Através desta rotina cadastre as contas bancárias a serem utilizadas pelas empresas, vinculando os respectivos BancosAgências e as informações essenciais para rotinas, como impressão de boletos, geração de arquivo remessa, conciliação bancária, entre outros.

Cadastrar Conta


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.

  2. Clique em Novo.

  3. Cadastre a conta nas abas apresentadas, incluindo os campos:

    Nesta aba, será possível informar os dados básicos da conta bancária.

    CampoDescrição
    CódigoInforme o código da conta bancária.
    AtivoMarque ou desmarque esta opção para informar se a conta está Ativa ou Inativa para movimentação.
    Conta caixaSelecione esta opção para indicar que é uma conta interna da empresa, sem relação com instituições bancárias, podendo representar, por exemplo, um dinheiro em caixa da empresa.
    DescriçãoInforme o nome que identificará a conta.
    AgrupamentoInformação opcional que pode ser utilizada para organizar as contas por suas particularidades, através de um texto livre.
    Natureza de lançamento (transferência)

    A natureza de lançamento informada será utilizada de duas formas no aplicativo Disponível:

    • Para bloquear o lançamento manual de movimentos bancários que utilizem essa natureza de lançamento;

    • Para ser utilizada como referência ao usar o recurso de Gráfico, considerando como transferências apenas movimentações com essa natureza.

    Tipo de baixaSelecione o tipo de baixa a ser utilizada na baixa de títulos gerados automaticamente ao lançar um movimento bancário diretamente no aplicativo Disponível.
    TitularSelecione o titular da conta bancária.
    EmpresaSelecione a empresa a qual a conta bancária está vinculada.

    Nesta aba, será possível configurar os dados da conta junto a instituição bancária, o tipo de conciliação de movimentos bancários que será utilizado, entre outras informações.

    CampoDescrição
    Tipo de Conta

    Selecione a informação do tipo de conta representada por sigla. Ex.: CC (Conta Corrente).

    Os principais tipos de conta são: conta corrente, conta de poupança e conta salário.

    A conta corrente é o tipo mais comum. Nela, o dinheiro fica à sua disposição para ser sacado a qualquer momento.

    Número da Conta

    Informe o Número de Identificação Bancária (NIB).

    Disponível (D+)Informe o número de dias de compensação a ser utilizado em relatórios do aplicativo Fluxo de caixa, indicando quantos dias após o pagamento o valor irá compor o caixa da empresa.

    Tipo conciliação bancária

    A conciliação bancária consiste na conferência das movimentações financeiras feitas no sistema com o extrato bancário retirado do banco, para identificar se existe equivalência entre os valores. Neste campo, é possível selecionar de que forma será feita essa conciliação:

    • Automática: tem como objetivo importar um arquivo de extrato bancário gerado pelo banco e, através de sincronismos, realizar as devidas amarrações entre as movimentações do sistema e do extrato bancário. Ao selecionar esta opção, informe também a Data início da conciliação automática, indicando a partir de que período as movimentações serão conciliadas dessa forma.

      Marcando este tipo, será habilitada a opção Utilizar Nr. Documento na importação do extrato bancário.

    • Manual: ao trabalhar com conciliação manual será necessário informar a data de compensação de cada movimentação manualmente, além de também lançar o saldo diário no banco.

      Por motivo de integridade dos dados, após utilizar a conciliação automática, não é recomendável voltar para a manual.

    Utilizar Nr. Documento na importação do extrato bancário

    Essa opção será habilitada quando o tipo de conciliação for "automática".

    Quando marcada, ao importar um extrato bancário, será utilizada uma validação adicional através do campo "CHKNUM" para confirmar se um lançamento está duplicado.

    Quando desmarcada, essa informação não é validada.

    Ao alterar a configuração Utilizar Nr. Documento na importação do extrato bancário após já existirem importações de lançamentos no sistema, pode ser que estes sejam excluídos. Antes de realizar o ajuste, entre em contato com o suporte da Alterdata para verificar se a sua situação se enquadra nesta configuração.

    Data início da conciliação automática Selecione a data em que será iniciado o processo de conciliação automática. Só será permitindo realizar conciliações dessa forma a partir dessa data.
    Data fechamento contaInforme a data que será utilizada como trava, não permitindo realizar quaisquer movimentações na conta anteriores a essa data.
    Data último lançamento Importado

    Será registrado nesse campo a data do último lançamento importado via extrato bancário. Qualquer importação anterior a essa data poderá desconciliar movimentos realizados antes para refazer a movimentação. Caso seja importado um extrato que contenha um "salto" de data (do dia 10 para o 15, por exemplo), o usuário receberá um alerta informando que existem alguns dias desde a última importação, confirmando se deseja realizar a ação mesmo assim.

    BancoSelecione o banco ao qual pertence a conta bancária.
    AgênciaSelecione a agência da conta bancária.

    Nesta aba, defina as configurações para que seja possível gerar os laçamentos da aplicação automaticamente, de modo a transitar os valores entre a conta bancária e a conta de aplicação automática.

    Dica:

    Para saber mais sobre os conceitos que abrangem a rotina de aplicação automática, clique aqui.

    CampoDescrição
    Marque caso esta conta tenha aplicação automáticaSelecione esta opção para trabalhar com a rotina de aplicação automática nessa conta.
    Natureza de lançamentoMarque as naturezas de lançamento que serão utilizadas nos lançamentos de rendimento, dedução e taxa de aplicação.
    Tipo de movimento de cobrança (rendimento / dedução / taxa de aplicação)Selecione o tipo de movimento de cobrança que será utilizado nos lançamentos de rendimento, dedução e taxa de aplicação.
    Pessoa

    Selecione em qual pessoa os lançamentos da aplicação automática serão gerados.

    Se este campo não for informado, a descrição da natureza de lançamento será utilizada com o nome da pessoa.

    CategoriaSelecione a categoria da pessoa informada. Quando estiver vinculada a apenas uma categoria, o campo ficará desabilitado.
    Marque caso esta aplicação automática tenha sido encerradaSelecione esta opção se as movimentações de aplicação automática forem encerradas nessa conta.
    Valor de encerramentoInforme o valor utilizado para encerrar o saldo de aplicação automática.
    Data de encerramentoSelecione a data em que serão finalizadas as movimentações de aplicação automática.

    CampoOpçãoDescrição
    Informações importantes para impressão de boleto bancário / geração de arquivo remessa de cobrança



    Código do cedenteEste campo pode variar conforme o banco, e é informado pela própria instituição bancária quando contratada. Um formato geralmente utilizado é composto pelo número da carteira, agência, conta e dígito verificador, não necessariamente nessa ordem.
    Código do cliente banco
    Informe o número de cliente da empresa junto ao banco, conforme contrato com a instituição.

    Carteira(s)

    A carteira corresponde a modalidade de cobrança que será utilizada pela sua empresa junto a seus clientes, de acordo com o contrato firmado com o banco. É a carteira que define, por exemplo, se a empresa utilizará cobrança registrada ou simples. Este campo será utilizado somente para as cobranças. Os arquivos de remessa de liquidação não utilizam esse campo.

    Dica:

    Utilize vírgula para informar mais de uma carteira.

    Variação da carteiraInforme a variação da carteira de cobrança da conta bancária junto ao banco, conforme contrato com a instituição.
    Número do convênio
    Informe o número do contrato da empresa junto a instituição bancária.
    Convênio de liquidaçãoEste campo é utilizado para a liquidação (pagamento) de títulos no banco. A informação contida nele criará no módulo Configurador Bimer, em Financeiro/ Informações bancárias/ Remessa / Retorno/ Criação de registros, a variável "NR_CONVENIO_LIQUIDACAO" para finalidade liquidação. Desta forma, ao Gerar arquivo remessa no Contas a Pagar (FinAPagar), o campo NR_CONVENIO_LIQUIDACAO será preenchido na geração do arquivo de liquidação conforme layout configurado.
    Não preencher o 'Nosso Número' ao enviar o boleto ao banco via arquivo remessa ou impressão de boleto bancário
    • Marcada: ao marcar esta opção será habilitado um campo para que você informe o código de carteira que não terá o campo Nosso Número preenchido no título.
      Caso marque esta opção e não informe o número de uma carteira específica, será utilizada para todas as carteiras da conta.

    • Desmarcada: preenche o campo Nosso Número com base na configuração descrita abaixo Sequencial para o Nosso Número.
    Nosso Número

    Cálculo do DV

    Esse campo possui a mesma funcionalidade do campo Cálculo do DV informado no cadastro do banco. Porém, pode ser informado individualmente por conta, caso possua um cálculo específico. 

    Dica:

    Ao selecionar um banco, clique no tópico de ajuda para ter acesso ao cálculo utilizado pelo sistema.

    Conta correspondente para impressão de boleto
    O layout utilizado para impressão de boletos terá origem na conta informada neste campo, caso seja preenchido.
    Sequencial para o “Nosso Número”
    O Nosso Número consiste no identificador de cada boleto junto ao banco. Aqui, será preenchido o padrão sequencial a ser utilizado. Essa informação deve ser verificada pelo cliente junto ao banco e preenchida conforme manual de cada instituição, sendo incrementado a cada boleto impresso. Esse campo é utilizado somente para as cobranças, não contemplando arquivos de remessa de liquidação.

    Esta rotina é exclusiva para a integração de boletos com o Banco do Brasil, Efí Bank (GerenciaNet) e PjBank , especificados no campo Banco responsavel pela emissão do boleto, localizado nesta aba Integração de boleto com o banco

    1. Selecione a opção Trabalhar com integração de boletos para configurar a integração com a conta bancária para envio de boleto com o banco.

    Caso venha a editar uma conta bancária e desmarque está configuração, qualquer alteração feita em títulos enviados ao banco via integração não será mais alterado no banco.

    2. Selecione o Banco Responsável pela emissão de boleto.
    3.  Preencha os Dados fornecidos pelo banco.

     A Efí Bank (GerenciaNet) é uma empresa intermediadora de pagamentos online que oferece soluções em cobranças para seus clientes sem realizar convênio específico com bancos. Por meio dela, você emite cobranças através de boletos sem pagar tarifas ao fazer a emissão ou baixa manual, paga apenas quando o pagamento do boleto for confirmado.

    Em parceria com a Alterdata, a Efí Bank (GerenciaNet) oferece condições exclusivas para novos clientes e a integração ocorre de forma simples e sem burocracias.

    1. Acesse o site da Efí Bank.

    2. Clique em Abra sua Conta Grátis.
    3. Baixe o aplicativo Efí Bank em seu dispositivo.

      Dica:

      No próprio site da Efí Bank, clique em Google Play® ou App Store® e você será direcionado para o dowlnoad em seu dispositivo.

    4. Abra o aplicativo em seu dispositivo.

    5. Toque em Abrir uma conta.
    6. Informe seus dados cadastrais.
    7. Informe seu cupom de desconto, quando for solicitado.

      Este cupom de desconto é concedido aos parceiros da Efí Bank, que incluem os clientes Alterdata. Após o processo de abertura da conta, você estará pronto para cobrar os seus clientes diretamente pelo aplicativo ou pelo seu computador.

    Após a abertura da conta na Efí Bank, será necessário realizar o cadastro da aplicação do boleto, no qual será gerado o conjunto de chaves responsáveis pela integração entre os sistemas. Para cadastrar a aplicação do boleto, siga os passos:
     

    1. Selecione  na tela principal da sua conta Efí Bank.
    2. Clique em Minha Conta/ Minhas Aplicações.
    3. Clique em , no menu Introdução localizado na parte superior esquerda da tela.
    4. Clique em Nova Aplicação.
    5. Informe o nome da aplicação como Boleto.
    6. Mantenha a opção Modo de Compatibilidade como DESABILITADO.
    7. Clicar em Criar nova aplicação.

    No cadastro da conta bancária, cadastre a conta e configure a integração.

    1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.
    2. Cadastre a conta bancária.
    3. Na aba Dados da conta corrente, selecione o 001 - Branco do Brasil SA e a Agência a ser utilizada para a integração.
    4. Na aba Boleto bancário/ Arquivo remessa /Integração de boletos com o banco, marque a opção Trabalhar com integração de boletos e selecione o Banco do Brasil.
    5. N
    as abas apresentadas, informe também:

    AbaCampoOpçãoDescrição
    Registro e recebimento de boletoInformações para registro do boletoAceiteSelecione umas das opções para que o sistema identifique se o boleto de cobrança foi aceito, ou seja, houve reconhecimento da dívida pelo Pagador.
    Modalidade de cobrançaSelecione umas das opções para que o sistema identifique a característica dos boletos dentro das modalidades de cobrança existentes no banco.
     Instruções para recebimento do boletoPermitir recebimento parcialMarque esta opção para que seja autorizado o pagamento parcial do boleto.
    Utilizar limite de dias para recebimentoMarque esta opção para indicar que o boleto pode ser recebido após o vencimento. Com esta opção marcada, informe a quantidade de dias corridos para o recebimento.
    Instruções para boletos vencidos


    Quantidade de dias corridos para protestoInforme a quantidade de dias corridos após o vencimento para protestar o boleto.
    Quantidade de dias corridos para negativação
    Informe a quantidade de dias corridos após o vencimento para negativação.
    Informações para envio de boletos pelo GeEnviaTitulosBoletoFacilCarteira principal para o envio automático de boleto

    Selecione uma das carteiras da conta bancária para ser utilizada no envio de boletos pelo GeEnviaTitulosBoletoFacil.

    Será exibida, para seleção, todas as carteiras da conta em questão cadastrada na aba Boleto bancário/Arquivo remessa/ aba Dados para cobrança cuja as opções são separadas por vírgula.

    O PJBank é uma instituição financeira 100% digital, focada em oferecer serviços para empresas de todos os portes. Por meio de uma conta digital os clientes podem utilizar seus serviços, como por exemplo, o de recebimento por boleto bancário.

    Com o PJBank, você consegue emitir boletos de qualquer banco em que tenha conta. Uma vantagem significativa é que não é necessário lidar com arquivos de remessa-retorno como nos bancos tradicionais. A integração de boletos da Alterdata abrange todos os bancos, exceto Banco do Brasil e Efí (Gerencianet), permitindo assim, que você integre com diversos outros bancos.

    Fluxo de Geração de Boletos pelo seu BancoFluxo do Boleto PJBank
    1) Preencher várias informações1) Inserir dados da agência e conta bancária no sistema e vincula imediatamente ao PJBank
    2) Gerar o boleto2) Gerar o boleto
    3) Gerar arquivo de remessa para o banco

    3) O cliente paga o boleto

    4) Enviar para o banco pelo Internet Banking para validar4) O sistema identifica o pagamento e atualiza para "pago"
    5) Se necessário, o banco envia os ajustes.5) Em até 48h úteis o dinheiro é transferido para a sua conta
    6) Gerar nova remessa6) Lançamento do sistema é baixado automaticamente, descontando o valor da tarifa
    7) Enviar novamente para o banco7) Boleto é liquidado sem a necessidade de conciliação de boletos.
    8) O banco aceita cross mark 
    9) O cliente paga cross mark 
    10) Você pega o arquivo de retorno do banco cross mark 
    11) Inserir no esse arquivo no sistema cross mark 
    12) Fazer conciliação dos boletos para identificar o que foi pago cross mark 
    13) Baixa manual do lançamento no sistema cross mark 


    Para realizar o cadastro da aplicação do boleto, siga os passos:

    check mark button Passo 1: No Alterdata Bimer, acesse o cadastro de banco e cadastre o banco PJBank.

    1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
    2. Cadastre o banco 481 - PJBank.

    check mark button Passo 2: Ainda no cadastro do banco, cadastre o banco que será utilizado para a integração com o PJ Bank.

    1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Bancos.
    2. Cadastre corretamente seu banco, exeto o Branco do Brasil SA e Efí S.A (Gerencianet).


    check mark button Passo 3: No cadastro da conta bancária, cadastre a conta e configure a integração.

    1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.
    2. Cadastre uma conta bancária.
       light bulb Dica:  Você pode utilizar uma conta bancaria já cadastrada anteriormente, nesse caso você deve apenas configurar a integração.
    3. Na aba Dados da conta corrente, selecione o Banco (do passo 2 acima) e a Agência a ser utilizada para a integração.
    4. Na aba Boleto bancário/ Arquivo remessa /Integração de boletos com o banco, marque a opção Trabalhar com integração de boletos e selecione o banco PJBank. Após conferir se todos os dados da conta bancaria para movimentação de valores estão corretos, clique na opção Sincronizar


    check mark button Passo 4:
     Após cadastrar ou editar a conta com a integração configurada, o sistema já está disponível para a geração de boletos junto ao banco.
    1. Acesse o sistema Contas a Receber.
    2. Com o título criado, envie o boleto para o banco.

       light bulb Dica: Você também pode utilizar a rotina de Envio de Boletos diretamente no BI Financeiro. Aqui, você poderá selecionar vários títulos e realizar o envio uma única vez.

    No momento do cadastro da integração, ao clicar em Sincronizar, o Bimer envia os dados de cadastro para o PJBank.
    Após salvar a integração da conta bancária com o PJBank, o sistema gera automaticamente uma conta e agência no PJBank, tornando a integração pronta para uso.
    Após o cadastro da integração, ao clicar em Sincronizar, o Bimer importa os dados do PJBank, verificando possíveis inconsistências e caso seja identificada, é de responsabilidade do usuário ajustar diretamente no PJBank.



    CampoDescrição
     Adicionar

    Clique neste botão para incluir uma nova variável na linha digitável, conforme as orientações contidas no manual do banco.

    Essa configuração é utilizada para a montagem do código de barras e da linha digitável na impressão do boleto.

    1. Preencha os campos referentes ao quadro.
    2. Clique em Gravar.

    CampoDescrição
    Layout padrão para arquivo remessa de cobrançaSelecione o layout de arquivo remessa a ser utilizado nas cobranças emitidas para essa conta.
    Número sequência do arquivo remessaInforme o número sequencial que será atribuído ao próximo arquivo remessa de cobrança a ser gerado, tendo em vista que, para cada arquivo gerado para essa conta, é somado mais um no sequencial desse campo.
    Número sequência do pagamento (liquidação)Informe o número sequencial que será atribuído ao próximo arquivo remessa de liquidação a ser gerado, tendo em vista que, para cada arquivo gerado para essa conta, é somado mais um no sequencial desse campo.
    Carteira padrão para arquivo remessa de cobrança

    Selecione uma carteira padrão para geração do arquivo remessa, caso exista mais de uma carteira vinculada no cadastro da conta.

    As carteiras que serão apresentadas na configuração são as mesmas definidas no campo Carteiras(s).

    Nesta aba, você consegue configurar a conta bancária para emissão de cheques.

    Campo

    OpçãoDescrição
    Informações para emissão de chequeTerá emissão de cheque
    • Marcada: indica que a conta bancária terá permissão para realizar movimentações de cheques e utilizará as respectivas configurações abaixo para imprimi-los.

    • Desmarcada: indica que a conta bancária não será utilizada para realizar movimentações de cheques.

      Observação

      As configurações aqui têm prioridades sobre as contidas em Configurador Bimerem Financeiro/ Opções/ Cheque/ A Pagar.

       

    Intervalo - numeração dos cheques em talão ou formulárioInício / Fim do Intervalo/ Último cheque impressoEsses campos são utilizados para definir o intervalo do número dos cheques do talão que será utilizado.
    Impressão de cheques (impressora de cheques)Layout impressora de chequeSelecione o modelo de layout que será utilizado para impressão de cheques nessa conta. Esse arquivo pode ser obtido junto ao suporte e normalmente varia de acordo com a impressora utilizada.
    Porta de impressora de chequeSelecione a porta de comunicação em que a impressora de cheques está conectada.
    Variáveis disponíveis para impressão do verso do cheque (informações do título) na impressora de cheque

    Ao imprimir o verso do cheque, serão consideradas as informações selecionadas aqui.

    Diretório de comunicação para utilização de terminal serviceSelecione, neste campo, o diretório de comunicação em casos onde o acesso à rede é realizado de forma remota.

    Nesta aba, você pode determinar os usuários que terão permissão para movimentar essa conta.

    1. Clique no botão para selecionar um usuário.
    2. Dê um duplo clique sobre o usuário, no quadro Permissão para movimentação da conta, para estabelecer a permissão do usuário a conta.
    3. Marque os Acessos que o usuário terá sobre a conta.
    4. Selecione Registros selecionados para que os acessos estabelecidos sejam aplicados somente para o usuário em questão ou em Todos os registros para que também sejam aplicados em todos os usuários selecionados nesta conta.
    5. Clique em Ok.

    Dica:

    Para definir as permissões dos acessos que deverão ser aplicadas a todos os usuários vinculados a conta, você também pode clicar em Editar acessos em lote, presente no quadro Permissão para movimentação da conta, e aplicar os acessos correspondentes a Todos os registros.

    Nesta aba, você vincula à conta cadastrada, as Chaves Pix correspondente.

    1. Clique em para adicionar uma Chave Pix na conta bancária.
    3. No campo Tipo de chave, selecione o tipo de pix a ser cadastrado.
    4. Clique no campo Chave e informe os dados do tipo correspondente.
    5. Marque a opção Principal para definir qual chave pix cadastrada na conta será prioritária, caso cadastre mais de uma.
    6. Clique em
    Ok.


  4. Clique em Ok.

     

Localizar Conta 


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione o Campo a ser localizado.

  4. Insira em Procurar por a informação relativa ao campo selecionado.

  5. Clique em Localizar.
  6. Selecione a conta.
  7. Clique em Ok.

 

Editar Conta


  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.
  2. Localize a conta.
  3. Clique em Editar.
  4. Altere as informações.

    Alguns campos não poderão ser alterados, uma vez que a conta já pode estar sendo utilizada em um movimento bancário ou baixa de títulos.

  5. Clique em Ok.

Excluir Conta


Não é permitido excluir uma conta já utilizada.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.
  2. Localize a conta.
  3. Clique em Excluir.

  4. Confirme a exclusão.

Visualizar Conta


Permite visualizar um relatório de todas as contas que foram cadastradas nesta rotina.

  1. Acesse o Configurador Bimer em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.
  2. Clique em Visualizar.

    Dica:

    Maximize a tela para melhor exibição do relatório.

Imprimir Conta


Permite imprimir todas as contas que foram cadastradas nesta rotina. 

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Financeiro / Informações bancárias/ Contas bancárias.
  2. Clique em Imprimir.