Esse é um artigo completo sobre o Sistema Pack Financeiro, com todas as configurações necessárias para utilização do mesmo. Com esse passo a passo, você vai ficar por dentro de toda a geração de recibo, boleto, arquivo remessa e Integração Financeiro x Contábil.
O que é o Pack Financeiro?
O sistema Pack Financeiro é utilizado para Gestão das Contas a Receber e a Contas a Pagar da empresa contábil.
Através deste sistema é possível obter um gerenciamento das cobranças que são emitidas para os clientes do escritório contábil e as contas a pagar.
Configurando sistema WPHD para utilização do Pack Financeiro
- No PHD, acesse a aba Cadastros- Informações do contador;
- Na tela que será demonstrada, devem ser preenchidos as informações do Responsável pelo Sistema. OBS: Essas informações (Pessoa, Razão Social, CNPJ, Endereço) não poderão ser editadas por dentro do sistema, caso queira realizar alterações, deve entrar em contato com o Suporte, visto que tratam se de dados internos junto a Alterdata.
- Feito isto basta gravar.
- Após isto, acesse a aba Cadastros- Empresas, e cadastre as empresas.
Cadastro da Conta
Para cadastro da conta no sistema Financeiro, será necessário que tenha os dados da conta para que seja informado no sistema.
- Acesse a aba Cadastros-Contas;
- Clique em Novo e informe a Descrição da conta, Saldo inicial, Escolha o Banco que deseja cadastrar e sua Modalidade;
- Informe os Dados da conta e o Cedente, caso não tenha nenhum cadastrado basta clicar no
- No campo Layout, informe o layout do boleto do banco, basta clicar na lupa e pesquisar;
- Caso desejar realizar a Integração com o Contábil, na aba Integração basta informar os Lançamentos Automáticos;
- Após basta clicar em Gravar.
Para controle gerencial das contas, ainda em Cadastros, tem a opção de realizar a transferência de uma conta para outra, clicando em nova Transferência ou verificar as Transferências efetuadas. Exemplo: Transferir determinado valor da conta Caixa para uma conta do Banco Bradesco. Para fazer esse procedimento basta clicar em Transferências - Nova Transferência, após informe o valor e a data, e clique em Transferir.
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Cadastro da Empresa
- Acesse a aba Cadastros- Empresas- clique na opção Novo;
- Na lupa selecione a Empresa já cadastrada no Sistema PHD, caso desejar marque a opção "Utilizar endereço cadastrado no WPHD" e o mesmo será considerado;
- Selecione a Mensagem padrão que deseja que apareça no boleto, para saber como cadastrar esta, clique aqui.
- Na aba Complemento, preencha os valores referentes a Multa, informe a Conta para emissão da cobrança (será a conta principal, o sistema já vai puxar automaticamente), Vencimento e demais informações;
- Na aba Desconto, deve preencher caso possua;
- Feito isto, clique em Gravar.
Cadastro da Categoria de Contas a Receber
- No Financeiro acesse a aba Cadastros - Categorias de Contas a Receber;
- Clique em Novo;
- Informe a Descrição, Valor unitário, Indexador caso desejar informar, Categoria e selecione as incidências. Caso integre com o Contábil, preencha os Lançamentos automáticos na aba Integração Contábil;
- Caso possua o Sistema ISS-EASY para emissão das Notas de Serviços, preencha o campo Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, conforme demonstra neste passo a passo.
- Feito isto, clique em Gravar.
Em Categoria padrão, o Sistema Pack Financeiro já traz algumas subcategorias cadastradas como padrão.
Cadastro da Categoria de Contas a Pagar
- No financeiro acesse a aba Cadastros -Categorias de Contas a Pagar;
- Clique em Novo;
- Informe a Descrição, Categoria e caso integre com o Contábil os Lançamentos automáticos;
- Feito isto, clique em Gravar.
Lançar Recibo Avulso
- Acesse a aba Movimento -Movimento;
- Na parte superior clique em Recibo Avulso;
- Informe os dados do cliente, clique em Adicionar para realizar o lançamento do honorário com o valor a ser cobrado; Competência e Vencimento;
- Clique em Gravar.
Feito o lançamento, o Recibo Avulso vai estar na tela de Movimento do Sistema. Para dar a baixa basta entrar no lançamento e colocar as informações no campo Baixa.
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Cadastro do Arquivo Remessa
Para geração do arquivo remessa com os dados dos boletos é necessário ter o layout do arquivo remessa cadastrado no sistema:
- Acesse a aba Cadastros - Layout de Arquivo Remessa;
- Informe o Banco e a Modalidade;
- Caso ainda não tenha layout informado, basta clicar em Importar e selecionar o CNAB do banco ( 240 ou 400);
- Após será registrado o layout de arquivo conforme o CNAB, basta clicar em Confirmar.
O que é o Arquivo Retorno?
Todo arquivo remessa enviado ao banco, gera um arquivo retorno, que é a confirmação dos pagamentos efetuados ou a crítica no caso de movimentos não efetuados.
Esses arquivos contém dados de pagamento diversos e pode ser importado para dentro do Sistema, para que ocorra a baixa automática de suas cobranças.
Para conferir os títulos que foram baixados através do Arquivo Retorno, basta acessar a tela de movimento, na aba movimento- movimento.para mais detalhes sobre o Arquivo Retorno, clique aqui.
Cadastro de Cedentes e Fornecedores
Caso queira que seja exibido outro CPF/CNPJ na emissão de suas cobranças, diferente do Responsável informado no Sistema PHD, pode cadastrar o Cedente. Este poderá ser uma pessoa jurídica ou pessoa física.
- Para cadastra lo basta acessar a aba Cadastros- Cedentes e clica em Novo;
- Informe o Nome e CPF/CNPJ;
- Após selecione a(s) conta(s) que este deve ser vinculado.
O cadastro de Fornecedores no Sistema Financeiro não é obrigatório, porém caso desejar uma gestão bem detalhada em relação as Contas a Pagar, este pode ser utilizado.
- Para isto basta acessar a aba Cadastros- Fornecedores- Adicionar, neste vai colocar a descrição/identificação do Fornecedor e seu CPF/CNPJ.
- Feito isto selecione a opção Gravar. E em lançamentos de contas a pagar, este pode ser selecionado em seu movimento.
Cadastro e Movimento de Fixos
Os Fixos são cadastrados por empresa.
- Acesse a aba Cadastros -Cadastro de Fixos;
- Coloque a Empresa e clique em Novo;
- Informe o Honorário, Complemento caso tenha, Quantidade e Valor.
Caso queira pode estar utilizando como base para puxar o valor do Indexadores. Para isso basta selecionar a opção Utilizar um Indexador e vincular o indexador referente.
Para conseguir cadastrar a Categoria/Subcategoria desejada em Cadastro de Fixos, terá que marcar a opção Honorário Fixo na aba Cadastros- Categorias de Contas a Receber.
Após fazer o Cadastro de Fixos, deve realizar o Movimento de fixos, para isto:
- Acesse a aba Movimento -Movimentar Fixos;
- Informe o Período,Vencimento (se este deve ser conforme esta configurado no cadastro da empresa ou que seja informada a data ao movimentar);
- Caso desejar no campo Recorrência, pode repetir o movimento para X meses após vencimento, basta marcar a opção 'Repetir movimento para..' e informar a quantidade de meses;
- Após basta avançar e informar a Empresa e Tipo de Honorário;
- Clique em Concluir.
Feito isso basta acessar a aba Movimento -Movimento para verificar os lançamentos transportados.
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Lançamento em Grupo
Através da opção Lançamento em Grupo, é possível realizar o lançamento para várias empresas ao mesmo tempo e estes serão levados para o movimento.
- Para acessar basta acessar a aba Movimento- Movimento- Lançamento em Grupo;
- Selecione a opção Arquivo de Movimentos (será levado direto para a aba movimento- movimento) ou Movimentos de Fixos (uma outra opção de transportar o fixo);
- Informe Empresa- Avançar, selecione o(s) Tipo(s) de cobrança(s) e será aberta a tela de lançamento;
- Preencha a data ou marque a opção Conforme cadastro da empresa, insira o valor e preencha os demais campos. Caso desejar, pode colocar alguma Observação para que seja exibida na cobrança;
- Feito isto, clique em Gravar.
Esses lançamentos serão considerados para todas as empresas selecionadas no passo 1.
Caso precisar, pode realizar a exclusão destes lançamentos também em Grupo, para isto basta acessar a aba Movimento- Excluir Lançamento em Grupo e avançar até a conclusão. E se desejar alterar o vencimento que informou no lançamento, basta acessar aba Movimento- alterar vencimento em grupo, informar o vencimento anterior e o novo vencimento, após avançar e preencher a(s) empresa(s).
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Lançamento Otimizado
Através da opção de Lançamento Otimizado, é possível efetuar lançamentos para várias empresas de uma forma simples e rápida. Estes lançamentos cadastrados serão liberados automaticamente, sem a necessidade de liberação de lote, ou seja, o sistema trabalhará atualizando os arquivos de Movimento em tempo real. Para isto basta:
- Acesse a aba Movimento- Movimento- Lançamento Otimizado;
- Informe o Período de referência, selecione Adicionar;
- Preencha Empresa, Subcategoria, Complemento caso tenha, Quantidade, Valor, entre outras informações;
- Feito isto, clique em Gravar.
Depois que finalizar os lançamentos, estes serão exibidos na tela, e basta clicar na opção Concluir.
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Geração de Boletos/ Recibos
Para que consiga gerar os boletos/Recibos é necessário que tenha lançamentos na aba Movimento- Movimento. Após basta seguir os passos a seguir:
- Acesse a aba Cobrança - Emitir Cobrança - Emitir Cobrança / Boleto / Remessa;
- Informe o Período, e indique o Tipo de cobrança (gerar Recibo, Boleto ou Remessa);
- No caso dos boletos registrados, selecione Arquivo remessa, pois selecionando este, ao gerar a Cobrança o sistema em seguida gera o Arquivo remessa, após informe o caminho que deseja gerar e clique em Avançar;
- Selecione a(s) Empresa(s) -Avançar - Avançar - Concluir;
- Serão geradas as cobranças basta salvar o boleto na máquina e enviar o arquivo remessa ao banco.No caso de Recibos, basta salva los em sua máquina ou imprimi los, conforme desejar.
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Como realizar baixa de títulos ?
Dentro do Sistema Financeiro, é possível realizar as baixas dos títulos através do Movimento, Baixa por cliente, Baixa por cobrança e a Baixa automática.
Clique aqui e verifique passo a passo de cada uma.
Vale lembrar que a Baixa Automática, será realizada através do Arquivo Retorno e deve ter em seu movimento as cobranças escrituradas.
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Integração Financeiro x Contábil
É possível integrar o movimento do Sistema Financeiro para o Sistema Contábil, para verificar as configurações, clique aqui.
Caso tenha duvidas, acesse nosso Suporte via Chat para que um Analista possa verificar detalhadamente sua questão.