Esta rotina permite cadastrar manualmente um título a pagar e é utilizada para realizar lançamentos avulsos que não tenham origem em outros pontos do Bimer. O cadastro manual de contas a pagar pode ser gerado de duas formas: através da inserção dos dados feita manualmente ou através de leitora de código de barras.

Cadastrar Título A Pagar (manual)


  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre o título a pagar, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Emissão

    Informe a data de emissão do título que está sendo cadastrado. Caso não seja preenchida, o sistema considera a data atual sendo a de emissão do título.

    A data de emissão do título será exibida automaticamente na data atual somente se a configuração Ao cadastrar um título trazer para a data de emissão do título a data atual do computador estiver habilitada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ A pagar/ Cadastro de título.
    Ao cadastrar um título com o mês de vencimento diferente do mês de emissão, será verificado a marcação da configuração Não apresentar mensagem de confirmação ao cadastrar um título com o mês de vencimento diferente do mês de emissão no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ A Pagar/ Cadastro de título.

    ReferênciaInforme a data atual ou a data que a empresa considerar, por exemplo, como a de recebimento do produto ou serviço que originou este título.
  4. Nas abas apresentadas, ainda na tela de cadastramento do título, informe os dados do título incluindo os campos:

    CampoDescrição

    Permite que o valor total do título possa ser desmembrado por natureza do lançamento e/ou centro de custo.

    Indexador

    A informação do indexador a ser utilizado, caso opte por trabalhar com atualizador da moeda ou índice.

    Esta rotina é utilizada quando existem empresas que trabalham com aquisições em outras moedas e estas precisam ser controladas e convertidas para o pagamento.

    O sistema Alterdata possibilita que o título seja cadastrado na moeda de origem e transformado em real no vencimento do título. Para que esta rotina funcione, é necessário que através do Configurador Bimer Geral / Outros cadastros / Indexadores, seja realizado o cadastramento diário do índice ou valor da moeda de origem.

    Ao informar o indexador, automaticamente o novo valor convertido será apresentado no campo Valor atualizado (R$).

    Visualiza as cotações do indexador na tela.

    Vl. título atualizado (R$)

    Informe o desmembramento dos impostos ou, ainda, informe multa, juros e/ou descontos, caso haja. O valor líquido do título terá esse valor deduzido do bruto.

    • Caso o valor do título sofra alteração, o valor dos impostos será calculado.
    • O valor do imposto será calculado com base no percentual informado sobre o valor do título.
    • O campo percentual é apenas um facilitador para o cadastro, sendo assim, esta informação não é gravada no banco de dados.
    • Se o valor do imposto for alterado, o percentual é recalculado de forma que fique compatível com o novo valor informado.

    Valor aberto líquido (R$)Este valor será apresentado pelo sistema no momento da baixa do título. Caso tenha sido pago parcialmente, o sistema apresentar o valor líquido a pagar ainda em aberto. Caso tenha sido uma baixa total, o campo será zerado e o valor total será informado no campo Valor Pago (R$).
    Forma de Pagamento

    Selecione o meio de pagamento a ser utilizado pelo cliente para pagar o título.

    Não é obrigatório informar uma chave PIX ao selecionar a forma de pagamento PIX no momento do cadastro do título. Todavia, se desejar informar uma chave PIX, ela deve estar configurada no Cadastro de pessoas, em Cadastro de pessoas / Adicionais / Complementar / Chaves PIX.

    Vencimento

    A data programada de vencimento do título, ou seja, a data em que o cliente deve pagar o título em favor da empresa.

    Ao incluir um Vencimento Programado é possível inserir valores e uma ou mais datas como vencimento programando de forma que, caso o dia de pagamento ultrapasse a data informada, o valor sofra variações (juros), ajustando a quantia no campo Valor atualizado (R$).

    Quando um título é gerado ou cadastrado no sistema, o Vencimento original considera o que será preenchido. Caso sua data de Vencimento programada seja alterada, o sistema manterá o Vencimento original com a data gravada anteriormente, para efeito de controle.

    AgrupamentoEste campo permite que títulos diferentes, tais como receber e a pagar, sejam controlados por associação. Ao gerar um relatório financeiropor exemplo, é possível selecionar um agrupamento e ter uma melhor análise gerencial. O nome do campo será apresentado de acordo com a sua descrição configurada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Consultas/ Agrupamento/ Título da coluna de agrupamento (contratos).
    Natureza de Lançamento

    É a conta do plano financeiro da empresa para o controle das receitas. A Natureza de Lançamento dará individualidade a cada título cadastrado no Contas a Pagar, além de tornar a filtragem dos títulos no módulo Financeiro mais objetiva. Sempre que for criado um título a pagar, será criado automaticamente um item no desmembramento por natureza de lançamento. Dessa forma, qualquer alteração feita na capa do título refletirá no item do desmembramento, assim como o inverso. Esse comportamento é apenas para títulos com uma natureza de lançamento, não afetando títulos que possuam mais de uma natureza.

    Caso no cadastro da Natureza de Lançamento, no Configurador Bimer em Financeiro / Natureza de Lançamento, esteja marcada uma das opções Liquidação (Concessionária) ou Liquidação (Bloqueto), ao criar o título e informar essa mesma natureza as opções Bloqueto ou Concessionária serão marcadas automaticamente pelo sistema como sugestão. Todavia, caso necessário, essa opção pode ser alterada.

    A natureza de lançamento será preenchida automaticamente no cadastro ou edição de um título a pagar, caso informe um fornecedor cujo cadastro esteja habilitada para Preencher no contas a pagar localizado no sistema Pessoa em Cadastro/ Aba Natureza de lançamento do fornecedor.

    Bloqueto/ Concessionária
    • Bloqueto: um boleto bancário (ou simplesmente boleto ou, ainda, bloqueto) é um documento largamente utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento.
      Marque esta opção caso o título cadastrado seja dessa modalidade.
    • Concessionária: marque esta opção caso o título a pagar seja referente a uma conta de concessionária de serviços públicos como, por exemplo, luz, água, etc. Sendo assim, o bloqueto terá código de barras.

      Ao marcar uma das opções acima, o sistema habilitará o campo Número da linha digitável para inclusão do código da linha digitável, possibilitando assim o envio de arquivo remessa ao banco, caso utilize a rotina.

    Data de pagamento

    Indique uma data para que, ao gerar o arquivo remessa de liquidação, a data indicada venha ser informada como Data de pagamento do título a pagar.

    Para esta rotina, é imprescindível que a variável DT_PAGAMENTO tenha sido inserida na criação do registro, utilizado no layout do arquivo remessa.

    Modalidade de pagamentoPossibilita o envio de vários lotes de pagamento em um mesmo arquivo remessa gerado para a rede bancária.
    Número do título no bancoA informação do número do título cadastrado no banco credor.
    Informações sobre o fornecedorEste campo deve ser preenchido com as informações bancárias do fornecedor nos campos: banco, agência e conta do fornecedor, visando possibilitar o pagamento de títulos através de modalidades como TED, depósito, entre outras, via arquivo remessa.
    Aglutina título em chequeCom esta opção marcada, o sistema possibilita que no módulo de Emissão de cheques a pagar (FINChequeAPagar) seja gerado um único cheque para o pagamento de vários títulos de um mesmo fornecedor.
    Título de previsãoCom esta opção marcada, o sistema possibilitará a visualização de títulos provisionados, ou seja, aqueles que já sabemos o valor a pagar ou que estipulamos um valor médio previsto, porém ainda não foram confirmados para pagamento.
    Pagamento antecipado

    Ao marcar essa opção , está ação não poderá ser desfeita após gravar o cadastro.

    Com esta opção marcada, indica que o cadastro do título a pagar trata-se de um pagamento antecipado, possibilitando que a empresa realize o controle das antecipações de valores feitas para cada fornecedor. O que proporciona gerenciar se o valor antecipado foi utilizado ou não, como foi utilizado, se há algum saldo pendente com o fornecedor; entre outros pontos.

    Esta opção, portanto, recupera a natureza padrão informada na configuração (obrigatória para esta rotina) Natureza de lançamento dos títulos de pagamento antecipado localizada no Configurador Bimer / Geral/ Opções/ Pagamento antecipado.

    Esta opção será marcada automaticamente caso utilize no título, uma natureza de lançamento configurada como padrão ou que esteja presente no quadro de naturezas já utilizadas. Para saber mais detalhes sobre a rotina de Pagamento antecipado, clique aqui para assistir a um vídeo explicativo.

    BloqueadoCaso marque esta opção, o título não poderá ser pago. O sistema automaticamente bloqueia o pagamento dos títulos que estiverem com esta opção marcada.
    Imprime guia de depósito / transferência

    Com esta opção marcada o sistema possibilitará que, no módulo de emissão de cheques a pagar (FinChequeAPagar.exe), no momento da emissão do cheque para pagamento de títulos, seja impressa uma guia comprovando o pagamento. Desta forma, você pode utilizá-la como comprovante diante do fornecedor ou guardá-la para controle interno da empresa.

    Carta de créditoCom esta opção marcada, o sistema  preencherá os campos de Natureza de lançamento e Forma de pagamento com os cadastrados em Configurador Bimer em Geral/ Opções/ Carta de crédito, transformando o título em uma carta de crédito.
    Histórico do lançamento contábil

    Este campo permite inserir informações que serão levadas posteriormente para o histórico dos lançamentos contábeis. Para isso, será necessário que no módulo Cobertura Contábil o histórico configurado para esse lançamento contenha a variável <HISTORICOCONTABIL> em sua composição. Dessa forma, ao gerar a contabilização desse título, o sistema vai resgatar o conteúdo preenchido neste campo e gerar essa informação junto ao restante do histórico do lançamento.

    Após a criação e baixa do título, esta aba é utilizada para demonstrar seu registro de baixa.

    Esta aba será utilizada para registrar os cheques emitidos vinculados ao título, os dados do arquivo remessa e também as informações de autorização de pagamento quando a base de dados estiver configurada para trabalhar com esta rotina.

    Além disso, permite informar o Sacador avalista que é a pessoa física ou jurídica a quem se destina a cobrança (proprietário), ou seja, é o cliente do cedente para quem se emite o boleto, caso este boleto contenha essa informação. 

    O campo Sacador avalista será preenchido automaticamente, caso a pessoa do título possua um sacador avalista principal informado no cadastro no sistema Pessoa na tela de cadastro/edição de pessoa, aba Adicionais. Ou seja, caso a pessoa do título tenha algum sacador avalista configurado, será permitido informar no título apenas pessoas configuradas como sacador avalista no cadastro da pessoa. Do contrário, caso a pessoa do título não tenha um sacador avalista informado, o campo não será preenchido automaticamente e será permitido informar qualquer pessoa no campo.

    O registro do Cheque ocorre somente quando o cheque é gerado a partir do título a Pagar no módulo Cheque a pagar (FinChequeAPagar). Assim como o registro do Arquivo remessa, através da rotina Gerar Arquivo Remessa e a autorização em Autorizar Pagamentos.

    Após a criação do título e a geração do lote contábil no sistema Cobertura Contábil, esta aba é "alimentada" com todas as informações dos lançamentos contábeis referentes ao título.

  5. (Opcional) Clique no botão Anexos para incluir ao título um arquivo de seu computador. 
  6. Clique em Ok.

Cadastrar Título A Pagar (leitora de código de barras)


  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Clique em Novo.
  3. Clique no botão.
  4. Insira as informações necessárias, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Tipo de Liquidação
    • Bloqueto: um boleto bancário (ou simplesmente boleto ou, ainda, bloqueto) é um documento largamente utilizado no Brasil como instrumento de pagamento de um produto ou serviço prestado. Através do boleto, seu emissor pode receber do pagador o valor referente àquele pagamento.
    • Concessionária: refere-se às contas de concessionárias de serviços públicos como, por exemplo, luz, água, etc. Sendo assim, como o bloqueto, terá código de barras.
    Número do código de barrasUtilize a leitora óptica que deverá estar conectada na porta paralela, posicione-a sobre o código de barras do boleto para que realize a leitura e informe os dados neste campo.
  5. Clique em Ok.

    Neste momento será verificado pelo sistema o valor da linha digitável e a quantia informada no título. Caso ambos sejam divergentes, será emitida uma informação possibilitando alterar o valor do título conforme informado na linha digitável. O sistema realizará esta verificação somente se o campo Valor do título estiver preenchido e for maior que zero.

  6. Confira as informações e, caso se faça necessário, preencha as demais informações do título.
  7. (Opcional) Clique no botão Anexos para incluir ao título um arquivo de seu computador. 

  8. Clique em Ok.



Localzar Título a Pagar


  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Clique em Localizar.
  3. Informe um Texto a pesquisar

  4. Selecione o campo onde esse texto deve ser localizado dentro do filtro informado em Campo a pesquisar.

  5. Clique em Localizar.

  6. Selecione o título.

  7. Clique em Ok.

Dica!

Você também pode localizar conta(s) a pagar utilizando as opções do Filtro do sistema. Além disso, no canto direito superior do resultado do filtro, o sistema permite uma busca mais específica com base no filtro realizado ao informar o número do título.

Excluir Título a Pagar 


Só é permitido excluir o título caso ainda não tenha sido baixado. Caso tente excluir um título gerado pela Integração eContador, será verificado se o seu usuário possui permissão no Cadastro de Usuário para Excluir título gerado pela integração eContador. Caso possua acesso, será permitido realizar a exclusão do título a pagar, desde que o título não possua baixa. Do contrário, será exibida uma tela para informar login e senha de um usuário com permissão, permitindo assim realizar a exclusão do título a pagar.

  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Localize o título.
  3. Selecione o título.
  4. Clique em Excluir no menu.
  5. Confirme a exclusão.

Desfazer Exclusão do Título a Pagar


  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Localize o título.
  3. Selecione o título excluído.
  4. Clique em Desfazer exclusão no menu.
  5. Confirme o cancelamento da exclusão.

Editar Título a Pagar


Só é permitido editar o título caso ainda não tenha sido baixado. Para editar um título já baixado, acesse o manual Alterar Título após a Baixa.
(aviso) Ao editar um título que já foi autorizado ou negado na rotina de Autorizar pagamentos, ele retornará para Pendente, para que seja feita uma nova autorização de pagamento.

  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Localize o título.
  3. Selecione o título.
  4. Clique em Editar no menu.
  5. Altere os campos necessários.

  6. Clique em Ok.