Como mencionado anteriormente, a Nota Fiscal Eletrônica substitui a Nota Fiscal Modelo 1 em todas as hipóteses previstas na legislação em que estes documentos possam ser utilizados. Isso inclui, por exemplo, a Nota Fiscal de entrada, operações de importação, operações de exportação, operações interestaduais ou ainda operações de simples remessa. 


Tipo de Operação


  1. Acesse o Configurador Bimer em Estoque / Operação.
  2. Clique em Novo.
  3. Informe a descrição do tipo de operação.

  4. Na aba Dados, informe
    1. Informe o tipo de movimento. No caso deste exemplo, marque a opção Venda;
    2. Marque também as opções Atualiza Estoque e Atualiza Financeiro para que no momento da geração da nota fiscal no aplicativo Faturamento, o estoque e o financeiro possam ser atualizados com base na negociação.
  5. Acesse a aba Cálculos:
    1. Marque os impostos que serão calculados na emissão da NF-e e NFS-e. Para cada imposto marcado será aberta uma aba para configurações específicas do imposto.
    2. Acesse a aba PIS/COFINS/CSLL e informe nas abas PIS COFINS a situação tributária no campo CST.
  6. Acesse a aba Documento:
    1. Na aba Geral em Tipo de documento, informe o Tipo de Documento cadastrado para trabalhar com NF-e.
    2. Na aba CFOPlocalize e informe o CFOP nos campos: Dentro do Estado, Fora do Estado e Exterior.
  7. Clique em Ok.

    Dica:

    Caso a operação não seja utilizada futuramente, a mesma pode ser desativada. Para isso, selecione sobre a operação e desmarque a opção Ativo, localizada ao lado do campo Nome curto.




Tipo de Operação x Tipo de Documento


Nesta próxima etapa, ainda na rotina de Cadastro de Operações, você deve informar os tipos de documentos e operações que serão utilizados para a emissão das notas fiscais de venda, saída, transferência, devolução para fornecedores, devolução de clientes, e etc., assim como informar os tipos de documento para ordens de entrega e notas fiscais de serviço, caso trabalhe com essas rotinas. 

  1. Acesse o Configurador Bimer em Faturamento/ Opções/ Operação.
  2. Em cada sessão: Nota Fiscal, Ordem de Entrega e Nota Fiscal de Serviço, informe a Operação padrão e o Tipo de documento para cada tipo de operação desejada. 

    O campo Operação padrão .., serve para que nos módulos do ERP possibilita que essas informações sejam preenchidas automaticamente por padrão. Já a informação dos Tipos de documento... é obrigatória. Caso a Operação padrão, não seja informada, é possível cadastrar NFS-e normalmente, todavia, a operação não será carregada automaticamente.

  3. Clique em Gravar.