A seção Telecobrança localizada nas opções da pessoa no CRM (Administrador de Relacionamentos), foi desenvolvida visando centralizar todos os títulos a receber em atraso  da empresa. No intuito de realizar cobranças ao cliente e, a partir do contato, gerenciar todo o processo da cobrança realizada, aqui você monitora desde uma nova tentativa de contato até mesmo a renegociação dos títulos em aberto.

configuração com base nos critérios de cada empresa, estabelece se os atendimentos de cobrança serão gerados automaticamente no sistema a medida em que os títulos vencerem no Contas a Receber (FinAReceber), tais como: usuário que realizará a cobrança, dias mínimos de atraso, situação administrativa do título, etc., todavia, ainda que um título não entre automaticamente na cobrança, aqui no CRM você pode gerar essa cobrança manualmente, garantindo assim, total controle e monitoramento até que o título seja baixado. 

Para ter acesso a informações mais detalhadas da cobrança, bem como gerenciar todos os contatos referentes a cobrança dos títulos a receber dos clientes da empresa, acesse o manual do módulo Telecobrança (FinTeleconbranca).


Acessar Linha do Tempo 


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança, nas opções da pessoa.
  3. No quadro Títulos vinculados, clique sobre o título da cobrança selecionada.
  4. Clique em Linha do tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do título e, ainda, caso a empresa selecionada tenha sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos, você também pode consultar essas informações.

Renegociar Títulos a Receber


Através desta rotina é possível renegociar títulos vencidos ou mesmo a vencer, possibilitando a alteração de datas de vencimento, formas de pagamento e valores com inclusão de descontos, juros e multas. 
Os títulos envolvidos na renegociação serão baixados e será criado um novo título com o valor integral somado aos juros e acréscimos informados. Por padrão, esses títulos serão criados com o prefixo REN, indicando ser um título oriundo de uma renegociação. 

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança , nas opções da pessoa.
  3. No menu, clique em Renegociar .
  4. (Opcional) Para localizar outros títulos, no filtro da tela de renegociação, informe a empresa de venda e o período de emissão dos títulos e, em seguida, clique em Atualizar.

    Dica:

    Utilize as opções de configuração de filtro da constante para composição do período para otimizar a sua busca. Através desse recurso, a data informada será manualmente perdida e você configura a composição da data inicial e final de forma que o período seja atualizado com base na data atual

    Digamos que a data atual seja 01/10/2022:

    • Se na constante da composição da data inicial você selecionar a opção "Dia atual - 1 dia ", o sistema considera o período a partir de 31/09/2022;

    • Se na constante da composição da data final você selecionar a opção "Dia atual + 10 dias", o sistema considerará o período até 10/10/2022

    O mesmo ocorre para as demais opções da composição inicial e final, ao configurar para + ou - "Xdiamês ou ano:
    1º dia da semana;
    1º dia do mês;
    1º dia do ano;
    Último dia da semana;
    Último dia do mês;
    Último dia do ano.

    Ao manter a opção Data vazia marcada, o sistema considera apenas o período manual informado. Para fechar esse campo, basta clicar em Recolher

  5. (Opcional) Adicione mais Pessoas que terão seus títulos vencidos ou a vencer renegociados em Renegociar títulos destas pessoas.

  6. Marque quais títulos serão renegociados para a(s) pessoa(s) selecionada, no quadro de Títulos a Receber.

    Atenção:

    Não é permitida a renegociação de títulos de previsão .


  7. (Opcional) Clique em um dos recursos do quadro Títulos a Receber para otimizar sua rotina de renegociação:

    Botão

    Funcionalidade

    Edita a observação do título selecionado.

    Através desta opção, é possível visualizar e selecionar títulos do contas a pagar gerados como carta de crédito a serem utilizados como crédito na renegociação de títulos a receber da pessoa informada.

    O comportamento padrão do sistema é marcar as cartas de crédito disponíveis automaticamente para utilização na renegociação dos títulos a receber. A exceção é caso esteja marcada a opção Exibir cartas de crédito desmarcadas, localizada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Renegociação/ Geral. Nesse caso, o sistema não marcará as cartas de crédito disponíveis automaticamente para utilização na renegociação dos títulos a receber.

    Abre a tela de Linha do Tempo para acessar todas as informações ancestrais do título.

    Renegociação otimizada

    Ao selecionar 1 (um) título a ser renegociado e clicar em Avançar, com esta opção:

    • Marcada: ao clicar em Avançar, abre diretamente na tela de Prazos da renegociação para realização da alteração do prazo do título selecionado;
    • Desmarcada: a o clicar em Avançar,   n ão abre diretamente na tela de Prazos da renegociação, sendo necessário clicar na edição da parcela para acessar esta tela e realizar a alteração do prazo do título selecionado.    

    Para esta rotina, a renegociação será de 1 para 1, ou seja, a renegociação gerará apenas um título a partir de apenas um título original.

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  8. (Opcional) Altere, caso necessário, a informação de Tipo de baixa final (não gera numerário) apresentada automaticamente pelo sistema. Este tipo de baixa significa que os títulos originais serão baixados, mas não vão movimentar valores financeiros, ou seja, somente "alimentarão" os novos títulos gerados a partir da renegociação.

  9. Informe o Nº de cheque inicial no campo Preenchimento automático de Títulos para renegociações cuja a forma de pagamento da parcela seja do tipo Cheque.
  10. (Opcional) Clique no botão  para alterar os valores de juros e multas dos títulos selecionados.

    Dica:

    Em qualquer momento você poderá clicar em Salvar renegociação para salvar um rascunho da renegociação que está sendo gerada ou simulada. Ao reabri-la, além de dar continuidade na renegociação, também é possível Excluir renegociação pendente, caso necessário.

  11. Clique em Avançar.

  12. (Opcional) Informe o valor de acréscimo e/ou desconto, caso haja.
  13. Selecione o novo Prazo de pagamento da renegociação.

    Quando a forma de pagamento da parcela a ser criada for cartão ou financeira, será gerada pelo sistema a renegociação de títulos a receber contra a administradora. Esta rotina acontecerá somente quando for marcada a opção Gerar renegociação de títulos a receber contra a administradora quando a forma de pagamento da parcela for cartão ou financeira, localizada no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Renegociação / Informações complementares. Caso contrário, a rotina funciona normalmente, ou seja, o título será gerado para pessoa informada na tela de parcelas.

  14. (Opcional) Clique no botão do quadro Parcelas para editar os dados do prazo da renegociação gerado pelo sistema. O número de parcelas será de acordo com o prazo de pagamento informado.

  15. (Opcional) Descreva uma Observação que julgue necessário a ser inserida nos títulos a receber gerados após a renegociação.

  16. Clique em Avançar.
  17. Informe uma pessoa de contato referente à renegociação.
  18. Informe o Usuário responsável pela renegociação.

  19. (Opcional) Clique no botão  do quadro Título(s) gerado(s) para renegociação para editar os dados do título de renegociação gerado pelo sistema. O número de títulos será de acordo com a quantidade de parcelas informadas. 
  20. Clique em Concluir.

  21. (Opcional) Confirme a impressão do extrato da renegociação realizada.


Gerar Nova Cobrança


Quando as cobranças não são geradas automaticamente no Telecobrança  a medida em que os títulos vencem no  Contas a receber (FinAReceber). Ou seja, quando a cobrança não é apresentada de forma automática na seção Telecobrança do CRM , a cobrança pode ser gerada manualmente no sistema de maneira que você possa monitorar o processo de cobrança com o cliente. 

Para cadastrar uma cobrança manualmente, serão considerados apenas os títulos nas seguintes condições:

  • Situação administrativa do título configurada  para "Entrar na cobrança";
  • Título vencido com data superior aos Dias em atraso para a criação do atendimento de cobrança configurado no  Configurador Bimer, em  CRM/ Opções/ Telecobrança ;
  • Forma de pagamento não pode ser cheque;
  • Não pode haver atendimento já aberto para cobrança desse título.
  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança , nas opções da pessoa.
  3. No menu, clique em Nova cobrança.
  4. (Opcional) Desmarque o título, marcado automaticamente pelo sistema, caso não queira que ele entre na cobrança.
  5. Descreva uma informação referente à cobrança criada em parecer da cobrança.

  6. Insira os dados para abertura do atendimento da cobrança, tais como: tipo de atendimento, tipo de contato, etc.
  7. Informe a Data da próxima cobrança, ou seja, a data em que a cobrança deve ser exibida no sistema.
  8. (Opcional) Clique em Títulos a vencer para adicionar títulos à cobrança que ainda não venceu. 

    inclusão de títulos a vencer somente é possível se o cliente em questão tiver ao menos um título vencido em aberto na cobrança. Do contrário, não é permitido incluir somente os a vencer.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  9. Clique em Ok.


Inserir Parecer no Atendimento da Cobrança


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança , nas opções da pessoa.
  3. Selecione a cobrança.
  4. No menu, clique em Parecer

    Lembrando!!
    Ao efetuar um parecer em um atendimento, só será possível remover a data ou usuário de contato interno, se for você for o usuário indicado no campo ou se sua a função for hierarquicamente superior à função do usuário informado.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  5. Descreva o que foi realizado no atendimento e outras informações que possam ser importantes para solucionar o problema do cliente ou que seja necessário para executar algum procedimento. 

  6. (Opcional) Além das opções já informadas no momento da criação do atendimento, utilize as funcionalidades da tela de inclusão de parecer, conforme a sua necessidade:

    CampoDescrição
    AgendamentosPermite realizar agendamentos para a pessoa atual, assim como consultar os agendamento anteriores e excluídos. Nesta opção também é possível você consultar os Dias livres dos usuários selecionados para consulta, ou seja, os usu á rios que n ã o possuam agendamentos no per í odo selecionado.
    E-mail

    É utilizado no acesso rápido para envio de e-mails, sem precisar sair da aplicação. Ao confirmar o envio, o sistema copia o e-mail e cola diretamente em seu Parecer e também grava automaticamente em um parecer separado no atendimento.

    Além disso, o envio através da tela de parecer, permite que você utilize um Texto padrão para envio que será exibido de acordo com o Tipo de atendimento selecionado no Configurador Bimer/ Geral/ Atendimento/agendamento/ Tipos de atendimento/ Envio de e-mail.

    HistóricoPossibilita consultar tudo o que já foi tratado anteriormente no atendimento selecionado, inclusive os registros de atendimentos e/ou e-mails gerados automaticamente, caso haja.
    Anexos

    Possibilita carregar um arquivo a ser enviado junto ao atendimento.

    O limite desse arquivo (que pode chegar até 10MB), bem como a exibição dessa opção dependem da configuração Permite anexar arquivo, presente no cadastro do Tipo de atendimento selecionado.

    A concluir

    Ao clicar em A concluir, o seu parecer será gravado de forma temporária. Assim, você pode fazer outras coisas no CRM e quando quiser voltar a digitar o parecer de onde parou, basta clicar em Pareceres pendentes.

    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  7. Clique em Ok.

    Neste momento o sistema irá confirmar as informações inseridas e, dependendo da forma que esteja configurado o Workflow (ou Fluxo de Trabalho)*, será questionado qual será o próximo Centro de responsabilidade (CR) atual ou gerará uma nova decisão.

    *WorkFlow representa o caminho que um tipo de atendimento deve seguir conforme a sua situação atual, por exemplo, um atendimento de venda seguirá o percurso onde serão questionados os contatos obtidos com o cliente, se esses contatos foram bem-sucedidos e se a venda foi realizada ou não.

    (ideia) Saiba mais sobre como cadastrar um Workflow.


Visualizar Histórico do Atendimento da Cobrança


Esta funcionalidade permite consultar todos os pareceres que foram incluídos no atendimentoda cobrança. 

  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança , nas opções da pessoa.
  3. Selecione a cobrança.
  4. No menu, clique em Histórico .


Baixar Título sem Numerário


A baixa sem numerário é utilizada quando é necessário baixar um título a receber onde se tem certeza que o valor do mesmo não será recebido ou pago por algum motivo, ou porque o título foi cadastrado erroneamente ou esteja vinculado à uma operação que não o permita ser excluído.


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança, nas opções da pessoa.
  3. No quadro Títulos vinculados, clique sobre o título da cobrança selecionada.
  4. No meneu, clique em Baixar sem numerário.
  5. Selecione o  Tipo de baixa.

  6. Informe a  data da baixa.
  7. Descreva o motivo da baixa sem numerário.
  8. Clique em Baixar.


Emitir Boleto do Título Selecionado


Com o título inserido no sistema com a forma de pagamento escolhida como Boleto bancário, é possível visualizar, imprimir ou até mesmo enviar o boleto por e-mail de um título em específico para que o cliente realize o pagamento. 


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança, nas opções da pessoa.
  3. No quadro Títulos vinculados , clique sobre o título da cobrança selecionada.
  4. No menu, clique em Imprimir Boleto .
  5. Informe o Número da conta a ser utilizada. 

  6. Selecione o Tipo de cobrança.

  7. Selecione o Layout para impressão ou clique em para Recuperar o arquivo de layout padrão

    Este layout é apresentado automaticamente com base no RTM padrão para impressão de boleto, configurado no Configurador Bimer, em Financeiro/ Informações bancárias/ Contas bancárias/ aba Boleto bancário/Arquivo Remessa / Dados para cobrança .

  8. Escolha uma ação:

    RecursoDescrição
    Visualizar

    Abre a tela de visualização do boleto, conforme layout de impressão selecionado. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberto a visualização do boleto. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar.

    ImprimirAbre a tela de impressão do boleto, conforme layout de impressão selecionado. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberta a tela de impressão do boleto. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberto a tela de impressão do boleto.
    Gerar PDF

    Abre a tela para geração do boleto em PDF, conforme layout de impressão selecionado.Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será abert a tela para geração do boleto em PDF. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberto a tela para geração do PDF do boleto.

    Este recurso não será habilitado caso seja informada uma conta bancária do banco GerenciaNet que esteja configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.

    E-mailAbre a tela para envio do boleto para o cliente por e-mail. Caso a conta bancária informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente e já houver registro do título no banco, será aberta a tela de envio de boleto por e-mail. Do contrário, o sistema emitirá um alerta informando que o título não foi registrado e questionando se deseja enviar. Ao clicar em "Sim" será enviado o boleto ao banco e após ser registrado será aberta a tela de envio de boleto por e-mail.
    Envio para cliente

    Permite enviar documentos, como modelos de folders, cartas pós-vendas, informativos e aviso de reajuste de cobrança à pessoas do título selecionado.

    Os HTML's dos folders, cartas pós-vendas, informativos, aviso de reajuste de cobrança, entre outros modelos, são cadastrados no Configurador Bimer, em Geral / Outros Cadastros / Modelos de envio para cliente. Eles também deverão estar vinculados ao cadastro de perfil do usuário ou ao perfil individual do usuário no sistema Cadastro de Usuário, em Usuários/ Perfis de acesso do usuário/ Sistemas: Acessos gerais / Acessos: Envio em massa para o cliente/ quadro Modelos de envio para cliente.

    Este recurso não será habilitado caso seja informada uma conta bancária do banco GerenciaNet que esteja configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias/ Dados da conta corrente.

    Enviar boleto ao bancoA comunicação com o banco é realizada com o envio do título e registro do boleto. Caso o título já tenha sido enviado, será apresentada mensagem informando que o boleto já foi registrado.  Este recurso será habilitado apenas quando a conta informada estiver configurada para Integração de boletos com o banco, localizado no Configurador Bimer em Financeiro/ Informações bancárias/ Conta bancária/ aba Dados da conta corrente.
    WhatsApp

    Permite enviar uma cobrança a partir do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp Web.

    Para esta rotina, será enviado informações e dados de pagamento do boleto para o WhatsApp® do contato selecionado do cliente ou outro número indicado. Para boletos com pagamento via PIX, a conta selecionada deve possuir uma chave pix cadastrada, assim como ter selecionado um layout que gere chave pix.

    O envio é feito através do WhatsApp, portanto, você precisa definir qual máquina terá o WhatsApp Web configurado. Ou seja, você pode trabalhar em qualquer máquina, mas lembre-se que o envio deve ser realizado sempre na máquina que está o WhatsApp Web configurado. O envio por outra máquina anula automaticamente a sessão do WhatsApp Web na máquina configurada anteriormente. Ao seguir as orientações do sistema, o seu cliente irá receber os dados pelo WhatsApp!



Enviar Proposta de Renegociação


A proposta de renegociação nada mais é do que uma carta pela qual é apresentada ao credor uma proposta do devedor para quitação de uma dívida. Esta negociação poderá partir de uma proposta apresentada pelo devedor levando em conta sua realidade financeira e possibilidade de pagamento.  

Serão exibidos na proposta de renegociação, somente os títulos que passaram pela simulação da renegociação na rotina de Renegociação de títulos , cujo usuário clicou em "Salvar renegociação"


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Telecobrança, nas opções da pessoa.
  3. No menu, clique em Proposta de Renegociação.
  4. Realize o filtro para localizar as simulações das renegociações realizadas. 

  5. Clique em Filtrar.

    Dica:

    Utilize o botão para alternar entre filtro e resultado  sempre que quiser consultar o filtro informado com o resultado obtido sem precisar filtrar novamente.

  6. Selecione o título no quadro Propostas de renegociação

    Ao ser exibida a proposta, caso a simulação tenha expirado, clique em Editar/Finalizar proposta no menu e realize novamente os cálculos, visto que os valores calculados nas renegociações pendentes terão sua validade determinada no Configurador Bimer em Financeiro/ Opções/ Renegociação/ A receber/ Proposta de renegociação/ Geral . A partir da quantidade de dias informados, o sistema começará a calcular os juros sobre os dias dados a mais no prazo, além da data atual.

  7. Clique em Enviar proposta.

  8. Informe os dados da proposta.

  9. Clique em Envio para cliente.