Sua empresa costuma gerar cartas de crédito para seus clientes?

A rotina de Carta de Crédito, permite que sejam abatidos os valores de créditos existentes do cliente com a empresa, ou seja, a compra atual do cliente poderá abater esses valores, gerando um valor menor a ser pago no momento.

No Bimer uma carta de crédito corresponde a um vale, que pode ser originado por uma devolução ou troca de produtos, onde o valor total, ou parcial desse vale já foi pago e com isso foi gerado um crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Também é possível gerar uma carta de crédito com a criação de um título a Pagar manualmente, além de outros pontos do sistema.

  • Em BI-Vendas, CRM Vendas e CRM (aba vendas follow up ): no encerramento de um contato de venda, na tela de geração de pedido de venda.
  • Em Contas a Pagar (FinAPagar): na geração do título a pagar.
  • Em Contas a Receber (FinAReceber), Telecobrança: na tela principal da rotina de renegociação de títulos.
  • Em Pedido de Venda (FatPedido) e Faturamento: na criação de um pedido de venda ou documento de venda, na aba negociação. O valor da carta de crédito é exibido no campo Vl.carta de crédito e o valor a ser pago pelo cliente será o valor da nota menos a carta de crédito informada. O botão de carta de crédito ficará habilitado para Nota fiscal ou Ordem de Entrega quando:

    • A operação estiver configurada para atualizar o financeiro;
    • Caso o documento tenha origem a partir de um pedido de venda e que nele não tenha sido informada nenhuma carta de crédito;
    • O cliente tiver carta de crédito disponível em seu nome.

  • Em Ponto de Venda (FatPDV): nas vendas a partir de um pedido de venda e na rotina de recebimento de crediário.


N
o CRM (Administrador de Relacionamentos), a seção Cartas de crédito possibilita que você consulte todas as que já foram geradas para o cliente. Nesta rotina, você pode verificar quando elas foram emitidas, qual o seu o valor, quanto já foi utilizado e se tem algum saldo. Além disso, no quadro Baixa efetuada também é possível consultar o histórico de utilização de cada carta de crédito, ou seja, como ela foi utilizada.


Configurações Necessárias



Natureza de Lançamento

Para trabalhar com carta de crédito é necessário informar ao sistema como identificar uma carta de crédito. Ou seja, o sistema precisa diferenciar carta de crédito de qualquer outro título a pagar.

  1. Acesse Configurador Bimer / Financeiro / Natureza de Lançamento.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre uma natureza de lançamento para ser utilizada no Contas a Pagar (FinAPagar) como carta de crédito.
  4. Clique em Ok.

Forma de Pagamento

  1. Acesse Configurador Bimer / Financeiro / Forma de Pagamento.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre uma forma de pagamento para ser utilizada no Contas a Pagar (FinAPagar) como carta de crédito.
  4. Clique em Ok.

Tipo de Baixa

  1. Acesse Configurador Bimer / Financeiro / Tipo de Baixa.
  2. Clique em Novo.
  3. Cadastre um tipo de baixa total e um tipo de baixa parcial sem numerário, para ser utilizada nas baixas dos títulos de carta de crédito no Contas a Pagar (FinAPagar) e no Contas a Receber (FinAReceber). 

    Dica:

    Você pode utilizar o mesmo tipo de baixa para trabalhar com títulos a Receber e/ou a Pagar.

  4. Clique em Ok.

Carta de Crédito

  1. Acesse o Configurador Bimer / Geral / Opções / Carta de Crédito.
  2. Insira as informações solicitadas nesta aba para o sistema identificar as cartas de crédito.
  3. Clique em Ok.

Configurações Opcionais

Bloqueio

Caso trabalhe com bloqueio de venda e/ou com análise de limite de crédito, é possível configurar o sistema para considerar as cartas de crédito dos clientes na análise de crédito feita no momento da venda. 

  1. Acesse o Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Venda / Bloqueio/ Limite de crédito.
  2. Marque as opções: Os clientes que tiverem o limite de crédito ultrapassado na venda, terão suas compras bloqueadas e Considerar os clientes que tiverem limite de crédito zerado
  3. Clique em Gravar.

Impressão de comprovante de carta de crédito

Caso queira imprimir comprovante de carta de crédito geradas nas trocas e devoluções feitas pelo Ponto de Venda (FatPDV) você também deve realizar esta configuração;

  1. Acesse Configurador do FatPDV (PDVCfg) / Ferramentas / Opções / Geral.
  2. Marque a opção Imprimir comprovante de carta de crédito na troca / devolução.
  3. Selecione o layout de impressão.
  4. Clique em Gravar.


Acessar Linha do Tempo 


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Carta de crédito, nas opções da pessoa.
  3. No quadro Cartas de crédito, clique sobre o título.
  4. Clique em Linha do tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do título e, ainda, caso a empresa selecionada tenha sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos, você também pode consultar essas informações.


Extrato de Utilização de Carta de Crédito


  1. Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar , no CRM - Administrador de relacionamentos.

  2. Clique na seção Carta de crédito, nas opções da pessoa.
  3. No menu, escolha um modo de exibição das cartas de crédito: visão padrão ou visão por saldo.
  4. Clique em Extrato.
  5. Selecione o Layout para impressão .
  6. Escolha a ação desejada: 

    Recurso

    Descrição

    Envio para cliente

    Permite enviar o extrato por e-mail à pessoa de utilização da carta de crédito.

    Visualizar

    Abre a tela de visualização do extrato, conforme layout de impressão selecionado. 

    Imprimir

    Abre a tela de impressão do extrato, conforme layout de impressão selecionado.