Cadastro de Produtos


No cadastro de Produtos do Spice Light, utilize as funcionalidades para a manutenção dos produtos, adicionais e ingredientes comercializados em seu estabelecimento.

O código NCM do item mudou?

O Spice Light recebe atualização automática do NCM e do CEST! Assim, se algum NCM parar de ser utilizado ou surgir um novo NCM, o sistema recebe essa informação automaticamente na primeira abertura do dia. winking face

Dica: Que acha de visualizar como realizar esse cadastro? Na tela do cadastro, clique em Veja como cadastrar .



Cadastrar Produto


Para cadastrar os produtos comercializados em seu estabelecimento, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique em Incluir.
  5. Informe os dados do produto.

    Saiba mais sobre os campos de do cadastro...  

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Código EAN

    Insira o código de barras do produto no padrão EAN definido pela GS1 .

    Nome do ProdutoInforme o nome ou descrição que identificará o produto em diferentes pontos do sistema.
    Grupo

    Informe o grupo ao qual o produto pertence.

    Informação: Esta informação organizará por grupo os produtos comercializados por sua empresa, facilitando a localização e inserção do itens no pedido de seus clientes. Caso não possua o grupo de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo.

    Setor de Impressão

    Informe se o setor de impressão do produto será na copa ou cozinha.

    Por padrão, os setores de impressão padrão (Copa e Cozinha) já estarão cadastrados. No entanto, poderá cadastrar setores que melhor se apliquem aos seu estabelecimento. Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo. Para mais detalhes, consulte o tópico  Setor de Impressão .

    Unidade

    Informe a unidade do produto.

    Informação: Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo.

    Valores

    Informe os valores do produto.

    • Valor de Custo
      Informe o valor que inclui tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição ou produção do produto comercializado em seu estabelecimento.

    • Valores de Venda
      Informe os preços de venda do produto comercializado em seu estabelecimento.

      Dica: Você poderá informa até dois preços distintos para o produto.

    Foto do Produto

    Informe a foto do produto comercializado em seu estabelecimento para facilitar a identificação visual dos operadores do sistema ao incluir os itens dos pedidos de seus clientes.

    Informação: Você pode vincular imagem no formato (.jpg) com resolução máxima de 700x400. Essa limitação é uma proteção do sistema para evitar problemas como travamentos, devido imagens com alta resolução vinculadas aos cadastros. 

    1. Clique em .
    2. Localize o arquivo de imagem que representará o produto.
    3. Clique em Abrir.

      Caso precise remover a foto do produto, clique em para confirmar a remoção.

  6. Clique nas abas do cadastro para determinar as atribuições do produto.

    Observações  

    Saiba mais sobre determinado campo do cadasto Digite sua busca abaixo...

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Descrição complementar

    Informe a descrição complementar do produto.

    Informação: Caso trabalhe com o S pice Light  integrado ao  Spice On , a descrição complementar informada também será  exportada para o site de vendas do Spice On.

    Produto de balança

    Clique em  para habilitar a opção Produto de balança , d eterminando assim que o item se refere a um produto a ser exportado para balança.


    Incluir Observação no momento da venda

    Clique em  para habilitar a opção Incluir Observação no momento da venda .

    Isento de Taxas

    Clique em  para  habilitar a isenção de taxas para esse item.

    Visível no Cadápio
    Clique em  para  Visível no Cadápio, e o produto normal ou adicional poderá ser vendido separadamente. 

    Informações! Com essa opção, você pode exibir na tela de vendas apenas os adicionais que estejam com a opção Visível no Cardápio marcada.

    Assim, o sistema adota dois tipos de adicionais:

    • O adicional que só será vendido através de outro produto.
    • O adicional que será vendido através de outro produto, mas que também poderá ser vendido de forma separada.

    Determinar Observações

    Para incluir as observações, siga os passos:

    1. Digite a descrição da observação.
    2. Clique em  para inclui-la no quadro de observações.

      Informação: Caso precise remover alguma observação do produto, clique em  para confirmar a remoção.

    Peso embalagem

    Informe o peso que será abatido no ato da pesagem do seu produto.

    Observação: Para a utilização desse recurso, a opção Utilizar tara para produtos pesados , localizada nas Configurações do sistema deve estar marcada, no  Produto marcado que é um produto de balança e na Unidade de medida, não poderá marcar que é unitária.

     

    Permitir Remover  

    Para determinar quais ingredientes do produto podem ser removidos a pedido do cliente, siga os passos:

    Exemplo

    Digamos que na venda do combo contendo: Sanduíche, Refresco e Porção de Fritas você deseja permitir que o cliente remova a Porção de Fritas, se desejar.


    • Incluir itens que podem ser removidos do pedido

      1. Informe a descrição do ingrediente.
      2. Clique em Adicionar produto para inclui-lo na tabela de ingredientes.

        Caso queira impossibilitar a remoção de algum ingrediente, basta removê-lo da tabela.

    • Remover itens das opções de remoção do pedido

      1. Selecione o ingrediente que precisa remover.
      2. Clique em Remover.

    Adicionais  

    Para determinar quais adicionais podem ser incluídos no produto, siga os passos:

    • Incluir adicionais que podem ser incluídos

      1. Informe a descrição do adicional.

      2. Clique em Adicionar produto para inclui-lo na tabela de adicionais.

        Informação: Caso queira impossibilitar a remoção de algum ingrediente, basta removê-lo da tabela.

    • Remover adicionais das opções de inclusão no pedido

      1. Selecione o adicional que precisa remover.
      2. Clique em Remover.

    Perguntas  

    • Incluir Pergunta

      1. Localize a pergunta previamente cadastrada.

        Dica: A pergunta selecionada pode permitir que seus clientes escolham:  Adicionais, Produtos ou Observações.


      2. Clique em .
      3. Informe a quantidade mínima de itens, quantidade máxima de itens e itens não cobrados se for o caso.

        Informação: Caso a pergunta seja uma escolha de produtos, não haverá configurações de mínimo, máximo e itens cobrados.

      4. Clique em ou para definir a ordenação das perguntas.
      5. Selecione a pergunta para o produto.
      6. Clique em Selecionar  ou pressione Enter.

        Dica: Para consultar os adicionais ou observações, clique em  Ver adicionais ou Ver observações, respectivamente.



    • Excluir Pergunta

      1. Selecione a pergunta que deseja excluir.
      2. Clique em  .
      3. Confirme a exclusão.

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.

Voltar ao topo da página

Cadastrar Ingrediente



Para cadastrar um ingrediente que irá compor determinado produto, siga os passos:

Informação: Este tipo de cadastro é útil para itens comercializados por combinação de dois ou mais produtos com diferenciação de preço entre eles. Para produtos que possuem esses ingredientes você pode permita a remoção de certos itens, caso o cliente solicite.

  1. Dê duplo clique no ícone  Spice Light , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique em Incluir.
  5. Clique no ícone  Ingredientes para habilitar  os campos do cadastro de ingredientes.
  6. Informe os dados do produto.

    Saiba mais sobre os campos de do cadastro...   

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Código EAN

    Insira o código de barras do produto no padrão EAN definido pela GS1 .

    Nome do ProdutoInforme o nome ou descrição que identificará o produto em diferentes pontos do sistema.
    Grupo

    Informe o grupo ao qual o produto pertence.

    Informação: Esta informação organizará por grupo os produtos comercializados por sua empresa, facilitando a localização e inserção do itens no pedido de seus clientes. Caso não possua o grupo de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo.

    Setor de Impressão

    Informe se o setor de impressão do produto será na copa ou cozinha.

    Informação: Por padrão, os setores de impressão padrão (Copa e Cozinha) já estarão cadastrados. No entanto, poderá cadastrar setores que melhor se apliquem aos seu estabelecimento. Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo. Para mais detalhes, consulte o tópico  Setor de Impressão .

    Unidade

    Informe a unidade do produto.

    Informação: Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo.

    Valores

    Informe os valores do produto.

    • Valor de Custo
      Informe o valor que inclui tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição ou produção do produto comercializado em seu estabelecimento.

    • Valores de Venda
      Informe os preços de venda do produto comercializado em seu estabelecimento.

      Dica: Você poderá informa até dois preços distintos para o produto.

    Foto do Produto

    Informe a foto do produto comercializado em seu estabelecimento para facilitar a identificação visual dos operadores do sistema ao incluir os itens do pedidos de seus clientes.

    1. Clique em .
    2. Localize o arquivo de imagem que representará o produto.
    3. Clique em Abrir.

      Informação: Caso precise remover a foto do produto, clique em  para confirmar a remoção.

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.


Voltar ao topo da página

Cadastrar Adicional



Para cadastrar um ingrediente que irá compor determinado produto, siga os passos:

Informação: Os itens adicionais são produtos acrescentados a um determinado prato do cardápio ou pedido do cliente que os permite personalizar o atendimento, além de ser uma boa forma de impulsionar as vendas do seu estabelecimento.

  1. Dê duplo clique no ícone  Spice Light , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique em  Incluir.
  5. Clique no ícone  Adicional para habilitar  os campos do cadastro de ingredientes.
  6. Informe os dados do produto.

    Saiba mais sobre os campos do cadastro...  

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Código EAN

    Insira o código de barras do produto no padrão EAN definido pela GS1 .

    Nome do ProdutoInforme o nome ou descrição que identificará o produto em diferentes pontos do sistema.
    Grupo

    Informe o grupo ao qual o produto pertence.

    Informação: Esta informação organizará por grupo os produtos comercializados por sua empresa, facilitando a localização e inserção do itens no pedido de seus clientes. Caso não possua o grupo de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo.

    Setor de Impressão

    Informe se o setor de impressão do produto será na copa ou cozinha.

    Informação: Por padrão, os setores de impressão padrão (Copa e Cozinha) já estarão cadastrados. No entanto, poderá cadastrar setores que melhor se apliquem aos seu estabelecimento. Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo.Para mais detalhes, consulte o tópico Setor de Impressão.

    Unidade

    Informe a unidade do produto.

    Informação: Caso não possua o setor de impressão de sua preferência previamente cadastrado, clique em  para cadastrá-lo.

    Valores

    Informe os valores do produto.

    • Valor de Custo
      Informe o valor que inclui tudo aquilo que incide e afeta diretamente no preço de aquisição ou produção do produto comercializado em seu estabelecimento.

    • Valores de Venda
      Informe os preços de venda do produto comercializado em seu estabelecimento.

      Dica!

      Você poderá informa até dois preços distintos para o produto.

    Foto do Produto

    Informe a foto do produto comercializado em seu estabelecimento para facilitar a identificação visual dos operadores do sistema ao incluir os itens do pedidos de seus clientes.

    1. Clique em .
    2. Localize o arquivo de imagem que representará o produto.
    3. Clique em Abrir.

      Informação: Caso precise remover a foto do produto, clique em  para confirmar a remoção.

     

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.


Voltar ao topo da página


Filtrar Produtos



Utilize este recurso para filtrar produtos por tipo.

  1. Dê duplo clique no ícone  Spice Light , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Clique no ícone  para habilitar  a opção exibição do tipo de item que deseja filtrar.

    Informação: Assim você pode exibir o itens do tipo Ingredientes, Inativos, Produtos, Adicional ou Pizzas


Voltar ao topo da página

Editar Produto



Para alterar os dados do produto, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  Spice Light , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Selecione o produto.

    Informação: Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de produtos.

  5. Clique em  Editar do produto que deseja alterar.
  6. Altere os dados do produto.

    (seleção) (Opcional ) Clique em caso queira inativar o produto e vice e versa.

  7. Clique em Salvar ou pressione F9.



Voltar ao topo da página

Excluir Produto



Para excluir um produto, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Selecione o produto.

    Informação: Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de produtos.

  5. Clique em do produto que deseja excluir.

  6. Confirme a exclusão.



Voltar ao topo da página

Duplicar Produto



Para duplicar um produto, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone  SpiceLight , na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Cadastros na tela principal do S pice Light.
  3. Clique em Produtos.
  4. Selecione o produto.

    Informação: Se desejar, utilize os botões de navegação localizados no canto direito da tela do cadastro de produtos.

  5. Clique em do produto que deseja duplicar.

  6. (Opcional) Altere os dados necessários.
  7. Clique em Salvar ou pressione F9.




Voltar ao topo da página