Antes de dar início às configurações necessárias para emissão de Notas Fiscais em sua empresa, é necessário verificar se a empresa que trabalhará com a Nota Fiscal Eletrônica possui pedidos pendentes no aplicativo Pedido de Venda (FatPedido) e também se existem Notas Fiscais a serem impressas e/ou liberadas no aplicativo Faturamento. Caso existam, as mesmas devem ser impressas e/ou liberadas. Esta rotina é necessária para que não ocorram problemas futuros com as notas já existentes, pois a partir das configurações a seguir, o sistema passará a preencher novos campos necessários para a emissão da NF-e e NFS-e e não poderá mais emitir, editar e imprimir notas comuns, somente Notas Fiscais eletrônicas.

Também é importante realizar a instalação do Certificado Digital na máquina que utilizará o NF-easy e o ISS-easy. O Suporte Alterdata não é responsável pelo Certificado Digital e, caso necessite de ajuda para instalação do Certificado Digital, você deve consultar o técnico de informática (TI) de sua empresa ou o suporte do Certificado Digital que contratou.

 

Para emissão da nota, seja ela uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), realize as seguintes configurações descritas abaixo e, para realização da rotina de fechamento de Ordens de Entrega, acesse o manual Fechamento de Documentos.

Para complementar as configurações a seguir, os dados devem estar pré-cadastrados no sistema, sendo necessário editá-los e configurar as informações solicitadas. Após as configurações realizadas, caso alguma delas sejam modificadas, clique no botão Recarregar opções da aba principal do Faturamento para que o sistema recarregue as alterações feitas.