Por meio da opção Valor e Regra você pode autorizar, negar e consultar solicitações das movimentações de valores no sistema.

A funcionalidade de autorização por valor permite configurar faixas de valores que serão atribuídas aos usuários do sistema. Dessa forma, por exemplo, ao cadastrar títulos no Contas a Pagar com determinado valor, o título será criado como previsão até ser autorizado e modificado para título realizado. Enquanto a funcionalidade de autorização por regra permite configurar níveis de hierarquia de funções pelas quais o título deve passar antes de ser realizado. Esses níveis podem ser divididos por faixas de valor. Em resumo, o título será criado como título de previsão até ser autorizado, após ser autorizado ele será automaticamente modificado para um título realizado

Através dessa rotina, é possível:

  • Autorizar as cotações e decisão de compra criadas para produtos e/ou valores fora da faixa permitida para o usuário no Cotação de Compras.

  • Autorizar pagamentos através do autorizador gerencial, cujo cadastro manual do título no Contas a Pagar tenha sido criado fora da faixa permitida para o usuário.


Além de definir, por exemplo, o percentual de desconto e faixa de valores permitidos para cada usuário, é
imprescindível que as empresas utilizadas no módulo possuam Unidade Federativa (UF) cadastrada no Configurador Bimer em Geral / Empresas / aba Cadastro / Geral / UF


Configurar Autorização por Valor e Regra


Habilitar a Autorização


  1. Acesse o Configurador Bimer.
  2. Clique na aba Financeiro / Opções / A Pagar / Cadastro de Título .
  3. Marque as opções:

    CampoDescrição
    Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar
    • Marcada: Será habilitado no aplicativo Cadastro de usuários a opção Possui permissão para autorizar o cadastro manual de títulos a pagar no Cadastro do usuário / Configurações do usuário / Autorizador gerencial / Contas a pagar

    • Desmarcada: não será possível trabalhar com a autorização gerencial pelo aplicativo Contas a pagar ou BIFinanceiro.
    Trabalhar com autorizador gerencial por regra com níveis para contas a pagar

    Essa opção só poderá ficar habilitada caso a opção acima Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar esteja marcada.

    Ao marcar esta opção, o sistema Contas a Pagar recupera as regras cadastradas no Configurador Bimer, em Geral / Outros Cadastros/   Regras para autorizador gerencial.  Assim, as faixas de valores não serão mais utilizadas do Cadastro de usuários

    (aviso)   Só é possível ter uma regra com autorização automática cadastrada e ela será utilizada como padrão para criar títulos de outros sistemas.

    Há a possibilidade de trabalhar com a autorização por regra também, mas não é possível utilizar os dois recursos juntos. Ou seja, você deverá trabalhar com autorização por valor ou por regra.

    Portanto, a opção Trabalhar com autorizador gerencial por regra com níveis para contas a pagar deverá estar desmarcada.

  4. Clique em Gravar

Configurar Perfil do Usuário


  1. Acesse o aplicativo Cadastro de Usuários / Perfil de usuário.
  2. Localize o Perfil.
  3. Com o perfil exibido na tela, clique em Editar no menu.
  4. Em Acessos Gerais, habilite a chave do Autorizador Gerencial.
  5. Clique em Salvar.

Configurar Permissão do Usuário


  1. Acesse o aplicativo Cadastro de Usuários / Usuário.
  2. Localize o Usuário.
  3. Com o usuário exibido na tela, clique em Editar no menu.
  4. Em Configurações do usuário / Autorizador Gerencial / Contas a Pagar, marque a opção Possui permissão para autorizar o cadastro manual de títulos a pagar

    É necessário que o usuário tenha sua função vinculada ao seu cadastro.

    Para cadastrar a função, acesse Configurador Bimer / Geral / Outros cadastros / Funções. Após cadastrar a função, vincule ao usuário acessando Cadastro de usuários / Usuário / Configurações do usuário / Geral / Funções exercidas.

  5. Caso trabalhe com Autorização Gerencial por Valor, informe a faixa de valor que este usuário poderá autorizar, considerando os valores iniciais e finais.
  6. Clique em Salvar.

Cadastrar Faixas de Valores (Autorização Gerencial por Valor)


(aviso) As faixas de valores são utilizadas para a Autorização Gerencial por Valor.

  1. Acesse o aplicativo Cadastro de Usuários / Faixas de Valores.
  2. Clique em Novo.
  3. Informe uma descrição.
  4. Informe o valor inicial e final.
  5. Clique em Ok.

Cadastrar Regras (Autorização Gerencial por Regra)


(aviso) As regras são utilizadas para a Autorização Gerencial por Regra.

  1. Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Outros cadastros/ Regras para autorização gerencial.
  2. Clique em Novo.
  3. Nas abas apresentadas, cadastre as regras:

    AbaCampoDescrição
    DadosAutorização automática

    Marque esta opção para definir que o título não precisar passar por autorização. 

    Só é possível ter uma regra com autorização automática cadastrada e ela será utilizada como padrão para criar títulos a pagar cadastrados por outros sistemas.

    Níveis

    Informe os valores que cada usuário pode liberar de acordo com sua função exercida.

    Exemplo:

    Todas as despesas da empresa em até R$ 1.000.000,00 podem ser aprovadas pelo Gerente do financeiro e acima deste valor, apenas o Diretor da empresa pode autorizar.

    1. Clique em Adicionar .
    2. Informe a descrição do nível.
    3. Defina o valor inicial e final que cada usuário pode liberar de acordo com sua função exercida. 

      O valor inicial do primeiro nível sempre será 0 (zero).

      (seleção) Marque a opção Valor final máximo para definir que o nível pode autorizar qualquer valor.

    4. Adicione as funções que fazem parte do nível.
    5. Clique em Ok.
    UsuáriosUsuários que possuem acesso à regra

    Vincule os usuários que possuem acesso à regra. 

    1. Clique em Adicionar .
    2. Selecione o usuário desejado.
    3. Clique em Ok.

  4. Clique em Ok.

Funcionamento da Rotina


Por regra

Ao configurar o sistema para trabalhar com autorização por regra, se torna obrigatório vincular uma regra aos títulos no momento do cadastro (tanto no cadastro individual quanto na inclusão em massa). O sistema validará se a regra vinculada ao título é de autorização automática ou não:

  • Regra de autorização automática: o título é cadastrado com restrição autorizada. Por exemplo, quando o título é criado por outros módulos. Nesse caso, ele já será gerado com autorização.
  • Regra não é de autorização automática: independente se o usuário tem permissão de autorizar o cadastro de títulos a pagar ou não, o sistema envia o título para o autorizador gerencial. Este ficará como previsão, aguardando autorização gerencial, e poderá ser visualizado no Contas a pagar / Visualizar Restrição/Consultar restrições, ou ainda no BimerUp / Geral / Autorizador gerencial. O título entrará para a lista de aprovação dos usuários com as permissões e com a função determinada no cadastro da regra que está vinculada ao título. 


Por valor

Ao ser cadastrado um título a pagar, será validada a faixa de valor informada no Cadastro do Usuário que está efetuando a rotina e caso o valor ultrapasse o valor final estipulado, o será apresentada uma mensagem informando a situação e abrirá uma tela com duas possibilidades: login e senha ou solicitar autorização.

Caso algum usuário que tenha permissão para autorizar o valor esteja presente, ele poderá informar seu login e senha, autorizando a criação do título. Se ninguém puder autorizar o título no momento, poderá utilizar o recurso de Solicitar Autorização para que o título fique cadastrado como título de previsão até ser autorizado. Após ser autorizado, ele é automaticamente modificado para título realizado. 

Após isso, a autorização poderá ser realizada pelo Bimer UP.


Responder solicitações pendentes de autorização


Através dessa opção será possível consultar e responder uma solicitação de autorização.

  1. Acesse a aba Geral / Autorizador Gerencial / Valor e Regra no menu do Bimer UP.
  2. Clique na aba Pendentes.
  3. Selecione a empresa para apuração em Empresas selecionadas ou mantenha a opção Todas.
  4. (Opcional) Em Filtros, selecione a origem do título para otimizar sua busca.
  5. Clique em Visualizar na solicitação pendente de autorização.

    • O valor total da solicitação considera todos os valores que influenciam na cotação.
    • Para melhor identificação, as Requisições Urgentes serão sinalizadas pelo ícone, na coluna <Tipo>.
    Em um mesmo pedido de vendas (ou ordem de serviço) pode haver mais de uma solicitação de autorização para o mesmo item. Você pode clicar em Empresa para ordenar o filtro da tela entre a solicitação maior e menor.

    • Para APROVAR a solicitação:

      1. Analise o Motivo da solicitação, realizada pelo solicitante.
        Caso a solicitação seja proveniente de uma Decisão de compra, clique sobre o item para expandir a composição do valor unitário final e consultar o desdobramento dos valores de impostos somados ao valor final do item.

        • Caso a autorização seja proveniente de um Pedido de compra, será possível visualizar as Naturezas de lançamentos e ainda consultar seu Centro de custo. Se for uma Cotação, o sistema também permite consultar seu Centro de custo

        • Caso a autorização seja proveniente de um Pedido de compra e utilize o Controle Orçamentário, o sistema também permite visualizar os Orçamentos Impactados pelas Naturezas de lançamento do pedido. Ao selecionar uma natureza de lançamento, o sistema irá consultar orçamentos de acordo com a natureza de lançamento selecionada, empresa e data de vencimento, apresentando seus respectivos valores conforme o orçamento estabelecido no período para cada natureza. Isso facilita a tomada de decisões fundamentadas nos orçamentos, sem a necessidade de sair da tela.

        Será necessário configurar no Controle Orçamentário quais tipos de datas do pedido de compra serão consideradas nas colunas Valor realizado e Valor pendente.

      2. Descreva uma Observação gerencial que julgue necessária.
      3. Baixe o anexo para visualização do arquivo vinculado a solicitação, caso haja
      4. Clique em Autorizar.

      1. Analise o Motivo da solicitação, realizada pelo solicitante.

      2. (Opcional) Clique em Dados da pessoa para consultar títulos a pagar abertos e baixados da pessoa correspondente, caso haja.

      3. Analise a Observação da solicitação, realizada pelo solicitante.

        Dica: Nesta tela, o sistema também permite que você consulte a observação do título.

      4. Clique em Autorizar.
      1.  Analise o Motivo da solicitação, realizada pelo solicitante.
      2. (Opcional) Clique em Dados da pessoa para consultar títulos a pagar abertos e baixados da pessoa correspondente, caso haja.

      3. Na aba Naturezas, será possível visualizar as Naturezas de lançamentos e ainda consultar seu Centro de custo.
      4. Caso utilize o Controle Orçamentário, poderá visualizar os Orçamentos Impactados pelas Naturezas de lançamento do título. Ao selecionar uma natureza de lançamento, o sistema irá consultar orçamentos de acordo com a natureza de lançamento selecionada, empresa e data de vencimento, apresentando seus respectivos valores conforme o orçamento estabelecido para cada natureza. Isso facilita a tomada de decisões fundamentadas nos orçamentos, sem a necessidade de sair da tela.

        Será necessário configurar no Controle Orçamentário quais tipos de datas do título a pagar serão consideradas nas colunas Valor realizado e Valor pendente.

      5. Analise a Observação da solicitação, realizada pelo solicitante.

        Dica: Nesta tela, o sistema também permite que você consulte a observação do título.

      6. Clique em Autorizar.
    • Para NEGAR a solicitação:

      1. Analise o Motivo da solicitação, realizada pelo solicitante.
        Caso a solicitação seja proveniente de uma Decisão de compra, clique sobre o item para expandir a composição do valor unitário final e consultar o desdobramento dos valores de impostos somados ao valor final do item.

        • Caso a autorização seja proveniente de um Pedido de compra, será possível visualizar as Naturezas de lançamentos e ainda consultar seu Centro de custo

        • Caso a autorização seja proveniente de uma Pedido de compra e utilize o Controle Orçamentário, o sistema permite também visualizar os Orçamentos Impactados pelas Naturezas de lançamento do pedido. Ao selecionar uma natureza de lançamento, o sistema irá consultar orçamentos de acordo com a natureza de lançamento selecionada, empresa e data de vencimento, apresentando seus respectivos valores conforme o orçamento estabelecido para cada natureza no período. Isso facilita a tomada de decisões fundamentadas nos orçamentos, sem a necessidade de sair da tela.

        Será necessário configurar no Controle Orçamentário quais tipos de datas do pedido de compra serão consideradas nas colunas Valor realizado e Valor pendente.

      2. Descreva uma Observação gerencial que julgue necessária, com relação à rejeição da solicitação.

      3. Baixe o anexo para visualização do arquivo vinculado a solicitação, caso haja.
      4. Clique em Negar
      1. Analise o Motivo da solicitação, realizada pelo solicitante.

      2. (Opcional) Clique em Dados da pessoa para consultar títulos a pagar abertos e baixados da pessoa correspondente, caso haja.

      3. Analise a Observação da solicitação, realizada pelo solicitante.

        Dica: Nesta tela, o sistema também permite que você consulte a observação do título.

      4. Clique em Negar.
      5. Clique em Motivo para descrever uma informação que julgue necessária, com relação à rejeição da solicitação.
      1.  Analise o Motivo da solicitação, realizada pelo solicitante.
      2. (Opcional) Clique em Dados da pessoa para consultar títulos a pagar abertos e baixados da pessoa correspondente, caso haja.

      3. Na aba Naturezas, será possível visualizar as Naturezas de lançamentos e ainda consultar seu Centro de custo.
      4. Caso utilize o Controle Orçamentário, poderá visualizar os Orçamentos Impactados pelas Naturezas de lançamento do título. Ao selecionar uma natureza de lançamento, o sistema irá consultar orçamentos de acordo com a natureza de lançamento selecionada, empresa e data de vencimento, apresentando seus respectivos valores conforme o orçamento estabelecido para cada natureza. Isso facilita a tomada de decisões fundamentadas nos orçamentos, sem a necessidade de sair da tela.

        Será necessário configurar no Controle Orçamentário quais tipos de datas do título a pagar serão consideradas nas colunas Valor realizado e Valor pendente.

      5. Analise a Observação da solicitação, realizada pelo solicitante.

        Dica: Nesta tela, o sistema também permite que você consulte a observação do título.

      6. Clique em Negar.
      7. Clique em Motivo para descrever uma informação que julgue necessária, com relação à rejeição da solicitação.


Consultar solicitações respondidas


Através dessa opção visualize as solicitações autorizadas pelo usuário, tendo em vista as informações gerais sobre o pedido de vendas (ou ordem de serviço).

  1. Acesse a aba Geral / Autorizador Gerencial / Valor e Regra no menu do Bimer UP.
  2. Clique na aba Respondidas.
  3. Selecione a empresa.
  4. Informe o período relativo às solicitações.
  5. Clique em Consultar.

    Dica: Você pode clicar em Empresa para ordenar o filtro da tela entre a solicitação maior e menor.

  6. Clique em Detalhes, ao lado da solicitação, para consultar seus dados.
  7. (Opcional) Caso a solicitação seja proveniente do  Financeiro (A Pagar) ou Pedido de venda, clique em Observação sobre o item autorizado para visualizar suas informações gerenciais.