Sua empresa costuma gerar cartas de crédito para seus clientes?
A rotina de Carta de Crédito, permite que sejam abatidos os valores de créditos existentes do cliente com a empresa, ou seja, a compra atual do cliente poderá abater esses valores, gerando um valor menor a ser pago no momento.
No Bimer uma carta de crédito corresponde a um vale, que pode ser originado por uma devolução ou troca de produtos, onde o valor total, ou parcial desse vale já foi pago e com isso foi gerado um crédito para o cliente. Desta forma, é gerado um título a pagar da empresa para o cliente. Também é possível gerar uma carta de crédito com a criação de um título a Pagar manualmente, além de outros pontos do sistema.
No CRM (Administrador de Relacionamentos), a seção Cartas de crédito possibilita que você consulte todas as que já foram geradas para o cliente. Nesta rotina, você pode verificar quando elas foram emitidas, qual o seu o valor, quanto já foi utilizado e se tem algum saldo. Além disso, no quadro Baixa efetuada também é possível consultar o histórico de utilização de cada carta de crédito, ou seja, como ela foi utilizada.
Configurações Necessárias
Natureza de Lançamento
Para trabalhar com carta de crédito é necessário informar ao sistema como identificar uma carta de crédito. Ou seja, o sistema precisa diferenciar carta de crédito de qualquer outro título a pagar.
- Acesse Configurador Bimer / Financeiro / Natureza de Lançamento.
- Clique em Novo.
- Cadastre uma natureza de lançamento para ser utilizada no Contas a Pagar (FinAPagar) como carta de crédito.
- Clique em Ok.
Forma de Pagamento
- Acesse Configurador Bimer / Financeiro / Forma de Pagamento.
- Clique em Novo.
- Cadastre uma forma de pagamento para ser utilizada no Contas a Pagar (FinAPagar) como carta de crédito.
- Clique em Ok.
Tipo de Baixa
- Acesse Configurador Bimer / Financeiro / Tipo de Baixa.
- Clique em Novo.
Cadastre um tipo de baixa total e um tipo de baixa parcial sem numerário, para ser utilizada nas baixas dos títulos de carta de crédito no Contas a Pagar (FinAPagar) e no Contas a Receber (FinAReceber).
Dica:
Você pode utilizar o mesmo tipo de baixa para trabalhar com títulos a Receber e/ou a Pagar.
- Clique em Ok.
Carta de Crédito
- Acesse o Configurador Bimer / Geral / Opções / Carta de Crédito.
- Insira as informações solicitadas nesta aba para o sistema identificar as cartas de crédito.
- Clique em Ok.
Configurações Opcionais
Bloqueio
Caso trabalhe com bloqueio de venda e/ou com análise de limite de crédito, é possível configurar o sistema para considerar as cartas de crédito dos clientes na análise de crédito feita no momento da venda.
- Acesse o Configurador Bimer / Faturamento / Opções / Venda / Bloqueio/ Limite de crédito.
- Marque as opções: Os clientes que tiverem o limite de crédito ultrapassado na venda, terão suas compras bloqueadas e Considerar os clientes que tiverem limite de crédito zerado.
- Clique em Gravar.
Impressão de comprovante de carta de crédito
Caso queira imprimir comprovante de carta de crédito geradas nas trocas e devoluções feitas pelo Ponto de Venda (FatPDV) você também deve realizar esta configuração;
- Acesse Configurador do FatPDV (PDVCfg) / Ferramentas / Opções / Geral.
- Marque a opção Imprimir comprovante de carta de crédito na troca / devolução.
- Selecione o layout de impressão.
- Clique em Gravar.
Acessar Linha do Tempo
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Carta de crédito, nas opções da pessoa.
- No quadro Cartas de crédito, clique sobre o título.
Clique em Linha do tempo para ter acesso a todas as informações ancestrais e descendentes do título e, ainda, caso a empresa selecionada tenha sido configurada para trabalhar com controle de Centros de custos, você também pode consultar essas informações.
Extrato de Utilização de Carta de Crédito
Informe o Código da Pessoa ou clique em Localizar no CRM - Administrador de relacionamentos.
- Clique na seção Carta de crédito, nas opções da pessoa.
- No menu, escolha um modo de exibição das cartas de crédito: visão padrão ou visão por saldo.
- Clique em Extrato.
- Selecione o Layout para impressão
Escolha a ação desejada:
Recurso
Descrição
Envio para cliente
Permite enviar o extrato por e-mail à pessoa de utilização da carta de crédito.
Visualizar
Abre a tela de visualização do extrato, conforme layout de impressão selecionado.
Imprimir
Abre a tela de impressão do extrato, conforme layout de impressão selecionado.