O pedido de venda permite o registro e gerenciamento do que foi pedido e precisa ser faturado, indicando para qual cliente, quais as condições comerciais e financeiras negociadas, proporcionando uma clara visão do que será vendido.
A principal diferença entre a criação de pré-pedido e de pedido de venda é a reserva e verificação da quantidade disponível em estoque. Para agilizar ainda mais o lançamento do pedido de venda armazenando essa quantidade do produto em estoque, o módulo Configurador do FatPDV(FatPDVCfg), em Ferramentas / Opções / Aba Pré-pedido/Pedido de Venda / Geral, disponibiliza a configuração Permitir incluir pedido de venda diretamente no aplicativo Pré-pedido, que habilita o procedimento diretamente no módulo. Desta forma, ao abrir o módulo Pré-Pedido, ele foca na aba de Pedido de Venda e habilita o botão Novo, antes desabilitado.
Novo Pedido
Informe a Empresa de venda, na tela principal do Pré-pedido.
Este campo é exibido somente se marcada a opção Habilitar a informação da empresa na tela principal do Pré-pedido localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg), em Opções / Pré-pedido/pedido de venda/ Geral.
Clique na aba Pedidos de venda.
Clique em Novo.
Cadastre o pedido, incluindo os campos:
Campo Descrição Pessoa O destinatário/emitente para o qual deve ser realizado o pedido de venda. Através desta informação o sistema verifica no cadastro da pessoa se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando estas informações.
Consulta à característica da pessoa, ou seja, o acesso para que se tenha conhecimento da classificação de uma (ou mais) particularidades referentes ao destinatário/emitente do pedido. Consulta ao nome curto da pessoa, CNPJ /CPF, e também um breve resumo financeiro do cliente.
Venda/Consignação
Marque uma das opções Venda ou Consignação no caso da empresa estar configurada para trabalhar com consignação de produtos no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Consignação. Local/Depósito Marque uma das opções Local ou Depósito quando a empresa de venda estiver configurada para trabalhar com seleção otimizada de empresas configurada no módulo Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Opções / Pré-pedido/pedido de venda/ Geral / Habilitar simulação otimizada de empresas no pré-pedido.
Caso a empresa informada para ser a de depósito seja a mesma informada como empresa de prateleira, ao trabalhar com seleção otimizada de empresas, todos os pedidos serão marcados, por padrão, como local, não sendo possível marcar a opção depósito.
Informações complementares Possibilita incluir informações adicionais que devem ser acrescentadas ao pré-pedido.
- Unidade de negócio:
Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.
Exemplo:A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.
- Data de entrega e montagem:
Caso sua empresa esteja configurada para trabalhar com entrega e montagem de equipamento, aqui você informa a data prometida de entrega e montagem do produto. - Meio de Contato:
Aqui o sistema possibilita selecionar a forma de divulgação dos produtos da empresa. Os meio de contatos aqui exibidos são pré-definidos no Configurador Bimer, em CRM/ Meios de contato.
- Unidade de negócio:
Nas abas seguintes, informe os dados do pedido incluindo os campos:
(Opcional) Inclua no rodapé do pedido outros dados adicionais tais como: valor de frete, acréscimos, descontos e/ou o valor da montagem do produto solicitado, caso haja.
Clique em Gravar.
Na tela de informação da pessoa de repasse, verifique a(s) pessoa(s) informada que receberá a comissão devida da venda, estando de acordo, clique em Confirma para prosseguir com a geração do pedido de venda. Do contrário, clique na pessoa e, em seguida, em Remover para retirar a pessoa do quadro de repasse ou Adicionar se for o caso, visto que a pessoa de repasse para esta rotina não é obrigatória.
Clique em Ok.
Localizar Pedido
- Clique na aba Pedidos de venda, na tela principal do Pré-pedido.
- Clique em Localizar no menu.
- Informe um trecho da sua busca selecionando o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o documento desejado.
Clique em Ok.
Dica!
Você também pode localizar os pedidos utilizando as opções do filtro do sistema.
Editar Pedido
A edição do pedido só poderá ser realizada caso ainda não tenha sido liberado para faturamento, ou seja, precisa estar no status Aberto <A>.
Clique na aba Pedidos de venda, na tela principal do Pré-pedido.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
- Clique em Editar no menu.
- Altere os campos necessários.
Clique em Ok.
Excluir Pedido
Uma vez o pré-pedido transformado em pedido de venda, o mesmo só poderá ser excluído ou cancelado diretamente no módulo Pedido de venda (FatPedido). Neste caso, volte o pedido para pré-pedido para realização sua exclusão, ou caso o mesmo já tenha sido liberado para faturamento, cancele o pedido de venda.
Dica!
Para acessar o manual da exclusão do pedido de venda diretamente no módulo Pedido de venda (Fatpedido), clique aqui.
Duplicar Pedido
Este recurso permite a geração de um pré-pedido a partir de um pedido já existente.
Clique na aba Pedidos de venda, na tela principal do Pré-pedido.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
- Clique em Duplicar pré-pedido gerando pré-pedido no menu.
Informe os dados do pedido a ser duplicado, incluindo os campos:
Campo Descrição Cancelar o pedido selecionado - Marcada: o sistema cria um novo pré-pedido e cancela o que foi duplicado.
- Desmarcada: o sistema mantém o pedido selecionado e cria um novo pré-pedido.
Utilizar a quantidade pedida do item - Marcada: caso o item do pedido selecionado seja atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado com a quantidade total solicitado do item.
- Desmarcada: caso o item do pedido selecionado for atendido parcialmente ou com corte, o novo pré-pedido é gerado somente com a quantidade que falta ser atendida.
Essa opção só fica habilitada caso as opções Atendidos parcialmente e/ou Atendidos com corte estejam marcadas no grupo Duplicar apenas os itens.
Duplicar apenas os itens
Neste campo, defina quais os status dos itens que devem ser duplicados, ou seja, somente os itens com status marcados abaixo serão inclusos no novo pré-pedido gerado:
- Aguardando liberação: o pedido está aberto aguardando liberação.
- Liberados: pedido de venda liberado, pronto para ser faturado.
- Atendidos parcialmente: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante será entregue posteriormente.
- Atendidos com corte: foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para parte dos produtos e a quantidade restante não será mais entregue.
- Cancelados: pedido cancelado.
- Atendidos totalmente: pedido totalmente atendido. Foi gerada Nota Fiscal, cupom fiscal ou ordem de entrega para esse pedido e todos os produtos foram entregues.
- Devolvidos totalmente: pedido devolvido.
- Devolvidos parcialmente: pedido parcialmente devolvido.
Clique em Duplicar.
As séries dos itens não serão duplicadas. Neste caso, será necessário editar o pré-pedido duplicado e informar novas séries. Já o valor unitário dos itens serão duplicados com o valor exatamente igual ao do item original.
Se o item for incluído com código de preço e ainda possuir este preço em seu cadastro, o seu valor unitário será atualizado com base na data atual, caso contrário, o seu valor unitário será igual ao original. Esta configuração é localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg) em Ferramentas / Opções / Pré-pedido/Pedido de venda/ Outros/ Atualizar o valor unitário de cada item, com base na data atual.