Configurar Empresa


  1. Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Empresas.
  2. Selecione a empresa que deseja configurar para emitir NF-e e/ou NFS-e.
  3. Clique em Editar.
  4. Clique na aba Dados Gerais
    1. Marque as opções Possui NF-e (Configuração para trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica) e/ou Possui NFS-e (Configuração para trabalhar com Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).
    2. (Opcional) Marque a opção Calcular desoneração e diferimento do ICMS conforme a Resolução da SEFAZ-RJ nº 13/2019.

      Ao marcar esta opção o sistema se adequa à Resolução SEFAZ-RJ Nº 13 de 14 de Fevereiro de 2019 alterando a maneira como o sistema calcula a desoneração e o diferimento do ICMS, mesmo que a empresa não seja do estado do Rio de Janeiro.

      • Segundo esta resolução, a nova fórmula para o cálculo deverá ser:
      CST 20 ou 70
      Valor do ICMS desonerado = Preço na Nota Fiscal * (1 - (Alíquota * (1 - Percentual de redução da BC))) / (1 - Alíquota) - Preço na Nota Fiscal
      CST 30 ou 40
      Valor do ICMS desonerado = (Preço na Nota Fiscal / (1 - Alíquota)) * Alíquota
      CST 51
      Valor do ICMS diferido = (Preço na Nota Fiscal / (1 - Alíquota)) * Alíquota


      Caso NÃO queira que o valor de desoneração seja abatido da nota fiscal no Faturamento, desmarque a opção Deduz desoneração de ICMS do valor total do documento no tipo de operação no Configurador Bimer em Estoque/ Operação/ tela de cadastro de operação/ aba Cálculos/ ICMS/ Geral.

  5. Clique na aba Cadastro/ Complementar:
    1. Marque uma das opções do Regime Especial de Tributação em que se enquadra a empresa cadastrada ou informe que a empresa não se enquadra em nenhum dos regimes especificados. 
    2. (Opcional) Caso a empresa exerça atividade de pesquisa e desenvolvimento, habilite esta configuração para que, ao utilizar um serviço isento de ISS na emissão de NFS-e e uma Operação configurada para calcular ISS, o sistema preencha no XML o campo referente à base de cálculo do ISS com o valor total dos itens. Logo, não será possível incluir em uma única NFS-e um item isento de ISS e outro que calcule ISS.
  6. Clique na aba Estoque/ Integração escrita fiscal
    1. Selecione no campo Tipo de data para escrituração uma das opções Emissão ou Documento para que seja possível escolher quais tipos de data serão utilizados para a escrituração dos documentos dos serviços prestados.
  7. Clique na aba CNAE.

    1. Adicione o código principal da empresa referente à sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e, caso necessite, você também pode adicionar neste campo um código secundário, possibilitando assim que uma única empresa utilize códigos CNAE diferentes.

      Esta configuração será utilizada na rotina de envio da nota de serviço, tanto utilizando o layout da prefeitura quanto o da SEFAZ, para que o sistema preencha o CNAE da empresa no arquivo XML de acordo com o código da lista de serviço utilizado na nota fiscal. Caso a lista de serviço não possua nenhum CNAE informado no cadastro da empresa emissora, o sistema utilizará no arquivo o código CNAE cadastrado como principal.

    2. (Opcional) Vincule os CNAE's a um código da lista de serviço.

    3. Clique em Ok.
  8. Clique em OK.




Acesso do Usuário


Esta configuração é importante para que o seu usuário tenha acesso à empresa que trabalhará com NFS-e e/ou NF-e. Caso não seja adicionada nenhuma empresa nesta configuração, o sistema entende que o usuário em questão tem acesso a todas as empresas. Neste caso, o acesso apresentado é necessário somente em casos em que o usuário tenha acesso somente à empresa que trabalhará com  NFS-e e/ ou NF-e.


  1. Acesse o Cadastro de Usuários em Usuários.
  2. Clique na aba Acesso a informações.

  3. Inclua a empresa configurada para trabalhar com NFS-e e/ ou NF-e

    Caso esteja marcada a opção Atualiza o estoque dos serviços na configuração do Tipo de Operação no Configurador Bimer em Estoque / Operação / aba Dados e a empresa trabalhe com Setor, será necessário realizar também a liberação de acesso a este setor, na tela de edição da empresa selecionada, em Setores que o usuário possui acesso.

  4. Clique em Salvar.