eSocial - Tudo que você precisa saber para envio da 2ª fase do eSocial

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack



1º Passo: Entenda qual o seu prazo de entrega e o que será entregue nesta etapa


Na segunda fase de entrega do eSocial as empresas efetuarão a entrega dos dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas. A partir desta etapa também se inicia os envios de eventos não periódicos, ou seja, informações relacionadas a novas admissões,férias, afastamentos, desligamentos, aviso prévio e alterações de dados e contratos de trabalho.

Então, basicamente nesta etapa, inicialmente será realizada a entrega dos eventos:

E a partir desta carga deverá ser entregue sempre que ocorrer o fato, os eventos abaixo:

Prazo de entrega: O prazo de entrega para essa etapa para as empresas do 3º grupo se inicia em 10/04/2019 e você terá até 09/07/2019 para realizar a entrega desta etapa!

Não deixe para última hora

Uma dica importante! Se a empresa está enquadrada no 3º grupo e ocorrer uma admissão ou qualquer outro fato não periódico antes do dia 09/07/2019 (data fim para entrega da 2ª etapa) , você terá que enviar a 2ª etapa antes do prazo fim, ok? Ou seja, diferente a 1ª fase, nesta etapa de entrega do eSocial você NÃO TEM 3 meses para realizar a entrega!

A partir do dia 10/04/2019 se houver qualquer situação não periódica (novas admissões,férias, afastamentos, desligamentos, aviso prévio e alterações de dados e contratos de trabalho) a empresa está obrigada a realizar o envio imediato desta informação para o eSocial.


2º Passo: Qualificação cadastral e verificação de cadastros


Um ponto importantíssimo para que você efetue a entrega da 2ª fase com tranquilidade é garantir que os dados cadastrados de seus funcionários estão corretos e que não existe nenhuma pendência na Receita Federal e ou Previdência.

Para te ajudar nesta questão o sistema do Departamento Pessoal, possui o módulo de "Qualificação Cadastral" que tem a função de efetuar essa verificação junto a RFB e  Previdência. Sendo assim, indicamos que antes de efetuar o envio da 2ª fase, já efetue a qualificação cadastral dos funcionários para verificar se não há ajustes a serem efetuados junto a esses órgãos públicos. 

Para realizar a qualificação cadastral, utilize o módulo disponível em: "Funcionário - Qualificação Cadastral".

Não Conhece o módulo?

Ops! Você ainda não conhece o módulo de Qualificação Cadastral? Fique tranquilo! Clique aqui e veja o passo a passo completo sobre como efetuar a qualificação cadastral dos funcionários. (piscar o olho)

Autônomo

Agora um aviso importante!! (grande sorriso)
Se você trabalha com Autônomos, além da qualificação cadastral você deverá avaliar se possui autônomos nas categorias: 701,711,712,741,751,781 e 903. Para estes autônomos não é obrigatória a entrega do S-2300.Sendo assim, caso o seu autônomo não tenha que ser informado neste evento, você deverá marcar a opção: "Identificar este trabalhador no RET pelo grupo de informações complementares do S-1200" de forma que os dados do mesmo seja informado apenas no S-1200 quando houver movimentação.Essa opção disponível no Departamento Pessoal - aba Contribuintes - Vínculo empresarial - aba Dados complementares do cadastro de seu autônomo

3º Passo: Corrigindo as ocorrências do gerente eSocial


Antes de realizar os envios do eSocial, você precisa realizar a correção das ocorrências no gerente eSocial! Isso evitará erros no envio da 2ª fase! Para realizar a correção de ocorrências no gerente eSocial, acesse: aba Meu Gerente - eSocial, selecione a ocorrência e clique em "Corrigir"
Nesta etapa é importante que você efetue a correção de TODAS as ocorrências demonstradas para os  funcionários da empresa! (sorriso)

CPF de Dependente

Vale lembrar o seguinte: Para o eSocial é obrigatório o CPF de dependentes para IRRF, Plano de Saúde e Pensão, ou seja, se o dependente é considerado para deduções do cálculo do IR e ou é dependente do Plano de Saúde do funcionário você terá que informar o CPF dele independente da idade. Então fique ligado, pois, essa informação gerou transtornos para as empresas do 1º e 2º grupo! (piscar o olho)


4º Passo: Já estou pronto! E agora como realizar os envios?


Se você faz parte do Terceiro Grupo de envio, antes de realizar os envios da segunda etapa, acesse o cadastro da Empresa - aba eSocial e ajuste o campo "Data inicial da obrigatoriedade" para 01/2019.

Não realize nenhum envio de segunda etapa sem que esta data esteja correta.

Para realizar o envio da 2ª fase siga os passos abaixo:

  1. Acesse: Obrigações Acessórias - Eventos iniciais
  2. Marque a opção: "Segunda fase - Eventos de cadastro de trabalhadores" nas telas seguintes:
    1. Selecione a empresa e clique em "Avançar"
    2. Configure o certificado digital e clique em "Concluir"
  3. Após realizar o envio acesse: Central eSocial - Andamento dos envios para acompanhar os envios!

Para um passo a passo mais completo  clique aqui e veja a dica completa!

Demais envios

Lembrando que essa é apenas a carga dos trabalhadores! A partir deste envio o sistema passará a controlar de forma automática a geração dos próximos eventos para envio ao eSocial! Por exemplo: Se após o envio da carga, você realizar uma admissão o sistema criará de forma automática o evento de admissão do funcionário (S-2200) e irá disponibilizar na Central eSocial para que você efetue o envio.

5º Passo: Conhecendo os envios agendados


Após o envio da carga de trabalhadores, você também terá que controlar os envios de eventos não periódicos, ou seja, informações relacionadas a novas admissões,férias, afastamentos, desligamentos, aviso prévio e alterações de dados e contratos de trabalho.

Para te auxiliar nesta tarefa o sistema possui na Central eSocial a aba "Agendados para envio". Sempre que ocorrer uma admissão, geração de férias, afastamentos e demais fatos que exigem o envio de informação para o eSocial, o sistema irá criar na aba "Agendados para envio" os eventos correspondentes a esses fatos.

Através desta aba você poderá enviar manualmente ou deixar que o sistema efetue o envio automático conforme os prazos de envios configurados em: Configurações/Opções - aba eSocial