido ocorra automaticamente ao salvá-lo.

    Trabalha com agendamento de preparo de entregas

    Marque esta opção para habilitar o recurso de agendamento de preparo e entrega do pedido.

    Você trabalha com Spice On integrador com o Delivery?  

    Se você trabalha com  Spice ON integrado com Delivery , para ter as entregas agendadas pelo site, siga os passos:

    1. Selecione a opção Trabalha com agendamentos de entregas.
    2. Acesse a Área Administrativa do site Spice On .
    3. No menu Sistema, acesse a opção Configurações Gerais.
    4. Selecione a opção Permite agendamento de pedidos.
    5. Determine os horários de agendamento.

    Para mais detalhes sobre os recursos para manutenção dos horários de agendamento, acesse o tópico Configurações Gerais.

    Executar delivery em módulo separado

    Marque para você poder abrir o Delivery  de forma independente. Assim, é possível usar os demais módulos do Spice sem precisar fechar seu Delivery. Basta minimizar e abrir o Spice para trabalhar com os outros módulos.

    Solicitar entregador ao gravar pedido delivery

    Utilize esta opção para que a tela de seleção do entregador seja exibida quando finalizar o pedido e confirmar o tipo de recebimento, permitindo que informe o funcionário que fará a entrega.

    Exibir tela de seleção de endereço do cliente no pedidoMarque para poder selecionar o endereço para entrega dos pedidos dos seus clientes. 
    Não exibir tela de confirmação de pagamento ao receber mais de um pedido

    Marque e ao selecionar vários pedidos do Delivery e confirmar o pagamento, o sistema abara a tela de fechamento de vendas para otimizar a baixa de pedidos.

    Observação: Para pedidos com divergência de valor, a tela de pagamentos será exibida.


    Taxas   



    Defina as configurações de Taxas de Serviço e Entrega do Spice, bem como a forma de aplicação delas.

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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    CampoDescrição
    Taxa como item

    Marque a opção Taxa como item e as taxas cadastradas na retaguarda do Spice (Produtos e Serviços / Cadastro de Produtos / Taxas) serão exibidas na tela de fechamento para utilizá-las na venda, que será incluída na NFC-e como item.

    Atenção

    A tributação do item deve estar correta, caso contrário a Taxa não será registrada e o valor correspondente estrará na nota como acréscimo.


    Taxa de Serviço
    1. Informe a Taxa de serviço padrão.

      Informação: A opção Taxa Padrão otimiza o fechamento da venda por ser incluída automaticamente. Caso defina uma Taxa Padrão nas configurações do Spice, nas tela de fechamento você poderá selecionar a taxa de sua preferência.

    2. Informe Descrição da taxa de serviço padrão.
    3. (Opcional) Habilite as opções Incluir automaticamente na mesa e Incluir automaticamente no balcão.

      Informação: Com a inclusão automática habilitada, a taxa de serviço é incluída automaticamente nas vendas de mesa / cartão. Ao utilizar taxa de serviço simples, o valor será adicionado à NFC-e como acréscimo e não será incluído em relatórios nem em cálculos de Cashback.

    Taxa de Entrega
    1. Informe a Taxa de entrega padrão.
    2. Habilite a inclusão da taxa como frete.

      Informação! Ao marcar a opção Incluir taxa como frete, as taxas do tipo Entrega não serão inclusas como item na movimentação. Neste caso, o valor será destacado apenas nos campos de frete nos documentos fiscais.

    Selecione a forma de aplicação da taxa
    Aplicar a taxa apenas sobre o total de produtosMarque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de desconto, ao utilizar uma taxa de 10%, o valor da taxa será aplicado apenas sobre o total de produtos, ou seja: R$ 100,00 (Produtos) + 10% (Taxa) = R$ 10,00.
    (informação) Neste caso, valores de desconto ou acréscimos inseridos na venda são desconsiderados.
    Aplicar a taxa considerando o total de produtos e desconto

    Marque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de desconto, ao utilizar uma taxa de 10%, o valor da taxa será aplicado apenas sobre o total de produtos menos o desconto, ou seja: R$ 100,00 (Produtos) - 5% (Desconto) = R$ 95,00.

    • Taxa = 10% (Taxa) de R$ 95,00 - R$ 9,50.
    • Total da venda = R$ 95,00 + R$ 9,50 = R$ 104,50.
    Aplicar a taxa considerando o total de produtos e acréscimo

    Marque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de acréscimo, ao utilizar uma taxa de 10%, o valor da taxa será aplicado apenas sobre o total de produtos mais o acréscimo, ou seja:  R$ 100,00 (Produtos) - 5% (Desconto) = R$ 105,00.

    • Taxa = 10% (Taxa) de R$ 105,00 - R$ 10,50.
    • Total da venda = R$ 105,00 + R$ 10,50 = R$ 115,50.
    Aplicar a taxa considerando o total de produtos, desconto e acréscimo

    Marque e em uma venda de R$ 100,00, com 5% de acréscimo e 10% de desconto, ao utilizar uma Taxa de 10%. o valor da taxa será aplicado sobre o valor líquido dos produtos, ou seja:

      • Valor dos produtos: R$ 100,00
      • 10% de desconto: R$ 10,00
      • 5% de acréscimo: R4 5,00
      • Total líquido dos produtos: R$ 95,00

    • Taxa = 10% (Taxa) de R$ 95,00 = R$ 9,50
    • Total da venda = R$ 95,00 + R$ 9,50 = R$ 104,50


    Integrações   


    Hub de pedidos  


    1. Marque a opção Utilizo o HUB de pedidos Alterdata para integrar com parceiros.
      (seleção)  No canto superiror direito, clique no link Veja os provedores que o Spice integra para saber as plataformas que integram com nosso sistema.

    2. Relacione as forma de pagamento dos provedores com as do Spice.
      Online  


      O meio de pagamento subsídio deve ter uma forma de pagamento exclusiva. 

      1. Na coluna Padrão, clique na linha em questão.
      2. Relacione as Formas de pagamento do hub (subsídio) com as  Formas de pagamento Spice as formas de pagamento correspondentes.
      Entrega   


      O meio de pagamento subsídio deve ter uma forma de pagamento exclusiva.

      1. Na coluna Padrão, clique na linha em questão.
      2. Relacione as  Formas de pagamento do hub (subsídio) com as  Formas de pagamento Spice as formas de pagamento correspondentes.
    3. Relacione as Taxas do Hub com as do Spice, informando na coluna Taxa do Spice as taxas correspondentes.
    4. Em Integração / produto, informe o Produto genérico que substituirá produtos que não estiverem vinculados corretamente ao receber o pedido.
      (seleção) Dica: Essa configuração será muito útil em situações onde o pedido é cancelado por esse motivo.
      Exportar produtos  

      1. Clique em Exportar Produtos.
      2. Escolha ação no processo de Exportação do Cardápio.

        • Enviar / Atualizar produtos
          Envia ou atualiza dados dos produtos no seu cardápio.

        • Ativar / Inativar / Remover produtos
          Ativa, inativa ou remove produtos do seu cardápio.

        • Exportar planilha
          Exporta planilha com produtos selecionados para que possa importa-los em sua plataforma Delivery.

          Informação! Neste caso, após avançar você pode escolher quais produtos, preço (Sugerido / Praticado) e se as imagens dos produtos serão ou não exportadas.

      3. Avance para definir os dados da exportação.

      4. (Opcional) Clique em   caso queira:  Exportar para Excel, filtrar  Auditoria  ou  Abrir arquivo com código externo.

      5. Confirme a exportação.
      Auditoria  

      1. Clique em Auditoria para acessar a Auditoria de integração Spice.

        Informação: Nela você pode filtrar as ocorrências por período, descrição, personalizar colunas, consultar o detalhamento das ocorrências e exportar a filtragem para formato de planilha.

    5. Em Configurações gerais da integração:

      1. Clique em Alterar para atualizar a Máquina integradora do Hub de Pedido.
      2. Marque a opção Esse terminal recebe pedidos do Hub para que esta máquina receba os pedidos do Hub.
      3. Marque a opção Esse terminal gera logs detalhados e poderá abrir a pasta de logs.
      4. Marque a opção Alerta sonoro para novos pedidos para habilitar as opções relacionadas:

        • Tocar : Testar o alerta sonoro.  
        • Trocar : Substituir o arquivo sonoro.
        • Remover: Remove o alerta sonoro configurado.
    SpiceOn  

    Integre o Spice com plataforma SpiceOn.

    Informação! A mesma estrutura do HUB de pedidos é utilizada nesta integração, com o SpiceOn e outros Provedores de Integração. Portanto, neste cenário, diferente das versões anteriores onde a integração era de forma direta como Spice Spice, as configurações da aba HUB de pedidos Alterdata também são consumidas ao integrar com a sua plataforma SpiceOn.

    1. Marque a opção Trabalho integrado como SpiceOn. para defini

      Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

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      CampoDescrição
      Endereço do site (URL)

      Para realizar as Configurações Gerais, siga os passos:

      1. Informe o endereço do site do seu estabelecimento.
      2. Clique em Validar URL e a URL Base do site do cardápio do seu estabelecimento será preenchida automaticamente.

        (informação) Informação: Para que a integração funcione corretamente, o CNPJ/CPF do Spice não pode estar diferente do CNPJ/CPF do site administrador do Spice On. Isso protegerá sua loja, impossibilitando, por exemplo, que a utilizem online indevidamente para realizar vendas através da mesma URL.
      Abrir Portal SpiceOn

      Clique em Abrir Portal SpiceOn  para acessar sua área administrativa na plataforma (site) SpiceOn. 

      Testar Conexão

      Clique em Testar Conexão para verificar a conexão com a plataforma (site) SpiceOn.

      Receber pedidos pelo WhatsSpp

       

      Abrir e fechar loja pelo site

      Aqui será informato o stataus da su loja SpiceOn, ou seja, se ela se eontra aberta ou fechada.

      Trabalha com cupom de desconto

      Marque essa opção se o seu estabelcimento oferece aos seus clientes a possibilidade de obter um abatimento no preço de um produto ou serviço por meio de um código promocional, por exemplos: "GANHE10", "VERAO2026", "BEMVINDO10".

      Imprimir automaticamente o pedido do SpiceOn após aceitar

      Marque para otimizar o processo de impressão dos pedidos que forem aceitos no site da sua loja SpiceOn, ou seja, o sistema se encarrega de diparar a impressão para você. winking face 

      Integração de preços automática

       

       

       

      Forma de pagamento da integração
      1. Informe as formas de pagamento disponíveis no site para que os clientes efetuem o pagamento dos seus pedidos.
      2. Caso receba pagamentos via plataforma QuickOn Pay:

        1. Marque a opção Receba pagamentos via QuickOn Pay.
        2. Informe as formas de pagamento para QuickOn Pay Débito e QuickOn Pay Crédito.

      3. Marque a opção CPF obrigatório no cadastro de cliente e será obrigatório preenchimento do  CPF  no cadastro.
      4. Marque a opção Exibir adicionais na tela localização de produtos no site para otimizar a localização de itens viabilizando também  a seleção de itens cadastrados como adicionais.
      Integração  / produtos
      Enviar Grupos SpiceOn  

      Para definir os grupos de produtos que serão enviados, siga os passos:

      1. Clique em  Enviar Grupos SpiceOn.
      2. Selecione os grupos de produtos que serão enviados.
      3. Clique em  Enviar  ou pressione  F9.
      4. Feche a tela  Envio de Grupos.
      Enviar Produtos SpiceOn  

      Utilize esta opção para enviar, remover ou inativar produtos no SpiceOn.

       Para enviar produtos para os   SpiceOn , siga os passos:

        1. Clique em  Enviar Produtos Spice On.
        2. Selecione na tabela os produtos que deseja enviar.
        3. (Opcional) Defina as opções da tela  Envio de produtos.

          • Preço padrão dos produtos
            Defina se o preço dos produtos enviado como padrão será o  Praticado  ou  Sugerido.

            Informação: Por padrão, o preço praticado será enviado.

          • Atualizar somente os PREÇOS dos produtos
            Selecione esta opção para que apenas os preços dos produtos sejam exportados para o SpiceOn.

          • Filtrar produtos por
            Informe o grupo pelo qual os produtos serão filtrados.

          • Situação do Produtos
            Para definir o status do produto, siga os passos:

            1. Selecione na tabela o produto cujo status deseja alterar.

              Atenção: Produtos sem preço informado não serão exibidos.

            2. Habilite a integração e poderá enviar para SpiceOn informações de que determinado produto está indisponível, que foi removido, habilitar ou desabilitar a integração do produto.

              Dica: Basta clicar em para habilitar .


        4. Clique em  Enviar  ou pressione  F9.
        5. Confirme o envio.
        6. Feche a  tela  Envio de produtos .

      Para remover produtos para os SpiceOn, siga os passos:

        1. Clique em  Enviar Produtos SpiceOn.
        2. Selecione na tabela da tela  Envio de produtos os itens que deseja remover.
        3. Clique em  Remover do Spice On ou pressione  F9.
        4. Confirme a remoção.
        5. Feche a  tela Envio de produtos .

      Para inativar produtos para os Spice On, siga os passos:

        1. Clique em  Enviar Produtos Spice On.
        2. Selecione na tabela da tela  Envio de produtos os itens que deseja remover.
        3. Clique em  Inativar no Spice On  ou pressione  F7.
        4. Confirme.
        5. Feche a  tela  Envio de produtos .


      Enviar Destaques/Promoção  

      Utilize esta opção para enviar produtos integrados com Spice On como destaque ou promoção.

      1. Clique em  Enviar Destaques / Promoção.

        • Adicionar Produtos

          1. Clique em  Adicionar Produtos.
          2. Selecione os produtos que serão destaques ou estarão em promoção no Spice On.
          3. Clique em  Gravar ou pressione  F9.
          4. Informe o período em que os produtos serão destaque.
          5. Informe a descrição do destaque.

        • Buscar Destaque

          1. Informe o período de destaque dos produtos.
          2. Clique em  Buscar Destaque.


      2. Clique em Enviar ou pressione F9.
      Auditoria SpiceOn  

      1. Clique em Auditoria SpiceOn.
      2. Informe o período dos registros da integração SpiceOn que deseja consultar.
      3. Clique em Filtrar.
      4. Feche a auditoria.


    CashBack  


    Integre o Spice com CashBack QuickOn, programa de recompensas que permite que seus clientes recebam parte do dinheiro de volta.

    Informação: Você precisa ter sua conta QuickOn previamente cadastrada!


    Para trabalhar com o Spice integrado QuickOn, siga os passos:

    1. Marque a opção Trabalho integrado com Cashback QuickOn.

      Cashback será gerado/resgatado em pedidos realizados: 

      • Spice (Caixa, Pedidos, Delivery, Digirtação Otimizada e Ações Otimizadas)
      • Comanda Alterdata

      Cashback não será gerado em pedidos realizados pelo(a): 

      • HUB de Pedidos Alterdata (Ifood, Spice On, Zé Delivery, Accon, Americanas, Epadoca, Quero Delivery e Jotajá)
      • Comanda Pekus


    2. Informe a URL de integração.

    3. Informe o Token, ou seja, o código de autenticação que a valida sua conta QuickOn integrada ao Spice.
    4. Marque a opção Cashback opcional no Delivery para que o Cashback não seja gerado no Delivery automaticamente para todas as vendas com clientes.

      Informação: Neste caso, na tela de pagamento, você pode ativar o Cashback pela opção Habilitar Cashback. É você no controle sobre quando utilizar o Cashback!

    5. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Para trabalhar com o Spice integrado QuickOn, porém de forma opcional no módulo Delivery, marque a opção Trabalho com Cashback opcional no Delivery.

    Dica! Assim, a bonificação (Cashback) não será gerada automaticamente pata todas as vendas com clientes. Neste caso, nas tela de pagamento, a opção Gerar Cashback esterá disponível para você atiavr ou não a bonificação. Você escolhe quando aplicar! winking face  


    Particularidades do Recurso  

    • O Cashback QuickOn não permite estorno; recompensas geradas, mesmo em vendas canceladas, permanecem com o cliente. Descontos na venda são considerados para o Cashback, exceto se houver acréscimos.
    • Campanhas inativadas no QuickOn (Spice) permitem o uso do saldo existente, mas não geram novas recompensas. O Cashback é gerado independentemente de CPF/CNPJ ou Telefone, com a validação do QuickOn ocorrendo apenas por e-mail.
    • No Delivery, se a NFC-e for gerada antes da confirmação do pagamento, o Cashback não pode ser usado para desconto, mas a venda gera saldo. O envio de token para SMS deve usar um token fixo.
    • Se a internet falhar durante a utilização do Cashback, o sistema prossegue para o pagamento sem o desconto, evitando travamento da venda. O Cashback não pode exceder o limite máximo de resgate e deve ser maior que R$ 0,00. Por fim, taxas de item não são consideradas no cálculo do Cashback, apenas o valor dos itens.
    Vantagens do CashBack  

    • Incentivo para os clientes comprarem mais, os motivando a retornar e resgatar o valor acumulado em suas próximas compras.
    • Forte auxílio em fidelizar os clientes, criando um vínculo entre eles e o seu estabelecimento.

    • Indicativo sobre quais são os hábitos de compra e preferências dos seus clientes que auxilia na criação de estratégias adequadas para que seu estabelecimento atenda as necessidades dos seus consumidores.

    • Auxílio nas ações de marketing da sua empresa.
    Abrahão  


    Integre o sistema com plataforma para
     Cardápio Digital que pode reduzir a necessidade de mais profissionais para coleta dos pedidos dos clientes do seu estabelecimento, uma vez que os próprios clientes realizarão seus pedidos acessando o cardápio completo via dispositivo eletrônico.

    Dica: Consulte o tópico Abrahão para mais detalhes sobre essa integração com o Spice.

    Para fazer essa configuração:

    1. Marque a opção Trabalha integrado com Abrahão.
    2. Informe o Tipo de integração (Remoto ou Local) que foi definido ao fechar seus contrato com a plataforma Abrahão.
    3. Preencha o Token de integração.
    4. Informe o endereço de IP / Terminal de impressão.
    5. Preencha a porta de comunicação com o servidor.
    6. Informe o Usuário padrão.
    7. Marque a opção Considerar a taxa de serviço cadastrada no Abrahão.

      Informação: Assim, será considerada a Taxa de serviço preenchida no site da plataforma Abrahão na criação da mesa ou cartão. Optando pela taxa informada no Abrahão, não será utilizada a Taxa de serviço no Spice e também a isenção de taxa nos produtos.


      • Testar Conexão 

        Clique em Testar Conexão para verificar a conexão com a plataforma (site) Abrahão.

      • Abrir Portal Abrahão

        Clique em  Abrir Portal Abrahão  para acessar a plataforma (site) Abrahão.

    8. Em Modo de trabalho, marque se será Tablet ou Autoatendimento.
    9. Nas Configurações de usuário do aplicativo utilize as funcionalidades:

      Atribuir senha do garçom  

      1. Selecione o garçom.

        Informação

        Informação: O garçom selecionado é registrado no Cadastro de Funcionários do Shop e precisa ter nome curto (usuário) vinculado a ele. Para cadastrar novos garçons é necessário acessar o cadastro do funcionário, cadastrá-los e fazer uma integração via Integrador Spice para que o garçom seja configurado nesta tela.

      2. Clique em .

      3. Informe a senha de 4 (quatro) dígitos.
      4. Pressione Enter.

        Informação

        Informação: A senha do garçom será aplicada tanto ao Alterdata Spice (Desktop) quanto ao Comanda Spice.

      Imprimir etiqueta de identificação  

      Para fazer a impressão da etiqueta de identificação (Crachá) do garçom, siga os passos:

      • Imprimir etiqueta de identificação do garçom

        1. Clique em .

        2. Clique em  para criar um layout pelo Report Builder ou importar um arquivo de layout já existente.

        3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
        4. Clique na opção Imprimir localizada no canto superior esquerdo da tela de visualização de impressão.

          Dica! Com a opção Solicitar a senha garçom no controle de mesa / comanda, localizada na aba Forma de Trabalho - Configurações do Spice marcada, basta bipar o código de barras do crachá através do leitor na abertura da tela de Pedidos - Spice

      • Alterar modelo de etiqueta

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em para alterá-lo pelo Report Builder.

      • Excluir modelo

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em para excluir da tela de Impressão de Identificação do Garçom o layout selecionado.

      • Duplicar modelo

        1. Selecione o modelo.
        2. Clique em .

        3. Informe o nome do layout.
        4. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
      Remover senha do garçom  

      1. Selecione o garçom cuja senha deseja remover.
      2. Clique em .

      Determinar acessos do garçom  

      Utilize este recurso para determinar os acessos dos garçons no Comanda Spice.

      1. Selecione a opção Gerente.

        Informação

        Para que todas as comandas sejam exibidas, a opção Gerente dever ser selecionada. Caso contrário, apenas as mesas abertas por este Garçom lhes serão exibidas.
        O Gerente terá acesso a cancelamentos e transferências.

      2. Selecione a opção Cancelamento para que o garçom possa fazer cancelamentos.

      3. Selecione a opção Transferência para que o garçom possa fazer transferências.




    Painel de Senha   



    Utilize este recurso para organizar o seu restaurante e agilizar a entrega dos pedidos.

    Dica! Com ele, senhas sequenciais, aleatórias ou por nome são geradas em cada pedido realizado, que por sua vez alimentam um painel via link na rede e ao ficar pronto para retirada, basta chamar a senha do cliente. E você ainda pode personalizar o Painel de Senhas conforme a identidade visual do seu estabelecimento!

    Para fazer essa configuração:

    1. Marque a opção Trabalho com painel de Senha.
      Selecione o modelo de exibição   

      Com Logotipo

      Para trabalhar com este modelo de exibição:

      1. Marque a opção Com logotipo.
      2. Escolha: Modo claro ou Modo Escuro.

      Números maiores (Sem logo)

      Para trabalhar com este modelo de exibição:

      1. Marque a opção Números maiores (Sem logo).

      2. Escolha: Modo claro ou Modo Escuro.
      Textos informativos e imagem   

      1. Informe o texto Principal, exemplo "Fique de Olho" e Secundário, exemplo "Acompanhe seu pedido".

        Dica! Para o modo de exibição do painel em Números Maiores (Sem logotipo), o campo de texto Secundário fica desabilitado.

      2. Clique no campo Cor para personalizar o painel com as cores do seu estabelecimento.
      3. Clique em para vincular a logo do seu estabelecimento.

        Informação! Caso tenha vinculado o arquivo errado e precise remover, clique em . Lembrando que a definição da logo fica desabilitada caso o modo de exibição do painel seja Números Maiores (Sem logotipo).

      Descrição e cor dos campos de situação dos pedidos   

      1. Informe a descrição para a situação dos pedidos Em Preparo e Prontos
      2. Clique no campo Cor para personalizar as cores do painel conforme a identidade visual do seu estabelecimento.

      Tela de pedido chamado   

      1. Informe o temporizador em segundos para que a tela de chamado do pedido seja fechada automaticamente.
        Caso queira a tela de chamado de pedido seja fechada manualmente, marque a opção Fechar após ação manual do usuário.

      2. (Opcional) Habilite a emissão de aviso sonoro: 

        1. Clique em para habilitar Emitir aviso sonoro ao chamar pedido pronto.
        2. Escolha o som que será emitido:

          • Usar som padrão do sistema.
          • Selecionar um som específico.

        3. Clique em Testar .
      Se painel vai fica assim:   

      Nesta área a direita você terá uma prévia de como seu painel de senhas será exibido em seu Smartpone, Tablet, TV ou Monitor Touch.


      Dica: Para utilizar este painel, basta copiar o endereço e acessá-lo via navegador de internet. A opção Copiar o endereço disponibiliza um endereço de IP que direciona ao local do Painel de Senhas que pode ser acessado via navegador de internet nos dispositivos de sua preferência.

      1. Clique no endereço para direcionado ao local do Painel de Senhas.
      2. Informe se deseja ou não ativar o alerta sonoro.
      3. (Opcional) Pressione F11 para preencher a tela inteira como o Painel de Senhas e seus clientes já poderão acompanhar no painel os pedidos que estão Na Fila e os pedidos prontos para Retirar.
      Configurar senhas   

      1. Clique em Configurar Senhas.

        1. Informe se o Tipo de geração das senhas será de forma Sequencial, Aleatória ou por Nome.

          Observação: Não utilize o tipo Sequencial, se em seu estabelecimento os pratos variarem muito o tempo de preparo. Isso pode fazer com que clientes que acabaram de chegar nos seus estabelecimento e pediu um prato simples seja atendido antes dos outros clientes que aguardam há mais tempo. Exemplo: pedido Nº 1 foi último e o pedido Nº 10 o primeiro, o que confundir seus consumidores e gerar descontentamento com seu atendimento. Então, se trabalha como tempo de preparo diferente, opte pelo tipo Aleatória ou por Nome.

        2. (Opcional) Habilite as opções:

          1. Imprimir número auxiliar após cupom fiscal (NFC-e / SAT / MF-e);
          2. Usar número auxiliar como principal do pedido;
          3. Alterar sequencial ao inserir novo item na mesa / comanda.

        3. Em Numeração para todos os pedidos, determine a Descrição e o Intervalo numérico das senhas.
        4. Em Numeração por tipo de pedido, determine o Prefixo e o Intervalo numérico das senhas para os módulos, Caixa - Spice, Delivery - Spice* e Pedidos - Spice.

          Dica: Utilize prefixos intuitivos que te indiquem de onde o pedido se originou, exemplo: CX para Caixa.
          * Por enquanto não trabalhamos com Painel de Senha para o módulo Delivery

        5. (Opcional) Clique em Limpar senhas e confirme caso precise reiniciar o contador de senhas no painel.

          Informação: Sempre que um novo turno for reiniciado, o tipo de geração for alterado ou o intervalo (valor inicial e final) for modificado, o contador retornará ao inicial indicado.

      2. Clique em Salvar.


    (seleção) Caso queira restabelecer o padrão predefinido pela Alterdata, clique em Restaurar padrões.

    KDS    



    Transforme a gestão de pedidos do seu restaurante com o KDS (Kitchen Display System) do Spice! Diga waving hand adeus às comandas de papel e adote uma solução digital que agiliza o fluxo de trabalho da sua cozinha. Nosso recurso KDS Produção KDS simplifica o gerenciamento, a priorização e o acompanhamento de pedidos em tempo real, garantindo uma comunicação impecável entre sua equipe de atendimento e a cozinha.

    Experimente a sincronização instantânea que minimiza erros, otimiza o tempo de preparo e eleva a eficiência da sua operação. Para explorar todas as funcionalidades e benefícios do KDS Produção KDS no Spice Spice em detalhes, clique aqui e descubra como revolucionar seu serviço com recusrsos tai como:

    • Criação do KDS Produção KDS Produção;
    • Criação do KDS Expedição KDS Entrega / Expedição;
    • Abertura do KDS;
    • Diferenciação dos Pedidos no KDS;
    • O que muda no Spice com a utilização do recurso? thinking face 



  4. Pressione F9 ou clique em Confirmar para gravar as configurações realizadas.


Informação: Clique em Novidades da Versão para consultar as novidades nas últimas versões do Spice. Para não visualizar essas informações a cada abertura, clique em Não exibir novamente.