Através dessa rotina será possível montar o layout dos arquivos de remessa ou retorno, e vincular os respectivos registros de cada modalidade.

Cadastrar Montagem


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Retorno/ Montagem de layout.
  2. Clique em Novo.

    Caso já exista um registro de montagem para o Banco desejado e queira gerar uma nova montagem de layout, basta selecionar o mesmo e clicar em Editar.

  3. Informe o Banco.

    A quantidade de layouts que serão montados dependem de quais serviços a empresa contratou junto ao banco, ou seja, se contratou apenas o envio de arquivo remessa e retorno de títulos de cobranças, se vai trabalhar também com remessa de liquidação, ou ambos.

  4. (Opcional) Clique em Criação de registro para acessar um atalho do cadastro de cada registro que irá compor o arquivo remessa.

    Os registros exibidos e os novos cadastrados serão de acordo com o banco informado.

  5. Clique em Avançar.

  6. Defina as opções de montagem, incluindo os campos:

    CampoDescrição
    Tipo de arquivo

    Marque o tipo de arquivo de acordo com a finalidade:

    • Remessa-Cobrança: Envio de boletos a receber para o banco, para que os clientes possam efetuar pagamentos a sua empresa.
    • Remessa-Liquidação: Envio de títulos a pagar para o banco, servindo como ordem de pagamento para diversos tipos de despesas, que serão debitadas diretamente da conta bancária da empresa.

    • Retorno - Cobrança: Importar arquivo gerado pelo banco contendo confirmações de registros, pagamentos feitos pelos clientes e outras instruções, como envio para protesto por exemplo.

    • Retorno - Liquidação: Importar arquivo gerado pelo banco contendo confirmações de registros, pagamentos debitados da conta da empresa, e outras instruções.

    Tipo de valor utilizado na baixa

    Este campo será habilitado ao marcar o tipo de arquivo Retorno.

    • Valor pago: A diferença entre o valor do título e o valor do pagamento será automaticamente gravado no campo de desconto (se a diferença for negativa) ou para o campo de juros (se a diferença for positiva). Se no arquivo retorno existir valores preenchidos nos campos de juros, multa, desconto, abatimento, IOF e tarifa bancária separadamente, estes valores serão ignorados pelo sistema.
      É importante que no arquivo retorno exista informação com valor do título e do pagamento, para que a rotina tenha como verificar a diferença. A diferença encontrada será mostrada no arquivo de log no campo "JUROS/DESC". Na baixa, a diferença será gravada no campo de juros ou desconto.

    • Valor do título: Serão respeitados os valores preenchidos nos campos de juros, multa, desconto, abatimento, IOF e tarifa bancária do arquivo retorno. Se o VALOR DO TÍTULO for diferente do VALOR DO PAGAMENTO - JUROS - MULTA - ACRÉSCIMOS + DESCONTO, então tal diferença será mostrada no arquivo de log no campo "DIF. NÃO IDENTIFICADA". Na baixa, a "DIF. NÃO IDENTIFICADA" será gravada no campo de juros ou desconto.
    Finalidade do arquivo
    • Cobrança: É a remessa enviada ao banco quando se utiliza carteira com registro para que seja realizada a cobrança de clientes.
    • Liquidação: É utilizada para a liquidação (pagamento) de títulos no banco. 

      Compreendendo as diferenças..
      Tipo de movimentaçãoTipo de arquivoDescrição
      Liquidação RemessaEnvio de títulos a pagar para o banco descontar da conta bancária.
      RetornoRetorno enviado pelo banco confirmando o pagamento ou não dos títulos.
      Cobrança RemessaEnvio de boletos a receber para o banco enviar para os clientes.
      RetornoRetorno enviado pelo banco com os títulos que foram pagos pelos clientes.
    Variáveis 'chave'Marque as variáveis que serão utilizadas para a validação de títulos na baixa automática, sendo elas o parâmetro para fazer o cruzamento dos títulos com os registros no arquivo.
    Variáveis 'complementares'Marque as variáveis secundárias que serão utilizadas como critério de "desempate" para as variáveis acima.
    Natureza de lançamento para utilização no lançamento bancário ao baixar o título

    A natureza de lançamento selecionada nesse campo será utilizada na criação do movimento bancário (FinDisponível), quando o lançamento estiver vinculado à vários títulos a receber com naturezas de lançamento distintas. Este recurso está disponível apenas para cobrança.

  7. Clique em Avançar para determinar os Dados da montagem:

    CampoDescrição
    Descrição da montagemInforme o nome da montagem de layout, que será exibido na tela de baixa automática.
    Nome do arquivo

    Informe o nome padrão que será gerado o arquivo remessa. É importante que seja informada a extensão do arquivo que pode ser *.TXT ou *.REM.

    Quando o nome do arquivo for fixo, ou seja, não sofrer alteração a cada geração, informe o nome completo com a respectiva extensão.

    Exemplo:

    TESTE.TXT ou TESTE.REM

    Quando o nome do arquivo não for fixo, informe o complemento e o formato.

    Exemplo:

    TESTE.TXT e complemento igual a data atual e formato igual a DDMMAAAA. Na geração do arquivo para o banco o nome do arquivo será:

    TESTE01072017.TXT

    Complemento do nome do arquivoInforme a descrição complementar a ser utilizada, caso o nome do arquivo tenha complemento. Alguns bancos exigem que seja informado um complemento do nome do arquivo, este complemento pode ser a data atual (neste caso, deverá ser informado o formato da data) ou uma sequência numérica.
    Formato da data

    Selecione o formato da data a ser utilizado como complemento do nome do arquivo.

    Este campo ficará habilitado ao marcar a opção Data atual, no campo Complemento do nome do arquivo.

  8. Clique em Avançar para indicar os lotes que farão parte da montagem do arquivo.

    Será apresentada uma tela para montagem de lote contendo todos os registros criados anteriormente. Cada lote deve possuir um registro Header de Lote, Detail e Trailer de Lote, podem ser consultados no manual de ajuda do banco, observando no layout onde que começa o Header de lote de cada segmento, os registros obrigatórios e opcionais contidos em cada lote e o Trailer de lote.

    1. Clique no ícone  para criar um lote e selecionar os registros que irão compor ele.

      Os Lotes são divisões do arquivo feitas de acordo com a modalidade de pagamento que está sendo enviada para o banco.

      Exemplo:

      Em um mesmo arquivo remessa de liquidação pode haver um lote com pagamentos de concessionária (títulos para pagamento de água, luz, telefone), um para pagamentos de guias de impostos e um para pagamentos de bloquetos. Cada lote tem uma estrutura distinta de acordo com os registros vinculados. 

    2. Na tela de montagem do lote, configure os seguintes campos:

      Campo

      Descrição
      DescriçãoA descrição do lote para que fique mais fácil localizá-lo na tela de montagem de lotes.
      Registros disponíveis
      Nesse campo estão disponíveis os registros cadastrados para Header e Trailer de arquivo. Utilize a barra de rolagem deste campo para localizar o registro que deseja selecionar para o lote e clique para selecioná-lo. Com o registro selecionado, vá para o quadro Registros selecionados.
      Registros selecionados
      Nesse campo serão exibidos o Header e o Trailer selecionados para o arquivo. Cada arquivo pode ter apenas um Header e um Trailer de arquivo. Com o registro disponível selecionado, clique em Adicionar registro selecionado para incluir o registro no lote. Depois que todos os registros necessários para o lote estiverem nesse quadro é possível organizá-los através das duas setas laterais, localizadas do lado direito do campo. É importante respeitar a ordem dos registros para que fiquem conforme o exigido no manual do banco.
      GrupoCampoDescrição
      Informações complementares do loteModalidade de pagamento

      As modalidades de pagamento serão utilizadas somente na geração do Arquivo Remessa de liquidação para filtrar os títulos a serem enviados. Na hora de gerar o Arquivo Remessa de liquidação, só serão filtrados os títulos que tiverem as modalidades de pagamento informadas neste quadro. Além de ser utilizada para filtro dos títulos, a modalidade de pagamento também define qual lote (cadastrado na montagem de layout) será utilizado para incluir o título no remessa.
      Em um único Arquivo Remessa podemos ter vários lotes e finalidades diferentes e, ao localizar a modalidade informada no título, o sistema verificará na montagem de layout em qual lote a modalidade está vinculada e vai gerar o título no arquivo utilizando o lote encontrado.

      Dica:

      Ao cadastrar a modalidade de pagamento, insira uma descrição que facilite ao usuário a classificação correta dos títulos. Cada lote precisa ter uma modalidade de pagamento exclusiva e é comum os bancos possuírem a mesma finalidade. Como sugestão, pode-se utilizar a seguinte descrição:
      “NOME DO BANCO – FINALIDADE – DESCRIÇÃO DO LOTE”

      Natureza de Lançamento

      A Natureza de Lançamento terá a mesma finalidade da modalidade de pagamento e você pode optar em utilizar a modalidade de pagamento ou a natureza de lançamento para filtrar os títulos. A única diferença é que para a remessa de cobrança as modalidades de pagamento não poderão ser utilizadas.

      Ao gerar Arquivo Remessa ou Arquivo Retorno, apenas serão filtrados os títulos que tiverem as Naturezas de Lançamento e o Tipo de Cobrança informadas na montagem do layout.

      Tipo de cobrança

      Aqui, você informa um tipo de cobrança que será utilizado na geração do Arquivo Remessa de cobrança. No momento da geração do arquivo, o sistema também filtrará os títulos que possuem o tipo de cobrança informado neste campo.

    3. Clique em Gravar para salvar a configuração do layout.
    4. Clique em Adicionar Registro Selecionado para que o registro vá para o quadro Registros selecionados. Depois que todos os registros estiverem no quadro, é possível organizá-los através das duas setas vermelhas, localizadas no lado direito do campo.
    5. Selecione as naturezas de lançamento que serão utilizadas para filtrar os títulos a serem enviados no arquivo, no quadro Natureza de lançamento.
    6. Informe um tipo de cobrança que será utilizado para filtrar os títulos a serem enviados no arquivo.
    7. Clique em Gravar.
  9. Clique em Avançar para informar o Header e o Trailer de arquivo para concluir a montagem.
  10. Clique em Gravar.


Localizar Montagem 


  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Retorno/ Montagem de layout.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione o Campo a ser localizado.

  4. Insira no campo Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a montagem.
  7. Clique em Ok.

Editar Montagem


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias / Remessa/Retorno/ Montagem de layout.
  2. Localize a montagem.
  3. Clique em Editar.
  4. Marque a opção Editar montagem de layout.
  5. Clique em Avançar.
  6. Altere as informações.

  7. Clique em Gravar.