eSocial - Como enviar o afastamento do funcionário para o eSocial.
Autor do artigo: FilipeRosa.sup.pack
Como enviar os afastamentos do funcionário para o eSocial
- O envio do afastamento do funcionário ao eSocial será feito de acordo de acordo com o prazo informado na aba Configurações;
- A configuração de agendamento fica na aba eSocial, na parte superior você encontrar a ícone Configurações. Por padrão, o sistema já preenche com os dias de agendamento de acordo com o solicitado pelo eSocial. Ao trabalhar com a configuração de agendamento o evento será gerado e enviado para a aba Agendados para envio, ficando lá até o dia do envio, mas caso contrario o evento será gerado diretamente na aba Andamento dos envios.
Como ajustar no sistema
1. Acesse o cadastro do funcionário, na opção Afastamento;
2. Clique em Novo, selecione o afastamento do funcionário e preencha a informações do afastamento;
3. Após preencher os dados do afastamento clique em Gravar para que o evento seja enviado para a Central eSocial;
- A opção Enviar alteração para o eSocial é a configuração que controla se o evento será agendado para envio automático ou manual. MARCADA será respeitado o envio pelo agendamento, DESMARCADA o envio terá que ser feito manualmente.
- A opção Retroagir 15 dias será utilizada para que no XML do evento S-2230 a data de início do afastamento retroaja 15 dias, com a opção desmarcada será considerada a data informada no cadastro do afastamento.
4. Em seguida, acesse a Central eSocial, selecione a aba Agendados para envio;
- Nessa tela contém todos os eventos que trabalham com o agendamento e que ainda serão enviados ao eSocial.
5. Na tela será demonstrado o evento correspondente ao afastamento realizado;
- Nas colunas de Incluído/alterado em e Enviar em poderá ser verificado quando foi feita a inclusão e quando será enviado.
- Clicando em Dados do afastamento, na coluna Ocorrência, será aberta a tela demonstrando o que foi alterado para o funcionário.
- Caso queira enviar o evento antes da data agendada basta clicar no botão Opções e selecionar Enviar agora.
6. Após o envio, poderá ser realizado o acompanhamento na Central eSocial, através da aba Andamento dos envios.
Nos casos onde o afastamento ainda não está cadastrado, é preciso cadastrar em Tabelas - Afastamentos -Novo. Ao realizar esse cadastro será preciso preencher os dados de nome, afastamento, retorno e motivo eSocial. O campo Motivo eSocial é de suma importância que seja preenchido, pois nos casos onde não estiver preenchido não será criado o evento S-2230 referente ao afastamento do funcionário.