Esta rotina permite cadastrar novos usuários no sistema Bimer. Com o cadastro individual do usuário é possível definir o que cada um pode acessar ou não, de acordo com suas permissões, ou seja, caso o funcionário necessite entrar no sistema como usuário, este então deverá ser inserido no Cadastro de Usuário para que tenha acesso ao sistema com login e senha. 

O cadastro de funcionário, diferente do cadastro de usuário, refere-se ao cadastro de pessoas na categoria funcionário, realizado no sistema Cadastro de Pessoa. Nele serão cadastrados os colaboradores que trabalham na empresa, possibilitando inserir os dados pessoais, documentos, dados empregatícios, etc. Uma vez que a pessoa é inserida neste cadastro, significa que está vinculada com a empresa do sistema, como funcionário. Neste caso, se o funcionário em questão possuir apenas seu cadastro no sistema Cadastro de Pessoa, este não terá acesso aos sistemas Bimer como Usuário do sistema.


Novo Usuário


  1. Clique em Usuários, no menu do Cadastro de Usuários.
  2. Clique em Novo.
  3. Preencha os campos, incluindo os abaixo: 

    CampoDescrição
    Login

    Informe um login para o usuário. Recomenda-se que cada um tenha login pessoal, para facilitar a identificação das rotinas individualmente por meio da auditoria do sistema no Configurador Bimer, por exemplo.

    Data de expiração

    Informe a data em que a senha cadastrada expira.

    Dica:

    É possível criar uma senha padrão para todos os usuários e configurar para que em seu primeiro acesso o mesmo defina sua senha. Para isso, basta informar a data atual no campo Data de expiração. Desta forma, assim que o usuário logar no sistema pela primeira vez, será solicitada a alteração.

    Pessoa correspondenteVincule o usuário a um funcionário ou representante cadastrado no sistema Cadastro de Pessoas permitindo que, desta forma, o usuário possa visualizar os repasses ou comissões geradas para o funcionário ou representante através do CRM/ aba Conta Corrente, por exemplo.
    Usuário ativo

    Desmarque esta opção caso queira desativar o login do usuário em questão.

    O sistema Cadastro de Usuário não permite excluir um usuário, apenas inativá-lo.


  4. Nas abas seguintes, cadastre os acessos do usuário incluindo os campos:
     

    QuadroDescrição
    Perfis do usuário

    Informe um ou mais perfis de acessos ao usuário ou, ao clicar em Perfil individual, possibilita inserir manualmente os módulos que poderá acessar e limitar individualmente cada acesso.

    Sistemas

    Adicione os sistemas aos quais o usuário terá acesso.

    Acessos

    Realize a permissão ou a restrição de recursos específicos dos módulos que o usuário terá acesso. Esta permissão ou restrição, só pode ser realizada no quadro Acessos, caso o perfil selecionado no quadro Perfis de usuário seja o Perfil individual. Do contrário, só é permitida esta ação nos perfis de acessos ao usuário.

    Dica:

    Para localizar rapidamente um acesso, insira seu nome na área de pesquisa do quadro Acessos e clique em .

    Aqui você define quais empresas o usuário em questão terá acesso, bem como suas permissões para movimentação das contas bancárias de cada uma delas.

    QuadroDescrição
    Empresas

    Permite vincular o usuário à empresas específicas ou a todas as empresas cadastradas no Bimer.

    SetoresVincule o acesso do usuário a um ou mais setores, caso a empresa possua.
    Visualizar o saldo do estoque de todas as empresas e setores que possui acesso
    • Marcada: o usuário poderá visualizar o saldo do estoque em todas as empresas e setores que possuir acesso.
      O estoque de uma empresa não inclui apenas o saldo dos setores aos quais o usuário possui acesso, mas de todos os setores desta empresa.      
    • Desmarcada: o usuário apenas poderá visualizar o estoque dos setores que possuir acesso e não o estoque das empresas aos quais pertencem estes setores.
    Permissão para movimentação de contas bancárias (financeiro)

    Permite conceder ou negar os acessos de cada rotina às contas da empresa selecionada, tais como: movimentar a conta, visualizar, enviar créditos, etc.

    Sempre que for criada uma nova conta para a empresa, será necessário permitir ou negar o acesso para o usuário, pois, por padrão, o sistema cria as contas sem permissão.

    Exibir também contas bancárias inativas

    (Opcional) Marque esta opção, caso queira que as contas inativas da empresa selecionada, também sejam apresentadas na visualização das contas bancárias nos quadros Permissão para movimentação de contas bancárias (financeiro) e Contas para envio de valores (sem acesso a empresa).

    Contas para envio de valores (sem acesso a empresa)

    Possibilita adicionar as contas bancárias que o usuário possui acesso para Enviar crédito para esta conta, independente do acesso que possui para a empresa em que a conta estiver cadastrada. Ou seja, permite incluir contas para envio de valores, mesmo que o usuário não possua acesso a nenhuma empresa.

    Exemplo:

    Um determinado usuário tem acesso a empresa 1 e a todas as contas bancárias dela, porém precisa fazer uma transferência bancária para a conta da empresa 2, que não possui. Nesse caso, disponibilizaria pra ele acesso a empresa 2 apenas para transferência. Assim, a unica ação que poderá realizar é transferir valores.

    Campo

    Descrição

    Usuário externoPermite que o usuário tenha acesso a usuários que realizam suas funções fora da empresa. Esta opção é muito utilizada para quem trabalha na rua como, por exemplo, vendedores.
    Visualizar preços restritos

    Possibilita o acesso às tabelas de preços configuradas com Preço Restrito no Configurador Bimer, em Estoque/ Preço.

    Permitir executar rotina de backupPermite que o usuário realize backups da base de dados dos sistema Bimer.
    Faixa de limite de crédito

    Permite efetuar pedidos com o valor inferior ou superior estabelecido na faixa de valores.

    Faixa para limite de troca / devoluçãoPermite realizar trocas e devoluções de produtos com o valor inferior ou superior estabelecido na faixa de valores.
    Faixa de alíquota permitida para conceder descontoPossibilita estabelecer uma faixa de alíquota permitida para que o usuário possa conceder desconto.
    Função no Alterdata Cockpit

    A mesma função do usuário no Alterdata Cockpit.

    Para maiores informações sobre o Cockpit, clique aqui.

    QuadroDescrição
    Funções ExercidasUma ou mais funções que são exercidas pelo usuário na empresa.
    Representantes Usuário

    O acesso às representações da empresa. 

    Dica:

    Este campo permite adicionar mais de uma pessoa ao incluir um novo representante para o usuário na tela de localização. Além do  campo de pesquisa para facilitar a localização, este campo é protegido para garantir que sempre haja um representante marcado como principal quando houver um ou mais informados.

    ConexõesA base de dados que o usuário utilizará para acessar os módulos do Bimer.
    CampoDescrição
    Cliente interno de e-mail (SMTP informado no configurador geral)

    Envia os e-mails através do próprio sistema Bimer ou de um servidor de e-mails do próprio do usuário. 

    Caso possua um servidor de e-mails (SMTP), este deve ser informado no Configurador Bimer/ Geral/ Opções, clique na aba Spy System.

    Cliente de e-mail padrão do WindowsEnvia os e-mails através do programa padrão do computador do usuário.

    Endereço de e-mail informado abaixo

    A informação do endereço para o recebimento de e-mails.
    Endereço de e-mail configurado no cadastro da pessoa vinculada ao usuário

    Busca o e-mail da Pessoa correspondente do usuário para o envio e recebimento de e-mails.

    Para utilizar essa opção, o campo Pessoa Correspondente deve estar preenchido no sistema Cadastro de Pessoas.

    Este campo pode ser preenchido com qualquer característica de pessoa como, por exemplo, Funcionário, Representante, etc.

    Assinatura A assinatura de e-mail do usuário para envio na geração da proposta de venda no CRM.

    Nesta aba são feitas as configurações para que, ao realizar um encerramento do contato de venda com os produtos ou características informados nesta aba, o sistema gere atendimentos automáticos para o usuário.

    a. Marque a opção Criação de atendimentos após o encerramento de venda (follow-up).

    b. Selecione uma opção de acordo com o seu critério:
    Atendimento para o contato: o sistema cria um atendimento automático para o contato que criou o atendimento de venda.
    Atendimento para cada produto: o sistema cria um atendimento automático para cada produto presente no atendimento de venda.

    c. Selecione o tipo de atendimento desejado, bem como suas características para a geração do atendimento automático. Caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todos os tipos de atendimentos, bem como as características cadastradas no Bimer.

    Nesta aba serão informadas as famílias de produtos, grupos de produtos e produtos aos quais o usuário terá acesso no módulo Consulta de Estoque. Caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todos os tipos de produtos cadastrados no Bimer.

    a. Marque a opção Utilizar os filtros abaixo no aplicativo Consulta de Estoque.

    b. Selecione a família de produtos, grupos de produtos e/ou produtos que o usuário deverá ter acesso.

    Nesta aba serão informadas as famílias de produtos, grupos de produtos e produtos que o usuário terá acesso no módulo Cotação de Compras. Além disso, possibilita vincular uma faixa de valor a um produto.
    Caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todos os tipos de produtos cadastrados no Bimer.

    a. Selecione a família de produtos, grupos de produtos e/ou produtos que o usuário deverá ter acesso.
    b. Clique no botão .
    c. Selecione a faixa de valor desejada.
    d. Clique em Ok.

    Dica:

    Para vincular uma faixa de valor comum à todos os produtos contidos em cada um dos quadros, é necessário adicionar produtos a cada um deles e, assim, o campo Faixa de Valor será habilitado, possibilitando selecionar uma única faixa de valor para todos os itens.

    Nesta aba serão informadas as famílias de produtos, grupos de produtos e produtos que o usuário terá acesso no módulo Pedido de Compras. Além disso, possibilita vincular uma faixa de valor a um produto.
    Caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todos os tipos de produtos cadastrados no Bimer.

    a. Selecione a família de produtos, grupos de produtos e/ou produtos que o usuário deverá ter acesso.

    b. Clique no botão .

    c. Selecione a faixa de valor desejada.

    d. Clique em Ok.

    Dica:

    Para vincular uma faixa de valor comum à todos os produtos contidos em cada um dos quadros, é necessário adicionar produtos a cada um deles e, assim, o campo Faixa de Valor será habilitado, possibilitando selecionar uma única faixa de valor para todos os itens.

    Nesta aba serão informadas as famílias de produtos, grupos de produtos e produtos que o usuário terá acesso ao realizar um agendamento no módulo Agenda.

    Se o usuário tentar realizar um agendamento com algum produto não informado nesta aba, aparecerá uma mensagem sinalizando que não possuí acesso para agendamento com este produto.

    Caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todos os tipos de produtos cadastrados no Bimer.

    Nesta aba são definidos quais clientes e categorias de pessoa o usuário terá acesso, por exemplo: Cliente, Fornecedor, Transportadora, entre outras.

    a. Marque a opção Este usuário possuirá acesso irrestrito a todas as pessoas ou selecione as categorias de acesso do usuário. Nesta opção, é obrigatório escolher o acesso a pelo menos uma categoria da pessoa.

    b. Marque a opção Este usuário possuirá acesso irrestrito a todos os(as) (categoria selecionada) ou selecione as categorias que o usuário terá acesso. Nesta opção, caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todas as categorias cadastradas no Bimer.

    Nesta aba serão definidos quais Tipos de comercialização o usuário poderá acessar. O tipo de comercialização é cadastrado no Configurador Bimer, em Faturamento/ Tipos de Comercialização, e é utilizado para identificar qual tipo de cliente está realizando a venda dentro da rotina de Política de Comercialização. Esta rotina foi criada para determinados tipos ou ramos de atividades onde os itens poderiam ser vendidos com um valor diferenciado.

    Caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todos os tipos de comercialização cadastrados no Bimer.

    Exemplo:

    Na empresa A, o preço de um determinado pneu é R$ 200,00. Já para clientes que são taxistas, o produto terá um valor diferenciado, com 10% de desconto. Sendo assim, os clientes taxistas pagarão R$ 180,00.

    Nesta aba serão definidas as Unidades de Negócio cuja rotina foi criada com o intuito de diferenciar as vendas como, por exemplo: atacado, varejo, televendas, entre outras. Essa divisão tem como objetivo facilitar a apuração de resultados financeiros, investimento e crescimento de acordo com esta determinada segmentação.
    Caso o usuário não possua vínculo com nenhuma unidade de negócio, nos filtros do BI Faturamento, BI Financeiro e Cockpit, por exemplo, será emitida uma mensagem informando que o preenchimento do campo é obrigatório. No entanto, se o usuário possuir vínculo com apenas uma unidade de negócio, o sistema preencherá o campo automaticamente.

    Caso não informe nenhum critério, o usuário terá acesso a todas as Unidades de Negócio cadastrados no Bimer.

    O sistema preencherá automaticamente o campo de unidade de negócio somente se a base de dados estiver configurada para obrigar esse preenchimento no Configurador Bimer, em Geral / Opções / Diversos / aba Unidade de negócio / Obrigar o preenchimento do campo de unidade de negócio.

    Nesta aba serão definidos quais os prazos de pagamento o usuário terá acesso ao realizar uma venda, por exemplo. Caso não informe nenhum critério, terá acesso a todos os Prazos cadastrados no Bimer.

    Nesta aba serão definidos quais Tipo de Baixa o usuário terá acesso ao realizar a baixa de um título, por exemplo. Caso não informe nenhum critério, terá acesso a todos os Tipos de baixa cadastrados no Bimer.

    Nesta aba serão definidos os parâmetros do usuário para trabalhar com a rotina de autorização gerencial. O Autorizador Gerencial restringe as solicitações de despesas e autorizações de compras somente aos colaboradores da empresa que estão autorizados para isso.

    É possível que todas as despesas lançadas precisem ser autorizadas ou limitar as autorizações por faixa de valor por usuário. Com isso, é possível determinar uma “hierarquia” de autorizações para que a empresa tenha um controle mais rígido em relação às compras, requisições, cotações e pagamentos.

    Nesta aba é possível definir a permissão para autorizar requisições por usuário no aplicativo Requisição Web no Bimer Up

    a. Marque a opção Possui permissão para autorizar requisições.

    Esta opção será habilitada somente se o sistema estiver configurado para Trabalhar com autorizador gerencial no aplicativo RequisiçãoWeb localizado no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / GeralCaso esteja marcada, e nenhum filtro abaixo seja informado, será considerado que o usuário possui acesso para autorizar todos os produtos requisitados. Caso esteja desmarcada, sempre será solicitada autorização para o usuário em questão.

    b. Informe a família, grupo ou os produtos que devem ser considerados como autorizados para o usuário em todas as requisições com itens dentro das condições informadas.

    c. Selecione a Faixa de valor que deve ser considerada como autorizada para o usuário em todas as requisições com o valor total dos itens dentro da faixa informada.


    Aqui é possível definir a permissão para autorizar liberação de cotações através do aplicativo Cotação de Compras.

    a. Marque a opção Possui permissão para autorizar cotações.

    Esta opção será habilitada somente se o sistema estiver configurado para Trabalhar com autorizador gerencial no aplicativo EstCotacao localizado no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Cotação/ Geral. Caso esteja marcada e nenhum filtro abaixo seja informado, será considerado que o usuário possui acesso para autorizar todos os produtos cotados. Se estiver desmarcada, sempre será solicitada autorização para o usuário em questão.

    b. Informe a família, grupo ou os produtos que devem ser considerados como autorizados para o usuário em todas as cotações que estiverem com o produto dentro das condições informadas.
    c. (Opcional) Marque a opção Possui permissão para autorizar decisão de compras para permitir que o usuário em questão realize a liberação de decisão de compra no aplicativo Cotação de Compras (EstCotacao), de acordo com a faixa de valor que possui acesso.
    d. Selecione a Faixa de valor que deve ser considerada como autorizada para o usuário em todas as requisições que estiverem com o valor total dos itens dentro da faixa informada.

    Nesta aba é possível definir a permissão para autorizar liberação de pedidos de compras através do aplicativo Pedido de Compras.

    a. Marque a opção Possui permissão para autorizar pedidos de compra ou informe a família, grupo ou os produtos que devem ser considerados como autorizados para o usuário em todos os pedidos de compras que estiverem com itens dentro das condições informadas. 

    Esta opção será habilitada somente se o sistema estiver configurado para Trabalhar autorizador gerencial no aplicativo EstCompras no Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Compras/ Geral. Caso esteja marcada, e nenhum filtro abaixo seja informado, será considerado que o usuário possui acesso para autorizar todos os produtos dos pedidos de compras. Se estiver desmarcada, sempre será solicitada autorização para o usuário em questão.

    (aviso) Caso o sistema esteja configurado para Trabalhar com autorizador gerencial por regra com níveis para pedidos de compra em Configurador Bimer, em Estoque / Opções / Compras/ Geral, o controle por faixa de valor não poderá ser configurado.

    b. (Opcional) Caso o sistema esteja configurado para Trabalhar com autorizador gerencial por orçamento nas opções do Controle Orçamentário/ Geral, marque a opção Possui permissão para autorizar pedidos de compra cuja uma ou mais parcelas de negociação ultrapassem o limite do orçamento. 

    Ao cadastrar um pedido de compra no Pedido de Compra, será realizada uma validação se o valor da Natureza de Lançamento e/ou Centro de Custo está ultrapassando o valor do seu orçamento, considerando a data de vencimento e o somatório das parcelas no período configurado.
     Caso ultrapasse o valor, e o usuário não tenha permissão para autorizar o pedido, o mesmo ficará com status de “Autorização pendente” ainda no Pedido de Compra, e poderá ser autorizado em: “Consultar restrições / Por orçamento”. Ao habilitar esta opção, portanto, é possível configurar quais usuários possuem acesso para autorizar o cadastro desses pedidos.

    Após a autorização, o título será criado no Contas a Pagar como “Título de Previsão”, até que seja realizada a entrada da nota fiscal.
    Caso o pedido de compra seja de pagamento antecipado, a natureza a ser considerada no Controle Orçamentário é a do pagamento antecipado. Pois como já sabemos, essa natureza é responsável pelo título a ser pago no financeiro. 

    Vale lembrar que, as configurações abaixo também deverão estar “Marcadas” para a utilização desse recurso, como:

    Gerar títulos de previsão para pedidos de compra em aberto (liberado)" no Configurador Bimer em Financeiro / Opções / Aba complemento.
    • "Aguardando" ou "Em digitação", no Configurador Bimer no Estoque / Opções/ Cotação/ Status inicial do pedido de compra.
    Trabalhar com autorizador gerencial para o aplicativo EstCompras, no Configurador Bimer em Estoque / Opções / Compras / Geral.

    Nesta aba é possível definir a permissão para autorizar cadastro manual de títulos a pagar através do aplicativo Contas a Pagar.

    a. Marque a opção Possui permissão para autorizar o cadastro manual de títulos a pagar ou selecione a Faixa de valor que deve ser considerada como autorizada para o usuário em todos os cadastros manuais de títulos a pagar que estiverem com o valor total dentro da faixa de preço informada. 

    Esta opção será habilitada somente se o sistema estiver configurado para Trabalhar com autorizador gerencial para contas a pagar no Configurador Bimer, em Financeiro / Opções / A Pagar/ Outras configurações.

    Caso haja restrição de faixa de valor, ao cadastrar manualmente um título a pagar pelo Contas a pagar, será feita uma validação, de forma que se o valor do título não estiver contemplado pela configuração de faixa de valor, o título a pagar será cadastrado como Previsão até que seja aprovado pelo Autorizador gerencial, ou que seja informado usuário e senha que possua acesso.

    (aviso) Caso o sistema esteja configurado para Trabalhar com autorizador gerencial por regra com níveis para contas a pagar em Configurador Bimer / Opções / A Pagar / Cadastro de Título, o controle por faixa de valor não poderá ser configurado.

    b. (Opcional) Caso o sistema esteja configurado para Trabalhar com autorizador gerencial por orçamento nas opções do Controle Orçamentário/ Geral, marque a opção Possui permissão para autorizar títulos a pagar que ultrapassaram o limite do orçamento.

    Ao cadastrar ou editar um título a pagar no Contas a pagar, será realizada uma validação se o valor da natureza de lançamento e/ou centro de custo está ultrapassando o valor de seu orçamento no período, considerando a data de vencimento. Caso ultrapasse, o título a pagar será cadastrado como "Previsão" até que seja aprovado pelo Autorizador gerencial. Ao habilitar esta opção, portanto, é possível configurar quais usuários possuem acesso para autorizar o cadastro desses títulos a pagar.

    Esta rotina irá considerar apenas orçamentos do tipo “Orçamento - Autorizador gerencial” para a validação do valor do título, conforme a forma de lançamento do orçamento, ou seja, apenas "Natureza de Lançamento" ou "Natureza de Lançamento desmembrando por Centro de Custo".

    Esta validação será feita apenas nas seguintes rotinas do Contas a pagar: cadastro ou edição de título, inclusão em massa de títulos, renegociação de títulos e duplicação de títulos.

    Nesta aba é possível incluir as regras de autorizador gerencial que o usuário tem acesso.

    As regras fazem parte da rotina de Autorizador Gerencial, que restringe as solicitações e autorizações de compras somente aos colaboradores que tem acesso a determinado grupo, família ou produtos específicos. Sendo assim, é possível determinar uma hierarquia de autorizações, para que a empresa tenha um controle mais rígido em relação às compras e contas a pagar. 


    a. Clique em Incluir uma regra .

    Antes de vincular as regras aos usuários, elas devem ser cadastradas no Configurador Bimer em Geral / Outros Cadastros / Regras para Autorização Gerencial.

    b. Selecione a regra a ser vinculada.

    c. Clique em Ok.

     

    Nesta aba deverão ser selecionadas uma empresa padrão de venda, empresa padrão do estoque e a empresa padrão do financeiro para que as mesmas sejam sugeridas ao usuário ao lançar uma ordem de serviço no módulo Bimer - Ordem de Serviço (FatOS).

    Nessa aba será definido se o usuário possuirá acesso ou não ao módulo Spice / PDV Alterdata.

    Atenção:

    Para que esta aba seja habilitada é necessário que o usuário tenha acesso ao sistema PDV-Alterdata.

    CampoDescrição
    Acesso ao Spice / PDV Alterdata bloqueadoMarque esta opção para não permitir o acesso do usuário ao sistemas Spice / PDV Alterdata.
    SenhaDeverá ser escolhida uma senha numérica de até seis dígitos para o acesso do usuário ao módulo Spice / PDV Alterdata.
    Desconto máximoAqui você define uma alíquota de desconto máximo que o usuário poderá conceder em uma venda no módulo Spice / PDV Alterdata.


  5. Clique em Salvar.

Localizar Usuário


  1. Clique em Usuários, no menu do Cadastro de Usuários.
  2. Clique em Localizar.
  3. Selecione seu critério de pesquisa, em Campo a ser localizado.
  4. Digite um trecho da sua busca em Procurar por.
  5. Clique em Localizar
  6. Clique sobre o usuário para selecioná-lo.
  7. Clique em Ok.

Editar Usuário


  1. Clique em Usuários, no menu do Cadastro de Usuários.
  2. Localize o Usuário.
  3. Com o usuário exibido na tela, clique em Editar no menu.
  4. Altere as informações.
  5. Clique em Gravar.

Consultar Vínculo entre Usuários e Perfis do Usuário


  1. Clique em Usuários, no menu do Cadastro de Usuários.
  2. Clique em Usuário x perfil.
  3. Preencha os campos para consultar as informações dos perfis de usuário.
  4. Marque a opção de usuário ativos e/ou inativos para exibição.
  5. Clique em Enter.
  6. (Opcional) Clique em Exportar para baixar o resultado da pesquisa em uma planilha em Excel®.

Consultar Vínculo entre Usuários e Empresa


  1. Clique em Usuários, no menu do Cadastro de Usuários.
  2. Clique em Usuário x  Empresa.
  3. Selecione no filtro o Usuário e/ou a Empresa para exibição.
  4. Clique em Filtrar e serão exibidos os resultados da consulta.
  5. (Opcional) Clique em Exportar para baixar o resultado da pesquisa em uma planilha em Excel®.
  6. (Opcional) Clique em Relatório.