Arquivo Remessa é um arquivo enviado pela sua empresa para o banco contendo instruções interpretadas pelo sistema bancário. Através dessa rotina, que você terá a possibilidade de gerar os Arquivos Remessa que serão enviados ao banco. 
Todo Arquivo Remessa gera um arquivo retorno pelo banco como contrapartida com o resultado do processamento. 
Várias informações podem ser enviadas desta forma, tais como: registrar ou dar baixa em pagamentos (boletos ou débito automático), pagar títulos, impostos ou folha de pagamento, etc.



Geração de arquivo remessa por conta


  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Clique na aba Ferramentas.
  3. Clique em Gerar arquivo remessa/ Uma conta.

    A conta bancária pode ser informada neste campo independente se estiver, ou não, configurada para integração de boletos com banco no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.

  4. Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para localizar e selecionar os títulos a serem enviados para o banco.

    As variáveis "NM_SACADOR_AVALISTA_FAVORECIDO", "TP_INS_SAC_AVALISTA_FAVORECIDO" e "NR_INS_SAC_AVALISTA_FAVORECIDO" serão preenchidas na geração de arquivo remessa de liquidação com as informações do sacador avalista caso esse estiver preenchido. Caso não estiver, essas variáveis serão preenchidas com as informações do favorecido, ou seja, a pessoa do título.


  5. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltar, caso queira retornar alguma etapa.
  6. Marque a opção Atualizar modalidade de pagamento dos títulos a partir do vínculo com a forma de pagamento para que o sistema realize a verificação dos títulos com a modalidade de pagamento preenchida. Desta forma, caso o sistema identifique que o título está com a modalidade de pagamento diferente da configurada na forma de pagamento, irá realizar a alteração da modalidade de pagamento no título.
  7. No Filtro por títulos, no quadro Títulos, clique na caixa de seleção de cada título para selecioná-lo ou na primeira caixa de seleção para selecionar todos. Caso necessário, utilize os seguintes recursos presentes neste campo: 

    CampoFuncionalidade
    Rel. de conferência somente de títulos marcados
    • Marcado: ao clicar em Rel. de conferência, o sistema gera um relatório de Arquivo Remessa (liquidação) apenas dos títulos selecionados do campo Títulos.
    • Desmarcado: ao clicar em Rel. de conferência o sistema gera um relatório de Arquivo Remessa (liquidação) contendo todos os títulos filtrados apresentados no campo Títulos.
    Rel. de conferênciaGera um relatório do Arquivo Remessa (liquidação) para melhor análise dos títulos. Os títulos apresentados serão com base nos filtros realizados e também conforme a configuração em Rel. de conferência somente de títulos marcados.

    Abre a tela de Linha do Tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais do título.

  8. Ainda na tela Filtro por títulos, informe suas preferências nos seguintes campos: 

    CampoDescrição
    Substituir as datas de pagamento no remessa

    Indique uma data para que, ao gerar o arquivo remessa de liquidação, a data indicada venha sobrepor a data informada como Data de pagamento, no momento do cadastro do título a pagar.

    Esta rotina pode ser utilizada em casos em que a sua empresa prefira definir uma nova data para os pagamentos serem efetuados, como em casos de feriados prolongados, por exemplo. 

    Para esta rotina, é imprescindível que a variável DT_PAGAMENTO tenha sido inserida na criação do registro, utilizado no layout do arquivo remessa.

    Imprimir relatório de conferência no final da operação
    • Marcado: ao final da rotina será impresso automaticamente o relatório para conferência dos arquivos enviados para o banco.
    • Desmarcado: ao final da rotina, não será impresso o relatório para realização da conferência dos arquivos enviados para o banco. Todavia, é possível clicar para imprimir no próprio relatório apresentado.
    Gerar arquivo ordenado pelo 'Nome do título'
    • Marcado: o sistema gera o Arquivo Remessa ordenando os títulos por ordem alfabética a partir do nome do título. O sistema prioriza a seguinte ordem: 'Nm. Título' (nome do título), 'Dt. Vencimento' (data de vencimento) e 'Nr. Título' (número do título).
    • Desmarcado: ao gerar o Arquivo Remessa este segue a ordem selecionada no campo abaixo: Ordenar o relatório de conferência por.
    Ordenar o relatório de conferência porSelecione uma das opções de ordenação para a apresentação do relatório de conferência dos arquivos enviados para o banco após a geração do arquivo.
    Aglutinar movimento bancário pela data de vencimento
    • Marcado: o sistema vai aglutinar os movimentos que tenham a mesma data de vencimento, conforme o sistema trabalha atualmente.
    • Desmarcado: o sistema cria, para cada movimento, um registro no FinDisponivel e cria um lote de baixa específico para o título.

    O sistema somente exibe títulos a pagar autorizados por usuários na rotina de autorização de pagamento se a configuração Permitir baixar títulos a pagar somente após a autorização de pagamento em conjunto com Permitir selecionar títulos a pagar para geração de arquivo remessa somente após a autorização de pagamento estiver habilitada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Baixas/ Configurações diversas para baixa de títulos/ Autorização de pagamento.

  9. Clique em Gerar arquivo

    Ao gerar o arquivo, o sistema não criará um lote de baixa em aberto, apenas se a opção Habilitar lote de baixa provisório na geração do arquivo remessa de liquidação estiver desmarcada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Boleto bancário/Arquivo remessa/ Cobrança/Liquidação.

Geração de arquivo remessa com múltiplas contas


  1. Informe a Empresa, no filtro da aba Principal do Contas a Pagar.
  2. Clique na aba Ferramentas.
  3. Clique em Gerar arquivo remessa/ Múltiplas Contas.
  4. Informe o Banco para a geração do arquivo.
  5. No campo Conta bancária da empresa principal do grupo ou matriz, informe a conta utilizada para preenchimento dos dados da empresa e conta no "Header de Arquivo". 

    É permitido informar apenas uma conta por empresa, tendo em vista que cada conta bancária pagará os títulos vinculados à empresa. A conta bancária pode ser informada neste campo independente se estiver, ou não, configurada para integração de boletos com banco no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.

  6. Adicione as Contas bancárias para pagamento, vinculadas ao banco selecionado.
  7. Nos filtros apresentados em sequência, informe os dados nos respectivos campos de cada tela para localizar e selecionar os títulos a serem enviados para o banco.

    As variáveis "NM_SACADOR_AVALISTA_FAVORECIDO", "TP_INS_SAC_AVALISTA_FAVORECIDO" e "NR_INS_SAC_AVALISTA_FAVORECIDO" serão preenchidas na geração de arquivo remessa de liquidação com as informações do sacador avalista caso esse estiver preenchido. Caso não estiver, essas variáveis serão preenchidas com as informações do favorecido, ou seja, a pessoa do título.

  8. Clique em Avançar para seguir à próxima tela até a conclusão do processo ou em Voltarcaso queira retornar alguma etapa.
  9. Marque a opção Atualizar modalidade de pagamento dos títulos a partir do vínculo com a forma de pagamento para que o sistema realize a verificação dos títulos com a modalidade de pagamento preenchida. Desta forma, caso o sistema identifique que o título está com a modalidade de pagamento diferente da configurada na forma de pagamento, irá realizar a alteração da modalidade de pagamento no título.
  10. No quadro Filtro por títulos, no campo Títulos, clique na caixa de seleção de cada título para selecioná-lo ou na primeira caixa de seleção para selecionar todos. Caso necessário, utilize os seguintes recursos presentes neste campo: 
    CampoFuncionalidade
    Rel. de conferência somente de títulos marcados
    • Marcado: ao clicar em Rel. de conferência, o sistema gera um relatório de Arquivo Remessa (liquidação) apenas dos títulos selecionados do campo Títulos.
    • Desmarcado: ao clicar em Rel. de conferência o sistema gera um relatório de Arquivo Remessa (liquidação) contendo todos os títulos filtrados apresentados no campo Títulos.
    Rel. de conferênciaGera um relatório do Arquivo Remessa (liquidação) para melhor análise dos títulos. Os títulos apresentados serão com base nos filtros realizados e também conforme a configuração em Rel. de conferência somente de títulos marcados.

    Abre a tela de Linha do Tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais do título.

  11. Ainda na tela Filtro por títulos, informe suas preferências nos seguintes campos: 

    CampoDescrição
    Substituir as datas de pagamento no remessa

    Indique uma data para que, ao gerar o arquivo remessa de liquidação, a data indicada venha sobrepor a data informada como Data de pagamento, no momento do cadastro do título a pagar.

    Esta rotina pode ser utilizada em casos em que a sua empresa prefira definir uma nova data para os pagamentos serem efetuados, como em casos de feriados prolongados, por exemplo. 

    Para esta rotina, é imprescindível que a variável DT_PAGAMENTO tenha sido inserida na criação do registro, utilizado no layout do arquivo remessa.

    Imprimir relatório de conferência no final da operação
    • Marcado: ao final da rotina será impresso automaticamente o relatório para conferência dos arquivos enviados para o banco.
    • Desmarcado: ao final da rotina, não será impresso o relatório para realização da conferência dos arquivos enviados para o banco. Todavia, é possível clicar para imprimir no próprio relatório apresentado.
    Gerar arquivo ordenado pelo 'Nome do título'
    • Marcado: o sistema gera o Arquivo Remessa ordenando os títulos por ordem alfabética a partir do nome do título. O sistema prioriza a seguinte ordem: 'Nm. Título' (nome do título), 'Dt. Vencimento' (data de vencimento) e 'Nr. Título' (número do título).
    • Desmarcado: ao gerar o Arquivo Remessa este segue a ordem selecionada no campo abaixo: Ordenar o relatório de conferência por.
    Ordenar o relatório de conferência porSelecione uma das opções de ordenação para a apresentação do relatório de conferência dos arquivos enviados para o banco após a geração do arquivo.
    Aglutinar movimento bancário pela data de vencimento
    • Marcado: o sistema vai aglutinar os movimentos que tenham a mesma data de vencimento, conforme o sistema trabalha atualmente.
    • Desmarcado: o sistema cria, para cada movimento, um registro no FinDisponivel e cria um lote de baixa específico para o título.

    O sistema somente exibe títulos a pagar autorizados por usuários na rotina de autorização de pagamento se a configuração Permitir baixar títulos a pagar somente após a autorização de pagamento em conjunto com Permitir selecionar títulos a pagar para geração de arquivo remessa somente após a autorização de pagamento estiver habilitada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Baixas/ Configurações diversas para baixa de títulos/ Autorização de pagamento.


  12. Clique em Gerar arquivo.

    Ao gerar o arquivo, o sistema não criará um lote de baixa em aberto, apenas se a opção Habilitar lote de baixa provisório na geração do arquivo remessa de liquidação estiver desmarcada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ Boleto bancário/Arquivo remessa/ Cobrança/Liquidação.