Descubra a praticidade do módulo Folha Dinâmica, uma ferramenta essencial para consultar, recalcular e emitir folhas de pagamento.

Com foco na visualização clara dos valores recebidos pelos funcionários, esta funcionalidade simplifica conferências e ajustes cadastrais, proporcionando controle preciso sobre a remuneração.

Este guia irá orientá-lo através das funcionalidades cruciais, oferecendo uma visão rápida e direta para otimizar sua experiência no Departamento Pessoal. Explore a agilidade em conferir informações, calcular eventos e anular folhas, tornando a gestão da folha de pagamento eficiente e livre de complicações.


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Folha Dinâmica - Conheça as Principais Funcionalidades
 

light bulb Dica: Confira o tópico desejado abaixo para um guia passo a passo de cada funcionalidade!



Consultar Eventos


  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações a serem visualizadas.
  6. Selecione o funcionário para consulta.

    Informação: na consulta dos eventos do funcionário, você consegue realizar as seguintes ações:

    • Editar o evento.
    • Remover o evento.
    • Verificar a Memória de cálculo.


Novo Evento


Registre os eventos dos funcionários que pretende incluir no processamento de suas folhas de pagamento.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações para o cadastro.
  6. Selecione o funcionário que deseja lançar o evento.
  7. Clique em Novo eventoNovo evento.
  8. Preencha as informações do evento, incluindo os campos:
    CampoDescrição
    EventoSelecione o evento.
    TipoMarque o tipo de evento.
    Quantidade / ValorInforme a quantidade ou o valor correspondente ao evento.
    Alternar lançamento de horas para minutos
    Clique caso queira alterar a configuração de lançamento de horas para minutos.
    ComplementoDescreva uma observação complementar sobre o evento.

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  9. Clique em Gravar.

(aviso) Importante: após concluir o cadastro, clique em RecalcularRecalcular para que o evento seja efetivamente incluído na folha.


Calcular Processo


Calcule a Folha, Adiantamento, Férias, entre outros processos direto da Folha Dinâmica.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações para o cálculo.

    Observação: os cálculos variam conforme a opção selecionada no filtro Visualizar valores de.

    Visualizar valores de

  6. Selecione o funcionário que deseja calcular o processo.
  7. Clique em CalcularCalcular.

Informação: para obter detalhes sobre os processos, consulte a página correspondente: Folha, Adiantamento, Férias, Rescisão, 13°, Resilição.


Recalcular Processo


É crucial compreender que as alterações só serão aplicadas de forma definitiva após a execução do recálculo.
Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações para o recálculo.

    Observação: os recálculos variam conforme a opção selecionada no filtro Visualizar valores de.

    Visualizar valores de

  6. Selecione o funcionário que possui algum ajuste ou evento.
  7. Clique em RecalcularRecalcular.

Informação: para obter detalhes sobre os processos, consulte a página correspondente: Folha, Adiantamento, Férias, Rescisão, 13°, Resilição.


Anular Processo


Siga estes passos para filtrar e confirmar a anulação do processo calculado.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações a serem anuladas.
  6. Selecione o funcionário que possui o processo.
  7. Clique em Anular Anular.
  8. Confirme a anulação do processo.


Emitir Relatórios


Emita relatórios dos processos calculados.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações a serem geradas no relatório.
  6. Clique em Relatórios Relatórios.
  7. Selecione o relatório a ser emitido:

    • RelatórioAcumulados: lista os eventos do funcionário agrupados por tipo de processo. Se estiver selecionado o período de visualização personalizado (superior a um mês), semestral ou anual, o relatório emitido terá quebra mensal e com colunas mês a mês.

    • RelatórioMemória de Cálculo: exibe a lista de cálculos de eventos nos processos existentes, mas não está disponível para visualização em períodos personalizados. Para acessar a memória de cálculo de um evento específico, clique em "Memória de Cálculo" ao lado dele.

    • RelatórioFolha: emite a folha de pagamento do funcionário referente ao período selecionado.

    • RelatórioAfastamento: gera a relação de todos os afastamentos do funcionário selecionado (férias, licença maternidade, etc.)

    • RelatórioRecibo: emite o recibo de pagamento do colaborador referente ao processo e período selecionado.


Exportar Processo


Exporte os processos calculados para uma planilha no formato .xls.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações a serem exportadas.
  6. Clique emExportarExportar.
  7. Informe o diretório onde deseja salvar o arquivo.
  8. Descreva o nome do arquivo.
  9. Clique em Salvar.


Ações do Funcionário


Execute uma variedade de ações relacionadas ao funcionário diretamente da folha dinâmica.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações do colaborador.
  6. No canto esquerdo, selecione o funcionário.
  7. No menu Funcionário Funcionário, realize a ação desejada:

    • Editar FuncionárioEditar Funcionário: possibilita acessar e editar o cadastro do funcionário, proporcionando uma visão abrangente das informações registradas.

    • Afastamento Afastamento: exibe de forma detalhada todos os afastamentos registrados para o funcionário, oferecendo a possibilidade de editar qualquer lançamento, caso seja necessário ajustar informações específicas.

    • Eventos Vinculados Eventos Vinculados: apresenta os eventos diretamente associados ao funcionário, permitindo a visualização e edição das fórmulas correspondentes.


Realizar Lançamentos


Tenha a facilidade de explorar o recurso de movimento individual do funcionário sem interromper sua conferência.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Selecione a Empresa.
  4. Tecle ENTER.
  5. Filtre as informações do colaborador.
  6. No canto esquerdo, selecione o funcionário.
  7. Clique em Lançamentos Lançamentos.

Dica: consulte a página Lançamento por Funcionário para mais informações.



Criar Eventos (Rubricas)


Crie e edite novas rubricas de maneira eficiente, sem a necessidade de sair da folha dinâmica.

  1. Na tela principal do DP, acesse a aba Folha.
  2. Clique em Folha Dinâmica.
  3. Clique em Eventos (Rubricas)Eventos (Rubricas).

Dica: consulte a página Eventos (Rubricas) para mais informações.