Nesta aba é possível realizar algumas configurações específicas a serem utilizadas na rotina de cadastro de títulos a pagar.
- Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro/ Opções/ A pagar/ Cadastro de título.
Marque as opções conforme a sua preferência:
Campo
Descrição
Ao cadastrar um título trazer para a data de emissão do título a data atual do computador - Marcada: ao cadastrar um título a data de emissão será preenchida como padrão com a data atual.
- Desmarcada: a data de emissão ficará em branco para ser preenchida manualmente pelo usuário.
Gerar o título de imposto com as datas de emissão e de referência iguais à data da baixa do título de origem - Marcada: as datas de emissão e de referência do título de imposto serão iguais à data de baixa do título de origem.
- Desmarcada: a data de emissão do título de imposto será igual à data de emissão do título de origem. Além disso, a data de referência do título de imposto será igual à data de referência do título de origem.
Sugerir o valor do item do desmembramento por natureza de lançamento considerando o valor total do título - Marcada: ao adicionar um item no desmembramento por natureza de lançamento será sugerido o valor do item conforme o valor do título.
- Desmarcada: o valor do item estará zerado para ser informado manualmente pelo usuário.
Não criar o título de imposto na edição de um título já baixado - Marcada: ao editar um título o sistema não criará o título de imposto configurado para criação na inclusão.
- Desmarcada: ao editar um título já baixado, mas que tenha imposto no desmembramento, e esse não foi criado na inclusão do título, o sistema criará nesse momento.
Permitir alteração da modalidade de pagamento de títulos com data inferior ou igual a data de fechamento contábil da empresa - Marcada: será permitido alterar a modalidade de pagamento de títulos que possuírem data inferior ou igual à data de fechamento contábil informada no cadastro da empresa.
- Desmarcada: não será permitida a alteração.
Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar Marcada: Será habilitado no aplicativo Cadastro de usuários a opção Possui permissão para autorizar o cadastro manual de títulos a pagar no Cadastro do usuário / Configurações do usuário / Autorizador gerencial / Contas a pagar.
- Desmarcada: não será possível trabalhar com a autorização gerencial pelo aplicativo Contas a pagar ou BIFinanceiro.
Trabalhar com autorizador gerencial por regra com níveis para contas a pagar Essa opção só poderá ficar habilitada caso a opção acima Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar esteja marcada.
Ao marcar esta opção, o sistema Contas a Pagar (FinAPagar) recupera as regras cadastradas no Configurador Bimer em Geral/ Outros Cadastros/ Regras para autorizador gerencial. Assim, as faixas de valores não serão mais utilizadas do Cadastro de usuários.
Só é possível ter uma regra com autorização automática cadastrada e ela será utilizada como padrão para criar títulos de outros sistemas.
Enviar e-mail de títulos a pagar aguardando autorização para usuário com permissão de acesso Essa opção só habilita se a opção acima Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar estiver marcada.
- Marcada: permite notificar usuários que possuem permissão para autorizar pagamentos através da rotina de autorização gerencial. Nesta rotina, será realizado o envio de e-mail aos usuários com permissão para autorizar títulos a pagar, informando sobre a solicitação de autorização por:
– Restrição por valor: sempre que um usuário sem permissão para autorizar títulos a pagar realizar o cadastro ultrapassando a faixa de valor.
– Restrição por regra: sempre que um usuário realizar o cadastro do título a pagar informando uma regra que não seja de autorização automática será enviado o e-mail a cada solicitação de nova autorização
– Restrição por orçamento: sempre que um usuário realizar um cadastro de título a pagar que o valor ultrapasse o orçamento mensal da natureza de lançamento informada
- Desmarcada: Não será enviado e-mail informando sobre a solicitação.
Obrigar o preenchimento da situação administrativa para títulos a pagar Marcada: será obrigatório o preenchimento de situação administrativa na geração de títulos a pagar em todas as rotinas.
Para rotinas onde não é possível informar uma situação administrativa para a geração de títulos a pagar, a situação administrativa será preenchida com a informada no campo abaixo Situação administrativa padrão para novos títulos a pagar.
- Desmarcada: o sistema permitirá o cadastro de títulos a pagar sem informar uma situação administrativa. Todavia, ao gerar títulos a pagar de impostos, os títulos gerados terão a situação administrativa do título de origem.
Não apresentar mensagem de confirmação ao cadastrar um título com o mês de vencimento diferente do mês de emissão - Marcada: ao informar o mês de vencimento diferente do mês de emissão, será permitido seguir com o cadastro do título.
- Desmarcada: ao informar o mês de vencimento diferente do mês de emissão, será apresentada a mensagem "O mês de vencimento está diferente do mês de emissão. Deseja prosseguir sem ajustar a data de emissão?".
- Clique em Gravar.