No módulo Cálculo da Folha, é possível realizar o cálculo e o processamento da folha de pagamento.

Para o correto processamento da folha de pagamento, o sistema utiliza as informações cadastradas em: Empresas (PHD) e Empresas, Configurações Opções, Eventos, Passagens, Sindicatos, Cadastro de Funcionários, Movimentos, Departamentos e Dependentes. Após a abertura dos arquivos citados, o sistema verifica as tabelas de salário mínimo, salário família, INSS e IRRF, as quais devem estar cadastradas de acordo com o período mensal. E logo depois os dados da contribuição sindical, dos Especiais, dos Movimentos no período e dos Eventos para o processamento da folha.

Antes de realizar o processamento da folha de pagamento do mês, deve-se efetuar os processamentos das Férias e da Rescisão, caso o funcionário possua algum. É necessário também que os lançamentos de faltas, horas extras, comissões, etc., tenham sido realizados, para que estes sejam calculados na folha. Para isso, acesse Folha / Lançamento por Funcionário.



Calcular Folha


  1. Na tela principal do DP, clique na aba Folha.
  2. Clique em Cálculo da Folha.
  3. Selecione o Tipo de Folha.
  4. Configure os campos com as informações sobre o período referente ao pagamento.

    Dica:

    Caso tenha alguma dúvida sobre determinado campo, posicione sobre o cursor do mouse sobre ele e leia o comentário apresentado.

  5. Clique em Próximo para selecionar as empresas desejadas para calcular as folhas de pagamento.
  6. Clique em Processar.

    Caso não exista um cadastro de cotação de salário mínimo para o ano referente, o sistema acusará esse fato e pedirá que você cadastre uma nova cotação de salário mínimo para o ano atual. É necessário realizar este cadastro no Gerenciador Alterdata Pack. Para mais informações, consulte a página Cadastrar Indexadores.

  7. Realize a ação desejada.

    Dica:

    A opção Compartilhar é utilizada para enviar o relatório ou e-mail para o seu cliente com a integração eContador. Para mais informações sobre envio por e-mail, consulte a página Configurações de Envio.


Atalho de Cadastro de Funcionários


Através deste atalho, é possível consultar os cadastros dos funcionários, editar, excluir ou acrescentar informações sem a necessidade de fechar a tela de processamento. Sendo assim, o recurso permite visualizar as informações do colaborador e realizar o processamento de forma mais rápida e eficaz.

  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Cálculo da Folha.
  3. Clique no ícone  , na tela de processamento.

    Esse atalho está contido em todas as fases do processo.
    Caso esteja na fase de Seleção de empresas e tenha selecionado a empresa e o colaborador, o sistema já lhe direcionará para o cadastro do funcionário da respectiva empresa.

  4. Selecione a empresa.

  5. Tecle Enter.
  6. Selecione o funcionário para consulta.

  7. Clique em Fechar, para retornar à tela de processamento.


Avaliar Recurso


  1. Clique na aba Folha, na tela principal do DP.
  2. Clique em Cálculo da Folha.
  3. Clique em Avaliar recurso.
  4. Realize a avaliação do recurso Calcular Folha.

    Para mais detalhes sobre esta avaliação, consulte o tópico Feedback.

  5. Clique em Enviar.