O cadastro de empresas é fundamental para o cadastramento de qualquer informação no sistema Bimer. Através dessa configuração é possível cadastrar todas as empresas (matriz, filiais, franquias, etc.) que utilizarão o sistema.
Antes de iniciar o cadastro de empresas é necessário realizar algumas atualizações nas tabelas relacionadas a endereço, pois essas tabelas serão utilizadas em diversos cadastros onde for necessário configurar um endereço. Para isto, acesse o Configurador Bimer em Geral / Ferramentas / Atualizar Cadastro e atualize as tabelas de País, UF e Cidade/ Código IBGE.
Cadastrar Empresa
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Empresas.
Clique em Novo.
Insira o Nome da empresa e um Nome curto para uma melhor identificação.
(Opcional) Indique os usuários ou e-mail dos usuários que devem receber os relatórios, separados por vírgula, que irão receber um e-mail sempre que houver alteração no cadastro.
Nas abas apresentadas, cadastre a empresa de acordo com sua preferência, incluindo os campos:
Geral Descrição Endereço Informe os dados referentes ao endereço da empresa.
Caso informe um CEP que não esteja cadastrado na base de dados, será realizada uma consulta na API de CEP do Immobile.
Inscrição Municipal Informe a inscrição municipal caso a empresa cadastrada seja prestadora de serviços.
Inscrição Estadual Informe a inscrição estadual caso a empresa cadastrada seja comércio.
Caso a empresa seja isenta, o campo deverá ser preenchido com o padrão ISENTO. É necessário que seja adotado este padrão para que as notas fiscais eletrônicas não sejam rejeitadas pela inscrição estadual.
RNTRC Informe o número do Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (RNTRC) do veículo junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), caso a empresa faça transporte próprio de mercadorias ou exerça a atividade de transportador rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração.
Código SIE Informe o código de Serviço de Inspeção Estadual a fim de atender a legislação da Secretaria de Agricultura, que obriga a informação deste código na impressão de etiquetas. SUFRAMA Marque esta opção para que na integração com escrita fiscal, quando o cliente/fornecedor da nota também estiver cadastrado como SUFRAMA, no cadastro da pessoa e no cadastro do endereço, o registro da nota na integração fiscal seja tributado normalmente e desconsidere as deduções de SUFRAMA. Com esta opção desmarcada, o registro será tributado considerando as configurações das deduções de SUFRAMA.
Conforme legislação vigente, dispõe sobre a competência da SUFRAMA regular e controlar a importação e o ingresso de mercadorias, com incentivos fiscais, na Zona Franca de Manaus (ZFM), nas Áreas de Livre Comércio (ALCs) e na Amazônia Ocidental e institui a Taxa de Controle de Incentivos Fiscais (TCIF) e a Taxa de Serviços (TS).
Produtor Rural para pessoa física Marque esta opção para cadastrar uma empresa como Produtor Rural com CPF e Inscrição Estadual para emissão de documentos fiscais. Ao ativar a configuração, o campo CPF será habilitado para preenchimento, conforme à NT 2018.001.
Uma vez habilitado, acesse o Configurador Bimer em Estoque / Tipo de documento e vincule essa empresa ao Tipo de documento que será usado para NF-e e/ou MDF-e.
Só não esqueça: a série tem que estar entre 920 e 969, conforme à NT 2018.001.
Feito isso, é só seguir as configurações básicas para a emissão dos documentos fiscais, da mesma forma que faria para uma empresa com CNPJ. Aí, é só emitir a NF-e nos módulos Faturamento e/ou Nota Fácil e o MDF-e no Emissor de MDF-e.Essa configuração só pode ser ativada para empresas sem movimentação. Após a ativação e qualquer movimentação, não será possível desmarcá-la.
Ah! Se você precisar controlar as entradas de mercadorias do seu fornecedor, que é um produtor rural, é possível criar os documentos nos módulos de Pedido de Compra e de Nota Fiscal de Entrada.Campo Descrição Não se enquadra em nenhum dos regimes especificados abaixo Desmarque esta opção caso se enquadre em um dos regimes especificados no quadro Regime Especial de Tributação e selecione o tipo de correspondente. Nesta configuração, ao selecionar as opções:
Habilita a opção Optante pelo Simples Nacional (NFS-e). Esta configuração identifica no XML se o prestador do serviço é optante pelo Simples Nacional e não é responsável por alterar o cálculo dos impostos.
- Marcada: Ao gerar um XML referente a uma NFS-e, a tag OptanteSimplesNacional seja preenchida com '1 - Sim'.
Desmarcada: Ao gerar um XML referente a uma NFS-e, a tag OptanteSimplesNacional será preenchida com '2 - Não'.
Os regimes tributários 'MEI' e 'ME EPP' terão seus XML's gerados com a tag OptanteSimplesNacional preenchida com '1 - Sim'.
- Selecione a Situação da Operação de Saída.
- Selecione a Situação de Operação de Saída para o PDV Alterdata. Para habilitar este campo a opção Trabalha com integração do PDV Alterdata deve estar marcada.
- Selecione a Situação da Operação Entrada.
- No campo Al. crédito ICMS SN, informe a alíquota de crédito de ICMS do Simples Nacional.
- No campo Código do Tipo de Receita, informe o código do tipo de receita se a empresa estiver cadastrada no Simples Nacional.
- Marque a opção Calcula ICMS (Nota Fiscal de Entrada) para calcular seu valor.
Trabalha com integração do PDV Alterdata Marque esta configuração caso a empresa trabalhe com a integração do sistema PDV-Alterdata e selecione o Tipo de Integração: Cupom Fiscal ou NFC-e.
Não é possível selecionar o Tipo de Integração NFC-e caso a empresa não esteja configurada para trabalhar com NFC-e. Verifique em Configurador Bimer/ Geral/ Empresas/ Dados Gerais/ Possui NFC-e.
Exerce atividade de pesquisa e desenvolvimento
Marque esta opção para que o sistema preencha no XML o campo referente a base de cálculo do ISS com o valor total dos itens. Caso esteja desmarcada, o campo será preenchido com zero.
Caso esteja com a opção Exerce atividade de pesquisa e desenvolvimento marcada, não será possível incluir em uma única NFS-e um item isento de ISS e outro que calcule ISS.
Conforme a legislação vigente, a empresa emissora de NFS-e com produtos isentos de ISS, deve preencher no XML o campo referente a base de cálculo do ISS.
Al. lucro produto Informe a Alíquota de Lucro. Data de fechamento contábil Informe a Data do Fechamento Contábil. Ao preencher este campo, não será possível efetuar nenhum lançamento no Bimer com data inferior a esta. Cadastre a UF caso a empresa possua Inscrição Estadual em alguma Unidade Federativa diferente da sua.
Selecione a faixa de CEP para delimitar a área de atuação de empresas Delivery.
Caso informe um CEP que não esteja cadastrado na base de dados, será realizada uma consulta na API de CEP do Immobile.
Selecione as formas de pagamento que serão exportadas para os pontos de venda PDV Alterdata e Spice.
Caso nenhuma forma de pagamento seja informada, todas as formas cadastradas serão exportadas para o ponto de venda.
Para que essa aba seja habilitada, é necessário que em Cadastro / Complementar esteja assinalada a opção Trabalha com integração do PDV Alterdata ou em PDVAlterdataCfg / Opções / Spice esteja marcada a opção Trabalha com Spice.
- Clique em Adicionar forma de pagamento .
Selecione a forma de pagamento.
- Clique em Ok.
Selecione o prazo para restringir que a empresa utilize somente os prazos informados. Caso não seja informado nenhum prazo nesta aba, o sistema permitirá a utilização de todos os prazos cadastrados na aba Financeiro/ Prazos.
Campo Descrição Conta Bancária Principal Informe o código da conta bancária principal utilizada na criação de contratos no Manutenção de Contratos. Conta Caixa Principal Informe o código da conta caixa principal para que você possa utilizar o recurso de Baixa na inclusão, ou seja, criar um título já baixado no momento de seu cadastro. - Selecione em seu computador um certificado que tenha sido instalado com a opção "exportável" marcada ou caso não possua o arquivo .pfx para seleção, para isso:
Clique na opção Selecionar certificado digital instalado no Windows.
Nesse modo de seleção, se o certificado digital tiver sido instalado em seu computador com a opção "exportável" desmarcada, não será armazenado no banco de dados e deverá ser instalado em cada terminal onde será realizada a assinatura e envio dos documentos fiscais eletrônicos.
- A assinatura e envio dos documentos fiscais eletrônicos poderão ser realizados em todos os terminais, mesmo naqueles onde o certificado não esteja instalado no Windows. Para armazenar o certificado na base de dados:
Selecione a opção Localizar arquivo pfx do certificado digital.
Este recurso não permite importar um certificado com data de expiração já vencida.
Informe o arquivo raiz de instalação.pfx e a senha da chave privada.
- (Opcional) Clique em Remover certificado digital e selecione para exclusão o certificado utilizado na emissão de NF-e/NFC-e.
Campo Descrição Possui NF-e Desmarque esta opção caso a não empresa trabalhe com Nota Fiscal Eletrônica. Possui NFS-e Para habilitar este campo, marque a opção Trabalhar com NF-e e NFS-e no Configurador Bimer / Geral / Opções/ Geral.
Marque esta opção caso a empresa trabalhe com Nota Fiscal Eletrônica de Serviço.
Possui NFC-e Marque esta opção caso a empresa trabalhe com Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Possui MF-e Marque esta opção caso a empresa trabalhe com Movimento Fiscal Eletrônico. Possui nota fiscal de Telecomunicações (modelo 21/22)
Marque esta opção caso a empresa trabalhe com emissão de Nota Fiscal Modelo 21/22. Habilitar envio de e-mail Marque esta opção para habilitar o envio de e-mail. Logotipo Adicione uma imagem até 300KB no formato .JPG para adicionar como logotipo.
Campo Descrição Total tributos NF-e Marque esta opção para que o valor total dos tributos seja apresentado na nota fiscal eletrônica. Gerar Tag de diferimento total Marque esta opção para que caso o item calcule diferimento total, todo o conteúdo do grupo de tags <ICMS51> seja gerado. Com esta opção desmarcada, o grupo de tags <ICMS51> será gerado apenas com as tags <orig> e <CST>.
Os campos modBC (Modalidade de determinação da base de cálculo do ICMS), pRedBC (Percentual da Redução de BC), vBC (Valor da BC do ICMS), pICMS (Alíquota do imposto), vICMSOp (Valor do ICMS da Operação), pDif (Percentual do diferimento), vICMSDif (Valor do ICMS diferido) e vICMS (Valor do ICMS) só devem ser preenchidos no caso do diferimento ser parcial, exceto se alguma SEFAZ exigir o preenchimento dos mesmos no caso do diferimento total.
Preencher valor do ICMS diferido em informações complementares Marque esta opção para que o sistema preencha na informação complementar da NF-e a mensagem de acordo com o exigido na norma.
Exemplo:ICMS parcialmente diferido no valor de R$1.000,00 de acordo com os termos da legislação vigente.
Gerar tag de veículo de transporte Marque esta opção para que o sistema preencha no XML da nota fiscal eletrônica em operações internas, o grupo de tags <veicTransp>. Com esta opção desmarcada, o sistema não irá preencher no XML o grupo de tags <veicTransp>.
Gerar tags de valor e motivo da desoneração de ICMS para itens com CST 30 e 40 Marque esta opção para que, mesmo que a empresa seja localizada em um Estado que não obrigue o preenchimento do valor e motivo da desoneração, as tags 'vICMSDeson' e 'motDesICMS' sejam geradas para itens que possuírem os CSTs 30 ou 40.
Para itens que calculam desoneração de ICMS com o CST 20 ou 70, o sistema sempre gera as tags, independente dessa opção.
De acordo com a regra de validação N12-90 da NFe, constante na NT 2019.001 v1.51, as tags de valor e de motivo da desoneração de ICMS são obrigatórias a critério da UF.
Enviar NF-e para o NF-Stock Marque esta opção para que os documentos autorizados de NF-e, eventos e inutilizações emitidos através do sistema Nota Fácil sejam automaticamente enviados para o NF-Stock.
A integração não é retroativa. Serão integrados ao NF-Stock somente os documentos criados posteriores à marcação dessa configuração.
Abater o valor de FCP do valor de FCP-ST na emissão de documentos (operações internas do Simples Nacional) Marque esta opção para que, caso a sua empresa seja do Simples Nacional e diferente de Excesso de sublimite, que ao emitir uma nota fiscal em operação interna mesmo não possuindo o cálculo do FCP, o sistema abata o seu valor do FCP-ST de forma que o valor obtido seja o valor líquido do FCP-ST.
Para empresas com regime tributário ME EPP - Simples Nacional e MEI - Simples Nacional que já estão cadastradas na base com UF do RJ, a opção virá marcada por padrão.
Gerar tag 'vIPIDevol' nos documentos de devolução Marcada: O sistema gerará as informações de IPI da devolução no grupo de tags <impostoDevol> do item e na tag <vIPIDevol> do grupo de tags do total da nota.
Configurador Bimer/ Estoque / Integração com escrita fiscal/ Documentos:
. Geração de arquivo de integração fiscal com o valor de IPI devolvido para documento de devolução de Venda / Saída, mantendo o comportamento de documentos de devolução de Compra/Entrada;Faturamento:
. Na geração do XML de documentos do tipo devolução de Compra / Entrada / Venda / Saída:
. Para gerar na tag InfCpl as seguintes informações conforme estabelecido no Art. 231, inc. I e art. 416, inc. XIV, do RIPI/2010:
. Data de emissão do documento original
. Valor do documento original
. Motivo da devolução
. Valor do IPI devolvido;. Na edição de um item, habilitar edição nos campos de valores de devolução de IPI caso o documento seja de devolução VENDA/SAÍDA, mantendo o comportamento de documentos de devolução de Compra/Entrada;
. Ajuste na devolução feita pelos passos abaixo descritos para fazer uso na geração do XML da configuração de devolução de IPI que foi criada no cadastro da empresa
. Devolução através do botão de Devolver Nota Fiscal
. Devolução através do botão NOVO e inserindo os dados de uma devolução
. Através desta opção, os seguintes dados devem ser preenchidos manualmente nas observações do documento:
. Data de emissão do documento original
. Valor do documento original
. Motivo da devolução
. Devolução através do botão NOVO mas resgatando as informações do documento original através do botão 'Selecionar documento de compra ou entrada'
. Através desta opção, os seguintes dados devem ser preenchidos manualmente nas observações do documento:
. Data de emissão do documento original
. Valor do documento original
. Motivo da devoluçãoGeEnviaNFe:
. Na geração do XML de documentos do tipo devolução de Compra / Entrada / Venda / Saída:
. Para gerar na tag InfCpl as seguintes informações conforme estabelecido no Art. 231, inc. I e art. 416, inc. XIV, do RIPI/2010:
. Data de emissão do documento original
. Valor do documento original
. Motivo da devolução
. Valor do IPI devolvido.Tags do item devolvido:
<impostoDevol>
<pDevol>100.00</pDevol>
<IPI>
<vIPIDevol>19.90</vIPIDevol>
</IPI>
</impostoDevol>
Tags do total da nota:
<vIPIDevol>19.90</vIPIDevol>Desmarcada: o sistema gerará as informações de IPI da devolução no grupo de tags <imposto> sub grupo <IPI> do item e na tag <vIPI> do grupo de tags do total da nota.
Tags do item devolvido:
<IPI>
<cEnq>999</cEnq>
<IPITrib>
<CST>00</CST>
<vBC>199.00</vBC>
<pIPI>5.00</pIPI>
<vIPI>9.95</vIPI>
</IPITrib>
</IPI>
Tags do total da nota:
<vIPI>9.95</vIPI>
Calcular o ICMS-ST cobrado anteriormente conforme a Resolução da SEFAZ-RJ nº 578 Ao marcar esta opção o sistema irá se adequar à Resolução SEFAZ-RJ Nº 578 de 08 de Novembro de 2023, vinculando automaticamente por item o documento de entrada com data mais recente para calcular o ICMS-ST retido, mesmo que a empresa não seja do estado do Rio de Janeiro.
Marcada: ao incluir um item com o CST 60 ou CSOSN 500, o sistema vinculará automaticamente o último documento de entrada que calculou o ICMS-ST para o item selecionado, na aba complementar em documento de origem dos valores do ICMS/ICMS-ST no módulo do Faturamento.
O resgate automático da nota de entrada também vai ocorrer na transformação do pedido de venda para o módulo do Faturamento, ao enviar a NF-e será validado se existe um documento de entrada mais recente e caso exista será atualizado automaticamente.
Ao gerar a NF-e o sistema gerará as informações do ICMS-ST retido no grupo de tags <ICMS60> ou <CSOSN500> do item e com os valores nas tags <vBCSTRet>, <vICMSSubstituto> e <vICMSSTRet>.
<ICMS60>
<orig>0</orig>
<CST>60</CST>
<vBCSTRet>1.10</vBCSTRet>
<pST>18.00</pST>
<vICMSSubstituto>0.80</vICMSSubstituto>
<vICMSSTRet>0.02</vICMSSTRet>
</ICMS60>O documento vinculado automaticamente não poderá ser editado.
Desmarcada: ao incluir um item com o CST 60 ou CSOSN 500, o sistema não vinculará automaticamente o último documento de entrada que calculou o ICMS-ST para o item selecionado, na aba complementar em documento de origem dos valores do ICMS/ICMS-ST no módulo do Faturamento.
Calcular desoneração e diferimento do ICMS conforme a Resolução da SEFAZ-RJ nº 13/2019 Marque esta opção para que o sistema altere a maneira como irá calcular a desoneração e o diferimento do ICMS, mesmo que a empresa não seja do estado do Rio de Janeiro.
- CST 20 ou 70 - valor do ICMS desonerado = Preço na Nota Fiscal * (1 - (Alíquota * (1 - Percentual de redução da BC))) / (1 - Alíquota) - Preço na Nota Fiscal
- CST 30 ou 40 - valor do ICMS desonerado = (Preço na Nota Fiscal / (1 - Alíquota)) * Alíquota
- CST 51 - valor do ICMS diferido = (Preço na Nota Fiscal / (1 - Alíquota)) * Alíquota
Calcular a Desoneração de ICMS conforme a Normativa GSE da SEFAZ-GO nº 1.563 A configuração estará disponível somente para o estado de Goiás e não será possível marcar esta configuração caso a empresa trabalhe com o cálculo desoneração e diferimento do ICMS, conforme a Resolução da SEFAZ-RJ nº 13/2019.
Marque esta opção para o sistema se adequar a Instrução Normativa GSE nº 1.563 de 20 de junho 2023, alterando a maneira como o sistema irá calcular a desoneração do ICMS, para a empresa que seja do estado de Goiás.
Segundo esta resolução, a nova fórmula para o cálculo deve ser:
- CST 20 ou 70: Valor do ICMS desonerado = Preço na Nota Fiscal * (1 - (Alíquota * (1 - Percentual de redução da BC))) / (1 - Alíquota) - Preço na Nota Fiscal
- CST 30 ou 40: Valor do ICMS desonerado = (Preço na Nota Fiscal / (1 - Alíquota)) * Alíquota
Trabalhar com DANFE em contingência Marque esta opção para que seja possível emitir NF-e em contingência no módulo Faturamento, quando o aplicativo responsável pela emissão e comunicação de NF-e estiver selecionado Faturamento /Emissor MDF-e.
Você sabe o que é uma nota em contingência?A nota fiscal em contingência é utilizada quando o software emissor não consegue se conectar aos webservices da Sefaz do Estado de origem, seja por lentidão do sistema ou por falta de conexão com a internet. Nesse caso, o documento fiscal eletrônico é emitido normalmente, e o contribuinte tem até 24 horas após a venda para transmiti-lo à Sefaz.
Dessa forma, a venda é concluída sem atrasos, e o cliente recebe o documento dentro do prazo.
Para habilitar essa aba, você deve marcar Possui NFC-e em Dados Gerais
Grupo Campo Descrição Tipo do certificado NFC-e Tipo do certificado NFC-e Selecione o Tipo do certificado: A1, A3 ou Token. Suas respectivas definições podem ser encontradas na Base de Conhecimento.
Ambiente de homologação NFC-e Marque esta opção para ativar o ambiente de homologação para a NFC-e (Nota Fiscal Consumidor Eletrônica). Token NFC-e Token Principal/ Alternativo Marque a opção Token Principal ou Token Alternativo e insira o código Token e o código de identificação.
O token corresponderá a um conjunto de, no máximo, 36 caracteres alfanuméricos, sendo que cada token possui associado um código sequencial de identificação de 6 dígitos para facilitar a identificação do respectivo token e validação do QR Code pelo Fisco quando da realização da consulta pelo consumidor.
- Token 1: IdToken 000001 Token: CNPJ Base da empresa (8 digitos) + ano (2013) + IdToken (0001)
- Token 2: IdToken 000002 Token: CNPJ Base da empresa (8 digitos) + ano (2013) + IdToken (0002)- Token 1 - IdToken: 000001 Token: 4370837920130001
- Token 2 - IdToken: 000002 Token: 4370837920130002O token para o ambiente de produção deve ser solicitado diretamente ao Líder Estadual do projeto NFC-e.
Limite de valores Para vendas sem/com cliente informado Informe o limite de valores para vendas sem cliente informado e para vendas com cliente informado. Apresenta total tributos na NFC-e emitida pelo Nota Fiscal Marque esta opção para que seja informado se o valor total dos tributos deve ser apresentado na nota fical eletrônica.
Enviar NFC-e emitida pelo PDV Alterdata para o NF-Stock Marque esta opção para exportar de forma automática para o NFStock a NFC-e emitida no PDVAlterdata. Campo Descrição CFOP utilizada para produtos com ICMS Informe o código fiscal de operação (CFOP) para produtos com ICMS. CFOP utilizada para produtos com ISS Informe o código fiscal de operação para produtos com ISS. CFOP utilizada para produtos com substituição tributária Informe o código fiscal de operação para produtos com substituição tributária. Marque o tipo de impressão do DANFE: completo, ecológico (sem os itens) ou solicitar o tipo de impressão a cada venda.
Para habilitar essa aba, a opção Possui NFC-e/ Dados Gerais deve estar desmarcada e a opção Possui MF-e/Dados Gerais marcada.
Digite o Código chave de acesso.
Marque a opção Possui dispensa de emissão de C.T.R.C a cada prestação e autorização para emissão global do documento para dispensar a emissão de Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas (C.T.R.C) a cada prestação de serviço desde que obedecidas as cláusulas e condições estabelecidas no Regime Especial.
Campo Descrição Total tributos NFS-e Marque esta opção para que o valor total de tributos seja apresentado na nota fiscal de serviço eletrônica. Utiliza layout da SEFAZ para envio de NFS-e Marque esta opção para utilizar o layout da SEFAZ no envio de NFS-e. Ao marcar esta opção, será habilitada a opção Utiliza os tipos de documento para nota fiscal no cadastro da NFS-e.
Gerar informação do regime de tributação no XML de NFS-e Marque esta opção para gerar informação do regime de tributação mo XML de NFS-e. Trabalha com substituição de NFS-e Marque esta opção para que no módulo do Faturamento, você encontre o recurso Substituir Nota Fiscal de Serviço presente na aba Nota fiscal de serviço/ Diversos.
Lembre-se de confirmar se a Prefeitura disponibiliza a utilização da nota fiscal de serviço substituta e ao marcar a opção "Trabalha com substituição de NFS-e" no Cadastro de empresa será gravado no Configurador / Geral / Ferramentas/ Auditoria dos sistemas.
Caso precise remover a permissão de algum usuário para essa função, basta acessar o Cadastro de usuários, sistema Faturamento, em /Diversos/ Substituir nota fiscal de serviço.Para habilitar essa aba, você deve marcar Possui NF-e em Dados Gerais.
Campo Descrição Tipo de desconto Selecione o tipo de desconto:
Valor: selecione esta opção para que o valor de desconto de cada item da nota seja impresso.
Percentual: selecione esta opção para que o percentual de desconto de cada item da nota seja impresso.
Gerar DANFE tipo etiqueta Marque esta opção para que no momento que a NF-e for autorizada, seja impresso automaticamente o DANFE no formato de Etiqueta.
Para imprimir o DANFE convencional será necessário ir no Faturamento/ Reimprimir DANFE ou na Linha do tempo da NF-e.
Imprimir valor ICMS ST por item Marque esta opção para que o valor de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias por Substituição Tributária (ICMS ST) de cada item seja impresso. Imprimir o desconto por item Marque esta opção para que o desconto de cada item seja impresso conforme o tipo de desconto definido no campo Tipo de Desconto. Ao marcá-la, a opção Imprimir o desconto abaixo do item será desabilitada. Imprimir o desconto abaixo do item Marque esta opção para imprimir o desconto abaixo do item. Ao marcá-la, a opção Imprimir o desconto por item será desabilitada. Imprimir informações de pagamento Marque esta opção para que as formas de pagamento sejam impressas nas informações complementares do DANFE. Com esta opção desmarcada, as formas de pagamento não são impressas nas informações complementares do DANFE.
Imprimir o endereço de entrega nos dados adicionais Marque esta opção para que o endereço de entrega associado ao destinatário seja impresso nos dados adicionais. Imprimir unidade tributária por item Marque esta opção para que unidade tributaria dos produtos da nota seja impressa. Exibir títulos do emitente Marque esta opção para que os nomes dos campos referentes ao título do emitente sejam impressos. Exibir campos de uso livre do contribuinte Marque esta opção para que as informações complementares do contribuinte sejam impressas. Exibir todas as casas decimais do valor unitário no DANFE Marque esta opção para que o sistema apresente todas as casas decimais (10) do campo VLR. UNIT. no DANFE. Exibir logotipo Alterdata Marque esta opção para exibir a logotipo da Alterdata. Forçar conexão de protocolo TLS 1.2 Utilize esta opção para ativar ou desativar manualmente a utilização do protocolo de seguração TLS 1.2.
As configurações de DANFE contidas na tela Dimensões e posições serão usadas nos seguintes cenários:
• No DANFE emitido pelo aplicativo Nota Fácil, através da rotina de retorno de autorização da NF-e;
• Nas rotinas de reimpressão de DANFE do Faturamento e da linha do tempo.
Após informar o Formato do DANFE e a Posição do Logotipo, para alterar o layout, marque as opções para configurar e altere suas dimensões.
Campo Descrição Formato do DANFE
Defina o formato de impressão do DANFE: retrato ou paisagem.
A opção Formato do DANFE irá influenciar na emissão e reimpressão de notas feitas pelo Faturamento e reimpressão do DANFE pela Linha do tempo. O Nota fácil possui a configuração por terminal em: Configurador Bimer/Faturamento/Caixas (Nota Fácil)/Dados/Formato de impressão do DANFE.
Posição do logotipo Defina a posição de sua preferência para o logotipo da sua empresa:
Na esquerda
Selecione esta opção para que o logo da empresa seja impresso no canto superior do DANFE.Por padrão, esta opção estará definida para o posicionamento do topo no DANFE.
- No Topo
Selecione esta opção para que o logo da empresa seja impresso no topo do DANFE.
Restaurar configurações Clique nesta opção para restaurar a configuração padrão do layout. Replicar configurações para outras empresas Clique nesta opção para replicar a configuração escolhida para outras empresas. Para habilitar essa aba, você deve marcar Habilitar envio de e-mail em Dados Gerais.
As configurações desta aba são necessárias para o envio de e-mail ao destinatário da NF-e e/ou NFC-e, geradas pelos aplicativos Nota Fácil, Faturamento e PDV Alterdata.
Campo Descrição Provedor Selecione um dos provedores da lista para que o sistema preencherá os campos Endereço SMTP', parte do campo Endereço de e-mail, Porta e Modo de autenticação / conexão.
Os dados que o sistema utiliza para preenchimento são sugestões com base nas informações disponibilizadas por cada provedor.
Endereço SMTP Informe o servidor de endereço que será utilizado para o envio dos e-mails.
SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) significa Protocolo de Transferência de Correio Simples, ou seja, o servidor padrão para envio de e-mails.
Endereço de e-mail Informe os dados de Endereço de e-mail, Nome de usuário, Senha da conta. Porta Informe a porta de acordo com o seu servidor de e-mail. Modo de autenticação / Conexão Requer autenticação Marque esta opção para reforçar a segurança dos servidores de e-mail, não permitindo que qualquer pessoa envie mensagem através dele.
Requer conexão segura (SSL) Marque esta opção caso necessite de conexão segura. Esse protocolo agrega maior segurança para o uso de informações pessoais e financeiras na Internet.
Secure Sockets Layer (SSL), trata-se uma ferramenta de encriptação de páginas antes da transmissão pela Internet que autentifica as partes envolvidas (um Servidor Web e um Navegador Web). É muito utilizado para pagamentos online com cartão de crédito.
Modo de criptografia TLS
Marque a opção desejada em Modo de criptografia TLS: não suporta, implícito, explícito ou requerido.
Para habilitar essa aba, a opção Requer conexão segura (SSL) deve estar desmarcada.
Enviar e-mail de teste Clique neste botão para que você realize um teste de envio de e-mail e valide as configurações.
As informações de SMTP não são de responsabilidade da Alterdata. Em caso de dúvidas, erro no envio do e-mail ou caso seu provedor não esteja listado no sistema, consulte seu técnico de informática.
Campo Descrição Layout de duplicata Informe o arquivo de layout (RTM) para a impressão da duplicata. Meta de venda Informe o valor da meta de vendas. Data de fechamento do faturamento Insira a data de fechamento do faturamento. Ao preencher este campo, não será permitido realizar o cancelameto ou emissão de notas fiscais e notas fiscais de serviço cuja data de emissão seja inferior ou igual à data aqui informada.
A data de fechamento contábil terá precedência sobre esta.
Empresa delivery Marque esta opção caso seja uma empresa de entrega. Em Empresa centralizadora, informe o código da empresa centralizadora. Ex.: matriz.
Em Empresas relacionadas, adicione as empresas para relacioná-las com a empresa centralizadora. Ex.: filiais e lojas.
- Na opção Link da empresa na internet, informe o endereço da página da empresa na internet. Ex.: http://alterdata.com.br/.
- Na opção Layout em HTML, informe onde está localizado o logotipo da empresa na internet. Ex.: http://alterdata.com.br/imagens/fotos/alterdata_matriz_2007.jpg .
Informe as metas de venda ao decorrer dos meses.
Os campos deixados em branco assumirão o valor informado na aba Faturamento, em Opções / Venda / Padrões/ Metas de venda.
As empresas configuradas para Trabalhar com importação de NF-e por certificado digital (NF-Stock) e integradas ao NF-Stock, ao acessar o Nota Fiscal de Entrada e clicar em Importar NF-e/ Certificado digital (NFStock), será exibida uma lista com todas as notas fiscais eletrônicas emitidas para sua empresa, seja por meio de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) ou por Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Isso garante que todas as notas fiscais e/ou conhecimentos de transporte emitidos para a empresa possam ser localizados facilmente, sem a necessidade de procurar cada DANFE ou arquivo XML separadamente para realizar a entrada. Este recurso, portanto, ter por finalidade disponibilizar uma lista com todas as notas fiscais eletrônicas e conhecimentos de transporte eletrônicos emitidos para sua empresa, facilitando o seu cadastro.Ao marcar as opções Importar NF-e e/ou Importar CT-e pela primeira vez, o cadastro da empresa é exportado para o NFStock, que passará a importar seus respectivos documentos do ambiente nacional da SEFAZ através do certificado digital modelo A1.
Acesse o manual da rotina Importação de CT-e no Nota Fiscal de Entrada e também do sistema Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para saber mais.
Em Trabalha com importação de documento por certificado digital (NFStock), marque a opção desejada:
Ao marcar esta opção pela primeira vez, o cadastro da empresa será exportado para o NFStock que importará os documentos do ambiente nacional da SEFAZ através do certificado digital modelo A1. O prazo médio para integração de novos documentos é de 48 horas após a disponibilização pela SEFAZ em ambiente nacional, podendo ocorrer também a integração de notas antigas, emitidas há até 90 dias.
- Importar NF-e: uma lista de notas será exibida ao acessar o módulo Nota fiscal de entrada em Importar NF-e / Certificado digital (NFStock), bastando selecionar uma e seguir com o cadastro, sem a obrigatoriedade de digitar uma chave de acesso ou de importar um arquivo XML. Também é possível visualizar o DANFE ainda nessa listagem.
- Importar CT-e: uma lista de CT-e's é exibida ao acessar o módulo Nota fiscal de entrada em Importar CT-e / Certificado digital (NFStock), bastando selecionar um ou mais para seguir com o cadastro, sem a obrigatoriedade de digitar uma chave de acesso ou de importar um arquivo XML. Além disso, também é possível utilizar esta rotina ao criar uma Nota fiscal de entrada, na aba conhecimento de transporte ou, ao criar um CT-e por meio do sistema Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) .
Acesse o manual da rotina Importação de CT-e no Nota Fiscal de Entrada e também do sistema Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para saber mais.
- Importar NF-e: uma lista de notas será exibida ao acessar o módulo Nota fiscal de entrada em Importar NF-e / Certificado digital (NFStock), bastando selecionar uma e seguir com o cadastro, sem a obrigatoriedade de digitar uma chave de acesso ou de importar um arquivo XML. Também é possível visualizar o DANFE ainda nessa listagem.
Preencha o caminho do Arquivo PFX do certificado digital no modelo A1, o seu código de cliente na Alterdata e a Senha do certificado digital.
Todos esses dados devem pertencer à empresa que você está editando no momento em que marcou esta configuração. O arquivo e a senha do certificado digital não ficarão armazenados no banco de dados do Bimer e não são os mesmos dados utilizados para emissão de notas pelo Faturamento.
- Clique em Ok.
- Clique em Validar integração.
- Este recurso permite apenas a importação de notas do NF-Stock para o Bimer;
- O arquivo e a senha do certificado digital não ficarão armazenados no banco de dados do Bimer e não são os mesmos dados utilizados para emissão de notas pelo Faturamento;
- Somente as notas com o modelo fiscal 55, com CFOP do tipo venda ou saída cuja empresa é a destinatária, estarão disponíveis para importação;
- Somente conhecimentos de transporte com o modelo fiscal 57, normal ou de complemento de valor, e que a empresa é a destinatária, estarão disponíveis para importação;
Ao importar o XML, o código do produto na ANVISA informado no arquivo de XML da nota, será atualizado no cadastro do produto após a entrada do documento.
1º No arquivo de XML deverá constar o código da ANVISA. Exemplo da Tag: <cProdANVISA> 0000000000001 </cProdANVISA>
2º O produto deve estar configurado da seguinte forma:
Cadastro de Produtos (EstProdutos) em Novo ou Editar/ Identificação / Tipo complementar: Medicamentos, e na aba Lote/Série o produto deve Controlar Lote.3º O usuário que for efetuar a entrada da nota, deve ter acesso "Habilitado" para atualizar o código ANVISA na Importação do XML, configurado em:
CadastroUsuarios em Cadastro Perfil de usuário/ Nota Fiscal de Entrada/ Nota Fiscal de Entrada/ Importação de XML/ Atualizar o código da ANVISA na importação do XML.Após a entrada da Nota Fiscal, ficará também registrado o registro de ocorrência (Log) no ConfiguradorBimer em Geral/ Ferramentas/ Auditoria de sistemas, na categoria "Informação", com a informação dos produtos que tiveram alteração do código ANVISA, com a seguinte descrição: " O código ANVISA dos produtos abaixo foram atualizados na importação do XML nº 00000. 000001 - Produto X"
Grupo Campo Descrição Integração escrita fiscal Contador responsável
Informe o código do contador responsável pela empresa. Só serão exibidas pessoas na categoria de terceiros. O cadastro do contador deve ser realizado no cadastro de Pessoas/ Cadastro de Terceiros.
Código da empresa na escrita fiscal Informe o código de cadastro da empresa no sistema Escrita Fiscal para que o Bimer envie as informações corretamente.
Empresa incentivada no prodepe Marque esta opção caso a empresa seja incentivada no Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe).
Apura IPI Marque esta opção quando a empresa que está sendo cadastrada apure IPI, para que o sistema leve os dados referentes a ele para o Escrita Fiscal. Caso esta opção não seja marcada e exista algum valor de IPI, este será destacado apenas nas observações do registro.
Tipo de data para escrituração Tipo de data para escrituração Neste campo será definida qual a data para escrituração dos lançamentos. Esta configuração será levada em consideração ao efetuar a leitura de dados. Caso defina Emissão, a data de emissão da nota será utilizada na integração fiscal, caso selecione Documento, a data de referência (Entrada/Saída) será utilizada.
SPED Perfil empresa SPED Marque qual o perfil da empresa A, B ou não gera.
Perfil A é a apresentação dos documentos de forma detalhada.
- Itens de cupom fiscal registros C460 e C470 (modelo 2D).
- Itens do resumo diário de notas de venda a consumidor (código 02) registro C321.
Perfil B é apresentado o agrupamento dos itens dos documentos.
- Não é apresentado os registros C460 e C470 (modelo 2D). Porém, é informado o registro C425 que é o agrupamentos os itens. Somente é gerado para os totalizadores "Tributados", "Isentos", "Não tributados" e "Substituição tributária".
Não são gerados os registros C350, C370 e C390 (Modelo 02). São gerados os registros:
REGISTRO C300: RESUMO DIÁRIO DAS NOTAS FISCAIS DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02)
REGISTRO C310: DOCUMENTOS CANCELADOS DE NOTAS FISCAIS DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02).REGISTRO
REGISTRO C320: ANALÍTICO DO RESUMO DIÁRIO DAS NOTAS FISCAIS DE VENDA A CONSUMIDOR (CÓDIGO 02).
REGISTRO C321: ITENS DO RESUMO DIÁRIO DOS DOCUMENTOS (CÓDIGO 02).
- Não é apresentado os registros C460 e C470 (modelo 2D). Porém, é informado o registro C425 que é o agrupamentos os itens. Somente é gerado para os totalizadores "Tributados", "Isentos", "Não tributados" e "Substituição tributária".
Número de versão do layout SPED Informe o número de versão do layout do SPED.
Possui integração SPED PIS/ COFINS Com esta opção marcada, o vínculo dos CST's PIS e COFINS nos lançamentos será obrigatório. Caso não informe os cst's, o sistema não permitirá gravar a nota. Se a opção estiver desmarcada, o preenchimento das informações necessárias para a integração Sped PIS/ COFINS deixarão de ser obrigatórias.
Algumas empresas ainda não se enquadram na obrigatoriedade de entrega do Sped Contribuições (PIS/ COFINS). Sendo assim, não precisam preencher as informações de Integração Sped PIS/ COFINS.
Campo Descrição Nr. livro Informe o número do livro. Nr. página Informe o número da página. Layout abertura Informe o nome de arquivo de layout (RTM) para o termo de abertura.
Layout encerramento Informe o nome de arquivo de layout (RTM) para o termo de encerramento. Para cada um dos impostos, selecione entre Soma, Abate ou Desconsidera nas abas de composição de preço e em seguida, clique em Atualizar composição de preço.
• Soma: ao selecionar esta opção, na compra de um produto, este imposto será somado ao custo reposição.
• Abate: ao selecionar esta opção, na compra de um produto, este imposto será abatido do cálculo do custo reposição.
• Desconsidera: ao selecionar esta opção, na compra de um produto, este imposto não irá interferir somando ou abatendo no cálculo do seu custo reposição.
Registro de produção de controle e estoque Descrição Nr. livro Informe o número do livro. Nr. página Informe o número da página. Controla lote/ série de produto Esta opção vem marcada por padrão, no entanto para que haja um controle de lote ou número de série de produtos, será necessário configurar outros pontos do sistema como o cadastro de setores (caso a empresa trabalhe com setores) e o cadastro do produto. Utiliza estoque de apoio Marque esta opção caso a empresa trabalhe com unidade de estoque. Informe o código do contador responsável. Só serão exibidas pessoas na categoria de terceiros.
Adicione os valores previstos a pagar e a receber para o mês/ano. Estes valores serão utilizados para comparar no fluxo de caixa projetado, permitindo identificar se os valores previstos foram alcançados.
Adicione o cadastro de CNAE.
Caso a opção Utiliza layout da SEFAZ para envio de NFS-e esteja marcada, o preenchimento do código CNAE será obrigatório e será disponibilizada a tag <CNAE></CNAE>, nos arquivos XML de notas fiscais de serviço eletrônica e caso não exista nenhum CNAE vinculado a uma lista de serviço, será utilizado o CNAE principal da empresa.
-
- Marcada: Ao gerar um XML referente a uma NFS-e, a tag OptanteSimplesNacional seja preenchida com '1 - Sim'.
Clique em Ok.
Localizar Empresa
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Empresas.
- Clique em Localizar.
Selecione o Campo a ser selecionado.
Insira no campo Procurar por, a informação relativa ao campo selecionado.
- Clique em Localizar.
- Selecione a empresa.
- Clique em Ok.
Editar Empresa
Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Empresas.
- Localize a Empresa.
- Clique sobre a empresa para selecioná-la.
- Clique em Editar.
- Altere as informações.
- Clique em Ok.
Excluir Empresa
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Empresas.
- Localize a Empresa.
- Clique sobre a empresa para selecioná-la.
- Clique em Excluir.
Confirme a exclusão.
Não é permitido a exclusão de empresas já utilizadas.
Caso não queira mais utilizar uma empresa, você pode preencher o campo Data de fechamento contábil, para que não seja possível realizar nenhum lançamento em parte alguma do sistema. Para isso, acesse o módulo CoberturaContabil em Cadastros e Configurações/ Empresas/ Data de fechamento contábil ou Configurador Bimer/ Geral/ Empresas/ Cadastro/ Complementar/ Data de fechamento contábil.
Visualizar Empresa
Permite visualizar um relatório de todas as empresas cadastradas.
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Empresas.
Clique em Visualizar.
Dica:
Maximize a tela para melhor exibição do relatório.
Imprimir Empresa
Permite imprimir todas as empresas cadastradas.
- Acesse o Configurador Bimer, em Geral/ Empresas.
- Clique em Imprimir.