O pré-pedido permite o registro e gerenciamento do que foi orçado para o cliente, suas condições comerciais e financeiras pré-negociadas e demais informações, proporcionando uma clara visão do que está em pré-negociação.
Por questões de segurança, o sistema fica inativo de acordo com o tempo determinado no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg), em Opções / Pré-pedido/pedido de venda/ Outros/ Número de minutos para troca automática de login. Para desbloquear, basta informar o usuário e senha ou, caso a tela de acesso não esteja disponível, pressione a tecla F12.
Novo Pré-pedido
Informe a Empresa de venda, na tela principal do Pré-pedido.
Este campo é exibido somente se marcada a opção Habilitar a informação da empresa na tela principal do Pré-pedido, localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg), em Opções / Pré-pedido/pedido de venda/ Geral.
Clique na aba Pré-pedidos.
Clique em Novo, no menu.
Cadastre o pré-pedido, incluindo os campos:
Campo Descrição Pessoa O destinatário/emitente para o qual deve ser realizado o pré-pedido de venda. Através dessa informação, o sistema verifica no cadastro se há alguma operação, prazo e preço específico para a pessoa informada, priorizando estas informações.
Venda/Consignação
Esta opção é apresentada caso o sistema esteja configurado para trabalhar com consignação de produtos no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Consignação. Ao informar uma pessoa com a mesma característica descrita na configuração, é possível selecionar se o pré-pedido em questão trata-se de uma venda ou de uma consignação. Local/Depósito Esta opção é apresentada caso o sistema esteja configurado para trabalhar com seleção otimizada de empresas no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg), em Opções / Pré-pedido/pedido de venda/ Geral / Habilitar seleção otimizada de empresas no pré-pedido.
Caso a empresa informada para o depósito seja a mesma de prateleira, ao trabalhar com seleção otimizada de empresas, todos os pré-pedidos são marcados, por padrão, como local, não sendo possível marcar a opção depósito.
Informações complementares Possibilita incluir informações adicionais que devem ser acrescentadas ao pré-pedido.
Unidade de Negócio:
Este recurso permite que a empresa analise suas vendas de forma segmentada como, por exemplo, por área de negócio, linha de produto, segmento de atuação de mercado ou, em alguns casos, até setores. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.
Exemplo:A empresa SILVA & SILVA LTDA é dividida em 3 unidades de negócios: Atacado, Varejo e Televendas. Ao realizar essa divisão, é possível controlar, por exemplo, qual negócio teve maior faturamento, qual deles deve investir mais para aumentar os lucros e qual o pior meio de faturar.
Data de entrega e montagem:Caso sua empresa esteja configurada para trabalhar com entrega e montagem de equipamento, aqui você informa a data prometida de entrega e montagem do produto.
Meio de contato: Aqui o sistema possibilita selecionar a forma de divulgação dos produtos da empresa. Os meio de contatos aqui exibidos são pré-definidos no Configurador Bimer, em CRM/ Meios de contato.
Cadastre o pré-pedido nas abas apresentadas, incluindo os campos:
(Opcional) Inclua no rodapé do pré-pedido outros adicionais tais como: valor de frete, acréscimos, descontos e/ou o valor da montagem do produto orçado, caso haja.
Clique em Gravar.
Na tela de informação da pessoa de repasse verifique a(s) pessoa(s) que receberá a comissão devida da venda. Estando de acordo, clique em Confirma para prosseguir com a geração do pré-pedido de venda. Do contrário, clique na pessoa e, em seguida, em Remover para retirá-la do quadro de repasse ou Adicionar, se for o caso, visto que a pessoa de repasse para esta rotina não é obrigatória.
Clique em Ok.
Localizar Pré-pedido
- Clique na aba Pré-pedidos, na tela principal do Pré-pedido.
- Clique em Localizar no menu.
- Informe um trecho da sua busca selecionando o campo onde este trecho deve ser localizado dentro do filtro informado.
- Clique em Localizar.
- Selecione o documento desejado.
Clique em Ok.
Dica!
Você também pode localizar os pedidos utilizando as opções do filtro do sistema.
Editar Pré-pedido
A edição do pedido só poderá ser realizada caso ainda não tenha sido liberado para faturamento.
Clique na aba Pré-pedidos, na tela principal do Pré-pedido.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
- Clique em Editar no menu.
- Altere os campos necessários.
Clique em Ok.
Excluir Pré-pedido
Clique na aba Pré-pedidos, na tela principal do Pré-pedido.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
- Clique em Excluir no menu.
- Confirme a exclusão.
Clique em Ok.
Duplicar Pré-pedido
Este recurso permite a geração de um pré-pedido a partir de um registro já existente.
Clique na aba Pré-pedidos, na tela principal do Pré-pedido.
- Clique sobre ele para selecioná-lo.
- Clique em Duplicar pré-pedido no menu.
- Informe os dados do pré-pedido a ser duplicado.
Clique em Duplicar.
As séries dos itens não serão duplicadas. Neste caso, será necessário editar o pedido duplicado e informar novas séries. Já o valor unitário dos itens serão duplicados com valor exatamente igual ao valor unitário do item original.
Se o item for incluído com código de preço e ainda possuir este preço em seu cadastro, o seu valor unitário será atualizado com base na data atual. Caso contrário, o valor unitário será igual ao seu valor original. Essa configuração é localizada no Configurador do FatPDV (FatPDVCfg), em Ferramentas / Opções / Pré-pedido/Pedido de venda/ Outros/ Atualizar o valor unitário de cada item, com base na data atual.