pedido de venda permite o registro e gerenciamento do que foi pedido e precisa ser faturado, indicando para qual cliente, quais as condições comerciais e financeiras negociadas, proporcionando uma clara visão do que será vendido.  

A principal diferença entre a criação de pré-pedido e de pedido de venda é a reserva e verificação da quantidade disponível em estoque. Para agilizar ainda mais o lançamento do pedido de venda armazenando essa quantidade do produto em estoque, o módulo Configurador do FatPDV(FatPDVCfg), em Ferramentas / Opções / Aba Pré-pedido/Pedido de Venda / Geral, disponibiliza a configuração Permitir incluir pedido de venda diretamente no aplicativo Pré-pedido, que habilita o procedimento diretamente no módulo. Desta forma, ao abrir o módulo Pré-Pedido, ele foca na aba de Pedido de Venda e habilita o botão Novo, antes desabilitado. 

Com a configuração Permitir incluir pedido de venda diretamente no aplicativo:

→Marcada:

  • Será disponibilizada a opção para incluir novo pedido na aba Pedidos de venda do aplicativo Pré-pedido. Desta forma, será possível cadastrar pedidos diretamente sem passar pela criação de pré-pedido.
  • O usuário também poderá continuar cadastrando Pré-pedidos.
  • A rotina de bloqueio de venda na inclusão de pedidos de venda leva em consideração as configurações de Transformação do pré-pedido em pedido de venda, disponível no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Venda / Bloqueio.

→Desmarcada:

  • Não será disponibilizada a opção para incluir novo pedido na aba Pedidos de venda, sendo possível somente incluir pré-pedidos que poderão, em seguida, ser transformados em pedidos de venda.


Novo Pedido


  1. Informe a Empresa de venda, na tela principal do Pré-pedido

    Este campo é exibido somente se marcada a opção Habilitar a informação da empresa na tela principal do Pré-pedido localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg), em Opções / Pré-pedido/pedido de venda/ Geral.

  2. Clique na aba Pedidos de venda.

  3. Clique em Novo.

  4. Cadastre o pedido, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Pessoa

    O destinatário/emitente para o qual deve ser realizado o pedido de venda. Através desta informação o sistema verifica no cadastro da pessoa se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando estas informações.

    Consulta à característica da pessoa, ou seja, o acesso para que se tenha conhecimento da classificação de uma (ou mais) particularidades referentes ao destinatário/emitente do pedido.

    Consulta ao nome curto da pessoa, CNPJ /CPF, e também um breve resumo financeiro do cliente.

    Venda/Consignação

    Marque uma das opções Venda ou Consignação no caso da empresa estar configurada para trabalhar com consignação de produtos no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Consignação.
    Local/Depósito

    Marque uma das opções Local ou Depósito quando a empresa de venda estiver configurada para trabalhar com seleção otimizada de empresas configurada no módulo Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Opções / Pré-pedido/pedido de venda/ Geral / Habilitar simulação otimizada de empresas no pré-pedido.

    Caso a empresa informada para ser a de depósito seja a mesma informada como empresa de prateleira, ao trabalhar com seleção otimizada de empresas, todos os pedidos serão marcados, por padrão, como local, não sendo possível marcar a opção depósito.

    Informações complementares

    Possibilita incluir informações adicionais que devem ser acrescentadas ao pré-pedido.

    • Unidade de negócio:

      Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.

      • Cadastrar as Unidades de negócios no Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros;
      • (Opcional) Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio. Com esta opção marcada, o sistema não permitirá gravar documentos sem esta informação.
      • Informar quais unidades de negócio que o usuário pertence e terá acesso no Cadastro de usuários, em Usuários/Configurações de usuário / Unidades de negócio. Ao criar ou editar um documento, esta configuração pode agir da seguinte forma:
        - Se o usuário não tiver vínculo com nenhuma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema desabilita a sua digitação;
        - Caso o usuário possua vinculo com somente uma 'Unidade de Negócio', o campo é preenchido automaticamente e o sistema desabilita a sua digitação;
        - Se o usuário possuir vínculo com mais de uma 'Unidade de Negócio', o campo fica vazio e o sistema habilita suas opções.
      Exemplo:

      A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.


    • Data de entrega e montagem:
      Caso sua empresa esteja configurada para trabalhar com entrega e montagem de equipamento, aqui você informa a data prometida de entrega e montagem do produto.
    • Meio de Contato:
      Aqui o sistema possibilita selecionar a forma de divulgação dos produtos da empresa. Os meio de contatos aqui exibidos são pré-definidos no Configurador Bimer, em CRM/ Meios de contato.
  5. Nas abas seguintes, informe os dados do pedido incluindo os campos:

    Nesta aba, além de informar os produtos, quantidade e a tabela de preço a ser utilizada que vão compor o pedido conforme os campos abaixo, são apresentadas também duas funcionalidades que permitem analisar, incluir ou editar informações importantes refentes ao pedido, através das abas Itens e Repasses.

    O produto cadastrado nesta aba será inserido automaticamente na aba Itens após a inclusão da informação Desconto (alíq./valor).

    CampoDescrição
    Alterar tipo de entrega

    Permite selecionar se o tipo de entrega será imediata ou futura para um ou todos os produtos informados.

    Por padrão, este campo vem desabilitado. Para habilitar é necessário configurar os seguintes pontos:

    Criar uma característica do tipo Analítica no Configurador Bimer/ Estoque/ Produto/ Característica.
    • Ainda no Configurador Bimer, em Estoque/ Opções/ Produto/ Opções gerais, marque a opção Trabalha utilizando Entrega imediata/Entrega futura e informe a característica criada.
    • No Cadastro de Produto, acesse a aba Complementar e vincule a característica criada nos produtos que terão a rotina de Entrega Imediata e Futura.

    Alteração da tabela de preçosCaso o usuário tenha permissão no cadastro de usuários, ao inserir o login e senha de acesso, é possível alterar a tabela de preço padrão que foi configurada no Configurador Bimer em Estoque / Preço. Ao alterar a tabela de preços, também serão alterados os preços dos produtos já informados no pedido de venda.
    Produto

    O código de um item (produto) ativo que deseja incluir no pedido.

    Dica!

    Você pode configurar para que o aplicativo apresente a localização dos produtos semelhantes aos de sua busca. Esta configuração é realizada no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Produtos/ Habilitar localização de produtos equivalentes.

    Complemento(Opcional) Inclua uma observação importante do item inserido que deve ser levado para o pré-pedido como uma informação complementar.
    Preço

    A tabela de preço a ser utilizada na venda. Essa tabela é cadastrada no Configurador Bimer em Estoque / Preço e as permissões ou alterações podem afetar no valor final do produto ou até mesmo na sua forma de visualização e edição no aplicativo, tais como:

    • Uma formulação para cálculo do valor final do produto, incluindo ou deduzindo valores diretamente no preço final;
    • Permissão ou restrição da informação do valor do item para o usuário no momento da inclusão do produto na nota;
    • Permissão ou restrição da informação do valor do item ao consultar o estoque;
    • Permissão ou restrição da alteração do valor unitário sugerido na tabela de preço, impactando diretamente o campo Valor Unitário, onde fica habilitado ou desabilitado conforme esta configuração.
    Vl. unitário

    Aqui, você informa o valor da unidade desse produto.

    O sistema altera este campo ou a tabela de preço caso encontre uma regra de comercialização, dentro da vigência, para o produto, cliente, família de produtos, tipo de comercialização e empresa, sempre dependendo das configurações de toda a rotina localizada no Configurador Bimer, em Faturamento/ Opções/ Venda/ Regra de comercialização. Caso a regra de comercialização seja por tabela de preços, o sistema, além de alterar o campo de valor unitário, alterará também o código da tabela de preço do item ao aplicar a regra de comercialização.

    Quantidade

    A quantidade do produto informado.

    Este campo fica habilitado somente se estiver marcada a configuração Habilitar automaticamente o campo de quantidade no Pré-pedido localizado no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg), em Ferramentas/Opções/aba Pré-pedido/pedido de venda/aba Padrões. Quando desmarcada, fará com que o campo de quantidade do produto na inclusão/edição do pré-pedido/pedido de venda fique desabilitado, agilizando a inclusão do item, mas exibirá um botão ao lado do campo para habilitar a edição da quantidade do produto, caso necessário.

    Se o produto informado no pré-pedido estiver configurado para obter o peso através de balança, o campo de quantidade e o botão para habilitar a edição da quantidade do produto ficarão desabilitados, visto que o peso será informado pela balança.

    Dica!

    Caso deseje que o sistema atualize a quantidade pendente do item na inclusão do pedido de venda, no pré-pedido, basta habilitar a opção Na inclusão do item do pedido, localizada no Configurador do FatPDV(FatPDVCfg) em Opções/ Pré-pedido/pedido de venda/ padrões/ Movimentar quantidade pendente do item do pedido de venda, no Pré-Pedido.

    Desconto (alíq./valor)

    Neste campo, é possível incluir um desconto diretamente sobre o item que está sendo inserido.

    Ao conceder ou alterar um desconto, seja no total ou diretamente nos itens do pedido, caso o usuário não possua acesso a essa funcionalidade no Cadastro de Usuários, será exigido um usuário de autorização para esta rotina.

    AbaDescrição

    Itens

    Exibe os itens cadastrados, bem como informações do produto conforme a legenda. Além disso, nesta aba também é possível:

    • Selecionar um produto como uma venda de produto de mostruário;
    • Realizar uma análise de risco de lucratividade caso a empresa esteja configurada para trabalhar com este recurso no Configurador Bimer em Faturamento / Opções / Venda / Análise de risco de lucratividade;
    • Aplicar Desconto em lote. A alíquota informada no desconto em lote é aplicada em todos os itens, exceto nos que possuem a característica informada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral / Característica de produto para bloquear o desconto em lote no item.
      Os itens adicionados no documento posteriormente só receberão desconto caso o desconto em lote seja aplicado novamente. No momento em que for concedido, o sistema não aplica as verificações de descontos máximos e demais bloqueios definidos. Este recurso é habilitado quando configurado para Trabalhar com desconto em lote no item no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral.
    • Editar estoque distribuído uma vez que o sistema esteja configurado para Trabalhar com estoque distribuído no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Movimento / Opções gerais
      Dê um duplo clique na empresa necessária e informe a quantidade que será utilizada de seu estoque para atender o pré-pedido.

    Repasse

    Nesta aba, será informada a(s) pessoa(s) que receberá a comissão devida da venda e também as alíquotas de repasse.

    Realiza uma breve consulta aos dados cadastrais do destinatário/emitente do pedido.

    Nesta aba é necessário configurar o meio de pagamento que vai gerar títulos a receber.

    CampoDescrição
    Prazo

    A informação do prazo de pagamento.

    EntradaAqui é possível definir o percentual de entrada caso o prazo de pagamento selecionado possua esta opção ou informar diretamente o valor.

    Vl. carta de crédito

    No Bimer, uma carta de crédito corresponde a um vale originado por uma devolução ou troca de produto onde o valor total ou parcial foi pago, gerando um crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Este botão é habilitado somente em casos onde a pessoa informada possuir carta de crédito para que o valor do pedido seja selecionado e creditado.


    Parcelamento otimizado

    Através deste recurso é possível criar parcelas de forma rápida, utilizando as configurações do Configurador Bimer como parâmetro, sem a necessidade de possuir prazo de pagamento cadastrado. Caso o parcelamento informado possua encargo, o valor unitário do item será modificado, somando o valor de encargo encontrado.

    Este recurso é habilitado somente se configurado no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Prazo / Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens e "Habilitar a opção para parcelamento otimizado".

    Ao marcar a opção Aplicar e somar os juros do prazo diretamente no valor unitário dos itens, os juros calculados pelo sistema alteram o valor unitário do item de acordo com o prazo de pagamento. A cada alteração de código de prazo, automaticamente é calculado novamente o valor unitário dos itens de acordo com o percentual de juros existente no cadastro do novo prazo. Ao retirar o código do prazo, o sistema deduzirá o valor de juros lançados anteriormente pelo prazo.

    Ao marcar a opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado, o sistema habilitará, na tela de negociação, a funcionalidade de parcelamento otimizado. Através dessa configuração, é possível criar parcelas sem a necessidade de possuir prazo de pagamento cadastrado. Basta informar o número de parcelas, formas de pagamento e natureza de lançamento (quando necessário). Para utilizar o parcelamento otimizado e realizar corretamente o cálculo de encargos, será necessário preencher os campos seguintes que serão habilitados no Configurador Bimer, junto à opção Habilitar a opção para parcelamento otimizado.

    ParcelasNeste campo, após cadastrar o prazo, o sistema automaticamente calculará este período de acordo com as parcelas e valores a serem pagos que vão gerar títulos a receber. Todavia, neste campo também é possível editar este prazo dando um clique com o mouse sobre a parcela inserida ou incluir manualmente um novo prazo.

    Nos campos Observação do pedido e/ou Observação para a Nota Fiscal é permitido incluir "livremente" uma observação a ser apresentada diretamente no corpo do pedido ou no DANFE.

    Nesta aba, serão cadastradas informações referentes ao frete e transportadora utilizados para a entrega da mercadoria.

    Caso já tenha sido configurado no cadastro da Pessoa (Pessoa) a transportadora, bem como a transportadora de redespacho, e informá-la como cliente do pedido, o sistema automaticamente trará tais informações na nota como: Código da Transportadora, Código da transportadora de redespacho, placa do veículo principal e a UF origem do transporte.

  6. (Opcional) Inclua no rodapé do pedido outros dados adicionais tais como: valor de frete, acréscimos, descontos e/ou o valor da montagem do produto solicitado, caso haja.

  7. Clique em Gravar

  8. Na tela de informação da pessoa de repasse, verifique a(s) pessoa(s) informada que receberá a comissão devida da venda, estando de acordo, clique em Confirma para prosseguir com a geração do pedido de venda. Do contrário, clique na pessoa e, em seguida, em Remover para retirar a pessoa do quadro de repasse ou Adicionar se for o caso, visto que a pessoa de repasse para esta rotina não é obrigatória.

  9. Clique em Ok.


Localizar Pedido


  1. Clique na aba Pedidos de venda, na tela principal do Pré-pedido.
  2. Clique em Localizar no menu.
  3. Informe um trecho da sua busca selecionando o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
  4. Clique em Localizar.
  5. Selecione o documento desejado.
  6. Clique em Ok

    Dica!

    Você também pode localizar os pedidos utilizando as opções do filtro do sistema.

Editar Pedido


A edição do pedido só poderá ser realizada caso ainda não tenha sido liberado para faturamento, ou seja, precisa estar no status Aberto <A>.

  1. Clique na aba Pedidos de venda, na tela principal do Pré-pedido.

  2. Localize o pedido.

  3. Clique sobre ele para selecioná-lo.
  4. Clique em Editar no menu.
  5. Altere os campos necessários.
  6. Clique em Ok.

Excluir Pedido


Uma vez o pré-pedido transformado em pedido de venda, o mesmo só poderá ser excluído ou cancelado diretamente no módulo Pedido de venda (FatPedido). Neste caso, volte o pedido para pré-pedido para realização sua exclusão, ou caso o mesmo já tenha sido liberado para faturamento, cancele o pedido de venda.

Dica!

Para acessar o manual da exclusão do pedido de venda diretamente no módulo Pedido de venda (Fatpedido), clique aqui.

Duplicar Pedido


Este recurso permite a geração de um pré-pedido a partir de um pedido já existente.

  1. Clique na aba Pedidos de venda, na tela principal do Pré-pedido.

  2. Localize o pedido.

  3. Clique sobre ele para selecioná-lo.
  4. Clique em Duplicar pré-pedido gerando pré-pedido no menu.
  5. Informe os dados do pedido a ser duplicado, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Cancelar o pedido selecionado
    • Marcada: o sistema cria um novo pré-pedido e cancela o que foi duplicado.
    • Desmarcada: o sistema mantém o pedido selecionado e cria um novo pré-pedido.
    Utilizar a quantidade pedida do item
    • Marcada: caso o item do pedido selecionado seja atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado com a quantidade total solicitado do item.
    • Desmarcada: caso o item do pedido selecionado for atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado somente com a quantidade que falta ser atendida.

    Essa opção só fica habilitada caso as opções Atendidos parcialmente e/ou Atendidos com corte estejam marcadas no grupo Duplicar apenas os itens.

    Duplicar apenas os itens

    Neste campo, defina quais os status dos itens que devem ser duplicados, ou seja, somente os itens com status marcados abaixo serão inclusos no novo pré-pedido gerado:

    • Aguardando liberação: o pedido está aberto aguardando liberação.
    • Liberados: pedido de venda liberado, pronto para ser faturado.
    • Atendidos parcialmente: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante será entregue posteriormente.
    • Atendidos com corte: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante não será mais entregue.
    • Cancelados: pedido cancelado.
    • Atendidos totalmente: pedido totalmente atendido. Foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para esse pedido e todos os produtos foram entregues.
    • Devolvidos totalmente: pedido devolvido.
    • Devolvidos parcialmente: pedido parcialmente devolvido.
  6. Clique em Duplicar.

    As séries dos itens não serão duplicadas. Neste caso, será necessário editar o pré-pedido duplicado e informar novas séries. Já o valor unitário dos itens serão duplicados com o valor exatamente igual ao do item original.

    Se o item for incluído com código de preço e ainda possuir este preço em seu cadastro, o seu valor unitário será atualizado com base na data atual, caso contrário, o seu valor unitário será igual ao original. Esta configuração é localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Ferramentas / Opções / Pré-pedido/Pedido de venda/  Outros/ Atualizar o valor unitário de cada item, com base na data atual.