A Conciliação automática tem o objetivo de importar o extrato bancário e realizar, através dele, a conciliação com os movimentos no módulo Disponível, facilitando todo o processo de conferência e dando maior segurança para a empresa, já que será tudo automático, sem qualquer interferência manual. 

Para saber mais...

Acesse as Opções da Conciliação para conhecer e saber como utilizar cada recurso presente no menu da rotina de Conciliação automática.


  1. Selecione a Empresa e a Conta para movimentação, no filtro principal do Disponível.

  2. Clique na aba Conciliação bancária.

  3. Clique em Conciliação automática

    Este recurso será habilitado somente se a conta informada estiver configurada para trabalhar com conciliação automática.

  4.  Crie o Sincronismo para que a conciliação automática ocorra de forma otimizada e sem intervenção manual, caso esta seja a primeira vez que a importação do extrato bancário for realizada para a conta selecionada.
  5. Clique em Importar Extrato Bancário para realizar a importação do extrato do banco diretamente para o Disponível.

    Com o tipo de Sincronismo configurado como Considerar, o sistema compara os lançamentos do extrato com os do sistema de acordo com os parâmetros definidos. Se os históricos forem correspondentes e o valor exatamente igual, os dois lançamentos ficarão marcados e automaticamente conciliados na tela de Conciliação Automática, ou seja, serão exibidos os movimentos lançados no Disponível no campo Movimentos, conciliados com a movimentação bancária no campo Extrato. Além disso, o saldo do banco também será lançado de forma automática pelo sistema.

    (aviso) Os movimentos que possuírem a data do movimento inferior à data de início da conciliação automática não serão importados.

  6. (Opcional) Clique em Executar Sincronismo para que o sistema vincule automaticamente os movimentos bancários com as informações do extrato, caso já tenha importado o extrato bancário e queira apenas realizar o vínculo do Disponível.

  7. Clique em Confirma Conciliação para salvar as conciliações realizadas automaticamente pelo sistema.

  8. (Opcional) Utilize os recursos presentes nos quadros Movimento Extrato, de acordo com sua necessidade: 

    Os recursos dos quadros Movimento Extrato serão habilitados de acordo com o tipo de Sincronismo configurado.

    RecursoDescrição

    Insere novo movimento (manual) no disponível.

    Permite localizar determinado movimento dentro do filtro informado.

    Possibilita marcar ou desmarcar um registro selecionado pendente para conciliação através das opções Marcar Selecionados e Desmarcar Selecionados. Estas opções também estão presentes ao clicar com o botão direito do mouse sobre um lançamento, dentro dos quadros Movimento e Extrato.

    Dica!

    Utilize as teclas CTRL ou SHIFT para selecionar vários lançamentos de forma que, ao selecionar outros movimentos, não serão desfeitas as marcações anteriores. A explicação desta funcionalidade também pode ser consultada ao clicar no recurso Dicas, presente no menu da tela de conciliação automática.

    Linha do TempoExibe a Linha do Tempo do movimento selecionado.
    DesfazerDesfaz a conciliação realizada ao selecionar um lançamento marcado errado.
    ConciliarConcilia manualmente um movimento. Para efetuar a conciliação através deste recurso, será necessário selecionar pelo menos um lançamento do quadro Extrato.
    Alterar vínculo da conciliaçãoAltera o vínculo de um movimento substituindo a conciliação por outra. Na tela de alteração dos vínculos, "arraste" os movimentos conciliados e pendentes do campo Movimentos para dentro desta tela e, ao confirmar, o sistema inverterá, colocando o que estava pendente como conciliado e vice-versa.
    Gerar carta de crédito aglutinada

    Permite realizar a inclusão de cartas de crédito de mais de um movimento ao mesmo tempo. No Bimer, uma carta de crédito corresponde a um vale, originado por uma devolução ou troca de produtos cujo valor total ou parcial já foi pago, gerando assim um crédito através de um título a pagar da empresa para o cliente.

    Este recurso será habilitado somente se:

    • Todos os movimentos bancários selecionados já estiverem conciliados;
    • Todos os movimentos bancários selecionados forem de Entrada, ou seja, possuírem valor maior do que zero (valor positivo);
    • Nenhum movimento bancário possuir carta de crédito já gerada.

    - Serão verificadas as restrições descritas acima em todos os movimentos bancários selecionados;
    - Será totalizado o valor dos movimentos bancários para geração da carta de crédito aglutinada;
    - Será solicitada uma pessoa para utilização na geração da carta de crédito aglutinada. O sistema verificará entre os movimentos sem inconsistências. Caso todos contenham a mesma pessoa, será apresentada como padrão na tela a pessoa dos movimentos para utilizá-la na carta de crédito aglutinada;
    - Será gerado para cada movimento bancário um título a receber baixado e uma carta de crédito com o valor individual do movimento. Caso já possua um título a receber gerado, será realizada a alteração no título, baixando e gerando a carta de crédito;
    - Será criada uma renegociação das cartas de crédito geradas. As cartas de crédito com o valor individual de cada movimento serão baixadas sem numerário;
    - Será gerada uma única carta de crédito com o valor aglutinado de todos os movimentos bancários selecionados. Esta terá como entidade de origem a renegociação;
    - Ao final da rotina será apresentada uma tela de log contendo os movimentos com inconsistências e a descrição da carta de crédito gerada.

    RecursoDescrição

    Insere novo movimento (manual) no disponível com base no histórico do movimento do extrato selecionado.

    Dica!

    Ao inserir este movimento, na tela de inclusão do movimento o sistema possibilita, através da opção Incluir no sincronismo, que este histórico seja incluso em um novo Sincronismo. Ao terminar de configurar o sincronismo, realize a conciliação através do botão Conciliar ou clique no botão Executar Sincronismo para que o sistema leia o extrato novamente e marque o lançamento de acordo com o sincronismo criado.

    Permite localizar um determinado extrato dentro do filtro informado.

    Possibilita marcar ou desmarcar um registro selecionado pendente para conciliação através das opções Marcar Selecionados e Desmarcar Selecionados. Estas opções também estão presentes ao clicar com o botão direito do mouse sobre um lançamento, dentro dos quadros Movimento e Extrato.

    Dica!

    Utilize as teclas CTRL ou SHIFT para selecionar vários lançamentos de forma que, ao selecionar outros movimentos, não sejam desfeitas as marcações anteriores. A explicação desta funcionalidade também pode ser consultada ao clicar no recurso Dicas, presente no menu da tela de conciliação automática.

    Desfazer Desfaz a conciliação realizada ao selecionar um lançamento marcado errado.
    ConciliarConcilia manualmente um movimento. Para efetuar a conciliação através deste recurso, será necessário selecionar pelo menos um lançamento do quadro Movimentos.
    Desprezar
    • Considerando no saldo: ao selecionar esta opção, o lançamento do Extrato Bancário ficará desprezado e o valor do lançamento será contabilizado no saldo do dia. Geralmente são desprezados os lançamentos considerados no saldo em caso de estornos, quando não é necessário ter o registro de todas as movimentações do estorno.

    • Desconsiderando no saldo: ao selecionar este botão, o lançamento do Extrato Bancário ficará desprezado e o valor do lançamento não será contabilizado no saldo do dia. Geralmente não desprezamos os lançamentos desconsiderados no saldo quando temos registros duplicados erroneamente no extrato importado. Isso pode acontecer quando for reimportado algum período do extrato bancário ou quando o banco enviar um arquivo com erro. Como o saldo do extrato é feito baseado nos lançamentos importados, se houver um registro duplicado, ou seja, que não existe no extrato real, é necessário excluir esse lançamento sem que ele seja considerado no saldo real do banco, por isso é importante desconsiderar esse valor.
    Transferência

    Ao selecionar este botão:

    • Será apresentada uma tela para realizar a transferência do movimento selecionado para outra conta;
    • Se o valor do lançamento for negativo, a conta origem será padronizada como a conta atual, não poderá ser alterada, e será necessário informar a conta de destino;
    • Se o valor do lançamento for positivo, a conta de destino virá como padrão da conta atual, não podendo ser alterada e deve ser informada a conta origem;
    • Na conta atual será gerado um Lançamento no Movimento Bancário conciliado com os mesmos dados do Extrato Bancário, fazendo a vinculação;
    • Na conta de destino ou origem (que dependerá do valor) será criado um lançamento no Movimento Bancário com os mesmos dados do Extrato Bancário, sendo que este lançamento ficará pendente.
    • Será apresentada a tela de cadastro de sincronismo com o histórico já preenchido ao realizar a transferência.
    Devolução de cheque
    A tela Devolução de cheque se comporta de acordo com as configurações preenchidas nas configurações do Disponivel, em Conciliação bancária/ Ferramentas/ Opções/ Devolução de cheque manual e é exibida, independente de existir cheques ou não para seleção. Desta forma, você poderá verificar, por exemplo, que não existem cheques relacionado ao extrato selecionado, e optar por gerar um novo movimento bancário "avulso". Isso ocorrerá caso não encontre o cheque e/ou você selecionar a opção Novo movimento na tela Devolução de cheque.

    Se o valor do lançamento for negativo, será verificado se existe algum cheque a receber com o número existente nas posições configuradas (Número do documento), já baixado e com o movimento bancário vinculado já conciliado, indicando que é um cheque a receber devolvido.

    Caso encontre vários cheques com estas características, será apresentada uma tela para seleção. Caso não encontre nenhum cheque ou encontre um único cheque, o processo será iniciado automaticamente.

    • Caso encontre o cheque a receber correspondente:
      • Será gerado um lançamento no Movimento Bancário com os dados idênticos ao Extrato Bancário, fazendo a vinculação;
      • Será gerado um cheque com o status devolvido, vinculado ao cheque de origem.


    • Caso não encontre o cheque a receber correspondente, ou selecione a opção para gerar um Novo Movimento:
      • Será gerado um lançamento no Movimento Bancário com os dados idênticos ao Extrato Bancário, fazendo a vinculação;
      • Será gerado um cheque com o status de devolvido, sem vínculo a um outro cheque a receber.


    • Ao devolver um cheque a receber, o sistema criará títulos com sufixo D junto ao número do título, estes serão criados conforme as seguintes regras:

      • Caso a data de emissão do cheque original seja superior à de fechamento contábil da empresa, serão mantidas as datas de emissão, referência e vencimento do cheque original no novo título com sufixo D.
      • Caso a data de emissão do cheque original seja inferior à de fechamento contábil da empresa, serão alteradas as datas de emissão, referência e vencimento no novo título, utilizando nesses campos a data de devolução do cheque.
      • Caso o cheque não seja identificado, as datas de emissão, referência e vencimento no novo título serão preenchidas com a data de devolução do cheque.
    • Se o valor do lançamento for positivo, significa que é uma devolução de cheque a pagar;
    • Será gerado um lançamento no Movimento Bancário com os dados idênticos ao Extrato Bancário, fazendo a vinculação.
    • Será apresentada a tela de cadastro de sincronismo com o histórico já preenchido a devolução de cheque.

    Nas rotinas de cheques A Pagar e A Receber, ao realizar a devolução de um cheque sem que seja selecionado um movimento do sistema ou ao criar um novo, será verificada a permissão de usuário para liberar cheque sem vínculo a um movimento original. Caso não possua esse acesso, será apresentada uma mensagem informando que você não tem autonomia para realizar o procedimento, sendo necessário informar login e senha de um usuário com permissão de acesso a esta rotina para liberar a devolução.
    Este acesso é realizado no módulo Cadastro de usuário, em Perfis de acesso do usuário / Sistema Disponível / Acessos / Ferramentas / Devolução de cheque.

    (informação) Será apresentada a tela de cadastro de sincronismo com o histórico já preenchido ao realizar a transferência.

    Dica!

    Marque a opção Reapresentar cheque para que o sistema realize a devolução do cheque com reapresentação criando, assim, um movimento bancário de devolução conciliado e o movimento de reapresentação desconciliado. Serão recuperados cheques no status Assinados e Reapresentados conciliados. Este recurso estará habilitado apenas para reapresentação de cheques a pagar.