Utilize as funcionalidades do cadastro de Produtos do Spice Light.

Cadastrar Produto

Para cadastrar os produtos comercializados em seu estabelecimento, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique em Novo.
  5. Informe os dados do produto.


    CampoDescrição
    Código EAN

    Insira o código de barras do produto no padrão EAN definido pela GS1.

    Nome do ProdutoInforme o nome ou descrição que identificará o produto em diferentes pontos do sistema.
    Grupo

    Informe o grupo ao qual o produto pertence.

    Esta informação organizará por grupo os produtos comercializados por sua empresa, facilitando a localização e inserção do itens no pedido de seus clientes.
    Caso não possua o grupo de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.

    Setor de Impressão

    Informe se o setor de impressão do produto será na copa ou cozinha.

    Por padrão, os setores de impressão padrão (Copa e Cozinha) já estarão cadastrados. No entanto, poderá cadastrar setores que melhor se apliquem aos seu estabelecimento.
    Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.
    Para mais detalhes sobre as funcionalidades deste cadastro, consulte o tópico Setor de Impressão.

    Unidade

    Informe a unidade do produto.

    Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.

    Valores

    Informe os valores do produto.

    • Valor de Custo
      Informe o valor que inclui tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição ou produção do produto comercializado em seu estabelecimento.

    • Valores de Venda
      Informe os preços de venda do produto comercializado em seu estabelecimento.

      Você poderá informa até dois preços distintos para o produto.

    Foto do Produto

    Informe a foto do produto comercializado em seu estabelecimento para facilitar a identificação visual dos operadores do sistema ao incluir os itens do pedidos de seus clientes.

    1. Clique em .
    2. Localize o arquivo de imagem que representará o produto.
    3. Clique em Abrir.

      Caso precise remover a foto do produto, clique em para confirmar a remoção.

  6. Clique nas abas do cadastro para determinar as atribuições do produto.

    • Descrição complementar
      Informe a descrição complementar do produto.

      Caso trabalhe com o Spice Light integrado ao Spice On, a descrição complementar informada também será exportada para o site de vendas do Spice On.

    • Produto de balança

      Clique em para habilitar a opção Produto de balança, determinando assim que o item se refere a um produto a ser exportado para balança.


    • Incluir Observação no momento da venda

      Clique em para habilitar a opção Incluir Observação no momento da venda.


    • Determinar Observações

      Para incluir as observações, siga os passos:

      1. Digite a descrição da observação.
      2. Clique em  para inclui-la no grid de observações.

        Caso precise remover alguma observação do produto, clique em para confirmar a remoção.

    Para determinar quais ingredientes do produto podem ser removidos a pedido do cliente, siga os passos:

    Exemplo!

    Digamos que na venda do combo contendo: SanduícheRefresco e Porção de Fritas você deseja permitir que o cliente remova a Porção de Fritas, se desejar.

    • Incluir itens que podem ser removidos do pedido

      1. Informe a descrição do ingrediente.
      2. Clique em Adicionar produto para inclui-lo na tabela de ingredientes.

        Caso queira impossibilitar a remoção de algum ingrediente, basta removê-lo da tabela.


    • Remover itens das opções de remoção do pedido

      1. Selecione o ingrediente que precisa remover.
      2. Clique em Remover.


    Para determinar quais adicionais podem ser incluídos no produto, siga os passos:

    • Incluir adicionais que podem ser incluídos

      1. Informe a descrição do adicional.

      2. Clique em Adicionar produto para inclui-lo na tabela de adicionais.

        Caso queira impossibilitar a remoção de algum ingrediente, basta removê-lo da tabela.


    • Remover adicionais das opções de inclusão no pedido

      1. Selecione o adicional que precisa remover.
      2. Clique em Remover.


  7. Clique em Salvar ou pressione F9.

Cadastrar Ingrediente

Para cadastrar um ingrediente que irá compor determinado produto, siga os passos:

Este tipo de cadastro é útil para itens comercializados por combinação de dois ou mais produtos com diferenciação de preço entre eles.
Para produtos que possuem esses ingredientes você pode permita a remoção de certos itens, caso o cliente solicite.


  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique em Novo.
  5. Clique no ícone  Ingredientes para habilitar  os campos do cadastro de ingredientes.
  6. Informe os dados do produto.


    CampoDescrição
    Código EAN

    Insira o código de barras do produto no padrão EAN definido pela GS1.

    Nome do ProdutoInforme o nome ou descrição que identificará o produto em diferentes pontos do sistema.
    Grupo

    Informe o grupo ao qual o produto pertence.

    Esta informação organizará por grupo os produtos comercializados por sua empresa, facilitando a localização e inserção do itens no pedido de seus clientes.
    Caso não possua o grupo de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.

    Setor de Impressão

    Informe se o setor de impressão do produto será na copa ou cozinha.

    Por padrão, os setores de impressão padrão (Copa e Cozinha) já estarão cadastrados. No entanto, poderá cadastrar setores que melhor se apliquem aos seu estabelecimento.
    Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.
    Para mais detalhes sobre as funcionalidades deste cadastro, consulte o tópico Setor de Impressão.

    Unidade

    Informe a unidade do produto.

    Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.

    Valores

    Informe os valores do produto.

    • Valor de Custo
      Informe o valor que inclui tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição ou produção do produto comercializado em seu estabelecimento.

    • Valores de Venda
      Informe os preços de venda do produto comercializado em seu estabelecimento.

      Dica!

      Você poderá informa até dois preços distintos para o produto.

    Foto do Produto

    Informe a foto do produto comercializado em seu estabelecimento para facilitar a identificação visual dos operadores do sistema ao incluir os itens do pedidos de seus clientes.

    1. Clique em .
    2. Localize o arquivo de imagem que representará o produto.
    3. Clique em Abrir.

      Caso precise remover a foto do produto, clique em para confirmar a remoção.

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.

Cadastrar Adicional

Para cadastrar um ingrediente que irá compor determinado produto, siga os passos:

Os itens adicionais são produtos acrescentados a um determinado prato do cardápio ou pedido do cliente que os permite personalizar o atendimento, além de ser uma boa forma de impulsionar as vendas do seu estabelecimento.


  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique em Novo.
  5. Clique no ícone  Adicional para habilitar  os campos do cadastro de ingredientes.
  6. Informe os dados do produto.


    CampoDescrição
    Código EAN

    Insira o código de barras do produto no padrão EAN definido pela GS1.

    Nome do ProdutoInforme o nome ou descrição que identificará o produto em diferentes pontos do sistema.
    Grupo

    Informe o grupo ao qual o produto pertence.

    Esta informação organizará por grupo os produtos comercializados por sua empresa, facilitando a localização e inserção do itens no pedido de seus clientes.
    Caso não possua o grupo de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.

    Setor de Impressão

    Informe se o setor de impressão do produto será na copa ou cozinha.

    Por padrão, os setores de impressão padrão (Copa e Cozinha) já estarão cadastrados. No entanto, poderá cadastrar setores que melhor se apliquem aos seu estabelecimento.
    Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.
    Para mais detalhes sobre as funcionalidades deste cadastro, consulte o tópico Setor de Impressão.

    Unidade

    Informe a unidade do produto.

    Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em para cadastrá-lo.

    Valores

    Informe os valores do produto.

    • Valor de Custo
      Informe o valor que inclui tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição ou produção do produto comercializado em seu estabelecimento.

    • Valores de Venda
      Informe os preços de venda do produto comercializado em seu estabelecimento.

      Dica!

      Você poderá informa até dois preços distintos para o produto.

    Foto do Produto

    Informe a foto do produto comercializado em seu estabelecimento para facilitar a identificação visual dos operadores do sistema ao incluir os itens do pedidos de seus clientes.

    1. Clique em .
    2. Localize o arquivo de imagem que representará o produto.
    3. Clique em Abrir.

      Caso precise remover a foto do produto, clique em para confirmar a remoção.

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.


Filtrar Produtos

Utilize este recurso para filtrar produtos por tipo.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique no ícone  para habilitar  a opção exibição do tipo de item que deseja filtrar.

    Assim você pode exibir o itens do tipo Ingredientes, Inativos, Produtos, Adicional ou Pizzas


Editar Produto

Para alterar os dados do produto, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Selecione o produto.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de produtos.

  5. Clique em  do produto que deseja alterar.
  6. Altere os dados do produto.

    (seleção) (Opcional) Clique em caso queira inativar o produto e vice e versa.

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.


Inativar Produto

Para inativar um produto, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Selecione o produto.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de produtos.

  5. Clique em  do produto que deseja inativar.

    O produto também pode ser inativado na edição do cadastro.

  6. Clique em Sim ou pressione Enter.


Duplicar Produto

Para duplicar um produto, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Selecione o produto.

    Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de produtos.

  5. Clique em  do produto que deseja duplicar.

  6. (Opcional) Altere os dados necessários.
  7. Clique em Salvar ou pressione F9.