Integração Financeiro x Contábil - Configurações

Criado por: Leyliane.sup.pack e Clara.sup.pack

Configurações Iniciais


 Primeiramente será necessário configurar o sistema Financeiro para trabalhar integrado ao sistema Contábil.


Para realizar a integração do sistema Financeiro com o sistema Contábil, antes, é preciso cadastrar os Lançamentos Automáticos no sistema Contábil.

Para saber como realizar esses cadastros, clique aqui.




Configurações Opções


Após cadastrar os Lançamentos Automáticos, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Financeiro e em seguida clique no Menu Inicial do sistema ;
  2. Clique em Configurações Opções;
  3. Após, acesse a aba Geral, depois a sub-aba Integração Alterdata - Integração Contábil;
  4. Marque a opção Integrar o financeiro com o WCont;
  5. Informe a Empresa que vai receber os lançamentos no sistema contábil;
  6. Configure a Data a ser considerada na integração de apropriação;
  7. Clique em Gravar.



Cadastro da Empresa


Após configurar o Financeiro para realizar a Integração com o sistema Contábil, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Financeiro e clique na aba Cadastros - Empresas; 
  2. Selecione a Empresa e clique em Editar;
  3. Após, acesse a aba Complemento e marque a opção Enviar movimentação desta empresa para a contabilidade;
  4. Clique em Gravar. 


Quando a integração de contas a receber for feita considerando a configuração de Categorias de Contas a Receber, é necessário que o lançamento automático tenha somente uma contrapartida, pois a outra o sistema vai buscar a que estiver informado aqui, no cadastro da empresa.

Integração por Categoria ou por Conta Bancária


Após realizar as Configurações Iniciais, podemos configurar o sistema Financeiro para realizar a integração de duas formas:

  • Por Categoria ou
  • Por Conta Bancária.


Vamos entender os dois tipos nos tópicos a seguir.

Integração por Categoria


Neste tópico veremos como configurar as Categorias de Contas a Receber e Contas a Pagar.


  1. Acesse o sistema Financeiro;
  2. Clique na aba Cadastros - Categorias de Contas a Receber;
  3. Selecione a Categoria e clique em Editar;
  4. Após, acesse a aba Integração Contábil, depois a sub-aba Lançamentos Automáticos;
  5. Informe a Empresa que vai receber os lançamentos no contábil e os Lançamentos Automáticos;
  6. Clique em Gravar


Caso não utilize um lançamento automático por cada tipo de categoria de contas a receber, temos a opção de vincular um lançamento automático de forma geral que será utilizado para todas as categorias de contas a receber.

Para isso, basta acessar o cadastro de Categorias de Contas a Receber e clicar em Configurações - Integração Contábil. Após, basta vincular o lançamento automático para cada opção disponível.


  1. Acesse o sistema Financeiro;
  2. Clique na aba Cadastros - Categorias de Contas a Pagar;
  3. Selecione a Categoria e clique em Editar;
  4. Após, acesse a aba Integração Contábil, depois a sub-aba Lançamentos Automáticos;
  5. Informe a Empresa que vai receber os lançamentos no contábil e os Lançamentos Automáticos;
  6. Clique em Gravar



Integração por Conta Bancária


Neste tópico iremos configurar a integração por conta bancária.

Esse cadastro será necessário caso não tenha informado os lançamentos automáticos de baixa no cadastro da categoria.

Sendo assim, o sistema irá puxar o que está informado no cadastro da conta bancária.

Para saber como configurar a integração por conta bancária, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Financeiro;
  2. Clique na aba Cadastros - Contas
  3. Selecione a Conta e clique em Editar;
  4. Acesse a aba Integração e informe a Empresa que vai receber os lançamentos no contábil e os Lançamentos Automáticos;
  5. Clique em Gravar.

Exportação do Movimento


Neste tópico vamos ver como exportar a movimentação de contas a pagar e a receber para o sistema Contábil.

  1. Acesse o sistema Financeiro;
  2. Clique na aba Movimento - Exportar dados para contabilidade;
  3. Informe o Tipo de Exportação, podendo ser Contas a Receber, Contas a pagar ou Títulos avulso;
  4. No campo Operação, selecione Exportar lançamentos;
  5. Preencha o Período;
  6. No campo Filtra por, marque a opção Vencimento, Emissão ou Baixa;
  7. Clique em Avançar;
  8. Informe a Empresa e clique em Concluir.


No sistema contábil será criado um lote com nome de Wcobr e a data da movimentação que exportou.








Visualizando os lançamentos integrados na tela de movimento


Para visualizar no sistema Financeiro as cobranças que foram integradas com o Contábil, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Financeiro;
  2. Clique na aba Movimento - Movimento;
  3. Preencha a Data e clique em Filtrar;
  4. Selecione a aba Lançamentos;
  5. No grid será demonstrado a coluna Integração Contábil.


Pela coluna Integração Contábil poderá verificar se a cobrança está ou não está integrada com o Contábil.

Poderá verificar também se as cobranças integradas são de Apropriação, Pagamento, Estorno de Apropriação ou Estorno de Pagamento.

Para saber como organizar as colunas no grid, clique aqui.

Conferindo o Movimento no Contábil


Para conferir o movimento exportado, siga o passo a passo:

  1. Acesse o sistema Contábil, e em seguida a aba Lançamentos - Abrir;

  2. Informe a Empresa, selecione o Lote criado e clique em Ok


Caso não trabalhe com lotes no sistema contábil, basta informar a Empresa e o Período e os lançamentos serão apresentados na tela.