eSocial - Como enviar uma admissão para o eSocial
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Como será informada uma admissão no eSocial
As admissões serão informadas para o eSocial através do envio do evento "S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador". Vale lembrar que para o eSocial é necessário enviar o registro em até 1 dia antes do inicio das atividades do funcionário na empresa e ou até 7 dias seguintes após o envio da admissão preliminar. (S-2190).
Como realizar o envio da admissão para o eSocial?
- Para realizar o envio da admissão para o portal do eSocial siga os passos abaixo:
- Acesse: Funcionário - Funcionário e efetue normalmente o cadastro do novo funcionário.
Ao gravar o novo cadastro o sistema irá gerar na Central eSocial o evento S-2200 com os dados do novo funcionário cadastrado. - Acesse: Central eSocial aba Agendados para envio, localize o S-2200 do funcionário cadastrado e clique em: "Opções - Enviar agora".
Para acompanhar o retorno deste envio, acesse a aba Andamento dos eventos e aguarde o retorno do portal eSocial. Se o evento retornar com o status: "Processado" significa que o envio foi realizado com sucesso e sendo assim, ao clicar sobre o evento será exibido no final da tela os números de protocolo e recibo. - Caso retorne com os status: "Processado com erros" e ou "Erros de estrutura do XML" será necessário realizar o ajuste do erro apresentado.
Para que o sistema efetue o envio da admissão do funcionário é necessário já ter realizado o processo da 2ª fase do eSocial através Obrigações Acessórias - Eventos iniciais - "Segunda fase - Eventos de cadastro de trabalhadores"