A rotina de montagem no sistema Ordem de Serviço pode ocorrer de três maneiras:

  1. Geração automática da montagem: é realizado em casos quando, por exemplo, foi gerado um Pedido de Venda (FatPedido) de um móvel contendo montagem e um mapa de carregamento (edição do pedido/ aba outros). Após a emissão da NF-e (ou conforme a configuração), esse mapa de carregamento é impresso e liberado no módulo Prestação de contas (FatPrestacaoContas). Com isso, uma ordem de montagem é aberta automaticamente e exibida tanto no CRM, quando no sistema Ordem de serviço (FatOS) para controlar e garantir que este móvel seja entregue e montado na casa do cliente.
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  2. Gerar montagem a partir de pedido de venda ou nota fiscal: é realizado em casos quando, por exemplo, foi gerado um Pedido de Vendas (FatPedido) de um móvel (com montagem e sem mapa de carregamento) e após a emissão da NF-e o cliente leva o produto pra casa, porém solicita a montagem do mesmo. Neste caso, o sistema possibilita vincular este pedido (ou documento fiscal) à criação de uma nova montagem no sistema.
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  3. Gerar montagem manualmente: é utilizada quando uma montagem não foi gerada em consequência de uma venda no Bimer, ou seja, seguindo o exemplo, o cliente se mudou e agora necessita apenas da montagem do móvel.


Para esta rotina é imprescindível que as configurações necessárias para trabalhar com mapa de carregamento, a rotina de vendas de produtos que precisam ser entregues e montados, já estejam pré-configurados no Bimer.

Não é possível excluir o registro de uma Montagem, somente encerrá-la. Neste caso, insira um parecer no atendimento da montagem e selecione um CR de encerramento.




Criar Montagem Manualmente


  1. Clique na sessão Montagem.
  2. Clique em Nova montagem no menu principal ou no botão Novo da sessão Montagem.

  3. Cadastre a montagem, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Empresa

    A empresa que executará a montagem.

    Pessoa

    A pessoa para a qual deve ser realizada a montagem.

  4. Cadastre os dados da montagem em cada aba:

    Aqui você informa as principais informações da montagem, bem como define os montadores que irão executar o serviço.

    CampoDescrição
    EndereçosNo endereço principal e endereço onde será efetuada a montagem serão exibidos os endereços do cadastro da pessoa selecionada para a qual deve ser realizada montagem , permitindo que escolha outro local para o procedimento, caso exista.
    Data do atendimento

    Os campos de data e hora do atendimento são preenchidos automaticamente pelo sistema no momento da criação de nova montagem.

    Data previstaOs campos de data e hora prevista se referem a uma previsão do dia e hora em que a montagem será executada.
    Data efetivaOs campos de data e hora efetiva se referem ao dia e hora em que a montagem foi de fato executada.
    Data limitePrazo máximo para execução da montagem.
    Tipo de atendimento

    Define o tipo de atendimento que será aberto para execução da montagem.

    Descrição do serviçoAqui você registra o que deverá ser realizado no serviço de montagem a ser executada.
    Montadores

    A inclusão dos montadores será habilitado após informar os Produtos da montagem na aba Itens. Desta forma, ao selecionar um montador é possível marcar os produtos que serão montados pelo mesmo, bem como informar se o montador em questão será ou não o montador principal do serviço.

    Nesta aba você seleciona os itens a serem montados, o valor de cada montagem, os montadores responsáveis pelo serviço e, caso haja, o valor de comissão que será repassado para cada montador em questão.

  5. Clique em Ok.

    Agora será criado um atendimento referente ao serviço dessa montagem. Ao executar o serviço de montagem, insira um parecer no atendimento até que este atendimento seja encerrado, indicando assim a finalização do serviço.


Criar Montagem a Partir de Pedido de Venda ou Nota Fiscal


  1. Clique na sessão Montagem.
  2. Clique em Gerar montagem.
  3. Selecione a Pessoa para o qual será realizada a montagem.
  4. Marque a origem da solicitação: Pedido ou Documento (NF-e).
  5. (Opcional) Informe a data inicial e final da emissão do pedido ou documento.
  6. Clique em Atualizar.
  7. Marque os pedidos ou documentos.
  8. Clique em Gerar montagem.
  9. Confirme a geração de montagens para os itens selecionados. 

    Após a geração da montagem, o número do documento ou do pedido de venda que originou a montagem poderá ser identificado na coluna Doc. origem ou no ancestral da Linha do tempo da montagem. Ao gerar a montagem, será criado um atendimento referente ao serviço dessa montagem. Ao executar o serviço de montagem, insira um parecer no atendimento até que este atendimento seja encerrado, indicando assim a finalização do serviço.



Localizar Montagem


A localização das montagens é realizada no sistema, primeiramente, com a utilização do Filtro do Sistema através de um cenário. Após este procedimento, o sistema permite ainda localizar a montagem dentro desse resultado através da localização por número do documento.

  1. Clique na sessão Montagem.
  2. Insira o Número do documento presente no topo do campo de exibição das montagens.
  3. Clique na lupa para localizar.




Editar Montagem


  1. Clique na sessão Montagem.
  2. Localize a montagem desejada.
  3. Clique sobre a mesma para selecioná-la.
  4. Clique em Editar no menu principal ou no botão Editar da sessão Montagem.

  5. Realize as alterações necessárias.
  6. Clique em Ok.



Inserir Parecer no Atendimento da Montagem


  1. Clique na sessão Montagem.
  2. Localize a montagem desejada.
  3. Clique sobre a mesma para selecioná-la.
  4. Clique em Parecer no menu principal ou no botão Parecer da sessão Montagem.
  5. Em Descrição do parecer, registre o que foi (ou não) realizado referente ao serviço de montagem. 

    Clique em a concluir caso pretenda terminar seu parecer posteriormente. Desta forma, o sistema irá salvar o que já foi registrado na Descrição do parecer possibilitando assim concluir o parecer pendente no momento em que achar oportuno.

  6. Informe o Tipo e a Pessoa de contato.
  7. Clique Ok.  

    Caso esteja configurado para trabalhar com workflow, siga o fluxo exibido.



Consultar Histórico do Parecer da Montagem


  1. Clique na sessão Montagem.
  2. Localize a montagem desejada.
  3. Clique sobre a mesma para selecioná-la.
  4. Clique em Histórico no menu principal ou no botão Histórico da sessão Montagem.
  5. Visualize o histórico da ordem de serviço selecionada.