Como gerar arquivo remessa

Autor do artigo: Izaqueiroz.sup.pack

O que é arquivo remessa?



Quando você utiliza cobrança por meio de boletos com registro, é necessário enviar ao banco informações sobre os boletos emitidos aos seus clientes. O arquivo remessa de cobrança bancária é o meio utilizado para a transmissão eletrônica entre sua empresa e o banco e permite este repasse de informações dos boletos.

Cadastro do Arquivo Remessa


Para geração do arquivo remessa com os dados dos boletos é necessário ter o layout do arquivo remessa cadastrado no sistema:

  1. Acesse a aba Cadastros > Layout de Arquivo Remessa.
  2. Informe o Banco e a Modalidade.
  3. Caso ainda não tenha layout informado, basta clicar em " Importar " e  selecionar o CNAB do banco ( 240 ou 400), conforme mostra figura ao lado.
  4. Após sera registrado o layout de arquivo conforme o CNAB, basta clicar em Confirmar. 

Para saber qual CNAB vai utilizar será necessário entrar em contato com o banco para que eles possam informar.



Geração do Arquivo Remessa


Para que consiga gerar o remessa é necessário que tenha lançamentos na aba Movimento > Movimento. Após basta seguir os passos a seguir:

  1. Acesse a aba Cobrança > Emitir Cobrança > Emitir Cobrança / Boleto / Remessa.
  2. Informe o Período, e indique qual tipo de cobrança deseja gerar (Recibo, Boleto ou Remessa).
  3. Selecione " Arquivo remessa"Informe o caminho que deseja gerar e clique em Avançar.
  4. Informe a empresa > Avançar > Avançar > Concluir.
  5. Sera gerado as cobranças basta salvar o boleto na máquina e enviar o arquivo remessa ao banco.


É necessário que salve o boleto na máquina para em seguida ser gerado o arquivo remessa.


Para ser gerado várias empresas em um único arquivo remessa, basta selecionar todas as empresas que deseja e ser utilizado o mesmo banco.