A rotina de montagem no sistema Ordem de Serviço pode ocorrer de três maneiras:
- Geração automática da montagem: é realizado em casos quando, por exemplo, foi gerado um Pedido de Venda (FatPedido) de um móvel contendo montagem e um mapa de carregamento (edição do pedido/ aba outros). Após a emissão da NF-e (ou conforme a configuração), esse mapa de carregamento é impresso e liberado no módulo Prestação de contas (FatPrestacaoContas). Com isso, uma ordem de montagem é aberta automaticamente e exibida tanto no CRM, quando no sistema Ordem de serviço (FatOS) para controlar e garantir que este móvel seja entregue e montado na casa do cliente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ - Gerar montagem a partir de pedido de venda ou nota fiscal: é realizado em casos quando, por exemplo, foi gerado um Pedido de Vendas (FatPedido) de um móvel (com montagem e sem mapa de carregamento) e após a emissão da NF-e o cliente leva o produto pra casa, porém solicita a montagem do mesmo. Neste caso, o sistema possibilita vincular este pedido (ou documento fiscal) à criação de uma nova montagem no sistema.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Gerar montagem manualmente: é utilizada quando uma montagem não foi gerada em consequência de uma venda no Bimer, ou seja, seguindo o exemplo, o cliente se mudou e agora necessita apenas da montagem do móvel.
Para esta rotina é imprescindível que as configurações necessárias para trabalhar com mapa de carregamento, a rotina de vendas de produtos que precisam ser entregues e montados, já estejam pré-configurados no Bimer.
Não é possível excluir o registro de uma Montagem, somente encerrá-la. Neste caso, insira um parecer no atendimento da montagem e selecione um CR de encerramento.
Criar Montagem Manualmente
- Clique na sessão Montagem.
Clique em Nova montagem no menu principal ou no botão Novo da sessão Montagem.
Cadastre a montagem, incluindo os campos:
Campo Descrição Empresa A empresa que executará a montagem.
Pessoa A pessoa para a qual deve ser realizada a montagem.
Cadastre os dados da montagem em cada aba:
Clique em Ok.
Agora será criado um atendimento referente ao serviço dessa montagem. Ao executar o serviço de montagem, insira um parecer no atendimento até que este atendimento seja encerrado, indicando assim a finalização do serviço.
Criar Montagem a Partir de Pedido de Venda ou Nota Fiscal
- Clique na sessão Montagem.
- Clique em Gerar montagem.
- Selecione a Pessoa para o qual será realizada a montagem.
- Marque a origem da solicitação: Pedido ou Documento (NF-e).
- (Opcional) Informe a data inicial e final da emissão do pedido ou documento.
- Clique em Atualizar.
- Marque os pedidos ou documentos.
- Clique em Gerar montagem.
Confirme a geração de montagens para os itens selecionados.
Após a geração da montagem, o número do documento ou do pedido de venda que originou a montagem poderá ser identificado na coluna Doc. origem ou no ancestral da Linha do tempo da montagem. Ao gerar a montagem, será criado um atendimento referente ao serviço dessa montagem. Ao executar o serviço de montagem, insira um parecer no atendimento até que este atendimento seja encerrado, indicando assim a finalização do serviço.
Localizar Montagem
A localização das montagens é realizada no sistema, primeiramente, com a utilização do Filtro do Sistema através de um cenário. Após este procedimento, o sistema permite ainda localizar a montagem dentro desse resultado através da localização por número do documento.
- Clique na sessão Montagem.
- Insira o Número do documento presente no topo do campo de exibição das montagens.
- Clique na lupa para localizar.
Editar Montagem
- Clique na sessão Montagem.
- Localize a montagem desejada.
- Clique sobre a mesma para selecioná-la.
Clique em Editar no menu principal ou no botão Editar da sessão Montagem.
- Realize as alterações necessárias.
Clique em Ok.
Inserir Parecer no Atendimento da Montagem
- Clique na sessão Montagem.
- Localize a montagem desejada.
- Clique sobre a mesma para selecioná-la.
- Clique em Parecer no menu principal ou no botão Parecer da sessão Montagem.
Em Descrição do parecer, registre o que foi (ou não) realizado referente ao serviço de montagem.
Clique em a concluir caso pretenda terminar seu parecer posteriormente. Desta forma, o sistema irá salvar o que já foi registrado na Descrição do parecer possibilitando assim concluir o parecer pendente no momento em que achar oportuno.
- Informe o Tipo e a Pessoa de contato.
Clique Ok.
Caso esteja configurado para trabalhar com workflow, siga o fluxo exibido.
Consultar Histórico do Parecer da Montagem
- Clique na sessão Montagem.
- Localize a montagem desejada.
- Clique sobre a mesma para selecioná-la.
- Clique em Histórico no menu principal ou no botão Histórico da sessão Montagem.
- Visualize o histórico da ordem de serviço selecionada.