O Orçamento tem por objetivo reunir as informações das estimativas de receitas e despesas através da inclusão de lançamentos.

Novo Orçamento


  1. Acesse o Controle Orçamentário em sua área de trabalho.
  2. Informe seus dados de acesso e clique em Entrar.
  3. Clique em Orçamento, na aba Principal.
  4. Clique em Incluir, na aba Orçamentos

  5. Marque a opção Orçamento Comum.

    Caso o sistema esteja configurado para trabalhar com o Autorizador Gerencial, é necessário selecionar entre Orçamento Comum ou Orçamento - Autorizador Gerencial.

  6. Cadastre o Orçamento, incluindo os campos: 

    CampoDescrição
    Período do exercícioInforme a Data inicial e final para apuração do orçamento.
    Lançamentos

    Selecione em Com periodicidade (Semanal, Mensal, Trimestral, etc.), qual a incidência de lançamentos dentro no período de exercício informado anteriormente.

    DescriçãoDescreva um nome para o seu orçamento.
    Tipo de orçamento

    Selecione a categoria de movimentação em que será apurado no orçamento se: receita, despesa ou ambos.

    Forma de lançamento

    Selecione a forma em que controle do orçamento criado deve ser exibido, se apenas por natureza de lançamentonaturezas de lançamento desmembrando por centro de custo ou se tratará de um Orçamento personalizado.

    Empresas

    Adicione a(s) empresa(s) que terá seu orçamento apurado.

    Usuários

    Selecione quais os usuários poderão visualizar o orçamento.

    Caso não possua nenhum usuário informado neste campo, todos os usuários terão acesso a este orçamento.

    Responsáveis(Opcional) Neste campo é permitido inserir qualquer informação que julgar necessária para os responsáveis do orçamento.
    ObservaçãoDescreva uma observação que julgue necessário ao orçamento.

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  7. Clique em Gravar


Novo Orçamento - Autorizador Gerencial


Com essa rotina, você cadastra orçamentos que serão utilizados como parâmetro para controle de cadastro de títulos a pagar e liberação de pedidos de compra através da rotina de Autorizador Gerencial por Orçamento

A autorização dos orçamentos pode ser feita no Bimer UP, pelo Contas a Pagar ou Pedido de Compras.

  1. Acesse o Controle Orçamentário em sua área de trabalho.
  2. Informe seus dados de acesso e clique em Entrar.
  3. Clique em Orçamento, na aba Principal.
  4. Marque a opção Orçamento - Autorizador Gerencial e clique em Ok

    Essa opção é habilitada quando o Controle Orçamentário estiver configurado para trabalhar com Autorização Gerencial, em Principal / Configurador geral / Geral / Autorizador gerencial por orçamento.

  5. Informe os campos: 
    CampoDescrição
    DescriçãoInforme a descrição do orçamento.
    Tipo de orçamento

    Defina a categoria de movimentação em que será apurado no orçamento se: despesa ou despesa e receita.

    Forma de lançamentoSelecione a forma de lançamento em que o controle do orçamento criado deve ser exibido: se apenas por natureza de lançamento ou naturezas de lançamento desmembrando por centro de custo.
    Liberado

    Utilize esta opção para definir se o orçamento - autorizador gerencial está liberado. Ao criar um novo orçamento pelo Autorizador Gerencial, a opção Liberado vem desabilitada para preenchimento e o orçamento é criado com o status Em Edição.

    • Marcada: não será possível retornar o orçamento ao modo de edição. O orçamento liberado tem impacto nos títulos a pagar e pedidos de compra.
    • Desmarcada: é possível realizar edição/exclusão do orçamento e seus lançamentos.

    Ao incluir lançamentos, não será mais possível editar o tipo de orçamento, forma de lançamento e período do exercício do orçamento. Para editar, exclua os lançamentos.

    EmpresasSelecione as empresas desejadas para o orçamento.
    Período do exercícioInforme a Data inicial e final para apuração do orçamento.
  6. Clique em Gravar

    Após criar o orçamento, faça o lançamento das Naturezas e Centros de custos, caso utilize.


Localizar Orçamento


  1. Clique em Orçamento, na aba Principal do Controle Orçamentário.
  2. Informe os dados para pesquisa nas opções de filtro da aba Orçamentos.
  3. Clique em Filtrar.

    Caso o campo não possua nenhum critério de busca, o sistema trará todos os resultados sem uma especificação. 


Editar Orçamento


  1. Clique em Orçamento, na aba Principal do Controle Orçamentário.
  2. Informe os dados para pesquisa nas opções de filtro da aba Orçamentos.
  3. Clique em Filtrar.
  4. Selecione o orçamento. 
  5. Clique em Editar

    Informação!

    Para realizar modificações ou exclusão de Orçamentos - Autorizador Gerencial, é necessário que o orçamento esteja com o status Em Edição. Durante esse período, os orçamentos não afetam os títulos a pagar e pedidos de compra. 

    Após a mudança para o status Liberado, através da tela do orçamento, não será mais possível realizar edições, mas o orçamento passará a ter impacto nos títulos a pagar e pedido de compra no Autorizador Gerencial por Orçamento.

  6. Realize as alterações necessárias. 

    Dica:

    Precisa incluir outras empresas no orçamento? Aqui você não precisará se preocupar com isso!
    Basta clicar em no campo Empresas, para inserir outras empresas ao editar um orçamento.

    (ideia)Lembrando apenas que, ao editar e inserir uma empresa que não estava no orçamento, você pode removê-la. Mas as que já estavam salvas antes da edição do orçamento não podem ser removidas.

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Excluir Orçamento


  1. Clique em Orçamento, na aba Principal do Controle Orçamentário.
  2. Informe os dados para pesquisa nas opções de filtro da aba Orçamentos.
  3. Clique em Filtrar.
  4. Selecione o orçamento.
  5. Clique em Excluir.
  6. Confirme a exclusão. 

    Ao excluir um orçamento, todos os lançamentos e dashboards vinculados a este orçamento também serão excluídos.


Duplicar Orçamento


• Apenas é permitido duplicar orçamentos que tenham lançamentos inseridos. Portanto, ao duplicar um orçamento, todos os lançamentos também serão duplicados. No entanto, se algum lançamento tiver um Centro de Custo inativo, o sistema o removerá antes de duplicar o orçamento. Em seguida, redistribuirá a diferença entre os Centros de Custo ativos, considerando o peso de cada um. Isso garantirá que os novos lançamentos tenham apenas os Centros de Custo ativos com 100% do valor original.

• Ao criar um orçamento a partir da opção Duplicar, é possível informar a data de novo início do exercício e o percentual de ajuste.

  1. Clique em Orçamento, na aba Principal do Controle Orçamentário.
  2. Informe os dados para pesquisa nas opções de filtro da aba Orçamentos.
  3. Clique em Filtrar.
  4. Selecione o orçamento.
  5. Clique em Duplicar.
  6. Informe os dados necessários para Duplicar o orçamento.

  7. Clique em Gravar.