eSocial - Como enviar a 2ª fase do eSocial (Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas)

Autor do artigo: Gerson.sup.pack

Para realizar a geração da 2ª fase do eSocial (Dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas) siga os passos abaixo:


  1. Acesse: aba eSocial - Eventos iniciais;
  2. Marque a opção: Segunda Fase - Eventos de cadastro de trabalhadores e clique em Avançar;
  3. Selecione a (s) empresa (s) no qual deseja gerar a 2ª fase
  4. Na tela Configurar certificado o certificado será demonstrado com o status: Configurado, pois, certamente já realizou essa configuração no envio da 1ª fase, neste caso basta clicar em Concluir para finalizar a geração;
    Caso o certificado esteja com o status como Não configurado;
  5. Após realizar a geração da 2ª fase, acesse a aba Central eSocial sub aba Andamento dos envios e acompanhe os envios dos eventos. 


Após realizar a carga da 2ª fase o sistema passará a controlar as admissões, rescisões, afastamentos e férias. Desta forma, ao realizar qualquer uma destas operações, será gerado na aba "Agendados para envio" o registro pertinente que ocorra o devido envio ao eSocial.

O que será gerado nesta fase?


Inicialmente será gerado o cadastro inicial dos trabalhadores, ou seja, todos os contribuintes que estão ativos na empresa até a data do envio desta fase.

A partir do envio do cadastro inicial dos trabalhadores passa a ser enviado também os eventos não periódicos (Exemplo: Admissões, Afastamentos, desligamentos...)


Quais eventos serão enviados?


Na geração do cadastro inicial dos trabalhadores serão gerados:

  • S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador.
  • S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início.

Após o envio do cadastro inicial o sistema passará a controlar as novas admissões, rescisões, afastamentos, férias e demais eventos não periódicos